fbpx

EDIÇÃO 371, DE 10 A 16 DE ABRIL DE 2017

Obra da Estação Brooklin, Linha 5 – Lilás do Metrô-SP em março de 2017. Foto: Metrô-SP

EXPANSÃO METROFERROVIÁRIA

Licitação da operação da Linha 5 – Lilás e da Linha 17 – Ouro terá apresentação internacional na terça, 18 de abril, na sede da UITP, em Bruxelas, Bélgica

Por intermédio de convite assinado pelo secretário Clodoaldo Pelissioni, a Secretaria de Transportes Metropolitanos do Estado de São Paulo está comunicando a realização, na manhã da terça-feira, dia 18 de abril de 2017, na sede mundial da União Internacional de Transportes Públicos (UITP), em Bruxelas, Bélgica, de uma apresentação do processo de licitação para a concessão operacional da Linha 5 – Lilás (metrô) e da Linha 17 – Ouro (monotrilho) do sistema metroferroviário de São Paulo. Na parte da tarde os interessados poderão conhecer outros aspectos dos projetos.

O convite informa que a Linha 5 – Lilás  tem tem extensão de 11,5 km, demanda de 885 mil passageiros diários, representando investimento de R$ 10,5 bilhões, e que a Linha 17 – Ouro tem extensão 7,7 km, demanda de 185 mil por dia, representando investimento de R$ 3,5 bilhões.

Faz parte do texto do convite a seguinte afirmação: “Com dedicação e trabalho árduo queremos ser um dos melhores prestadores de serviços no sector da mobilidade”.

23ª SEMANA DE TECNOLOGIA METROFERROVIÁRIA

Site da Ferrofrente publica o texto ‘A necessária e urgente expansão das redes sobre trilhos’, que discute aspectos do tema central da 23ª Semana de Tecnologia

“Hoje, 127 anos depois da inauguração da primeira ferrovia, temos apenas cerca de 25.000 km de trilhos, a mesma malha do Japão (país do tamanho do Estado de São Paulo), 14 vezes menos do que os EUA e quatro vezes menos do que a Rússia”. As informações são do professor e doutor José Manoel Ferreira Gonçalves que, com elas, sublinha a existência, em 2017, de um cenário preocupante em que têm destaque a ausência de um marco regulatório atualizado, com direito de passagem garantido, além de outros aspectos que precisam ser considerados para destravar os nós que atrapalham o deslanche do setor.

Tais ponderações constam do texto A necessária e urgente expansão das redes sobre trilhos (alusão ao tema central da 23ª Semana de Tecnologia Metroferroviária) publicado pelo site da Frente Nacional pela Volta da Ferrovia (Ferrofrente), presidida pelo professor Ferreira Gonçalves. 

Sobre a 23ª Semana de Tecnologia Metroferroviária. A 23ª Semana de Tecnologia Metroferroviária e e a exposição de produtos e serviços EXPO METROFERR 2017 acontecerão no período de 19 a 22 de setembro de 2017, no Auditório da Universidade Paulista – UNIP , Unidade Paraíso, localizada na Rua Vergueiro, 1.211, São Paulo/SP.  

Leia a matéria na íntegra

FERROVIAS NO  BRASIL

Série especial da TV Cultura discute aspectos dos sistemas metroferroviários brasileiros

Em uma série especial de cinco matérias, intitulada Brasil nos trilhos, divulgada entre os dias 3 e 7 de abril de 2017, o Jornal da Cultura, da TV Cultura, discute diversos aspectos dos sistemas metroferroviários brasileiros.

Ao todo, foram dedicados cerca de 35 minutos ao tema. Veja abaixo os arquivos com as edições integrais do Jornal da Cultura; antes de cada arquivo, são indicados os pontos exatos de  início e o fim de cada reportagem.

PRIMEIRA MATÉRIA – TRENS URBANOS

A primeira matéria da série Brasil nos Trilhos tratou dos trens urbanos. O assunto está focalizados entre os minutos 27:50 e 34:40.

 

SEGUNDA MATÉRIA – DUAS LINHAS INTERESTADUAIS

A segunda matéria da série Brasil nos Trilhos mostrou as duas linhas de trem interestaduais em operação no País e a importância delas para as cidades onde passam. A matéria pode ser vista entre os minutos 27:08 e 33:42.

 

TERCEIRA MATÉRIA – GARGALOS DA FERROVIA DE CARGA

A terceira matéria da série Brasil nos Trilhos tratou dos gargalos da ferrovia de carga. A matéria pode ser vista entre os minutos 33:52 e 41:42.

 

QUARTA MATÉRIA – FERROVIAS EM OUTROS PAÍSES

A quarta matéria da série Brasil nos Trilhos teve como foco a importância da ferrovia para a América do Norte e Europa. A matéria pode ser vista entre os minutos 32:11 e 39:10.

 

ÚLTIMA MATÉRIA – A PROFISSÃO DE FERROVIÁRIO

A quinta e última matéria da série Brasil nos Trilhos focalizou a profissão de ferroviário. A matéria pode ser vista entre os minutos 32:52 e 39:50.

Você pode gostar...