fbpx

EDIÇÃO 369, DE 27 DE MARÇO A 2 DE ABRIL DE 2017

23ª SEMANA DE TECNOLOGIA

Conheça e divulgue o folheto comercial da 23ª Semana de Tecnologia Metroferroviária

Conheça e divulgue o folheto comercial Seja um patrocinador, descrevendo as vantagens para empresas e instituições do setor de participarem da 23ª Semana de Tecnologia Metroferroviária, a ser realizada no período de 19 a 22 de setembro de 2017, no Auditório UNIP, Campus Paraíso, situado na Rua Vergueiro, 1.211, São Paulo/SP.

Veja o folheto

 

MARCO

Um artigo sobre os 50 anos da Pesquisa Origem e Destino na Região Metropolitana de São Paulo.

Nesta semana, o site da Associação Nacional de Transportes Públicos (ANTP), em sua seção Ponto de Vista,  reproduziu o texto Os 50 anos da pesquisa Origem e Destino na Região Metropolitana de São Paulo. Trata-se de artigo assinado por Jeanne Metran, Emília Mayumi Hiroi e Regina Maria Nogueira, originalmente publicado na Revista Engenharia, nº 632/2017. 

Posse na AEAMESP. Na página 20, a  Revista Engenharia, nº 632/2017 traz nota sobre a posse da nova direção da AEAMESP, destacando o fato de o engenheiro Pedro Machado ter assumido a presidência da Associação (a nota pode ser lida a partir do acesso à revista, no segundo link abaixo).

Veja o texto reproduzido no site da ANTP

Veja o artigo na revista Engenharia (páginas 86/90)

SETOR METROFERROVIÁRIO

Nesta segunda-feira,  3 de abril, ANPTrilhos divulgará Balanço do Setor Metroferroviário 2016/2017

O Balanço apresentará os principais números do setor, como o volume de passageiros transportados, expansão da rede, geração de empregos, projetos e desafios do setor de trilhos urbanos.

O presidente da  Associação Nacional dos Transportadores de Passageiros sobre Trilhos (ANPTrilhos), Joubert Fortes Flores Filho, e outros dirigentes da entidade divulgarão na próxima segunda-feira, 3 de abril de 2004, às 11 h, o Balanço do Setor Metroferroviário 2016/2017. A apresentação acontecerá durante entrevista coletiva, no edifício Confederação Nacional dos Transportes (CNT), em Brasília/DF.

ARTIGO

Adriano Branco discute como o sistema público perdeu a batalha do transporte

O site Intelog – Inteligência em Gestão Logística publicou no dia 19 de março do 2017 artigo do engenheiro Adriano Murgel Branco, intitulado Como o sistema público perdeu a batalha do transporte. Nesse texto, ele mostra os descaminhos do transporte urbano desde 1925 até hoje.

Ele escreve: “Por que 1925? Foi nessa época que proliferaram os ônibus na Capital, competindo de forma anárquica com o sistema de bondes. Daí em diante, ônibus e, logo após, os automóveis exerceram uma ação destruidora contra a necessária organização dos transportes, com o beneplácito da população que, movida pela promessa do conforto automobilístico, deixou-se levar pelo lobby das indústrias de veículos e de combustíveis. A reivindicação principal dos cidadãos foi, desde então, mais avenidas, viadutos, pontes e tuneis.”

No artigo, ele aponta duas  questões a serem enfrentadas, que se colocam como saídas  para a situação. A primeira é “o reconhecimento do elevadíssimo ônus pago pela sociedade pelos seus erros nesse campo, incluindo aí os custos dos acidentes, da poluição e, sobretudo, da perda de produtividade de todos os que se submetem às agruras do transporte e do trânsito”.

Esta é a segunda questão: “Reconhecer que a Região Metropolitana tem um transporte de alta capacidade (metrô e trens) e uma profusão de ônibus e automóveis, caracterizando um sistema de baixa capacidade. Falta o ‘sub-sistema de média capacidade’, de que tratava a lei municipal 12.328 de 24/04/1997, revogada em 12/12/2001”.

Veja a íntegra do artigo

Conheça o site de Adriano Murgel Branco

NA IMPRENSA

Jornal Correio Popular diz que projeto completo do sistema de Trens Intercidades foi inserido no Programa de Parcerias de Investimentos (PPI) do governo federal

O jornal Correio Popular, de Campinas/SP, nas versões impressa e virtual, publicou em 28 e 29 de março de 2017 matéria da jornalista Maria Teresa Costa intitulada Temer dá aval para projeto de Trem Intercidades. A  abertura do texto é a seguinte: “O presidente Michel Temer anunciou a inclusão do projeto de implantação do Trem Intercidades (TIC), que percorrerá 431 quilômetros de ferrovia e ligar as regiões metropolitana de Campinas, São Paulo, Vale do Paraíba e Baixada Santista, no Programa de Parcerias de Investimentos (PPI), criado para ampliar a relação entre Estado e iniciativa privada e atrair novos investimentos em projetos de infraestrutura. O custo previsto para ligar a macrometrópole por um trem com velocidade média de 120 quilômetros por hora é de R$ 20 bilhões. O trecho de Campinas será prioridade, porque tem a maior demanda: 60 mil passageiros por dia”.

Veja a matéria completa em sua versão virtual

SETOR METROFERROVIÁRIO EM VÍDEO

Vídeo apresenta os principais aspectos da Linha 2 do sistema de metrô de Lima e Callao, no Peru

Um vídeo de pouco mais de quatro minutos, divulgado pelo Metro de Lima y Callao, do Peru, apresenta os aspectos constitutivos principais e os métodos construtivos da Linha 2 daquele sistema metroferroviário. A Linha 1, em operação desde 2012, é integralmente elevada, assim, a Linha 2 será a primeira linha subterrânea do sistema; terá 26,7 km de extensão e 27 estações. Está em construção também um trecho de 7,66 km da futura Linha 4, com 8 estações.

22ª SEMANA METROFERROVIÁRIA

Sala em que foi desenvolvido o Painel 13 – Recuperação de Ativos Ferroviários

O Painel 13 – Recuperação de ativos ferroviários foi realizado no último dia da 22ª Semana de Tecnologia Metroferroviária, em 2016.

O site da AEAMESP apresenta arquivos com os painéis da 22ª Semana de Tecnologia Metroferroviária, realizada em setembro de 2016. Veja a seguir o Painel 13 – Recuperação de ativos ferroviários

Em sessão que não teve gravação em vídeo, o painel buscou demonstrar, com exemplos práticos, como é possível aproveitar e recuperar trechos de ferrovias existentes (vias, estações, material rodante e etc.), que, em geral, não estão sendo utilizados, para operar o transporte de cargas e de passageiros de maneira sustentável.

O painel foi coordenado por José Geraldo Baião, conselheiro consultivo da AEAMESP, que fez uma apresentação introdutória, e teve como palestrantes Ayrton Camargo e Silva, presidente da Estrada de Ferro Campos do Jordão, e Jean Carlos Pejo, secretário geral da seção brasileira da Associação Latino-Americana de Ferrovias (ALAF/Brasil).

Veja a apresentação de José Geraldo Baião

Veja a apresentação de Ayrton Camargo e Silva

Veja a apresentação de Jean Carlos Pejo

Clique para ter acesso aos vídeos de outros painéis e sessões da 22ª Semana de Tecnologia Metroferroviária

Você pode gostar...