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EDIÇÃO 478, DE 1 A 15 DE JULHO DE 2021

Na primeira quinzena de agosto, novos prazos para os autores dos artigos a serem apresentados na 27ª Semana de Tecnologia e no 8º Prêmio  ANPTrilhos-CBTU  

Em menos de dois meses – no período de 14 a 17 de setembro de 2021 –, será realizada em formato virtual a 27ª Semana de Tecnologia Metroferroviária, cuja programação inclui a solenidade de entrega do 8º Prêmio Tecnologia & Desenvolvimento Metroferroviários ANPTrilhos-CBTU.  

Em razão disso, avança o calendário de preparação dos artigos técnicos selecionados para apresentação no evento. Em 11 de julho, encerrou-se o prazo para que os autores encaminhassem versão final de seus respectivos artigos, conforme a orientação descrita no Regulamento.

Na primeira quinzena de agosto, vencerão dois outros prazos. Os autores de todos os artigos técnicos aprovados  devem entregar o “arquivo da apresentação em PowerPoint” e o “arquivo da gravação da palestra”, conforme descrito no Capítulo 6 do Regulamento, até os dias 1 de agosto de 2021 e 13 de agosto de 2021, respectivamente. No caso de trabalhos elaborados em grupo, os nomes de até dois autores deverão ser indicados como apresentadores.

SIGNIFICATIVA PARTICIPAÇÃO

É importante reiterar que a AEAMESP recebeu 127 inscrições de sínteses de artigos técnicos para participar da 27ª Semana de Tecnologia. Desses, 118 participantes indicaram seus trabalhos para concorrer ao 8º Prêmio Tecnologia & Desenvolvimento Metroferroviários ANPTrilhos-CBTU.

As sínteses recebidas foram avaliadas pela Comissão Técnica da Semana de Tecnologia Metroferroviária e 106 foram selecionadas para que seus autores desenvolvessem os artigos em seu formato final e o entregassem até 11 de julho. Dos artigos selecionados, 45 concorrem ao 8º Prêmio de Tecnologia ANPTrilhos-CBTU.

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TRANSPORTE E LOGÍSTICA

Evento virtual lança o Plano de Ação de Transporte e Logística para a Macrometrópole Paulista (PAM-TL)

A AEAMESP e outras entidades nacionais do setor apoiaram a realização, na tarde de 8 de julho de 2021, do evento virtual intitulado Lançamento do Plano de Ação de Transporte e Logística para a Macrometrópole Paulista (PAM-TL), promovido pelo Instituto de Engenharia (IE), por meio do Departamento de Engenharia de Mobilidade e Logística e das Divisões Técnicas de Trânsito, Ferrovias e Navegação Interior e Portos.

Participaram da instalação dos trabalhos Paulo Ferreira, presidente do Instituto de Engenharia; Ivan Metran Whately, vice-presidente de Atividades Técnicas, e Jean Carlos Pejo, coordenador da Divisão Técnica de Ferrovias do Instituto de Engenharia e secretário geral da Associação Latino-Americana de Ferrovias (ALAF) no Brasil.

João Octaviano Machado Neto

O secretário de Logística e Transportes do Estado de São Paulo, João Octaviano Machado Neto, fez uma intervenção durante os debates, descrevendo o PAM-TL como um projeto transformador da logística na Macrometrópole, por permitir o enfrentamento de imediato da questão da movimentação de cargas nas regiões metropolitanas, evitando o risco real de travamento e desabastecimento.

O PLANO DE AÇÃO

Iniciativa da Secretaria de Logística e Transportes do Estado de São Paulo, o Plano de Ação de Transporte e Logística para a Macrometrópole Paulista (PAM-TL) foi desenvolvido pela necessidade da elaboração de uma solução multidisciplinar e integrada para as questões críticas de transporte e logística de passageiros e de carga na Macrometrópole Paulista (MMP), delimitada pela Região Metropolitana de São Paulo e as quatro outras regiões metropolitanas que a circundam: Campinas, Sorocaba, Baixada Santista e São José dos Campos.

Um dos objetivos principais do PAM-TL, conforme já declarado em seu Termo de Referência, é “propiciar aumento da eficiência socioeconômica e ambiental da ação governamental nos campos afins do transporte de passageiros e da logística de cargas na MMP e a racionalização do uso dos recursos públicos correspondentes”.

Esse objetivo, somado à impossibilidade de ampliação da infraestrutura rodoviária indefinidamente, leva à convicção de que caberá a outros modos de transporte a missão de gerar capacidade suficiente para atender ao adicional da demanda futura. Além disso, o PAM-TL incorpora o princípio de promover a participação do setor privado nos serviços delegáveis, por meio de concessões e PPP, preservado o interesse público.

EXPOSIÇÕES E DEBATES

O PAM-TL é uma realização do Consórcio PRO-TL, composto pelas empresas DB Internacional Brasil Serviços de Consultoria, Progen Projetos Gerenciamento e Engenharia, TTC Engenharia de Tráfego e de Transportes, Addax Assessoria Econômica e Financeira -EPP e Tozzini, Freire, Teixeira e Silva Advogados. Especialistas e dirigentes dessas empresas se responsabilizaram pelas exposições.

As conferências e debates contaram com a participação de especialistas do setor, entre os quais, o arquiteto e urbanista Alberto Epifani e Vicente Abate, presidente da Associação Brasileira da Indústria Ferroviária (ABIFER).

Para assistir a íntegra dos debates, clique aqui

SETOR METROFERROVIÁRIO

Chiodini, Casimiro, Copello, Pelegi, Greice e Cláudio 

ANTP Café discutiu o transporte público metroferroviário

Transporte público metroferroviário foi o tema do sétimo programa de debates via redes sociais ANTP Café, promovido pela Associação Nacional de Transportes Públicos (ANTP) na tarde de 14 de julho de 2021.

O encontro virtual teve como âncora o engenheiro Cláudio Frederico, vice-presidente da ANTP e membro do Conselho Deliberativo da AEAMESP, que colocou questão inicial, possibilitando a intervenção dos demais participantes.

Ele indagou: “Como nós vamos viabilizar, ao mesmo tempo a sobrevivência do transporte por trilhos e a sua expansão? E acrescentou, explicitando a razão da pergunta: “Porque, hoje em dia, falar em expansão fica um pouco temerário, já que é difícil definir quando concluir os investimentos que são muito longos nessa área e qual a situação de mercado que vai ser enfrentada de mercado. Ou seja sem uma garantia governamental pelo lado do mercado, é difícil imaginar uma expansão segura do setor”.

A conversa sobre o tema teve a participação do deputado federal Carlos Chiodini, presidente da Comissão de Viação e Transporte da Câmara Federal; Valter Casimiro, secretário de Transporte e Mobilidade do Distrito Federal; Greice Gomes, superintendente de Mobilidade da Secretaria de Desenvolvimento Urbano do Estado da Bahia, e José Eduardo Ribeiro Copello, diretor presidente da Companhia de Transportes do Estado da Bahia. A mediação foi feita pelo jornalista Alexandre Pelegi.

Clique aqui e veja a íntegra do programa

TRANSPORTE FERROVIÁRIO DE CARGAS

Previsto para 18 e 19 de agosto o VI Encontro ANTF de Ferrovias – Edição Digital. As inscrições estão abertas.

A Associação Nacional dos Transportadores Ferroviários (ANTF) e suas associadas — FTC, FTL/TLSA, MRS, Rumo, Vale e VLI — promoverão nos dias 18 e 19 de agosto de 2021 o VI Encontro ANTF de Ferrovias – Edição Digital. É a primeira vez que esse evento já tradicional acontecerá em formato 100% online. O evento tem apoio institucional da Associação Brasileira da Indústria Ferroviária (ABIFER).

Os organizadores informam que o VI Encontro ANTF de Ferrovias – Edição Digital tem como objetivos a divulgação e o debate de trabalhos técnicos e científicos desenvolvidos nas concessionárias, na indústria ferroviária e no meio acadêmico. Além disso, visa à promoção de um intercâmbio de conhecimento entre as ferrovias de cargas brasileiras e os seus diversos ‘stakeholders’.

DINÂMICA DIFERENCIADA

Adaptado para o modelo virtual em função das limitações impostas pela pandemia, o VI Encontro ANTF de Ferrovias – Edição Digital terá uma dinâmica bastante diferente das edições anteriores, mas manterá, com apoio de soluções tecnológicas que simularão o evento presencial, a plena interação entre os autores dos quase 160 trabalhos inscritos e todos os participantes. Esses trabalhos foram selecionados por um comitê técnico composto por representantes das próprias ferrovias.

PRIMEIRO DIA DO ENCONTRO

O primeiro dia do encontro, quarta-feira, 18 de agosto, terá a abertura dos trabalhos, com manifestações de representantes da ANTF, Ministério da Infraestrutura, Diretoria Geral da Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT), da empresa pública Valec Engenharia, Construções e Ferrovias S/A, e do Transportation Technology Center, Inc. – TTCI, instalação de teste de equipamentos ferroviários e de treinamento localizada no estado norte-americano do Colorado.

Na sequência, haverá uma conferência a cargo de Walter Rosenberger , do Transportation Technology Center, sobre o tema Investigação analítica de incidentes de descarrilamento. Em seguida, haverá a sessão Espaço para patrocinadores e exposições dos diretores operacionais das Associadas ANTF, mais adiante, as apresentações de trabalhos técnicos, com sessões pré-gravadas de 12 minutos cada uma.

AS SESSÕES DO SEGUNDO DIA

O segundo dia dos trabalhos, quinta-feira, 19 de agosto, será aberto às 14 horas com a sessão Espaço para o meio acadêmico, com dois temas: Modelos de simulação para o planejamento tático e estratégico em ferrovias de carga, a cargo da professora Marta Cruz, coordenadora do Curso de Engenharia da Produção, Universidade Federal do Espírito Santos (UFES), e Ensino e pesquisa para um setor ferroviário mais competitivo e inovador, sob responsabilidade do professor Yesid Asaff, coordenador do Curso de Engenharia Ferroviária e Metroviária, Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC).

Em seguida, haverá a sessão Espaço para patrocinadores, com dois blocos; apresentações dos diretores operacionais das Associadas ANTF e apresentações de trabalhos técnicos, com sessões pré-gravadas de 12 minutos cada uma. Uma rápida sessão de encerramento está marcada para 18h55.

SESSÕES TÉCNICAS

Nos dois dias, na área de Exposição do ambiente virtual, os participantes poderão assistir aos trabalhos de todas as sessões técnicas sobre material rodante, meio ambiente, produtividade da operação, segurança da operação; sinalização, automação e tecnologia, e via permanente.

Para mais informações e inscrições gratuitas, clique aqui.

NA IMPRENSA – INFORMAÇÃO SOBRE O METRUS

Alexandra Leonello

Metrus – Instituto de Seguridade Social recebe o Selo de Autorregulação em Governança de Investimentos

Em entrevista ao blog Plantão Abrapp em Foco, editado pela Associação Brasileira das Entidades Fechadas de Previdência Complementa (Abrapp), a presidente Alexandra Leonello comenta o fato de o Metrus – Instituto de Seguridade Social ter recebido em 24 de junho de 2021 o Selo de Autorregulação em Governança de Investimentos.

A chancela consiste na certificação dos processos da entidade nesta área e é o maior reconhecimento disponível no Programa de Autorregulação, coordenado por Abrapp, Sindicato Nacional das Entidades Fechadas de Previdência Complementar (Sindapp) e Instituto de Certificação Institucional e dos Profissionais de Seguridade Social (ICSS).

Veja a entrevista

NA IMPRENSA – RECEITAS ACESSÓRIAS

Projetos de infovia e logística para ampliar receita

Matéria publicada pelo website jornalístico MetrôCPTM, editado por Ricardo Meier, informa que a Companhia do Metropolitano de São Paulo vem investindo em projetos de infovia e logística para atrair mais receita. Afirma a matéria que a companhia quer utilizar túneis e estações para serviços de telecomunicações além de transporte de encomendas, entre outros projetos comerciais, a fim de alavancar potencial de negócios da malha sobre trilhos.

NA IMPRENSA – NOVO SERVIÇO DA CPTM

Composição da CPTM,Foto de Renato Lobo, editor do Via Trólebus

Dois meses do serviço 710, da CPTM

Matéria publicada pelo website Via Trólebus em 14 de julho de 2021, assinada pelo editor Renato Lobo, mostra que o serviço denominado Linha 710, da Companhia Paulista de Trens Metropolitanos (CPTM) completou dois meses com um balanço positivo da operadora. O serviço estabeleceu a junção das Linhas 7-Rubi e 10-Turquesa, sem a necessidade de transferência na Estação Brás.

Veja a íntegra da matéria

CCR METRO BAHIA – CLIPES DE SÃO JOÃO

Banda Agentes do Metrô e músico Léo Estakazero e seu grupo marcaram o São João no sistema de Salvador e Lauro de Freitas. Clique na imagem e veja uma das produções.

Para marcar o São João no sistema da CCR Metrô Bahia, a Banda Agentes do Metrô e músico Léo Estakazero gravaram três clipes c exibidos nas Estações Rodoviária e Aeroporto da CCR Metrô Bahia e também na TV Trem e em painéis digitais do sistema entre os dias 23 e 25 de junho de 2021.

As composições escolhidas foram Lua Minha, sucesso da Banda de Forró Estakazero; Frevo Mulher, clássico do São João composto por Zé Ramalho, e Quando a vida voltar, música nova de Léo Estakazero lançada durante a pandemia.

A banda Agentes do Metrô foi criada em 2019 e é formada por Agentes de Atendimento e Segurança da CCR Metrô Bahia, que atuam diariamente nas 20 Estações de metrô e sete terminais de ônibus administrados pela concessionária.

Os clipes foram produzidos dentro de um dos trens normalmente utilizados nas Linhas 1 e 2 do Sistema Metroviário de Salvador e Lauro de Freitas.

Pode ser uma imagem de tela e texto
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