fbpx

EDIÇÃO 354, DE 28 DE NOVEMBRO A 6 DE DEZEMBRO DE 2016

emiliano-no-jornal-do-engenheiro
PRESENÇA AEAMESP

Presidente da AEAMESP mostra em videoentrevista ao Jornal dos Engenheiros debates e resultados da 22ª Semana de Tecnologia Metroferroviária

Em videoentrevista com aproximadamente 21 minutos de duração, publicada no dia 10 de novembro de 2016, pelo Jornal do Engenheiro, do Sindicato dos Engenheiros no Estado de São Paulo (SEESP), o presidente da AEAMESP, engenheiro Emiliano Affonso, apresentou a estruturação temática e os principais resultados da 22ª Semana de Tecnologia Metroferroviária, realizada em setembro de 2016.

O dirigente enfatizou que com o seu congresso  anual, a AEAMESP não apenas abre espaço para que profissionais e pesquisadores do setor apresentem seus estudos como também coloca em debate as principais questões relacionadas com as políticas públicas que entrelaçam mobilidade urbana e desenvolvimento das cidades e do País como um todo.

Acione o vídeo


Na mesa de honra da solenidade, Pedro Machado é o terceiro a partir da esquerda. Na ponta está Nestor Tupinambá.

Na mesa de honra da solenidade, Pedro Machado é o terceiro a partir da esquerda. Na ponta da mesa, também à esquerda, está Nestor Tupinambá.

RELACIONAMENTO INSTITUCIONAL

AEAMESP aumenta presença no  Conselho Consultivo da Confederação Nacional dos Trabalhadores Liberais Universitários Regulamentados (CNTU)

O presidente eleito da AEAMESP, engenheiro Pedro Machado, tomou posse no dia 2 de dezembro de 2016 como membro do Conselho Consultivo da Confederação Nacional dos Trabalhadores Liberais Universitários Regulamentados (CNTU) – órgão conhecido como ‘Conselho das 1.000 Cabeças’, do qual participam lideranças profissionais, políticas, sociais, culturais, técnicas e científicas de todo o País. Ao ser criado, em 2011, a ideia era fazer com que o Conselho Consultivo da CNTU tivesse efetivamente mil participantes, mas o número de integrantes ultrapassou aquela marca, chegando, hoje, a 1.107.

Na mesma solenidade, também foi empossado como conselheiro o engenheiro e associado da AEAMESP Nestor Soares Tupinambá, que exerce o posto de delegado sindical no Metrô-SP, do Sindicato dos Engenheiros no Estado de São Paulo (SEESP).

A solenidade de posse aconteceu durante a realização da 10ª Jornada Brasil Inteligente – O País que se prepara para o Bicentenário, realizada no auditório do Sindicato dos Engenheiros no Estado de São Paulo na capital paulista, e que reuniu dirigentes de sindicatos e federações que integram à CNTU, além da própria diretoria da Confederação, além do presidente da CNTU, engenheiro Murilo Celso de Campos Pinheiro, e do diretor de Articulação Nacional da entidade, Allen Habert.

Após a reunião plenária, houve a solenidade de lançamento da quinta edição da revista Brasil Inteligente e a cerimônia de entrega do Prêmio Personalidade Profissional 2016, em sua sexta edição.

SOBRE A CNTU

Criada em 2006, a CNTU é uma entidade sindical que reúne federações e mais de 50 sindicatos de economistas, engenheiros, farmacêuticos, nutricionistas e odontologistas representando uma base de mais de 1,5 milhões de profissionais.

De acordo com o presidente Murilo Celso de Campos Pinheiro, a entidade vem realizando um trabalho amplo dedicado às lutas dos profissionais universitários e dos trabalhadores em geral, em prol do desenvolvimento sustentável do País, da melhoria da qualidade de vida da população, em defesa dos direitos humanos e da soberania entre os povos e nações.

O dirigente assinala que a criação do Conselho Consultivo em 2011 buscou intensificar o diálogo e a interação da CNTU com lideranças em diversas áreas, ampliando seus laços e entendimento com as forças sociais da sociedade brasileira. Na correspondência em que convidou o presidente eleito da AEAMESP a integrar o Conselho Consultivo da CNTU, Campos Pinheiro disse acreditar que experiência do engenheiro Pedro Machado no colegiado será uma contribuição valiosa.

Veja a publicação que apresenta o trabalho do Conselho Consultivo da CNTU

http://www.cntu.org.br/new/images/PUBLICACOES/ConselhoConsultivo_Dez16.pdf

Veja a quinta ediação da revista Brasil Inteligente

https://www.cntu.org.br/new/images/PUBLICACOES/BrI2016.pdf


GESTÃO DA AEAMESP – I

Na segunda-feira, 12 de dezembro, Assembleia Geral apreciará relatório de atividades e balanço da AEAMESP 

aeamesp-tradicional-novo-sem-25-anosFoi marcada para a próxima segunda-feira, 12 de dezembro de 2016, a partir das 18 horas em primeira convocação (às 18 h 30 em segunda convocação), na sede associativa (Rua do Paraíso, 67, 2º andar, São Paulo/SP) a Assembleia Geral Ordinária da AEAMESP para apreciação do Relatório de Atividades de 2014, apresentação e aprovação do Balanço Contábil de Janeiro a Novembro de 2016 e exames de outros assuntos pertinentes.


GESTÃO DA AEAMESP – II

Também em 12 de dezembro, acontecerá a posse administrativa da Diretoria Executiva e dos Conselhos Deliberativo e Fiscal eleitos para o triênio 2017/2019

aeamesp-tradicional-novo-sem-25-anosNa mesma ocasião da Assembleia Geral Ordinária de 12 de dezembro de 2016  ocorrerá a posse administrativa da Diretoria Executiva e dos Conselhos Deliberativo e Fiscal da AEAMESP para o triênio 2017/2019, eleitos no pleito realizado de 14 a 18 de novembro de 2016. 

DIRETORIA EXECUTIVA

Para Diretoria Executiva, foi eleita a chapa única denominada Conexão e Modernidade, com a seguinte composição: Pedro Armante Carneiro Machado (presidente), André Mazzucatto (vice-presidente de Administração e Finanças), Bárbara Ramos Coutinho Vicalvi (vice-presidente de Assuntos Associativos), Dionísio Matrigani de Souza Gutierres (vice-presidente de Atividades Técnicas), Mario de Mieri (1º diretor Tesoureiro), Antonio Fioravanti (2º diretor Tesoureiro), Thais da Silva Ambrosio Garcia Herani (1ª diretora Secretária), Maria Toshiko Yamawaki (2ª diretora Secretária).

CONSELHO DELIBERATIVO

Para o Conselho Deliberativo foram eleitos 12 candidatos, apresentados a seguir, juntamente com o número de votos que cada qual obteve: Iria Aparecida Hissnauer Assef, 130 votos; Plinio Oswaldo Assmann, 127; Ayres Rodrigues Gonçalves, 124; Mara Silvana Siqueira, 119; Fabio Tadeu Alves, 114; Ana Paula Rodrigues dos Santos Segarro, 112; Wilson Mitt, 105; Juliana Tiemi Tamanaha, 104; Haydee Svab, 95; Neila Custódio, 93; Odecio Braga de Louredo Filho, 93; Jorge Rachid Sabbag Filho, 88 e Suplentes, sendo: Felipe Copche, Benedito Tadeu de Souza, Alexandre de Freitas Pinto, Italo Biasotto e Sergio Guedelha Coutinho.

CONSELHO FISCAL

Para o Conselho Fiscal, foram eleitos três candidatos, cujos nomes são apresentados a seguir, juntamente com o número de votos que receberam: Antonio Marcio Barros Silva, 131 votos; Agostinho Minicuci, 127, e Antonio Luciano Videira Costa, 97. E Suplentes: Luiz Eduardo Argenton e Rolando José Santoro Netto.


INSTITUTO DE ENGENHARIA

Em seu centenário, Instituto de Engenharia de São Paulo concede título de Eminente Engenheiro do Ano à professora Monica Porto

Engenheira e professora Monica Porto

Engenheira e professora Monica Porto

Por intermédio do seu presidente, engenheiro Camil Eid, o Instituto de Engenharia de São Paulo, no ano de seu centenário, convida para a cerimônia em comemoração ao Dia do Engenheiro, quando será outorgado o título de Eminente Engenheiro do Ano à engenheira civil Monica Porto, professora da Escola Politécnica da Universidade de São Paulo (Poli-USP), Trata-se da primeira vez que esse título, criado em 1963, é concedido a uma mulher.

O ato acontecerá na segunda-feira, 12 de dezembro de 2016, das 19 h às 21 h no Auditório do Instituto de Engenharia, na sede da entidade, localizada na Avenida Doutor Dante Pazzanese, 120, São Paulo/SP.


NA IMPRENSA

Matéria principal da revista Linhas número 10 mostra aprovação de 80,7% para o Corredor ABD

linhas-numero-10-aEstá disponível a décima edição de Linhas – Revista Eletrônica da Secretaria Estadual de Transportes Metropolitanos. A capa da publicação destaca o alto índice de aprovação do Corredor Metropolitano ABC, que interconecta o Jabaquara a São Mateus através do ABC.

“Aprovação de 80,7% ”, ressalta  o título principal, complementado por uma linha que assinala: “Usuários avaliam Corredor ABC como excelente e bom”.

Acione o link abaixo e veja a nova edição de Linhas

 


NA IMPRENSA

Metrô Click, veículo interno do Metrô-SP, focaliza a implosão do edifício Mendes Caldeira para implantação da Estação Sé

A matéria a seguir está reproduzida como imagem e, por isso, os links nela indicados estão sem funcionalidade.

metroclick-para-lofredo

Veja duas fotos da ocasião nas quais aparecem o então presidente do Metrô-SP, engenheiro Plínio Assmann.

Plínio Assmann de frente, ao centro da foto

Plínio Assmann de frente, ao centro da foto

 

O então presidente do Metrô-SP ouvido por jornalistas

O então presidente do Metrô-SP ouvido por jornalistas


NA IMPRENSA

Matéria do  site MetroCPTM destaca que o Metrô de Salvador abriu a segunda linha em tempo recorde

O site MetroCPTM, editado por Ricardo Meier, publicou no dia seis de novembro matéria mostrando que o Metrô de Salvador abriu a segunda linha em tempo recorde: “com três estações, Linha 2 deve dobrar número de passageiros transportados no sistema”, assinala a publicação, depois de informar que na segunda-feira, 5 de novembro de 2016, a cidade ganhou sua segunda linha, menos de dois anos após terem sido iniciadas as obras do trecho.

Veja a matéria

 


nomades-digitais-santiago-do-chile
NÃO DEIXE DE VER

Matéria publicada no site Nômades Digitais apresenta seleção com 20 das mais belas estações de metrô ao redor do mundo

O site Nômades Digitais apresenta o que considera as 20 mais belas estações de metrô em todo o mundo. A seleção inclui fotos e uma breve descrição de cada estação indicada.

“Estações de metrô mundo afora costumam ser uma atração à parte, visto que muitas delas são obras arquitetônicas incríveis, cheias de design, arte, cores, chegadas e partidas. Você pode, às vezes, não saber que está pisando em um espaço todo decorado e projetado pelos mais renomados profissionais, entre designers, artistas e estilistas”, assinala a matéria.

Na foto escolhida para ilustrar este post está a estação Universidad de Chile, de Santiago do Chile, com o mural Memoria Visual de una Nación de Mario Toral narra a política, religião, triunfos e tragédias chilenas. Acesse o link abaixo e confira


http://emailmarketing.iengenharia.org.br/ver_mensagem.php?id=H|338|277375|147267048195589300

 

Você pode gostar...