fbpx

EDIÇÃO 355, DE 7 A 13 DE DEZEMBRO DE 2016

belloque-3aAs imagens de Malú Belloque são reproduções 

HOMENAGEM

AEAMESP homenageia Malu Belloque

Em 29 de novembro de 2016, aos 70 anos, morreu a educadora Maria Luiza Locatelli Garcia Belloque. Na vida profissional  madura, foi a inspiradora, a formuladora e a alma entusiasta por trás da criação do Universidade Corporativa do Metrô-SP (UNIMETRO), que dirigiu por vários anos a partir de 1999.  Na juventude, ela havia sido a militante política de esquerda, aprisionada duas vezes pelas forças do regime militar e torturada, como muitos naqueles tempos sombrios. Ao longo de toda a vida, foi a companheira, admirada pela capacidade de trabalhar com as ideias do futuro e criar, e amada pela amizade e lealdade que sempre soube cultivar. Um pouco desses elementos estão retratados em dois textos que apresentamos a seguir.

UNIMETRO – UM PROJETO DE SUCESSO

A Unimetro – Universidade Corporativa do Metrô SP nasceu como um projeto inovador “Projeto Unimetro”em 1999, criado e formulado por Maria Luiza L. Garcia Belloque.

belloque-3aVisionária e persistente empreendeu esforços buscando rumos para fomentar a educação continuada no Metrô, num cenário que apontava novas necessidades de capacitação em educação tecnológica,  especializações e formações específicas.

belloque-6aManteve com maestria a direção e o foco do seu projeto que visava a implementação de soluçõesmais aderentes e sintonizadas aos objetivos da empresa.

Respondendo a um cenário que apontava para a velocidade das mudanças  preocupação era “aprender a aprender”, “aprender mais e mais rápido” e isso exigia mais do que conhecimento e informação, exigia interação, troca, compartilhamento.

Era o mundo da conectividade dando seus primeiros sinais.

Foi com estas premissas que a Unimetro no ano de 2000 entra no organograma empresa como uma assessoria vinculada à GRH – Gerência de Recursos Humanos e logo em seguida em 2001 constitui um departamento.

belloque-4aSempre próxima de parceiros com a mesma marca de excelência do Metrô,a Unimetro participou com a Fundação Paula Souza da criação do primeiro Curso Técnico em Transportes sobre Trilhos.

Outras importantes parcerias foram efetivadas logo na primeira fase da Unimetro, entre elas, a FIA – Fundação Instituto de Administração,POLI – Escola Politécnica da USP, Mackenzie , FAU/USP, FEI para citar algumas delas.

“Acreditamos que o ‘custo do não fazer’será maior que os possíveis erros de percurso”, dizia ela…

Honra e respeito à Maria Luiza L. Garcia Belloquefundadorada Unimetro que permanecerá amalgamada ao DNA desta Universidade Corporativa da Companhia do Metrô.

(Texto de  Elisabeth Gomes Martin, especialista da Unimetro que acompanhou a trajetória de Maria Luiza desde o seu início)

trilhosesolrafael-ajustado

DEDICADO A LÚ BELLOQUE

Lú Belloque: alma aberta, sorriso sempre presente e uma lutadora (daquelas imprescindíveis). Lutou nos anos de chumbo, pela democracia, lutou pelo Metrô e fundou a UNIMETRO.

Foi chamada para algures já que terminou sua missão no planeta Terra. Estará repassando conhecimentos em algum asteroide?

Enfim, não a esqueceremos, já que foi uma personagem onipresente na nossa vida de metroviário e até transcendendo essa esfera.

Estará conosco, sempre presente…

Desta forma, e para terminar essa singela dedicatória, aproveitamos um repente, e homenagem, do poeta Carlos Drummond de Andrade ao também poeta Manuel Bandeira.

Quando soube da morte do amigo, muito emocionado, disse ( “A Manuel Bandeira ausente” ):

“ANUNCIARAM-ME QUE VOCÊ SE FOI…

MEUS OLHOS E MEUS OUVIDOS,

TESTEMUNHAM ISTO…

MAS A ALMA PROFUNDA, NÃO!

ASSIM NÃO SINTO, AGORA, A SUA FALTA.”

Estaremos sempre com você querida Lú, na nossa “alma profunda”…

(Texto de  Nestor Soares Tupinambá) 


AEAMESP

Em Assembleia Geral, a posse administrativa da nova Diretoria Executiva e dos Conselhos Deliberativo e Fiscal da AEAMESP

aeamesp-tradicional-novo-sem-25-anosNo dia 12 de dezembro de 2016,durante a Assembleia Geral Ordinária da AEAMESP, houve a posse administrativa da nova Diretoria Executiva e dos Conselhos Deliberativo e Fiscal da AEAMESP para o triênio 2017/2019, eleitos no pleito realizado de 14 a 18 de novembro de 2016. A posse solene da nova direção acontecerá no início de 2017, em data a ser oportunamente divulgada.

A Assembleia Geral foi presidida pelo então vice-presidente Administrativo, Ayres Gonçalves Rodrigues, uma vez que o então presidente, Emiliano Affonso, encontrava-se em viagem ao Exterior. No encontro, houve a apreciação do Relatório de Atividades de 2016, apresentação e aprovação do Balanço Contábil no período de janeiro a setembro de 2016; no início do ano, nova Assembleia Geral deverá concluir o exame do Balanço Contável, incluindo os resultados do último trimestre de 2016.

DIRETORIA EXECUTIVA

Com a posse, a Diretoria Executiva a AEAMESP  passoua ter a seguinte composição: Pedro Armante Carneiro Machado (presidente), André Mazzucatto (vice-presidente de Administração e Finanças), Bárbara Ramos Coutinho Vicalvi (vice-presidente de Assuntos Associativos), Dionísio Matrigani de Souza Gutierres (vice-presidente de Atividades Técnicas), Mario de Mieri (1º diretor Tesoureiro), Antonio Fioravanti (2º diretor Tesoureiro), Thais da Silva Ambrosio Garcia Herani (1ª diretora Secretária), Maria Toshiko Yamawaki (2ª diretora Secretária).

CONSELHO DELIBERATIVO

No Conselho Deliberativo foram empossados: Iria Aparecida Hissnauer Assef, Plinio Oswaldo Assmann, Ayres Rodrigues Gonçalves, Mara Silvana Siqueira, Fabio Tadeu Alves, Ana Paula Rodrigues dos Santos Segarro, Wilson Mitt, Juliana Tiemi Tamanaha, Haydee Svab, Neila Custódio, Odecio Braga de Louredo Filho, Jorge Rachid Sabbag Filho; os Suplentes, são: Felipe Copche, Benedito Tadeu de Souza, Alexandre de Freitas Pinto, Italo Biasotto e Sergio Guedelha Coutinho.

CONSELHO FISCAL

Para o Conselho Fiscal, foram empossador: Antonio Marcio Barros Silva, Agostinho Minicuci e Antonio Luciano Videira Costa. São os suplentes: Luiz Eduardo Argenton e Rolando José Santoro Netto.


23ª SEMANA DE TECNOLOGIA

AEAMESP divulga folheto comercial da 23ª Semana de Tecnologia Metroferroviária

folderAgora em dezembro de 2016, a AEAMESP passou a divulgar o folheto comercial Seja um patrocinador, descrevendo as vantagens para empresas e instituições do setor participarem da 23ª Semana de Tecnologia Metroferroviária, a ser realizada no período de 19 a 22 de setembro de 2017 no Auditório UNIP, Campus Paraíso, situado na Rua Vergueiro, 1.211, São Paulo/SP

Conheça o folheto

http://www.aeamesp.org.br/wp-content/uploads/2016/12/Folder_Comercial_23STMF.pdf


CONFRATERNIZAÇÃO 2016

Música, alegria e muita amizade na festa de final de ano da AEAMESP

No dia 8 de dezembro de 2016, no Instituto de Engenharia de São Paulo, foi realizada a Festa de Confraternização da AEAMESP 2016, com a participação de associados, diretores e conselheiros das Gestões 2014/2016 e 2017/2019, profissionais colaboradores e dirigentes de entidades parceiras da Associação. Como de costume, o encontro teve um delicioso churrasco, música ao vido e sorteio de brindes, em clima de numa alegria e participação. A seguir estão apresentadas algumas fotos do encontro; um conjunto completo de fotografias pode se visto na página da AEAMESP no Facebook.

Nesta priemira foto, aparecem membros das gestões 2014/2016 e 2017/2019 e profissionais da equipe da AEAMESP. Nas fotos abaixo, diferentes grupos de participantes

aeamesp-confraterna-16-caeamesp-confraterna-16-eaeamesp-confraterna-16-gaeamesp-confraterna-16-daeamesp-confraterna-16-kaeamesp-confraterna-16-f


CAU/DIA DO ARQUITETO E URBANISTA

No Dia do Arquiteto e Urbanista, CAU/Brasil lança campanha em apoio à Nova Agenda Urbana das Nações Unidas

campanha-cau-dia-do-arquiteto

Por ocasião do Dia do Arquiteto e Urbanista, comemorado em 15 de dezembro, o Conselho de Arquitetura e Urbanismo/Brasil (CAU/Brasil) com apoio dos Conselhos Regionais da categoria  lançou campanha em apoio à Nova Agenda Urbana da Nações Unidades, definida durante a Habitat III – Terceira Conferência das Nações Unidas sobre Habitação e Desenvolvimento Urbano Sustentável, realizada de 16 a 20 de outubro de 2016, em Quito no Equador.

A campanha, de muito bom gosto, pede a atenção dos prefeitos eleitos e reeleitos e que tomarão posse no início de janeiro para a importância do planejamento urbano; há uma carta bastante detalhada sobre o tema. A campanha traz também uma Carta-Compromisso do CAU sobre a Nova Agenda Urbana e, ainda, um conjunto de textos e artigos sobre a questão.

Veja a íntegra da campanha

http://www.caubr.gov.br/prefeitos/


tecnologia-vlt-rio
NA IMPRENSA – I

Site Sempre Rio publica artigo de autoria de Paulo Pacini sobre tecnologia do VLT Carioca

 No site Sempre Rio, Paulo Pacini publicou um artigo sobre a tecnologia do VLR Carioca, com  opiniões sobre o significado desse modo de transporte para  vida da cidade. Eis o trecho inicial do artigo: “A introdução do novo sistema de VLTs no centro do Rio é um acontecimento da maior importância, não só por mostrar a viabilidade desse meio de transporte como solução prática e de alta qualidade em um centro urbano de primeira grandeza, como é o caso de nossa cidade, mas também como instrumento didático junto à população, a qual vivenciará em seu dia-a-dia uma nova opção, infinitamente superior àquilo que costuma experimentar há muito tempo”.

Veja o artigo

 

 


luciano-huck-no-vlt-do-rio

NA IMPRENSA – II

VLT do Rio de Janeiro? “Aí, sim”, diz Luciano Huck

São comuns as matérias cáusticas sobre transporte público de modo geral, incluindo os sistemas sobre trilhos. Assim, é sempre interessante quando uma celebridade artística, com grande aceitação popular como Luciano Huck decide elogiar um veículo de transporte coletivo. Abaixo, o texto publicado em 12 de dezembro de 2016 na página de notícias do Yahoo.

“Cansado do trânsito do Rio de Janeiro, Luciano Huck resolveu ir trabalhar de VLT (veículo leve sobre trilhos), nesta segunda-feira (12). ‘A caminho dos Estúdios Globo… trânsito que nem sei… solução: se joga no VLT. Aí sim. Partiu Projac’, escreveu o apresentador na legenda da foto postada no Instagram. O apresentador também compartilhou um vídeo de sua viagem no transporte público. ‘Estou no VLT no Centro do Rio, melhor jeito de andar aqui. Está cheio, só. Mas está ótimo’, disse Luciano Huck.”

Você pode gostar...