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EDIÇÃO 387, DE 7 A 13 DE AGOSTO DE 2017

23ª SEMANA E METROFERR LOUNGE EXPERIENCE

Secretário municipal de Mobilidade e Transportes de São Paulo, Sérgio Avelleda, confirma participação na abertura da 23ª Semana de Tecnologia Metroferroviária e como coordenador de painel sobre transporte nas Smart Cities

Sérgio Avelleda

O secretário municipal de Mobilidade e Transportes de São Paulo, Sérgio Avelleda, confirmou presença na abertura da 23ª Semana de Tecnologia Metroferroviária e da METROFERR Lounge Experience, no dia 19 de setembro de 2017, a partir das 14 horas, e como coordenador do Painel 08 – O transporte nas Smart Cities.

O congresso anual da AEAMESP acontecerá de 19 a 22 de setembro de 2017,  no Auditório da Universidade Paulista  (UNIP), Unidade Paraíso, localizada na Rua Vergueiro, 1.211, em São Paulo/SP. 

Apoiador da AEAMESP e da Semana de Tecnologia Metroferroviária, Sérgio Aveleda iniciou sua carreira na administração pública paulista no setor de transporte sobre trilhos. Foi advogado e diretor de Assuntos Corporativos da Companhia do Metropolitano de São Paulo, da qual foi presidente nos anos de 2011 e 2012. Antes, na gestão de 2007 a 2010, exerceu o cargo de presidente da Companhia Paulista de Trens Metropolitanos (CPTM).

23ª SEMANA DE TECNOLOGIA E METROFERR LOUNGE EXPERIENCE

Faltam poucas semanas, mas ainda há tempo para participar como patrocinador da 23ª Semana de Tecnologia Metroferroviária e da METROFERR Lounge Experience

Conheça o folheto comercial Seja um patrocinador  (clique aqui), que descreve as vantagens para empresas e instituições do setor de participarem como patrocinadoras da 23ª Semana de Tecnologia Metroferroviária e da METROFERR Lounge Experience, eventos a serem realizados no período de 19 a 22 de setembro de 2017, no Auditório UNIP, Campus Paraíso, situado na Rua Vergueiro, 1.211, São Paulo/SP.

Sobre a Semana de Tecnologia. Na sua 23ª edição, a Semana de Tecnologia Metroferroviária  é considerada o mais importante congresso técnico do setor de transporte metroferroviário do País. Durante quatro dias de evento, técnicos das operadoras, dirigentes empresariais e profissionais do setor debatem questões importantes relacionadas à mobilidade urbana nas cidades.

Sobre o METROFERR Lounge Experience. Trata-se de um espaço no qual os participantes do congresso poderão interagir com os representantes das empresas fabricantes de equipamentos, fornecedores de peças e serviços que estarão divulgando as mais recentes inovações para atender o mercado metroferroviário.

Para conhecer as opções de apoio institucional, patrocínio e participar do METROFERR Lounge Experience, basta entrar em contato com Cristina Kerr, na CKZ Eventos: criskerr@ckzeventos.com.br ou telefone (11) 2387-0111.

PRÊMIO ANPTRILHOS-CBTU

Dos títulos selecionados pela Comissão Organizadora e Temática, 15 serão escolhidos como finalistas ao 4º Prêmio Tecnologia & Desenvolvimento Metroferroviários ANPTrilhos-CBTU, que é uma iniciativa da Associação Nacional dos Transportadores de Passageiros sobre Trilhos (ANPTrilhos) e da Companhia Brasileira de Trens Urbanos (CBTU), com apoio da AEAMESP. Os vencedores do 4º Prêmio ANPTrilhos-CBTU serão conhecidos na cerimônia de abertura do congresso, realizada no dia 19 de setembro.

SETOR METROFERROVIÁRIO

Vicente Abate faz seu pronunciamento na solenidade

AEAMESP participa das comemorações de 40 anos da ABIFER e da posse da nova diretoria dessa entidade para o biênio 2017/2019

No dia 8 de agosto de 2017, na sede da FIESP/CIESP, em São Paulo, foi realizada a solenidade que marcou o transcurso dos 40 anos da Associação Brasileira da Indústria Ferroviária (ABIFER) e a posse da diretoria dessa entidade para o período 2017/2019, presidida pelo engenheiro Vicente Abate. Na ocasião houve o lançamento do livro intitulado ABIFER 40 Anos – Uma história de desafios e inovações.

A AEAMESP foi representada na solenidade por seu presidente, engenheiro Pedro Machado. Ele também escreveu para o livro comemorativo um texto sobre a relação das suas organizações.

Autoridades e lideranças industriais. O secretário de Transportes Metropolitanos do Estado de São Paulo, Clodoaldo Pelissioni, foi uma das autoridades do setor presentes ao encontro, ao lado de seu colega no governo, o secretário estadual de Logística e Transporte Laurence Casagrande.

Participaram também Sérgio Avelleda, secretário municipal paulistano de Transporte e Mobilidade; o diretor geral da Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT), Jorge Bastos; o prefeito de Ribeirão Preto/SP, Duarte Nogueira, e o coordenador da Frente Parlamentar de em Prol do Transporte Metroferroviário, da Assembleia Legislativa de São Paulo (FTRAM), deputado João Caramez.

O encontro contou ainda com a presença de lideranças do setor empresarial, entre os quais o Paulo Skaf, reeleito presidente da FIESP/CIESP no dia anterior, e José Antônio Fernandes Martins, presidente do Sindicato Interestadual da Indústria de Materiais e Equipamentos Ferroviários e Rodoviários (SIMEFRE).

PROGRESSOS E RISCOS

Em seu pronunciamento durante a solenidade, Vicente Abate disse que uma boa notícia recente é a recuperação, ainda que gradual, da indústria de transformação e de bens de capital, incluindo a indústria ferroviária, “que tem produzido veículos e sistemas inovadores e competitivos”. Frisou, contudo,  ser necessário “não baixar a guarda”, e manter a atenção para que a indústria “tenha isonomia tributária em relação à indústria estrangeira não instalada no Brasil”

O presidente d ABIFER falou sobre demissões no setor: “Nos últimos três anos, em que o País mergulhou em grave recessão, a indústria ferroviária brasileira mostrou seu dinamismo ao entregar significativos volumes de vagões de carga, locomotivas e trens de passageiros, o que, infelizmente, não impediu de perdêssemos cerca de 2 mil trabalhadores qualificados”.

O dirigente disse estar preocupado com os próximos anos, incluído 2017, pois a carteira de pedidos das associadas da ABIFER vem “diminuindo perigosamente” nos últimos tempos.

Quanto ao transporte de passageiros sobre trilhos, sublinhou que as autoridades também buscam a iniciativa privada para a construção de vias e operação de suas linhas. Porém, lamentou que por ”variados fatores” tais processos encontram-se paralisados ou atrasados. “Não tivemos concluída uma única licitação de veículos em 2016, o que comprometerá nossa indústria montadora e sua cadeira produtiva de 2018 em diante”.

DIRETORIA E CONSELHO FISCAL

Os novos dirigentes da ABIFER

Os membros da diretoria da ABIFER para o biênio 2017-2019 são: Presidente: Vicente Abate – AmstedMaxion Fundição e Equipamentos Ferroviários S.A;  1º Vice-Presidente,  Ricardo Augusto Ochoa – Alstom Brasil Energia e Transporte Ltda;

Vice-Presidentes. AmstedMaxion Fundição e Equipamentos Ferroviários S.A. Eduardo Scolari; Bombardier Transportation Brasil Ltda.,Andreas Näf; CAF Brasil Indústria e Comércio S/A,  Agenor Marinho. GE Transportes Ferroviários Ltda., Marcos Costa; Hewitt Equipamentos Ltda., Luis Fernando Bueno Vidigal; IAT- Pandrol Brasil Fixações Elásticas Ltda.,Siegfried Alexander Ellwanger; Progress Rail Equipamentos e Serviços Ferroviários do Brasil Ltda., Carlos Alberto Alves Roso; MWL Brasil Rodas & Eixos Ltda., Jens Peter Fritz John; Randon S.A,  Implementos e Participações, Wilson Roberto Ferri; Retesp Indústria de Vedantes Ltda., Dejair Aguiar; Thermit do Brasil Indústria e Comércio Ltda., Amilcar Debone; Voestalpine VAE Brasil Produtos Ferroviários Ltda., Hubert Kundegraber.

Conselho Fiscal – Efetivos. Brastan Indústria e Comércio de Máquinas Ltda., Diego Henrique Darli; MIC S/A Metalurgia Indústria e Comércio, Kirkior Mikaelian, e Voith Turbo Ltda., Adelson Portela Martins Junior Conselho Fiscal – Suplentes.  Araucária Rail Technology S.A., Carlos Rafael Martins Jardim; A. Stucki do Brasil, Luis Eduardo B. Kirmaier Monteiro, e Cruzaço Fundição e Mecânica Ltda. Gustavo Nogueira Apolinário.

ENTIDADE PARCEIRA

AEAMESP presente à solenidade de posse da diretoria da Associação Brasileira de Engenharia Sanitária e Ambiental – Seção São Paulo (ABES-SP), gestão 2017/2019

Em solenidade realizada na sede do Conselho Regional de Química (CRQ), em São Paulo/SP,  tomou posse na noite de 8 de agosto de 2017 a diretoria da Associação Brasileira de Engenharia Sanitária e Ambiental – Seção São Paulo (ABES-SP), gestão 2017/2019, presidida pelo engenheiro Márcio Gonçalves de Oliveira, superintendente da Sabesp Unidade Leste.

O auditório estava completamente tomado por associados da entidade, profissionais do saneamento, especialmente da Sabesp, bem como autoridades e representantes de entidades do setor.

Entre os presentes, estavam Roberval Tavares de Souza, presidente nacional da ABES; Ricardo Toledo, secretário adjunto da Secretaria de Energia e Mineração do Estado de São Paulo; Ivan Cáceres, diretor de Políticas Públicas da Secretaria Municipal do Verde e do Meio Ambiente de São Paulo, representando o secretário Gilberto Natalini; Jerson Kelman,  presidente da Sabesp e Paulo Massato, presidente da Cetesb. A AEAMESP esteve representada na cerimônia pelo vice-presidente de Administração e Finanças, arquiteto André Mazzucatto.

André Mazzucatto e Márcio Gonçalves de Oliveira

Desafios. Em seu pronunciamento, o presidente Marcio Gonçalves destacou a vivência e a importância dos profissionais que atuam no setor, mas, sobretudo, realçou os desafios e a necessidade de investimentos para que se concretize a universalização do saneamento. “Há um grande déficit de saneamento no país. Precisaríamos investir R$ 16 bilhões ao ano para alcançar a universalização em 2033, como está previsto no Plano Nacional de Saneamento Básico (Plansab). Porém, no ritmo que atual, com apenas R$ 11 bilhões ou R$ 12 bilhões anuais, só vamos conseguir a universalização em 2053. É difícil olhar pra esse cenário e ficar conformado”, afirmou.

ARTIGO

Ocupação sustentável do território nacional pela ferrovia associada ao agronegócio

Por Plínio Assmann, conselheiro da AEAMESP

Plínio Assmann

A safra de grãos de 2016/17 já alcançou a cifra recorde de 223 milhões de toneladas, e deverá duplicar em poucos anos com a maior parte destinada ao Exterior, podendo gerar uma receita superior a um trilhão de dólares.

O Brasil é o quinto maior país no mundo e o único ainda com grande disponibilidade de território a ser ocupado. As demais grandes nações territoriais ou enfrentam restrições geográficas ou já estão inteiramente ocupadas. A África tem problemas de governabilidade.

Esse potencial que se desenvolverá principalmente no território nacional, acima do paralelo 16 que passa em Brasília, ocorrerá de forma sustentável, a partir de ganhos de produtividade e preservando as áreas de proteção ambiental e cultural.

O principal gargalo que poderá comprometer esse enorme potencial de crescimento é a carência da infraestrutura logística. Essa carência pode tempestivamente inviabilizar o escoamento das safras aos portos resultando em custos muito elevados. Isso compromete a rentabilidade do produtor.

Sem uma logística adequada ele será desestimulado a continuar produzindo, com volumes crescentes.

A melhor solução está numa malha ferroviária ampla, com interfaces rodoviárias e hidroviárias. A malha rodoviária já não tem condições de suportar os volumes ora transportados, quanto mais às futuras.
A malha ferroviária atual precisa ser inteiramente reformulada. De um total de 32 mil km instalados, cerca de 70% estão inoperantes.

A reativação das linhas fora de uso deverá ser objeto obrigatório da repactuação das concessões. Para efeito da renovação das concessões atuais, a concessionária deverá apresentar plano de utilização das linhas que pretende operar, com prazo definido de início e devolver em condições de operabilidade, ou assumir os custos para tal, das que não pretende explorar. Isso principalmente na malha paulista.
Os novos contratos de renovação das concessões, existentes e novas, deverão atender a regras claras e objetivas do direito de passagem.

Deverão ainda contemplar índices técnicos operacionais, dentro das especificações estabelecidas de acordo com a respectiva categoria da ferrovia.

Prever uma progressão sucessiva e acompanhada desses índices ao longo do contrato, promovendo o desenvolvimento tecnológico e a eficiência do sistema para redução dos custos de operação.

A grande ocupação territorial implicará certamente na criação de novas cidades e modernização das existentes, ambas, considerada a tecnologia de ponta do agronegócio moderno e dentro do conceito de infraestrutura para cidades inteligentes.

A ocupação territorial deveria ser devidamente planejada sob os auspícios do Estado. O que não foi, nem assim tem sido. Além do planejamento das linhas principais o plano deverá englobar as integrações modais com a malha rodoviária alimentadora e a necessária participação privada nos investimentos, dada à carência de recursos públicos.

Diante desse quadro o Instituto de Engenharia, como respeitada e tradicional entidade da sociedade civil, organizou um Grupo de Trabalho que vem estudando e propondo uma ocupação sustentável e planejada do território nacional pela ferrovia associada ao agronegócio.

O estudo parte do desenho futuro da malha ferroviária, em todo o Brasil, para o qual há grande consenso. O problema está na definição das prioridades. Essas devem ter em vista o futuro do Brasil a médio e longo prazo.

Dentro dessa visão, o Instituto de Engenharia propõe como investimentos prioritários: Ferrovia Norte Sul: entre Açailândia (Maranhão) e Estrela D’Oeste (São Paulo) ser o principal eixo logístico do agronegócio, integrando-a aos diversos ramais de alimentação a partir dos polos de produção e exportação, notadamente: de Eliseu Martins (Piauí) a Porto Franco (Maranhão); de São Desidério/Barreiras (Bahia) a Figueirópolis (Tocantins); de Lucas do Rio Verde (Mato Grosso) a Campinorte (Goiás). Ferrrogrão: ligação de Sinop (Mato Grosso) com Miritituba (Pará).

O agronegócio é a oportunidade do Brasil de se inserir profundamente na globalização e crescer de forma sustentável, participando significativamente da ordem mundial. É imperioso e urgente planejar a sua logística.

SETOR METROFERROVIÁRIO

ViaQuatro ganha Prêmio UITP – União Internacional de Transportes Públicos

Harald Zwetkoff, presidente da ViaQuatro e diretor institucional e de Sustentabilidade da ANPTrilhos, e Jurandir Fernandes, presidente da Divisão América Latina da UITP

A ViaQuatro foi um dos destaques da edição 2017 do Prêmio UITP – União Internacional de Transportes Públicos, entregue em maio, no Canadá, em reconhecimento às melhores práticas em transporte público. O projeto Lotação de Trem, implantado pela concessionária na Linha 4-Amarela de metrô de São Paulo, foi considerado a melhor prática de Promoção, Comunicação e Mobilidade Urbana na categoria latina.  Três anos. Desenvolvido ao longo de três anos pelos engenheiros da ViaQuatro, a tecnologia cruza uma série de dados em tempo real para informar ao usuário as portas mais vazias para o embarque antes mesmo de o trem chegar à plataforma.

ESPORTE

Adrenalina volta à pista com nova prova do 16º Desafio de Kart entre Amigos da AEAMESP, a ser disputada na noite de 16 de agosto, no Kartódromo Ayrton Senna

Novas emoções estão garantidas para a noite da quarta-feira, 16 de agosto de 2017, no Kartódromo Ayrton Senna, em Interlagos, São Paulo/SP, com a quinta prova do 16º Desafio de Kart entre Amigos da AEAMESP.

APRESENTAÇÃO DOS CARTAZES E DE FOTOS
DE CADA UMA DAS EDIÇÕES DA
SEMANA DE TECNOLOGIA METROFERROVIÁRIA

Em 2010, durante a 16ª Semana de Tecnologia, a AEAMESP comemorou vinte anos de atividades

A 16ª Semana de Tecnologia Metroferroviária foi realizada no período de 13 A 16 de setembro de 2010, no Centro de Convenções Frei Caneca, em São Paulo. Temas. O tema geral daquele encontro foi Trilhos Aproximando Cidades e Pessoas. Trilhos estratégicos. No encontro, foi apresentado em nome da AEAMESP o estudo intitulado Responsabilidade Compartilhada pelo Investimento na Expansão Metroferroviária, preparado pelo engenheiro e consultor Bernardo G. Alvim. Esse estudo comprova, com base em comparações com outros países com os quais o Brasil compete no Século 21 (Estados Unidos, China, Índia) que os trilhos  são estratégicos para a cidade e para o país e necessitam de investimentos permanentes. 20 Anos da AEAMESP. Durante a  16ª Semana, houve a solenidade de comemoração dos 20 anos da AEAMESP, com homenagens a ex-presidentes da Associação e personalidades que vinham contribuindo para o desenvolvimento do setor. .Fotografias. Do acervo da AEAMESP, foram selecionadas fotografias  que revelam aspectos  do ambiente nos quais foram desenvolvidas as sessões da décima sexta Semana de Tecnologia Metroferroviária. Elas são apresentadas a seguir (Pesquisa de imagens: Juliana Rosa Rebelo).

Veja a edição do Jornal AEAMESP com a cobertura da 16ª Semana de Tecnologia Metroferroviária

Acesse o setor em do site da AEAMESP em que estão armazenados os trabalhos da 16ª Semana de Tecnologia

Veja o encarte especial sobre os 20 anos da AEAMESP inserir no Anuário Metroferroviários 2010, da OTM Editora

NA IMPRENSA – FORÇA FEMININA

Matéria sobre a presença das mulheres no universo profissional mostra dirigentes da AEAMESP e a atuação de duas funcionárias do Metrô-SP

A Revista Brasil Construção, edição 16, traz a matéria intitulada Mulher: o sexo frágil que ganha força no mercado de trabalho, que destaca a força feminina no universo profissional. Entre as profissionais ouvidas na matéria estão integrantes da direção da AEAMESP: as arquitetas Bárbara Vicalvi, Juliana Tieme Tamanaha e Neila Custódio, e as engenheiras Thais Herani, Maria Toshiko, Ana Paula Rodrigues dos Santos, Mara Silvana Siqueira, Iria Aparecida Hissanuer e Haidee Svab. A matéria focaliza ainda duas outras funcionárias do Metrô-SP: Renata Primerano Kazekevicius, operadora de trem, e a engenheira Audrey Gregori Melchert de Almeira.

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NA IMPRENSA – MONOTRILHO

Matéria do jornal Ipiranga News destaca implantação das duas últimas vigas do monotrilho da Linha 15 – Prata

No fia 27 de julho de 2017, o jornal Ipiranga News publicou a matéria intitulada Metrô implanta duas últimas vigas do monotrilho, mostrando que a Companhia do Metropolitano de São Paulo havia concluído em 21 de julho de 2017 a colocação das vigas-guia em toda extensão da Linha 15 – Prata até São Mateus.

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Veja vídeo do governo estadual sobre o mesmo assunto

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