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EDIÇÃO 503, DE 1 A 15 DE MARÇO DE 2023

NOSSA ASSOCIAÇÃO

Início da nova gestão 

Por Luís Kolle, engenheiro, presidente da AEAMESP

Em 1º de março último, tive a honra de iniciar as atividades de meu mandato frente à presidência da AEAMESP.

Comecei meu mandato representando nossa Associação na última NT Expo, a exposição líder em apresentação de inovações, tecnologias, produtos e serviços para o setor ferroviário.

Participei da cerimônia de abertura e de dois painéis. Em um deles, mediei um debate sobre tecnologias aplicadas à manutenção em transporte de passageiros. O outro foi sobre desafios em implantação, revitalização e expansão dos sistemas urbanos de passageiros sobre trilhos. Nada melhor para iniciar um período tão motivador.

DESAFIOS

Teremos muitos desafios pela frente. Obras da Linha-2, Linha-6, Linha-15, Linha-17, o aeromóvel em Guarulhos, isso só na Região Metropolitana de São Paulo.

Temos também consultas públicas, licenciamento, leilões nos Estados de São Paulo, Bahia, Rio de Janeiro, entre outros. É um período promissor para acompanharmos os avanços do modal que é o nosso carro-chefe, o transporte de passageiros sobre trilhos, utilizando recursos humanos e técnicos brasileiros.

As parcerias com associações e entidades ligadas ao transporte e à mobilidade urbana serão contatadas para a aproximação ser maior ainda, assim como temos com a ANPTrilhos que, juntamente com a CBTU, participam sempre de nossa Semana de Tecnologia Metroferroviária com o prêmio para os melhores trabalhos.

Levaremos ao nosso associado mais conhecimento e mais apoio para atividades e ações ligadas aos conselhos de classe para podermos montar um acervo de conhecimento a ser disponibilizado para a sociedade, ampliando o alcance de nossa base técnica além da Semana de Tecnologia Metroferroviária.

Também para o nosso associado, buscaremos visitas técnicas e passeios ecológicos, proporcionando integração em momentos de descontração e socialização.

Serão três anos de muito empenho desta nova diretoria buscando ampliar as conquistas das ótimas gestões anteriores que tivemos.

Durante visita ao estande da Associação Nacional dos Transportadores de Passageiros sobre Trilhos (ANPTrilhos), Fernanda Adjuto, gerente de Relações Governamentais e Institucionais da ANPTrilhos; Luis Kolle, presidente da AEAMESP; Roberta Marchesi, diretora-executiva da ANPTrilhos; Carlos Eduardo Silva, vice-presidente da AEAMESP, e Mariana Neves, assessora de Comunicação e Imprensa da ANPTrilhos.

SETOR METROFERROVIÁRIO

Em 24 de maio, o Fórum da Mobilidade ANPTrilhos vai debater propostas voltadas à retomada dos investimentos e à ampliação do transporte estruturante nas cidades do país

Ao lado de outras entidades nacionais do setor, a AEAMESP apoia a realização em 24 de maio de 2023, em Brasília, do Fórum de Mobilidade, promovido pela Associação Nacional dos Transportadores de Passageiros sobre Trilhos (ANPTrilhos).

A ideia do evento é reunir governantes, legisladores, formadores de opinião, investidores, a iniciativa privada e a sociedade para debater propostas voltadas à retomada dos investimentos e à ampliação do transporte estruturante nas cidades brasileiras.

Entre os temas em debate estarão: Desenvolvimento da mobilidade estruturante, Transporte regional de passageiros, Autoridade Metropolitana e Avanços dos projetos e investimentos no setor.

Conheça a programação do encontro

Veja outras informações

INFRAESTRUTURAS

Associação Brasileira da Infraestrutura e Indústrias de Base (ABDIB) divulga seu Relatório Anual 2023, incluindo dados dos Comitês de Engenharia, Ferrovias e Mobilidade Urbana

Está disponível e pode ser baixado por meio de link ao final desta nota o Relatório Anual ABDIB 2023, produzido pela Associação Brasileira da Infraestrutura e Indústrias de Base.

Com 134 páginas, o documento traz inicialmente conteúdos de apresentação, opinião e dados básicos sobre a infraestrutura no Brasil, além de uma Agenda de Propostas.

Na sequência, são apresentadas as atividades dos Comitês Matriciais e Setoriais da entidade, incluindo os Comitês de Engenharia (página 39), Ferrovia (página 51) e Mobilidade Urbana (página 58). As páginas subsequentes mostram os Planos de Ação dos Comitês para 2023, com Engenharia na página 79, Ferrovia na página 85 e Mobilidade Urbana na página 88. O segmento final da publicação retrata as ações institucionais da ABDIB.

ENGENHARIA

O texto do Comitê de Engenharia focaliza a melhoria da qualidade dos serviços prestados, considerando o estímulo à inovação e às práticas sustentáveis. Faz referência à recente legislação que estabelece normas gerais de licitação e contratação para as Administrações Públicas diretas, autárquicas e fundacionais da União, dos Estados, do Distrito Federal e dos Municípios (Lei 14.133/2021). E, analisando a possibilidade de retomada de um número considerável de projetos, assinala a preocupação com a eventual falta de mão de obra qualificada para atender à demanda que surgirá.

FERROVIAS

O espaço dedicado ao Comitê de Ferrovias sublinha o impacto positivo do Novo Marco Legal, remarcando que as discussões sobre o regime de autorização, a renovação antecipada das concessões e a necessidade de reequilíbrio dos contratos dominaram a pauta do setor. Diz o texto: “A ampliação da participação do modal ferroviário na matriz de transporte brasileira com o objetivo não apenas de romper os tradicionais gargalos no escoamento de grãos e de minério, mas, também, de agilizar e modernizar o deslocamento de passageiros e a movimentação de cargas gerais, é vista como uma das principais necessidades no modelo de logística do país.

MOBILIDADE URBANA

A parte referente ao Comitê de Mobilidade Urbana enfatiza o desafio logístico e ambiental para melhorar a qualidade de vida das pessoas nas cidades. Assinala: “A mobilidade urbana, que se refere à locomoção das pessoas entre os espaços para atender suas necessidades, é uma atividade essencial para a sociedade. O documento informa que a ABDIB contratou junto à KPMG um estudo sobre as Autoridades Metropolitanas de Transporte (AMT), apontando as vantagens da criação dessas instituições. O texto sublinha: “A criação das Autoridades Metropolitanas de Transporte (AMT) trará vantagens como o planejamento e a
gestão integrada de longo prazo”.

Baixe o Relatório Anual ABDIB 2023

NA IMPRENSA – TREM INTERCIDADES

Decisões sobre o Trem Intercidades

Em matéria assinada por William Moreira, o website jornalístico Diário do Transporte informa que o governo paulista aprovou a modelagem final do Trem Intercidades e a formalização da Companhia Paulista de Trens Metropolitanos (CPTM) em projetos de privatização. A matéria tem por base a ata da primeira reunião do Programa de Parceria em Investimentos (PPI), realizada em 28 de fevereiro de 2023 e publicada no Diário Oficial do Estado em 11 de março.

Conforme o texto do Diário do Transporte, com as decisões tomadas na reunião, a Linha7-Rubi, que atualmente vai da Luz até Jundiaí, estará incluída no Trem Intercidades Norte. O site sublinha que com esta aprovação, a Secretaria dos Transportes Metropolitanos recebeu sinal verde para publicar os documentos da licitação, o que, segundo previsão da Secretaria de Parcerias e Investimentos, deverá acontecer no final deste mês de março.

Veja a íntegra da matéria

Extensão do projeto do Trem Intercidades entre Campinas e São Paulo — Foto: Governo de SP

NA IMPRENSA – EXPANSÃO

Fundo da futura estação São Joaquim da Linha 6 (reprodução)

Meta antecipada na Linha 6-Laranja

O blog jornalístico MetroCPTM, editado por Ricardo Meier, publicou no dia 13 de maio de 2023 a matéria intitulada Escavações da estação São Joaquim da Linha 6-Laranja atingem nível da plataforma. Complementando o título principal, o texto assinala que a construtora Acciona realizou concretagem da laje de fundo, por onde o tatuzão sul passará na reta final de construção dos túneis.

O autor faz a seguinte consideração logo na abertura da matéria: “O avanço da construção da Linha 6-Laranja causa situações a que não estamos acostumados no Brasil, relatar marcos atingidos bem antes do que se imaginava. Foi o que aconteceu nos últimos dias, quando a Acciona, empresa responsável por sua construção, realizou as primeiras concretagens da laje de fundo da estação São Joaquim”.

Veja a íntegra da matéria

NA IMPRENSA – INFLUÊNCIA EM MOBILIDADE

Connected Smart Cities e Mobilidade Estadão divulgaram o segundo levantamento sobre as 100 empresas mais influentes em mobilidade

A plataforma Connected Smart Cities e a publicação Mobilidade Estadão, do jornal O Estado de S. Paulo, divulgaram agora em março a segunda edição do levantamento sobre as 100 empresas mais influentes em mobilidade de 2023. Esta nova edição do estudo analisa boas práticas em Inovação e ESG de 339 empresas do setor.

Em nota, a Associação Nacional dos Transportadores de Passageiros sobre Trilhos (ANPTrilhos) destacou que entre as 100 empresas do levantamento estão de dez suas associadas: Aerom, Alstom, CBTU, CCR Metrô Bahia, CPTM, MetrôRio, Metrô de São Paulo, SuperVia, ViaQuatro e VLT Carioca.

 “Estamos orgulhosos de ver o nosso setor tão bem representado nesta seleta lista de empresas influentes na mobilidade. Somos um setor voltado para as práticas ambientais, sociais e de governança”, destacou Roberta Marchesi, diretora-executiva da ANPTrilhos.

Veja a página sobre o levantamento

Veja a lista das 100 empresas mais influentes

MEIOS DE PAGAMENTO

Pagamento de passagem com cartão digital no VLT Carioca

Concluídos os testes internos, o VLT Carioca tornou disponível o pagamento da passagem com o Cartão Digital Riocard Mais, que permite o uso de crédito, débito e PIX por meio do celular.

A tecnologia foi desenvolvida numa parceria entre o VLT Carioca e a Riocard, e oferece mais um meio de pagamento, facilitando a validação, principalmente para turistas que não possuam o cartão físico.

Para efetuar o pagamento – disponível para aparelhos com sistema Android que possuam a tecnologia NFC –, é preciso baixar o aplicativo Riocard Mais e gerar um novo cartão em formato digital.

Não é necessário estar conectado à internet para pagar a tarifa de transporte: é só aproximar a tela do celular no validador com a nova tecnologia.

A fiscalização permanecerá sendo feita no interior dos trens pelos agentes do VLT. As equipes passaram por período de treinamento, já que a conferência do pagamento digital será feita pela aproximação dos celulares do fiscal e do passageiro.

Segundo informa o VLT Carioca, cada cartão digital poderá pagar apenas uma passagem.

O cartão físico continua sendo aceito normalmente em todos os validadores, e deve ser individual. A recarga pode ser feita pelo aplicativo e validada nos terminais de consulta em todas as estações e paradas do VLT.

EXPANSÃO METROFERROVIÁRIA

Requalificação e expansão do Metrô de Teresina

O Governo do Estado do Piauí anunciou em 11 de março de 2023 que o Metrô de Teresina passará por um processo de requalificação sob responsabilidade da Secretaria de Estado dos Transportes.

Na mesma ocasião, foi autorizado o projeto de extensão em dois quilômetros da linha já existente, ampliando o atendimento à região sudeste da capital.

Informou-se também que serão iniciados estudos visando levar os trilhos do sistema para as regiões norte e sul de Teresina.

Um dos avanços mais importantes do Metrô de Teresina foi anunciado há exatos cinco anos, em fevereiro de 2018, quando o Governo do Estado do Piauí informou a aquisição de novos trens – as composições hoje em atividade.

O sistema foi inaugurado em 1991, com trens húngaros que haviam servido anteriormente à cidade de Porto Alegre, no Rio Grande do Sul.

Clique na imagem abaixo e veja uma pequena reportagem em vídeo que oferece uma boa ideia sobre a operação do Metrô de Teresina com as antigas composições.

PRESENÇA SOCIAL

Participantes do programa, seus familiares e integrantes da equipe do Metrô-DF

‘Arte nos Trilhos’ dá quinto Selo Social para o Metrô-DF

Com o projeto Arte nos Trilhos, idealizado pela artista plástica mosaicista Cida Carvalho, a Companhia do Metropolitano do Distrito Federal (Metrô-DF) recebeu pela quinta vez o Selo Social, certificação concedida a órgãos públicos, privados e organizações da sociedade civil, que geram impactos positivos para a comunidade. A parceria com o Metro-DF foi concretizada por meio da Gerência de Projetos Especiais da companhia.

A cerimônia de entrega foi realizada nesta quinta-feira, dia 9 de março de 2023, no auditório da Associação dos Docentes da Universidade de Brasília (ADUnB). Ao todo, o Instituto Selo Social, organização da sociedade civil que atua para fomentar e potencializar o desenvolvimento social e a qualidade de vida das comunidades locais, acompanhou 107 projetos, que geraram 460 impactos sociais, e certificou 53 organizações apenas no Distrito Federal.

Os projetos são analisados à luz dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS), o apelo global das Nações Unidas para acabar com a pobreza, proteger o meio ambiente e o clima e garantir que as pessoas, em todos os lugares, possam desfrutar de paz e de prosperidade.

O presidente do Metrô-DF, Handerson Cabral, e a artista plástica Cida Carvalho descerraram a fita de inaguração do painel, em junho de 2022.

‘FLORES DO CERRADO’

Um dos mosaicos doados ao Metrô-DF, a obra Flores do Cerrado, exposta na Estação 112 Sul, teve participação de 15 mulheres cadeirantes e outras cinco pessoas com deficiência. Durante seis oficinas, elas aprenderam técnicas do mosaico e produziram um painel de 8m².

Ao término do projeto, 20 mulheres se tornaram mais capacitadas profissionalmente e aprenderam técnicas para uma nova ocupação. Além disso, as ações praticadas possibilitaram, segundo o depoimento delas, o desenvolvimento da autoestima e o sentimento de bem-estar.

Na análise dos curadores, o projeto também possibilitou novos aprendizados, aquisição de conhecimentos acerca da realização de um projeto social, além de aglutinação de novas práticas e expertises gerados aos colaboradores que poderão ser aplicadas em projetos futuros do Metrô do Distrito Federal.

Veja a íntegra do projeto

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