EDIÇÃO 503, DE 1 A 15 DE MARÇO DE 2023
NOSSA ASSOCIAÇÃO
Início da nova gestão
Por Luís Kolle, engenheiro, presidente da AEAMESP
Em 1º de março último, tive a honra de iniciar as atividades de meu mandato frente à presidência da AEAMESP.
Comecei meu mandato representando nossa Associação na última NT Expo, a exposição líder em apresentação de inovações, tecnologias, produtos e serviços para o setor ferroviário.
Participei da cerimônia de abertura e de dois painéis. Em um deles, mediei um debate sobre tecnologias aplicadas à manutenção em transporte de passageiros. O outro foi sobre desafios em implantação, revitalização e expansão dos sistemas urbanos de passageiros sobre trilhos. Nada melhor para iniciar um período tão motivador.
DESAFIOS
Teremos muitos desafios pela frente. Obras da Linha-2, Linha-6, Linha-15, Linha-17, o aeromóvel em Guarulhos, isso só na Região Metropolitana de São Paulo.
Temos também consultas públicas, licenciamento, leilões nos Estados de São Paulo, Bahia, Rio de Janeiro, entre outros. É um período promissor para acompanharmos os avanços do modal que é o nosso carro-chefe, o transporte de passageiros sobre trilhos, utilizando recursos humanos e técnicos brasileiros.
As parcerias com associações e entidades ligadas ao transporte e à mobilidade urbana serão contatadas para a aproximação ser maior ainda, assim como temos com a ANPTrilhos que, juntamente com a CBTU, participam sempre de nossa Semana de Tecnologia Metroferroviária com o prêmio para os melhores trabalhos.
Levaremos ao nosso associado mais conhecimento e mais apoio para atividades e ações ligadas aos conselhos de classe para podermos montar um acervo de conhecimento a ser disponibilizado para a sociedade, ampliando o alcance de nossa base técnica além da Semana de Tecnologia Metroferroviária.
Também para o nosso associado, buscaremos visitas técnicas e passeios ecológicos, proporcionando integração em momentos de descontração e socialização.
Serão três anos de muito empenho desta nova diretoria buscando ampliar as conquistas das ótimas gestões anteriores que tivemos.
SETOR METROFERROVIÁRIO
Em 24 de maio, o Fórum da Mobilidade ANPTrilhos vai debater propostas voltadas à retomada dos investimentos e à ampliação do transporte estruturante nas cidades do país
Ao lado de outras entidades nacionais do setor, a AEAMESP apoia a realização em 24 de maio de 2023, em Brasília, do Fórum de Mobilidade, promovido pela Associação Nacional dos Transportadores de Passageiros sobre Trilhos (ANPTrilhos).
A ideia do evento é reunir governantes, legisladores, formadores de opinião, investidores, a iniciativa privada e a sociedade para debater propostas voltadas à retomada dos investimentos e à ampliação do transporte estruturante nas cidades brasileiras.
Entre os temas em debate estarão: Desenvolvimento da mobilidade estruturante, Transporte regional de passageiros, Autoridade Metropolitana e Avanços dos projetos e investimentos no setor.
Conheça a programação do encontro
INFRAESTRUTURAS
Associação Brasileira da Infraestrutura e Indústrias de Base (ABDIB) divulga seu Relatório Anual 2023, incluindo dados dos Comitês de Engenharia, Ferrovias e Mobilidade Urbana
Está disponível e pode ser baixado por meio de link ao final desta nota o Relatório Anual ABDIB 2023, produzido pela Associação Brasileira da Infraestrutura e Indústrias de Base.
Com 134 páginas, o documento traz inicialmente conteúdos de apresentação, opinião e dados básicos sobre a infraestrutura no Brasil, além de uma Agenda de Propostas.
Na sequência, são apresentadas as atividades dos Comitês Matriciais e Setoriais da entidade, incluindo os Comitês de Engenharia (página 39), Ferrovia (página 51) e Mobilidade Urbana (página 58). As páginas subsequentes mostram os Planos de Ação dos Comitês para 2023, com Engenharia na página 79, Ferrovia na página 85 e Mobilidade Urbana na página 88. O segmento final da publicação retrata as ações institucionais da ABDIB.
ENGENHARIA
O texto do Comitê de Engenharia focaliza a melhoria da qualidade dos serviços prestados, considerando o estímulo à inovação e às práticas sustentáveis. Faz referência à recente legislação que estabelece normas gerais de licitação e contratação para as Administrações Públicas diretas, autárquicas e fundacionais da União, dos Estados, do Distrito Federal e dos Municípios (Lei 14.133/2021). E, analisando a possibilidade de retomada de um número considerável de projetos, assinala a preocupação com a eventual falta de mão de obra qualificada para atender à demanda que surgirá.
FERROVIAS
O espaço dedicado ao Comitê de Ferrovias sublinha o impacto positivo do Novo Marco Legal, remarcando que as discussões sobre o regime de autorização, a renovação antecipada das concessões e a necessidade de reequilíbrio dos contratos dominaram a pauta do setor. Diz o texto: “A ampliação da participação do modal ferroviário na matriz de transporte brasileira com o objetivo não apenas de romper os tradicionais gargalos no escoamento de grãos e de minério, mas, também, de agilizar e modernizar o deslocamento de passageiros e a movimentação de cargas gerais, é vista como uma das principais necessidades no modelo de logística do país.
MOBILIDADE URBANA
A parte referente ao Comitê de Mobilidade Urbana enfatiza o desafio logístico e ambiental para melhorar a qualidade de vida das pessoas nas cidades. Assinala: “A mobilidade urbana, que se refere à locomoção das pessoas entre os espaços para atender suas necessidades, é uma atividade essencial para a sociedade. O documento informa que a ABDIB contratou junto à KPMG um estudo sobre as Autoridades Metropolitanas de Transporte (AMT), apontando as vantagens da criação dessas instituições. O texto sublinha: “A criação das Autoridades Metropolitanas de Transporte (AMT) trará vantagens como o planejamento e a
gestão integrada de longo prazo”.
Baixe o Relatório Anual ABDIB 2023
NA IMPRENSA – TREM INTERCIDADES
Decisões sobre o Trem Intercidades
Em matéria assinada por William Moreira, o website jornalístico Diário do Transporte informa que o governo paulista aprovou a modelagem final do Trem Intercidades e a formalização da Companhia Paulista de Trens Metropolitanos (CPTM) em projetos de privatização. A matéria tem por base a ata da primeira reunião do Programa de Parceria em Investimentos (PPI), realizada em 28 de fevereiro de 2023 e publicada no Diário Oficial do Estado em 11 de março.
Conforme o texto do Diário do Transporte, com as decisões tomadas na reunião, a Linha7-Rubi, que atualmente vai da Luz até Jundiaí, estará incluída no Trem Intercidades Norte. O site sublinha que com esta aprovação, a Secretaria dos Transportes Metropolitanos recebeu sinal verde para publicar os documentos da licitação, o que, segundo previsão da Secretaria de Parcerias e Investimentos, deverá acontecer no final deste mês de março.
NA IMPRENSA – EXPANSÃO
Meta antecipada na Linha 6-Laranja
O blog jornalístico MetroCPTM, editado por Ricardo Meier, publicou no dia 13 de maio de 2023 a matéria intitulada Escavações da estação São Joaquim da Linha 6-Laranja atingem nível da plataforma. Complementando o título principal, o texto assinala que a construtora Acciona realizou concretagem da laje de fundo, por onde o tatuzão sul passará na reta final de construção dos túneis.
O autor faz a seguinte consideração logo na abertura da matéria: “O avanço da construção da Linha 6-Laranja causa situações a que não estamos acostumados no Brasil, relatar marcos atingidos bem antes do que se imaginava. Foi o que aconteceu nos últimos dias, quando a Acciona, empresa responsável por sua construção, realizou as primeiras concretagens da laje de fundo da estação São Joaquim”.
NA IMPRENSA – INFLUÊNCIA EM MOBILIDADE
Connected Smart Cities e Mobilidade Estadão divulgaram o segundo levantamento sobre as 100 empresas mais influentes em mobilidade
A plataforma Connected Smart Cities e a publicação Mobilidade Estadão, do jornal O Estado de S. Paulo, divulgaram agora em março a segunda edição do levantamento sobre as 100 empresas mais influentes em mobilidade de 2023. Esta nova edição do estudo analisa boas práticas em Inovação e ESG de 339 empresas do setor.
Em nota, a Associação Nacional dos Transportadores de Passageiros sobre Trilhos (ANPTrilhos) destacou que entre as 100 empresas do levantamento estão de dez suas associadas: Aerom, Alstom, CBTU, CCR Metrô Bahia, CPTM, MetrôRio, Metrô de São Paulo, SuperVia, ViaQuatro e VLT Carioca.
“Estamos orgulhosos de ver o nosso setor tão bem representado nesta seleta lista de empresas influentes na mobilidade. Somos um setor voltado para as práticas ambientais, sociais e de governança”, destacou Roberta Marchesi, diretora-executiva da ANPTrilhos.
Veja a página sobre o levantamento
Veja a lista das 100 empresas mais influentes
MEIOS DE PAGAMENTO
Pagamento de passagem com cartão digital no VLT Carioca
Concluídos os testes internos, o VLT Carioca tornou disponível o pagamento da passagem com o Cartão Digital Riocard Mais, que permite o uso de crédito, débito e PIX por meio do celular.
A tecnologia foi desenvolvida numa parceria entre o VLT Carioca e a Riocard, e oferece mais um meio de pagamento, facilitando a validação, principalmente para turistas que não possuam o cartão físico.
Para efetuar o pagamento – disponível para aparelhos com sistema Android que possuam a tecnologia NFC –, é preciso baixar o aplicativo Riocard Mais e gerar um novo cartão em formato digital.
Não é necessário estar conectado à internet para pagar a tarifa de transporte: é só aproximar a tela do celular no validador com a nova tecnologia.
A fiscalização permanecerá sendo feita no interior dos trens pelos agentes do VLT. As equipes passaram por período de treinamento, já que a conferência do pagamento digital será feita pela aproximação dos celulares do fiscal e do passageiro.
Segundo informa o VLT Carioca, cada cartão digital poderá pagar apenas uma passagem.
O cartão físico continua sendo aceito normalmente em todos os validadores, e deve ser individual. A recarga pode ser feita pelo aplicativo e validada nos terminais de consulta em todas as estações e paradas do VLT.
EXPANSÃO METROFERROVIÁRIA
Requalificação e expansão do Metrô de Teresina
O Governo do Estado do Piauí anunciou em 11 de março de 2023 que o Metrô de Teresina passará por um processo de requalificação sob responsabilidade da Secretaria de Estado dos Transportes.
Na mesma ocasião, foi autorizado o projeto de extensão em dois quilômetros da linha já existente, ampliando o atendimento à região sudeste da capital.
Informou-se também que serão iniciados estudos visando levar os trilhos do sistema para as regiões norte e sul de Teresina.
Um dos avanços mais importantes do Metrô de Teresina foi anunciado há exatos cinco anos, em fevereiro de 2018, quando o Governo do Estado do Piauí informou a aquisição de novos trens – as composições hoje em atividade.
O sistema foi inaugurado em 1991, com trens húngaros que haviam servido anteriormente à cidade de Porto Alegre, no Rio Grande do Sul.
Clique na imagem abaixo e veja uma pequena reportagem em vídeo que oferece uma boa ideia sobre a operação do Metrô de Teresina com as antigas composições.
PRESENÇA SOCIAL
‘Arte nos Trilhos’ dá quinto Selo Social para o Metrô-DF
Com o projeto Arte nos Trilhos, idealizado pela artista plástica mosaicista Cida Carvalho, a Companhia do Metropolitano do Distrito Federal (Metrô-DF) recebeu pela quinta vez o Selo Social, certificação concedida a órgãos públicos, privados e organizações da sociedade civil, que geram impactos positivos para a comunidade. A parceria com o Metro-DF foi concretizada por meio da Gerência de Projetos Especiais da companhia.
A cerimônia de entrega foi realizada nesta quinta-feira, dia 9 de março de 2023, no auditório da Associação dos Docentes da Universidade de Brasília (ADUnB). Ao todo, o Instituto Selo Social, organização da sociedade civil que atua para fomentar e potencializar o desenvolvimento social e a qualidade de vida das comunidades locais, acompanhou 107 projetos, que geraram 460 impactos sociais, e certificou 53 organizações apenas no Distrito Federal.
Os projetos são analisados à luz dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS), o apelo global das Nações Unidas para acabar com a pobreza, proteger o meio ambiente e o clima e garantir que as pessoas, em todos os lugares, possam desfrutar de paz e de prosperidade.
‘FLORES DO CERRADO’
Um dos mosaicos doados ao Metrô-DF, a obra Flores do Cerrado, exposta na Estação 112 Sul, teve participação de 15 mulheres cadeirantes e outras cinco pessoas com deficiência. Durante seis oficinas, elas aprenderam técnicas do mosaico e produziram um painel de 8m².
Ao término do projeto, 20 mulheres se tornaram mais capacitadas profissionalmente e aprenderam técnicas para uma nova ocupação. Além disso, as ações praticadas possibilitaram, segundo o depoimento delas, o desenvolvimento da autoestima e o sentimento de bem-estar.
Na análise dos curadores, o projeto também possibilitou novos aprendizados, aquisição de conhecimentos acerca da realização de um projeto social, além de aglutinação de novas práticas e expertises gerados aos colaboradores que poderão ser aplicadas em projetos futuros do Metrô do Distrito Federal.