fbpx

EDIÇÃO 471, DE 16 A 31 DE MARÇO DE 2021

 


AEAMESP – NOVOS ASSOCIADOS

Um convite para que ex-metroferroviários ligados ao Metrus se associem à AEAMESP

Ilona Bakocs Schiffer

Dentro da ideia permanente de aproximar ao máximo os profissionais  metroferroviários, colocando nossa Associação como centro desse relacionamento, a AEAMESP vem intensificando esforços para atrair novos associados.

Na segunda quinzena de março de 2021, por ocasião do ato de filiação da nova associada Ilona Bakocs Schiffer, a presidente Silvia Cristina Silva convidou todos os ex-metroferroviários ligados ao Metrus – Instituto de Seguridade Social a se associarem à AEAMESP, fortalecendo nossa comunidade com sua experiência e história.

Silvia Cristina estende o convite a todos os profissionais do setor, assinalando que ao longo de mais de trinta anos de atuação, a AEAMESP tem sido um ponto de encontro de colegas, tanto para atividades de relacionamento social como para sessões de natureza técnica e tecnológica, a começar pela Semana de Tecnologia Metroferroviária.

Muitos conteúdos técnicos contribuem para a capacitação profissional e são exclusivos para associados. Além disso, muitos workshops e debates online estão programados para 2021. Conheça as vantagens e associe-se!
ACESSE O FORMULÁRIO PARA ASSOCIAR-SE
RELAÇÕES INSTITUCIONAIS

O presidente Paulo Ferreira, sua Diretoria e novos Conselheiros tomam posse no Instituto de Engenharia

A presidente da AEAMESP, engenheira Silvia Cristina Silva, envia votos de profícua gestão aos novos dirigentes

Em nome da Diretoria Executiva, dos Conselhos Deliberativo, Fiscal e Consultivo e dos Associados da AEAMESP, a presidente Silvia Cristina Silva, engenheira, envia votos de profícua gestão à Diretoria do Instituto de Engenharia de São Paulo, presidida pelo engenheiro Paulo Ferreira, empossada em evento virtual no dia 29 de março de 2021. Os votos se estendem aos membros do Conselho Deliberativo e do Conselho Fiscal que tomaram posse na mesma solenidade.

Paulo Ferreira

PAULO FERREIRA

Engenheiro Civil pela Escola de Engenharia da Universidade Presbiteriana Mackenzie, mestre e doutor pela Escola Politécnica da Universidade de São Paulo, Paulo Ferreira já foi vice-presidente de Atividades Técnicas (2017-2018) e faz parte do Conselho Consultivo da Casa.

Ferreira sucede na presidência do Instituto de Engenharia a Eduardo Lafraia, que esteve à frente da entidade por dois mandatos (2017-2018/2019-2020). No caderno Olhar para o Futuro, entregue por Lafraia a Ferreira como apoio à nova gestão, estão agrupados os direcionadores estratégicos com ações da gestão do ex-presidente, desenvolvidas ou projetadas no decorrer dos últimos quatro anos de mandato.

A DIRETORIA E OS NOVOS CONSELHEIROS

Esta é a composição da Diretoria recém-empossada:  Presidência, Paulo Ferreira; Vice-presidência de Administração e Finanças, Marcos Moliterno; Vice-presidência de Atividades Técnicas, Ivan Metran Whately; Vice-presidência de Relações Externas, Ricardo Kenzo Motomatsu; Vice-presidência de Assuntos Internos e Associativos, Flávia Bartkevicius Cruz; Primeiro Diretor-Secretário, Jerônimo Cabral Pereira Fagundes Neto; Segundo Diretor-Secretário, Felipe Geribello Ferreira Cabral, Primeiro Diretor-Financeiro, Rui Arruda Camargo, com trajetória no setor metroviário, e Segundo Diretor-Financeiro, Roberto Bartolomeu Berkes.

O Conselho Fiscal  reúne Victor Brecheret Filho, Marco Antonio Gullo e Odécio Braga de Louredo Filho, associado da AEAMESP.

Tomaram posse no Conselho Deliberativo os seguintes 15 conselheiros: Miriana Pereira Marques, Eduardo Ferreira Lafraia, Camil Eid, Roberto Kochen, João Ernesto Figueiredo, Aurea Vendramin, Débora Sanches de A. Marinello, José Olímpio Dias de Faria, Stella Marys Della Flora, Eny Kaori Uono Sanchez, Luiz Felipe Proost de Souza, Ricardo Henrique de Araujo Imamura, Marcos de Carvalho Geribello, Edson José Machado, Carlos Antonio Rossi Rosa.

Os Suplentes do Conselho Deliberativo são:  Arlindo Virgílio Machado Moura,  Ana Paula de Camargo Kinoshita, José Eduardo Wanderley de Albuquerque Cavalcanti, George Paulus Pereira Dias, Fernando Bertoldi Corrêa, Elcio Niwa, Miracyr Assis Marcato, Kleber Rezende Castilho, Horacio Tanze Filho, Jonas Mattos Theophilo Darcio Guimarães, Habib Jarrouge, Maurilio Luiz Vieira Bergamini,  Carlos Costa Neto

DEBATE INTERNACIONAL  

Seminário internacional reúne mulheres em cargos de direção em sistemas metroferroviários da América Latina e Península Ibérica. A AEAMESP participou.

A presidente da AEAMESP, engenheira Silvia Cristina Silva acompanhou no dia 30 de março de 2021 o debate virtual internacional intitulado Metros con M de Mujer (Metrôs com M de Mulher), organizado pela Empresa Pública Metropolitana de Quito,  Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID) e Agência de Promoção Econômica ConQuito.

O evento contou com a participação como expositoras e debatedoras de mulheres que ocupam cargos de direção em diferentes sistemas metropolitanos da América Latina e Península Ibérica: Ana Laura Morais, diretora de Planejamento do Metrô do Panamá; Nicolle Keller, vice-presidente do Conselho do Metrô de Santiago, e Andrea Flores Andino, gerente geral do Metrô de Quito; Silvia Roldán, gerente do Metrô de Madri, e Jessica Outeiriño, diretora de Engenharia e Planejamento da Operação da Transports Metropolitans, de Barcelona.

COMPARTILHAMENTO DE EXPERIÊNCIAS

Sob a moderação de Laureen Montes, do BID e com a participação de encerramento de Wilson Merino, diretor executivo do ConQuito, foram compartilhadas experiências sobre a trajetória e a importância do papel que as mulheres desempenham na tomada de decisões e sua incursão em uma indústria historicamente masculinizada.

Entre os dados significativos expostos no workshop está que apenas 15% do pessoal do setor de transporte são mulheres e apenas seis dos 17 sistemas de metrô da Ibero-América têm mulheres em cargos de chefia. Por outro lado, em média, as mulheres ganham 89 centavos para cada dólar que um homem ganha em cargos semelhantes.

Silvia Roldán afirmou: “Demoramos 100 anos a incluir uma função feminina à frente de uma empresa com mais de 7000 trabalhadores”, referindo-se ao caso do Metro de Madri, que iniciou as suas operações em 1919.

Por sua vez, Ana Laura Morais afirmou que “não existem obstáculos específicos que impeçam as mulheres de assumir cargos de chefia”. Na perspectiva do Metro de Quito, Andrea Flores disse: “Não queremos cumprir percentagens de contratação apenas por requisitos, mas sim trabalhar de forma sustentável pensando na igualdade de oportunidades de participação”.

É um desafio pendente motivar meninas e meninos desde tenra idade a encontrar uma oportunidade de crescer em qualquer setor ou indústria. O debate contou com a presença de mulheres empresárias, integrantes da rede Transport Gender Lab e da Rede de Mulheres em Movimento de Quito.

Veja o vídeo com a íntegra dos debates 

MULHERES METROFERROVIÁRIAS

O universo feminino da Trensurb

O portal da Empresa de Trens Urbanos de Porto Alegre S.A publicou em março a matéria intitulada Mês da Mulher: Metroviárias ocupam as mais diversas funções na Trensurb. O texto destaca que, atualmente, a empresa conta com 250 mulheres em um quadro de 1.090 empregados, trabalhando inclusive em funções predominantemente masculinas, como segurança e manutenção. 

Veja a íntegra da matéria

 

NA IMPRENSA – ATUAÇÃO DO METRÔ-SP

Em 2020, Metrô de São Paulo trouxe mais de R$ 7 bilhões em benefícios para a sociedade

O site MetrôCPTM publicou uma análise do Relatório Integrado da Companhia do Metropolitano de São Paulo em 2020, revelando o impacto da pandemia sobre finanças e que, não obstante, isso não impediu “que o serviço continuasse a trazer benefícios indiscutíveis para a metrópole”. Por meio do link abaixo é possível acessar a íntegra da matéria, intitulada Apesar de 2020 difícil, Metrô de SP garante mais de R$ 7 bilhões em benefícios para a sociedade.

Veja a íntegra da matéria

Ao executar serviços na área de engenharia ou agronomia, no preenchimento da ART – Anotação de Responsabilidade Técnica indique a #aeamesp como entidade conveniada no campo 31. Nosso código é o 930.
PONTO DE VISTA

Foco no transporte público

Diretor-presidente da Empresa Municipal de Desenvolvimento de Campinas (EMDEC), o arquiteto, urbanista e historiador Ayrton Camargo e Silva, diretor da AEAMESP, publicou em março o artigo intitulado Operação “Pé na Calçada”: melhorar o transporte público é nossa prioridade.

Ele abre o artigo assim: “O nosso maior compromisso com Campinas é fazer uma gestão eficiente da Mobilidade Urbana, de forma que todos os modais de deslocamento garantam a qualidade e a preservação de vidas na cidade. Um de nossos primeiros focos de atuação é priorizar o transporte público, ampliando a competitividade do serviço para trazer novos e mais usuários ao sistema. Este é o caminho para o equilíbrio da conta que envolve a população, concessionários e o poder público – o município”.

Clique aqui e veja o restante do artigo.

METRÔ EM VÍDEO

Em vídeo, uma homenagem aos funcionários do Metrô-SP e agradecimento aos usuários do sistema

A Gerência de Operações da Companhia do Metropolitano de São Paulo publicou na segunda quinzena de março de 2021 um vídeo que é ao mesmo tempo uma homenagem aos funcionários do Metrô de São Paulo e um voto de agradecimento aos usuários do sistema pela confiança e apoio neste longo período de pandemia. O vídeo traz um depoimento do gerente de Operações, Antonio Marcio Barros Silva, associado da AEAMESP.

 

 

Você pode gostar...