fbpx

EDIÇÃO 340, DE 23 A 29 DE AGOSTO DE 2016

 22ª SEMANA DE TECNOLOGIA E METROFERR 2016 – I

 22ª SEMANA DE TECNOLOGIA E METROFERR 2016 – II

Engenheiro e consultor ferroviário do banco de fomento alemão KfW Bankengruppe será um dos expositores na conferência inaugural da 22ª Semana

A conferência inaugural da 22ª Semana de Tecnologia Metroferroviária, marcada para às 16 h do dia 13 de setembro de 2016, no Centro de Convenções Frei Caneca em São Paulo (SP) contará com a participação do engenheiro e consultor ferroviário alemão Kurt Rieckhoff.

Kurt Rieckhoff

Kurt Rieckhoff

O executivo, que representa o banco de desenvolvimento do governo alemão KfW Bankengruppe, virá ao Brasil a convite do presidente da Associação AEAMESP, Emiliano Stanislau Affonso Neto para participar especificamente do Congresso realizado pela Entidade. Na ocasião, Rieckhoff falará sobre quais fatores devem ser considerados na seleção de tecnologias para integrar o transporte sobre trilhos urbano e metropolitano, otimizando o uso dos recursos públicos.

O KFW concedeu empréstimo de 265 milhões de euros ao Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social – BNDES, que irá canalizar os fundos para investidores privados ou públicos para financiar projetos de transportes públicos em várias cidades, que utilizem tecnologias de energia limpa para proteção do clima global.

O projeto faz parte de um amplo programa de apoio por parte do governo alemão, que apoia ações, especialmente aquelas que considerem o clima amigável e implantação de transporte urbano sustentável em regiões urbanas e metropolitanas no Brasil.


22ª SEMANA DE TECNOLOGIA E METROFERR 2016 – III

Gerente da West Japan Railway Company discutirá papel dos empreendimentos das próprias operadoras associados ao transporte sobre trilhos

22 SEMANAOutra conferência na abertura da 22ª Semana de Tecnologia Metroferroviária, marcada para o dia 13 de setembro de 2016, às 16 horas, no Centro de Convenções Frei Caneca em São Paulo/SP, será proferida por Go Hirano, gerente chefe da operadora japonesa de transporte ferroviário de passageiros West Japan Railway Company (JR-WEST). A ideia dessa exposição é destacar a importância de as próprias operadoras brasileiras de transporte público, em especial no setor metroferroviário, considerarem a possibilidade de realizarem empreendimentos diretamente associados ao transporte como forma de garantirem recursos permanentes para ampliar e modernizar as redes e para assegurar a modicidade das tarifas para os usuários.

No Japão, há caso em que cerca de 40% dos custos de implantação de uma linha de metrô foram pagos por meio da riqueza propiciada pelo crescimento imobiliário promovido pelo próprio operador. Também há operadoras que possuem receitas não operacionais maiores do que as operacionais, mitigando os custos tarifários.


22ª SEMANA DE TECNOLOGIA E METROFERR 2016 – IV

A vice-governadora do Paraná, Cida Borghetti, participará da solenidade de abertura da 22ª Semana de Tecnologia

Cida Borghetti, vice-governadora do Estado do Paraná.

Cida Borghetti, vice-governadora do Estado do Paraná.

Em 25 de agosto de 2016, por meio de correspondência da Secretaria de Estado de Planejamento e Coordenação Geral, a vice-governadora do Estado do Paraná, Cida Borghetti, confirmou que participará, em 13 de setembro de 2016, da solenidade de abertura da 22ª Semana de Tecnologia Metroferroviária, evento promovido pela AEAMESP, que prosseguirá até 16 de setembro no Centro de Convenções Frei Caneca, em São Paulo, paralelamente à exposição de produtos e serviços EXPO METROFERR 2016.

Nascida na cidade catarinense de Caçador, Cida Borghetti é empresária e jornalista e desenvolveu sua carreira política no Paraná. Formou-se em Administração Pública, com especialização em Políticas Públicas e coordena o Escritório de Representação do Governo do Paraná em Brasília/DF. Foi deputada estadual por dois mandatos entre 2003 e 2010, e elegeu-se para a Câmara Federal, onde atuou entre 2011 e 2014. Seu trabalho no legislativo inclui a autoria da lei que cria as Regiões Metropolitanas do Paraná e ações de fortalecimento da luta contra o câncer de mama e de proteção da primeira infância.


 22ª SEMANA DE TECNOLOGIA E METROFERR 2016 – V

As ações da MRS na Baixada Santista e o transporte de cargas em contêineres

José Roberto Lourenço. Foto: ALESP, inserida em sequência de fotos de Marco Cardelino e Maurício Garcia

José Roberto Lourenço. Foto: ALESP, inserida em sequência de fotos de Marco Cardelino e Maurício Garcia

O gerente-geral de Relações Institucionais da MRS, José Roberto Lourenço participará do painel “Transporte ferroviário de cargas no Brasil, marcado para o dia 15 de setembro, das 15h40 às 17h40. O painel faz parte da grade de palestras da 22ª Semana de Tecnologia Metroferroviária, que acontecerá em paralelo a METROFERR EXPO de 13 a 16 de setembro de 2016, no Centro de Convenções Frei Caneca, em São Paulo (SP).

Lourenço comentará as ações da MRS Logística S.A. – concessionária que opera a chamada Malha Regional Sudeste da extinta Rede Ferroviária Federal S. A., que era composta pelas Superintendências Regionais SR3 – Juiz de Fora e SR4 – São Paulo – na Baixada Santista, no Vale do Paraíba e sobre o crescimento do transporte de carga com a utilização de contêineres. Foram convidados também para compor o painel como coordenador o presidente da Associação Brasileira da Indústria Ferroviária-Abifer, Vicente Abate e os palestrantes: Jorge Bastos, diretor Geral da Agência Nacional de Transportes Terrestres-ANTT; José Osvaldo Cruz, relações Institucionais da VLI e Renato Casali Pavan, presidente da Pavan Engenharia e Participações.

Na ocasião, os participantes colocarão em pauta também assuntos relacionados a repactuação das concessões ferroviárias; a perspectiva do transporte ferroviário na malha da VLI e o estágio dos estudos de implantação de uma nova ferrovia no norte do Pará.


22ª SEMANA DE TECNOLOGIA E METROFERR 2016 – VI

Instituto de Engenharia de São Paulo reitera apoio à realização da Semana de Tecnologia Metroferroviária

Camil Eid, presidente do Instituto de Engenharia de São Paulo

Camil Eid, presidente do Instituto de Engenharia de São Paulo

“O Instituto de Engenharia se sente honrado em apoiar a Semana de Tecnologia Metroferroviária que vem, durante suas 22 edições, abrindo espaço para discussões sobre o desenvolvimento do setor”, diz o presidente do IE, Camil Eid,

Ele acrescenta que esse desenvolvimento é primordial, pois não se pode mais conviver com a baixa taxa de crescimento metroviário, hoje, com, no máximo, dois quilômetros por ano. “Temos que ter mais linhas que trafeguem pela cidade simultaneamente com outros modais de transporte. O Brasil precisa de um processo nacional de utilização do seu sistema ferroviário”, reforça.

Plano nacional. Segundo Calim Eid, em termos nacionais, o Instituto de Engenharia, em parceria com diversas entidades de classe, vem trabalhando em um Plano Estratégico de Ocupação Sustentável do Território Nacional pela Ferrovia Associada ao Agronegócio. Mais do que uma proposta ferroviária, o Plano é de desenvolvimento regional pela ferrovia, com cunho econômico e social.

“Que todos aproveitem essa Semana para conhecer e discutir as inovações, trazer à tona os gargalos de infraestrutura modal e, juntos, trabalharmos para fazer do setor ferroviário um vetor de crescimento regional e nacional”, finaliza o dirigente do Instituto de Engenharia.


22ª SEMANA DE TECNOLOGIA E METROFERR 2016 – VII

Iniciativa colaborativa Nós em Rede! recolherá ideias e propostas sobre mobilidade urbana a serem encaminhadas aos futuros dirigentes municipais

Na manhã de 13 de setembro de 2016, no Centro de Convenções Frei Caneca, em São Paulo – antecedendo à abertura da 22ª Semana de Tecnologia Metroferroviária – acontecerá a iniciativa coletiva e colaborativa intitulada Nós em Rede!

Alberto Galvão Branco, diretor adjunto de Makrting e Comunicação da AEAMESP, assinala: “Estamos nos mobilizando dentro do “espírito colaborativo” para colocar em pé a iniciativa coletiva “Nós em Rede!”, cujo objetivo inicial – com o uso de Práticas de Design Thinking e UX – é o de discutir, co-criar, compilar e endereçar informações, práticas bem sucedidas e referências relevantes sobre mobilidade urbana, no seu mais amplo significado, para prefeitos e vereadores em âmbito nacional, após a consumação efetiva das eleições municipais de 2016”.

NÓS EM REDE 1

 


NA IMPRENSA

Matéria do site Metro-CPTM apresenta e discute a substituição do sistema de controle de linhas metroferroviárias paulistanas

METRO CPTMO site Metrô-CPTM, editado por Ricardo Meier, publicou no início de agosto a matéria intitulada Metrô corre contra o tempo para colocar novos trens em operação na Linha 5-Lilás, em que apresenta e discute o processo de substituição do sistema de controle de linhas metroferroviárias paulistanas, com vistas a aumentar a capacidade de oferta de transporte e ampliar a segurança, num quadro marcado pela pressão do carregamento quotidiano da rede ainda diminuta e de crescentes críticas, sobretudo da imprensa.

Num trecho inicial do, quando circunscreve o foco da matéria, Meier escreve: “Diante dessa situação, o governo do estado optou por modernizar o sistema de controle das linhas. Em vez do ‘analógico’ porém confiável ATC (Automated Train Control) que está em uso desde sua inauguração, o CBTC (Communication-Based Train Control), mais moderno e capaz. No entanto, complexo de configurar em linhas que já estão em operação”.

A matéria apresenta também um vídeo de pouco mais de cinco minutos e meio, intitulado Os trens “diferentes” da Linha 5, em que Meyer mostra o que chamou de “bastidores dos testes dos novos trens da Linha 5”.

Acesse o endereço da matéria

http://www.metrocptm.com.br/metro-corre-contra-o-tempo-para-colocar-novos-trens-em-operacao-na-linha-5-lilas/


 

Você pode gostar...