fbpx

EDIÇÃO 353, DE 23 A 29 DE NOVEMBRO DE 2016

PRESENÇA AEAMESP

Presidente eleito representa AEAMESP no encontro ‘Engenharia Unida – Mobilização pela retomada do crescimento e valorização profissional’

O encontro foi organizado pela Federação Nacional dos Engenheiros (FNE) e aconteceu de 24 a 26 de novembro na cidade paulista de Barra Bonita.

Pedro Machado

Pedro Machado

O presidente eleito, engenheiro Pedro Machado, representou a AEAMESP no encontro Engenharia Unida – Mobilização pela retomada do crescimento e valorização profissional, convocado pela Federação Nacional de Engenheiros (FNE) e realizado de 24 a 26 de novembro de 2016 na cidade de Barra Bonita/SP. A mobilização foi lançada em março de 2016 e neste encontro de novembro foi aprovada a Carta de Barra Bonita, delineando motivações e propostas de ação com base na iniciativa; o documento pode ser lido por meio de link ao final desta notícia.

engenharia-unidaA solenidade de instalação do encontro, na  noite de quinta-feira,  24 de novembro,  teve a participação de aproximadamente mil profissionais Entre eles, além dos dirigentes dos 18 Sindicatos dos Engenheiros  filiados à FNE, representantes de câmaras e entidades municipais, do Sistema CONFEA/CREA, da academia, do patronato e de associações de classe, bem como estudantes. O secretário de Estado de Agricultura e Abastecimento de São Paulo, engenheiro Arnaldo Jardim, compareceu em nome do governador Geraldo Alckmin. Também prestigiaram a atividade outros três engenheiros em psoições significativas na administração pública ou no Legislativo: o deputado federal Ronaldo Lessa, presidente da Frente Parlamentar pela Engenharia Brasileira; o secretário nacional da Aviação Civil, Dario Rais Lopes, e o prefeito eleito de Barra Bonita/SP, Zequinha Rici.

Veja a íntegra da Carta de Barra Bonita

http://www.fne.org.br/upload/documentos/publicacoes/CartaBarraBonita26-11-2016.pdf

Veja outras informações sobre o encontro 

http://www.fne.org.br/index.php/projetos/engenharia-unida


 Jurandir Fernandes, ao centro, junto com outros atuais e futuros dirigentes da UITP América Latiba

Jurandir Fernandes, ao centro, junto com outros atuais e futuros dirigentes da UITP América Latina

INTERNACIONAL

Jurandir Fernandes é eleito presidente da UITP América Latina; Harald Zwetkoff, da ViaQuatro, é um dos vices.

A posse será em maio de 2017, no Congresso da UITP, na cidade de Montreal, Canadá.

No dia 23 de novembro de 2016, no Rio de Janeiro, durante a 14ª Assembleia da União Internacional de Transportes Públicos, Divisão América Latina (UITP América Latina), aconteceu a nomeação no novo Corpo Executivo da entidade em nível regional, com posse marcada para o próximo  Congresso Mundial – UITP, em maio de 2017, em Montreal, no Canadá.

Jurandir presidirá a UITP América Latina. Jurandir Fernandes foi eleito presidente da UITP América Latina. Os vice-presidentes são  Harald Zwetkoff, daViaQuatro; Monica Alvarado,  Ente de la Movilidad de Rosario, Argentina; Marco Padilla, Corredor Insurgente S/A (CISA), da Cidade do México; Marcelo Lischet, da Federación Argentina de Transportadores por Automotor de Pasajeros (FATAP),  e Richele Cabral, da Federação das Empresas de Transportes de Passageiros do Estado do Rio de Janeiro (FETRANSPOR)

OUTRAS INFORMAÇÕES

Com a participação de mais de 40 membros, 14ª Assembleia foi aberta por Alain Flasuch, secretário geral da UITP em nível mundial. Em seguida, houve o pronunciamento do presidente da UITP América Latina, Lelis Teixeira.

Eleonora Pazos, diretora UITP América Latina, apresentou os números atualizados da entidade na região, após 14 anos de atividades; são 77 membros de 10 países: Argentina, Bolívia, Brasil, Chile, Colômbia, Costa Rica, Equador, México, Peru e Uruguai.

A dirigente também apresentou um balanço das atividades desenvolvidas neste ano e que incluíram  desde cursos e ações de capacitação online e presenciais, até seminários, visitas técnicas e reuniões de trabalho.

Na parte final do encontro,  Stenio Franco, coordenador do Grupo de ITS (Sistemas Inteligentes de Transporte) América Latina apresentou aspectos das atividades desse grupo e os resultados da Pesquisa sobre Digitalização. Marcelo Hasse, representando a Federación Argentina de Transportadores por Automotor de Pasajeros (FATAP), apresentou o panorama do transporte público na região.

Finalizando, a arquiteta Valeska Peres Pinto, coordenadora do Programa de Comunicação e Marketing da UITP, comentou sobre o site Mobilitas, em fase de estruturação, explicando que se trata de um novo portal de tecnologia e mobilidade, com a cobertura de temas voltadas para a América Latina.


Priscilla Saldanha e Marco Antônio Buoncompagno , ao centro, receberam o prêmio representando a Companhia.do Metropolitano de São Paulo

Priscilla Saldanha e Marco Antônio Buoncompagno , ao centro, receberam o prêmio representando a Companhia.do Metropolitano de São Paulo

SETOR METROFERROVIÁRIO

Metrô-SP conquista o prêmio PMO 2016, concedido pela revista Mundo PM – Project Management

Em cerimônia realizada no dia 25 de novembro de 2016, em instalações do SENAC de Santo Amaro, a Companhia do Metropolitano de São Paulo recebeu o prêmio PMO 2016, concedido pela revista Mundo PM-Project Management, significando reconhecimento  como a melhor empresa do País na prestação de serviços de escritório de gerenciamento de projetos no ano em curso. Em segundo lugar ficou a empresa  Aché Laboratórios, e no terceiro posto, a Mercedes-Benz.

O Metrô-SP esteve representado na solenidade de premiação por Marco Antônio Buoncompagno, gerente do Escritório Corporativo de Empreendimentos – PMO Corporativo (GPM) e por Priscilla Saldanha, coordenadora de Metodologia e Ferramentas de Gestão (GPM/CMG).


SISTEMA CONFEA/CREA

CREA-SP informa que boletos das ARTs emitidas a partir de 7 de dezembro de 2016 devem ser pagos dentro dos 10 dias de vencimento

crea-spO CREA-SP emitiu comunicado aos profissionais informando que  boletos das ARTs emitidas a partir de 7 de dezembro de 2016 devem ser pagos dentro dos 10 dias de vencimento; caso contrário, o número do documento será cancelado.

O comunicado explica que se o profissional tem ARTs em aberto, para evitar transtornos, dever pagar o boleto sempre dentro da data de vencimento.

EXPLICANDO A MUDANÇA

A nota do CREA-SP explica; “Por conta de uma decisão da Federação Brasileira de Bancos – FEBRABAN, válida para todo o país, os boletos sem registro deverão ser substituídos em breve pela modalidade com registro. Todas as empresas e instituições brasileiras que emitem boletos estão passando por adaptações de cobrança e o CREA-SP também faz parte deste processo”.

O texto de esclsrecimento assinala ainda: “Nossa equipe trabalha para que a transição ocorra com o mínimo de impacto na rotina dos profissionais registrados”, e acrescenta: em caso de dúvidas, sugestões ou solicitações, acesse o portal da entidade  (link abaixo) ou ligue para 0800 171811.

Acesse o portal do CREA-SP

http://www.creasp.org.br/


NA IMPRENSA – I

Matéria mostra que setor ferroviário quer ampliar rentabilidade e consolidar operação para aumentar participação na matriz de transporte

entrando-nos-trilhosA revista Negócios em Transportes número 131 traz, sob a rubrica Ferrovias, a matéria intitulada Entrando nos trilhos, assinada por Pedro Bartholomeu. O texto, elaborado com base no acompanhamento da 22ª Semana de Tecnologia Metroferroviária, que a AEAMESP realizou em setembro de 2016, revela “que o setor ferroviário busca caminhos para incrementar rentabilidade e consolidar operação para chegar a uma maior participação na matriz de transporte”.

Veja as páginas da matéria em arquivo PDF

http://www.aeamesp.org.br/boletim/wp-content/uploads/sites/4/2016/11/NT_131_Ferrovias.pdf


NA IMPRENSA-II

Revista do Centro Paula Souza destaca conquista de aluna recém-formada no  3º Prêmio Tecnologia e Desenvolvimento Metroferroviários ANPTrilhos-CBTU

A matéria, integralmente reproduzida a seguir, tem por título ‘Recém-formada recebe prêmio’ e foi publicada na página 9 da edição número 54 da revista CPS, do Centro Paula Souza, correspondente ao bimestre setembro/outubro de 2016. A íntegra da edição pode ser acionada por meio de link ao final desta notícia.

revista-cps-54E m junho, Raquel Ferreira da Silva se formou na Fatec Tatuapé e, em setembro, comemorava uma importante conquista: o 3º lugar no Prêmio Tecnologia e Desenvolvimento Metroferroviários na categoria de políticas públicas, planejamento e gestão de empreendimentos. A iniciativa é organizada pela Associação Nacional dos Transportadores de Passageiros sobre Trilhos (ANPTrilhos), Companhia Brasileira de Trens Urbanos (CBTU) e Associação dos Engenheiros e Arquitetos de Metrô. O trabalho premiado, feito em parceria com o colega Rodrigo Lopes Barbosa, trata da implantação do Complexo Turístico Ferroviário Perus-Pirapora, que já tem um trecho de 2,5 km em operação no Parque Anhanguera. Propõe ideias que podem ser incorporadas para tornar o empreendimento mais atrativo do ponto de vista turístico, além de seguro e com baixo impacto ambiental.

Em foto do arquivo pessoal da aluna, Marcos Borges, do Metrô-SP, com a aluna Raquel e os professores Flávia Ulian e Gilder Nader, da banca avaliadora do TG

Em foto do arquivo pessoal da aluna, Marcos Borges, do Metrô-SP, com a aluna Raquel e os professores Flávia Ulian e Gilder Nader, da banca avaliadora do TG

“Passei a estudar o tema ao me envolver, como voluntária, no projeto do Instituto de Ferrovias e Preservação do Patrimônio Cultural, para a recuperação dessa linha de 20 km”, conta Raquel, que também se prepara para um mestrado na área de transportes. Na Fatec Tatuapé, o Trabalho de Graduação (TG) da tecnóloga também chamou a atenção da banca avaliadora. Ela estudou a acessibilidade no entorno de cinco estações da linha Vermelha do Metrô. “É importante termos um trabalho acadêmico sobre acessibilidade como este: bem estruturado, detalhado e, ao mesmo tempo, objetivo e com a preocupação de melhorar a vida das pessoas”, ressalta Marcos Borges, coordenador de Atendimento e Serviços do Metrô, que participou da banca. Segundo ele, o estudo foi encaminhado para o corpo técnico do Metrô, pois a companhia vem implantando melhorias na acessibilidade principalmente em estações mais antigas, construídas antes da normalização nesse campo

Veja a edição da edição 54 da revista CPS, do Centro Paula Souza

http://www.cps.sp.gov.br/publicacoes/revista/2016/edicao-54-setembro-outubro.pdf


NA IMPRENSA – III

Divulgada nova edição do EFCJornal, com notícias da Estrada deFerro Campos de Jordão

efcjornal-novembro

Está disponível a edição número 19, de novembro de 2016, do EFCJornal, com notícias da Estrada de Ferro Campos de Jordão. O destaque da primeira página foi para a matéria intitulada EFCJ comemora 102 anos com plantio de Primaveras, mostrando que em 15 de novembro, na comemoração do aniversário, foram plantadas 71 mudas de Primavera, significando aa entrega simbólica da primeira fase da recuperação da faixa ferroviária, entre os quilômetros 0 e 2, em Pindamonhangaba/SP. Outras atividades comemorativa vêm sendo realizadas e se estenderão até dezembro.

Veja a versão virtual do jornal

http://www.aeamesp.org.br/boletim/wp-content/uploads/sites/4/2016/11/Boletim-EFCJ-Novembro-2016_v3-1.pdf


NOVO MBA DA UNIP

Coordenador do Curso de Pós-Graduação em Infraestrutura de Transportes da Universidade Paulista (UNIP) anuncia novo MBA

unipPor meio de comunicação enviada a associados da AEAMESP, o coordenador do Curso de Pós-Graduação em Infraestrutura de Transportes da Universidade Paulista (UNIP), professor doutor José Manoel Ferreira Gonçalves, anunciou novo MBA dessa universidade. Veja a seguir a íntegra do texto.

É muito bom entrar em contato direto com você que já atua na área metroferroviária e é associado a AEAMESP- Associação de Engenheiros e Arquitetos de Metrô.  Peço sua licença e atenção para oferecer o mais novo MBA da UNIP.

Professor José Manoel Ferreira Gonçalves, coordenador do curso

Professor José Manoel Ferreira Gonçalves, coordenador do curso

Sou o coordenador do curso de pós-graduação em Infraestrutura de transportes que a Universidade oferecerá com a abertura de inscrições no próximo dia 10. O formato deste mais novo MBA é inédito no país e oferecerá oportunidade única de colocação e rendimentos em setor em forte expansão.

O programa, que apresenta uma visão contemporânea, tanto teórica como prática, foi idealizado inteiramente para capacitar ainda mais os profissionais do setor para um dos mais fascinantes campos de atividade profissional.

Tudo foi pensado para oferecer a oportunidade de ampliar suas possibilidades profissionais num mercado em ampla expansão, oferecendo as alternativas concretas ao desenvolvimento estruturado que tanto o país precisa.

O MBA proposto quer aproximar as diversas áreas da engenharia com outros campos do conhecimento, tais como economia, direito e administração, entre outros, trazendo o benefício de sistematizar e concentrar em uma única área os elementos fundamentais para a visão panorâmica do setor.

Para que você possa ter uma ideia geral do que preparamos, destacamos as seguintes disciplinas que, entre outras, foram especialmente escolhidas para fazer parte da grade:

• Conceitos Gerais de Transportes Rodoviário, Ferroviário e Hidroviário;

• Avaliação e Gerenciamento de Projetos, Contratações e Governança;

• Transporte Multimodal e Intermodalidade – Conceitos;

• Regulamentação dos Transportes de Cargas e de Passageiros. Políticas Públicas;

• Mobilidade Urbana;

• Logística;

• Matriz de Transportes. Concentração Modal. Consequências Ambientais e Econômicas;

• Implantação de estratégias de desenvolvimento Sustentável de Negócios. Gerenciamento de Riscos de Processos e a Interface com o Agronegócio;

• Legislação e Modelagem de Negócios.

 O curso terá 360 horas, presencial e semipresencial, com investimento em 12 parcelas, ou em até 15 ou 18 parcelas. Com desconto especial de 10% para o associado da AEAMESP.

Local: R. Vergueiro, 1211, 12º andar – em frente ao Centro de Operações do Metrô-SP – ao lado da estação Paraíso.

Estou à disposição para maiores detalhes e informações. Muito obrigado pela atenção, Prof. Dr. José Manoel Ferreira Gonçalves

Mais informações pelos meus e-mails:

josemanoel@sosplaneta.com.br 

josemanoel@ferrofrente.com.br

E também no site da UNIP, a partir do próximo dia 12/11/2016:

www.posunip.com.br


Aspecto da Estação Vila Prudente. Foto: Nelson Kon

Aspecto da Estação Vila Prudente. Foto: Nelson Kon

NÃO DEIXE DE VER

Site de arquitetura ArchDaily publica posts sobre projetos arquitetônicos das estações Vila Prudente e Tamanduateí, ambas da Linha 2-Verde, do Metrô-SP

Estão disponíveis no  site de arquitetura ArchDaily posts sobre projetos arquitetônicos das estações Vila Prudente e Tamanduateí, ambas da Linha 2 -Verde, do Metrô-SP. Os projetos são do escritório Luiz Esteves Arquitetura. Nos dois posts somados há mais de 40 fotos de Nelson Kon além de outras ilustrações.

Veja a descrição do projeto da Estação Vila Prudente

http://www.archdaily.com.br/br/792048/estacao-vila-prudente-luiz-esteves-arquitetura?ad_medium=widget&ad_name=more-from-office-article-show

Veja a descrição do projeto da Estação Tamanduateí

http://www.archdaily.com.br/br/792123/estacao-tamanduatei-luiz-esteves-arquitetura?ad_medium=widget&ad_name=more-from-office-article-show

Você pode gostar...