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EDIÇÃO 370, DE 3 A 9 DE ABRIL DE 2017

TECNOLOGIA METROFERROVIÁRIA

A implantação do CBTC na Linha 2-Verde do Metrô-SP foi uma conquista

A implantação do sistema CBTC (Controle de Trens Baseado em Comunicação) na Linha 2-Verde do Metrô-SP em substituição ao antigo sistema ATC (Automatic Train Control) foi sem dúvida uma conquista. “Além da melhoria do conforto perceptível na circulação dos trens (paradas abruptas entre estações), o novo sistema permite menor consumo de energia e menores custos de manutenção em virtude da expressiva redução da quantidade de equipamentos de sinalização instalados”, diz Pedro Machado, presidente da AEAMESP, ao comentar a matéria “O que define o intervalo de trens no metrô de São Paulo”, publicada pelo Nexo Jornal, no dia 17/03/2017 (A matéria pode ser vista aqui).

O Metrô-SP transporta, em média, cerca de 4,7 milhões de passageiros por dia em uma rede com 77,4 km de extensão.

Intervalos dos trens (média por dia em 2016)

HORÁRIO DE PICO  

  • Linha 1-Azul = 1min59s
  • Linha 2-Verde = 2 min25s
  • Linha 3-Vermelha = 1min47s
  • Linha 4-Amarela = 2min26s
  • Linha 5-Lilas = 4min22s*
  • Linha 15-Prata = 7min19s**

HORÁRIO DE VALE

  • Linha 15-Prata = 7min18s*
  • Linha 5-Lilas = 5min11s*
  • Linha 4-Amarela = 3min56s
  • Linha 3-Vermelha = 2min01s
  • Linha 2-Verde = 3 min26s
  • Linha 1-Azul = 2min29

Fonte: Metrô e Governo do Estado d São Paulo; * Sem conexão com outras linhas; ** Monotrilho.

O intervalo entre os trens considerado ideal nos horários de pico para linhas de metrô com alta demanda em diversos sistemas do mundo é 1min30s.

O que determina o intervalo. Segundo o Metrô de São Paulo, para atender “a alta demanda de usuários e garantir a qualidade dos serviços”, a oferta de trens varia conforme os seguintes critérios:

  • Demanda horária de cada linha (ela cresce em certos períodos do dia e nos dias úteis)
  • Premissas de lotação (se a estação se encontra em local de grande fluxo de passageiros)
  • Recursos disponíveis (o que inclui o tamanho da frota circulante e a tecnologia)

Por ter uma demanda menor do que as demais, a Linha 5-Lilás (Capão Redondo-Adolfo Pinheiro) tem intervalos maiores, assim como a Linha 15-Prata (Vila Prudente-Oratório), inaugurada em 2015 com apenas duas estações.

Um mecanismo capaz de minimizar o tempo de espera entre cada composição já funciona na Linha 4-Amarela (Luz-Butantã), inaugurada em 2010. Trata-se do CBTC, um sistema de sinalização capaz de reduzir o intervalo entre os trens. O próprio Metrô vem instalando o equipamento nos trechos mais antigos, para “aumentar a capacidade de transporte das linhas, possibilitando a redução do intervalo entre trens e o aumento da oferta de lugares”.

Na Linha 2-Verde (Vila Prudente-Vila Madalena), o dispositivo funciona desde fevereiro de 2016, após vários anos de adaptação do antigo sistema, ATC. As outras linhas ainda não dispõem da tecnologia: a expectativa é de que isso ocorra nos próximos anos.

Estação Faria Lima, Linha 4 – Amarela

De acordo com a ViaQuatro, concessionária que opera a Linha 4-Amarela, o sistema permite que o passageiro possa ter à disposição um trem a cada 90 segundos (1min30s, abaixo dos 2min26s da prática).

Segundo a empresa, o CBTC é tão seguro que permite a aproximação de dois trens a uma distância de até 12m. “A linha possui um sistema totalmente automatizado que possibilita ajuste imediato da oferta de trens de acordo com a demanda e sempre que necessário. Além disso, de acordo com o Contrato de Concessão, o intervalo máximo programado entre duas composições em qualquer dia ou horário não poderá ultrapassar 6 minutos”.

Se o CBTC tem como característica reduzir os intervalos, por que as Linhas 4-Amarela e 2-Verde têm intervalos maiores do que as Linhas 1-Azul e 3-Vermelha, que operam com sistema antigo?

Peter Alouche

Linha incompleta. Para o engenheiro Peter Alouche, especialista em tecnologia metroferroviária, o intervalo entre composições será de 90 seg (intervalo médio real) quando as composições da Linha 4-Amarela que utilizam o CBTC, o mais moderno sistema de sistema de sinalização operar por completo, isto é quando a linha estiver totalmente implantada e todos os trens circulando.

Hoje, a Linha tem apenas 7 das 11 estações previstas em funcionamento — as outras estão em construção. Em virtude disso, a frota de trens funciona de modo reduzido. “O número de trens ainda não é suficiente para diminuir o intervalo. A passagem dos trens depende de uma série de fatores. Um é a velocidade, outro é o próprio número de trens rodando, outro é a parada nas estações e, por fim, as manobras que acontecem nas estações finais”, explica Alouche

Segundo ele, quando a Linha 4-Amarela estiver funcionando integralmente, será possível reduzir o tempo de espera dos trens nas plataformas. “A média de intervalo entre uma composição e outra vai chegar perto do ideal dos 90 segundos [ou 1 minuto e 30 segundos, em média, nos horários do rush], igual às demais linhas do Metrô”, diz o especialista.

No caso da Linha 2-Verde, que data dos anos 1990, Alouche diz que o CBTC, que passou a operar em fevereiro de 2016 no ramal, não está ainda completamente em operação final. “É um sistema novo instalado em cima do antigo: ele ainda está sendo ajustado, mas logo chegará ao intervalo previsto”, explica.

Luiz Carlos Néspoli

A demanda determina o intervaloPara Luiz Carlos Mantovani Néspoli, superintendente da ANTP (Associação Nacional de Transportes Públicos), os intervalos, necessariamente, não precisam ser menores, apesar de as Linhas 2 e 4 possuírem o CBTC instalado.

“O intervalo é estabelecido em função da demanda e da capacidade que se estabeleceu para aquele sistema, não necessariamente só por razões tecnológicas. Por exemplo, pela demanda da Linha 3-Vermelha [a mais cheia] estabeleceu-se o mínimo possível de intervalo”, afirma.

A Linha 3-Vermelha opera com um sistema antigo de sinalização dos trens. Esse ramal transporta 1,4 milhão de passageiros em dias úteis, em média, número próximo ao da Linha 1-Azul, que tampouco possui o CBTC instalado. A Linha 4-Amarela, por sua vez, transporta cerca de 700 mil usuários diariamente. Já na Linha 5-Lilás, são 268 mil passageiros e o monotrilho da Linha 15-Prata, leva 16 mil pessoas.

De acordo com o Metrô, intervalo médio entre os trens está de acordo com os padrões internacionais de operação e de segurança para linhas compatíveis com as do Metrô paulista.

SETOR METROFERROVIÁRIO

VLT no centro do Rio de Janeiro, um dos novos sistemas em operação no País.. Foto:Fernando Frazão/Agência Brasil

Crise econômica trouxe queda de 0,2% no número de passageiros transportados por trilhos no País em 2016 em comparação com 2015

“Em 2016, os operadores do transporte de passageiros sobre trilhos transportaram 2,91 bilhões de passageiros, registrando uma redução de 0,2% em relação ao ano anterior e a média de pessoas transportadas diariamente também sofreu discreta redução, totalizando 9,85 milhões de passageiros/dia” Em 2014, haviam sido transportados 2,82 bilhões de passageiros.

As informações constam do documento Balanço do Setor Metroferroviário 2016/2017, que a Associação Nacional dos Transportadores de Passageiros sobre Trilhos divulgou na segunda-feira, 3 de abril de 2017, em Brasília.

De acordo com a ANPTrilhos, o impacto da redução de passageiros transportados foi atenuado devido à entrada em operação de novos sistemas e à realização dos Jogos Olímpicos, que ampliaram a utilização desse modo de transporte.

Outros pontos. Com 20 páginas, a publicação apresenta também dados sobre a Expansão da rede, Geração de empregos, Consumo energético, Legado olímpico, Interação urbanística e sustentabilidade, Benefícios para os cidadãos, Projetos metroferroviários e Desafios para o setor.

Veja o Balanço

ALAMYS

Guadalajara, México, receberá a Conferência Internacional ‘Tecnologias para Fortalecer o Trem na Intermodalidade Urbana’ e a 22ª Reunião dos Comitês Técnicos da ALAMYS

No período de 28 de maio ao 1º de junho de 2017, a Associação  Latino-Americana de Metrôs e Subterrâneos (ALAMYS), realizará em Guadalajara, México, a Conferência Internacional, com o tema central Tecnologias para Fortalecer o Trem na Intermodalidade Urbana, e a 22ª Reunião dis Coimitês Técnicos. 

O tema central da Conferência Internacional será desdobrado em diversos enfoques temáticos, orientados ao interesse das autoridades, dos sistemas de transporte e dos fornecedores dos sistemas de transporte na América Latina, considerando aplicações de soluções dos intermodais na América Latina, tecnologias para a gestão eficiente do metrô nas redes de transporte urbano, e últimas tendências na gestão do sistema de formas de pagamento integrado.

Sistema em expansão. Além disso, o SITEUR – Sistema de Trem Elétrico Urbano de Jalisco tem apresentado significativo crescimento, contando com duas linhas do VLT (Veículo Leve sobre Trilhos), uma terceira linha de VLT em implantação, três linhas de ônibus alimentadoras do trem (SITREN)  e uma rota troncal de macro ônibus, com 15 linhas alimentadoras. Clique na imagem para outras informações no portal ALAMYS.

NA IMPRENSA

Folha de S. Paulo mostra o abandono das antigas estações ferroviárias no interior de São Paulo

Ruína da Estação de Cordeirópolis. Foto: Joel Silva/Folhapress

No dia 6 de abril de 2017, a edição virtual do jornal Folha de S. Paulo publicou a matéria Abandono marca antigas estações ferroviárias no interior de São Paulo, de autoria do jornalista Marcelo Toledo, mostrando a situação atual de estações que, no passado, serviam aos usuários da malha de transporte paulista sobre trilhos. A matéria está acompanhada de um conjunto de 21 fotografias.

Veja a matéria

FOTOGRAFANDO O METRÔ

Empregados e usuários têm até esta segunda, 10 de abril, para se inscreverem  no 1° Concurso de Fotografia Amadora do Metrô de São Paulo

Com o objetivo estimular a reflexão de empregados e usuários sobre a contribuição do sistema metroviário para mobilidade sustentável da cidade e suas vantagens, comparado a outros modais de transporte  está sendo promovido o 1° Concurso de Fotografia Amadora do Metrô de São Paulo 2017, que tem poder tema Mobilidade sustentável – Um Olhar sobre o Metrô de São Paulo.
 
Empregados e usuários do metrô poderão se inscrever até as 22 h do dia 10 de abril, a próxima segunda-feira. As fotos devem ser enviadas pelo site do Metrô-SP mediante o preenchimento do Formulário de Inscrição, disponível no website do Metrô, acessível por meio deste endereço .

Premiação. O concurso irá premiar seis fotografias: quatro eleitas pela Comissão Julgadora (1º e 2º lugares da categoria empregados e 1º e 2º lugares da categoria usuários) e duas escolhidas pelo voto popular, através da votação que será realizada pelo perfil oficial do Metrô-SP no Facebook.

A etapa de julgamento e votação popular no Facebook ocorrerá entre os dias 22/05/2017 e 09/06/2017. O resultado será divulgado no dia 22 de junho, no evento Sustentabilidade + Trilhos a ser realizado pelo Metrô, em todas as redes sociais e outros canais de comunicação da Companhia.

Os vencedores individuais (1º e 2º lugar pela Comissão Julgadora em cada uma das duas categorias do concurso e, para os dois autores individuais vencedores da etapa de votação popular “mais curtidas” pelo Facebook do Metrô SP) receberão troféu de reconhecimento. Os autores das 24 fotos pré-selecionadas pela Comissão Julgadora, mais as duas mais curtidas em votação popular pelo Facebook nas duas categorias (empregados e usuários), também receberão um certificado de reconhecimento.

PARCERIA AEAMESP-GRUPO SEMMLER

Parceria com o Grupo Semmler prevê soluções completas em seguros para associados da AEAMESP

Parceria firmada com o Grupo Semmler prevê soluções completas em seguros para associados da AEAMESP, considerando acesso às principais seguradoras do mercado, avaliação das melhores opções adequadas ao perfil de cada cliente e suporte pós-venda personalizado.

Com mais de 16 anos de atuação, o Grupo Semmler tem significativa experiência tanto no mercado de planos de saúde e seguros gerais, quanto na administração de benefícios.

Trata-se de um grupo formado por duas empresas, a Semmler Corretora de Seguros e a Semtra Administradora de Benefícios, e oferece atendimento a pessoas físicas e jurídicas.

Contatos. Estes são os contatos do Grupo Semmler: telefone, (11) 3511-3170;e-mail: comercial@semmler.com.br, e site, www.gruposemmler.com.br

22ª SEMANA METROFERROVIÁRIA

O secretário de Transportes Metropolitanos do Estado de São Paulo, Clodoaldo Pelissioni,faz sua exposição na sessão final da Semana de Tecnologia

Secretário Clodoaldo Pelissioni fez a conferência final da 22ª Semana de Tecnologia Metroferroviária, em 2016

O site da AEAMESP apresenta arquivos com os painéis da 22ª Semana de Tecnologia Metroferroviária, realizada em setembro de 2016. Veja a seguir o arquivo com a apresentação referentes à conferência final do encontro, a cargo do secretário de Transportes Metropolitanos do Estado de São Paulo Clodoaldo Pelissioni. Ele mostrou dados da época sobre a rede metroferroviária e a rede metropolitana de média capacidade e informações sobre a modernização, requalificação e expansão dos sistemas.

Veja a apresentação

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