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EDIÇÃO 398, DE 23 A 30 DE NOVEMBRO DE 2017

PRÊMIOS

Metrô-SP e ViaQuatro recebem prêmio Maiores & Melhores do Transporte 2017. A concessionária é distinguida também pela ALAMYS e com o PPP Awards & Conference Brazil

O diretor de Finanças José Carlos Batista do Nascimento recebeu em nome da Companhia do Metropolitano de São Paulo o prêmio Maiores do Transporte 2017 referente ao setor Ferroviário de Passageiros, concedido pela Editora OTM. O prêmio foi criado há 30 anos. Para definir os premiados em 2017, foram analisadas 1.188 empresas de 37 segmentos ligados ao transporte. Destacaram-se empresas com bons resultados, com base em análise dos balanços financeiros do ano de 2016 e auditoria independente dos critérios contábeis. A solenidade aconteceu no dia 28 de novembro de 2017 no Hotel Transamerica, em São Paulo/SP.

Harald Zwetkoff, e Maurício Dimitrov

Na mesma cerimônia, a Concessionária da Linha 4 do Metrô de São Paulo S/A — ViaQuatro foi agraciada com o prêmio Melhores do Transporte 2017, concernente ao setor Ferroviário de Passageiros. Subiram ao palco para receber a distinção o presidente da empresa Harald Zwetkoff, presidente da ViaQuatro, e o diretor Maurício Dimitrov.  O prêmio Melhores do Transporte 2017, referente ao setor Ferroviário de Passageiros foi outorgado à MRS Logística S/A.

OUTROS PRÊMIOS PARA A VIAQUATRO

A ViaQuatro foi reconhecida por outras duas entidades. O projeto Lotação de Trem, implantado pela concessionária, foi considerado a prática mais inovadora pela Associação Latino-Americana de Metrôs Subterrâneos (ALAMYS). A premiação ocorreu em 14 de novembro de 2017, em Barcelona, Espanha.  Desenvolvida ao longo de três anos pelos engenheiros da ViaQuatro, a tecnologia cruza uma série de informações em tempo real para informar ao usuário os carros mais vazios para o embarque antes mesmo do trem chegar à plataforma.

No dia 21 de novembro de 2017, a ViaQuatro foi reconhecida a Melhor Concessionária do Ano, no PPP Awards & Conference Brazil, evento que prestigiou os trabalhos de Parcerias Público-Privadas desenvolvidos no Brasil para inspirar o desenvolvimento das boas práticas nesse mercado.

 A COMUNIDADE E A EXPANSÃO METROFERROVIÁRIA

João Ferreira da Mota, líder pró-metrô da Freguesia do Ó e Brasilândia recebe o Prêmio Excelência no Rumo Certo

João Ferreira da Mota

Líder comunitário de grande atuação, o professor João Ferreira da Mota, presidente do Fórum de Debates e Luta Pró Metrô Freguesia/Brasilândia e da Fundação Nossa Senhora do Ó foi uma das personalidades agraciadas com o Prêmio Excelência no Rumo Certo  2017, concedido pela Revista Rumo Certo. A solenidade de premiação aconteceu no dia 28 de novembro de 2017, na Casa da Cultura da Freguesia do Ó.

O presidente da AEAMESP, engenheiro Pedro Machado, assistiu à solenidade e lembrou que a mobilização encabeçada pelo professor João Ferreira Mota ao lado de outras lideranças da Freguesia do Ó e da Vila Brasilândia foi fundamental para que houvesse a decisão de implantação da Linha 6 – Laranja. Da mesma forma, neste momento, essa participação tem sido um fator importante para que as obras – interrompidas em razão de problemas vividos pelo consórcio privado vencedor da licitação – sejam retomadas o mais rapidamente possível.

24ª SEMANA DE TECNOLOGIA METROFERROVIÁRIA

Clodoaldo Pelissioni considera Semana de Tecnologia Metroferroviária um espaço de debate fundamental para o desenvolvimento do transporte sobre trilhos

Clodoaldo Pelissioni. Foto: ALESP/Roberto Navarro

Principal congresso técnico do setor metroferroviário da América Latina, a Semana de Tecnologia Metroferroviária reúne representantes de toda a cadeia de fornecedores de equipamentos, operadoras de transporte ferroviário de cargas e passageiros, formadores de opinião, órgãos públicos, profissionais da área e estudantes.

Para Clodoaldo Pelissioni, secretário de Estado dos Transportes Metropolitanos, as semanas de tecnologia metroferroviária promovidas AEAMESP há mais de 20 anos têm sido um fundamental espaço de debate para o desenvolvimento do transporte sobre trilhos. “Na 23ª edição, realizada no mês de setembro deste ano, tivemos produtivos encontros e discussões sobre possíveis caminhos para aprimorar o setor. Na 24ª Semana de Tecnologia Metroferroviária, em 2018, considero importante abordarmos, entre outros temas, as concessões à iniciativa privada, que permitem que racionalizemos custos para investirmos na ampliação e na melhoria contínua da rede metroferroviária”, afirma Pelissioni.

Segundo Pedro Machado, presidente da AEAMESP a entidade fez da Semana de Tecnologia um congresso aglutinador de outros eventos do setor metroferroviário, com participação internacional. “Quem puder participar da 24ª Semana de Tecnologia Metroferroviária vai se inteirar de uma vasta gama de temas dos segmentos de passageiros e de cargas. Importantes efemérides, como o jubileu de Ouro do Metrô de São Paulo e os vinte anos de concessão do Metrô do Rio de Janeiro, estarão assinaladas no programa que se desenvolverá de 21 a 24 de agosto de 2018, em São Paulo”, reforça.

A 23ª Semana de Tecnologia Metroferroviária teve como tema central +Trilhos+Desenvolvimento, que atraiu durante quatro dias 1.380 participantes do Brasil e exterior.

PRESENÇA AEAMESP

AEAMESP seguirá no Conselho Diretor da Associação Nacional de Transportes Públicos (ANTP) no  biênio 2018/2019

Na 58ª Assembleia Geral Extraordinária, realizada em 21 de novembro de 2017, foram eleitos os Conselhos Diretor e Fiscal da Associação Nacional de Transportes Públicos (ANTP) para o biênio 2018/2019. A AEAMESP, afiliada à ANTP, seguira sendo representada no Conselho Diretor por seu presidente, engenheiro Pedro Machado.

Participam também desses conselhos outros representantes do setor metroferroviário; são eles: Joubert Fortes Flores Filho, presidente da Associação Nacional dos Transportadores de Passageiros sobre Trilhos (ANPTrilhos) e da Comissão Metroferroviária da ANTP, e representante da Concessão Metroviária Rio de Janeiro S/A; José Antônio Fernandes Martins, presidente e representante do Sindicato Interestadual da Indústria de Materiais e Equipamentos Ferroviários e Rodoviários (SIMEFRE); Joaquim Lopes da Silva Júnior, presidente e representante da Empresa Metropolitana de Transportes Urbanos de São Paulo (EMTU); Paulo de Magalhães Bento Gonçalves, presidente e representante da Companhia Paulista de Trens Metropolitanos (CPTM); Paulo Menezes Figueiredo, presidente e representante da Companhia do Metropolitano de São Paulo-Metrô; Plínio Oswaldo Assmann, fundador da ANTP, ex-presidente do Metrô-SP e conselheiro da AEAMESP; Rogério Belda, dirigente da ANTP por vários anos e hoje membro individual, associado da AEAMESP;  Vicente Abate, presidente e representante da Associação Brasileira da Indústria Ferroviária (ABIFER), e Ricardo Souza Hessel, representante da Empresa de Trens Urbanos de Porto Alegre-Trensurb. Ailton Brasiliense Pires, presidente da ANTP nas últimas gestões bienais, tem assento do Conselho Diretor na condição de ex-presidente.

Eleição. Em 5 de dezembro, acontecerá na sede da entidade, em São Paulo, a 153ª Reunião Extraordinária do Conselho Diretor da ANTP, ocasião em que serão eleitos o presidente e os vice-presidentes.

Veja notícia no site da ANTP com a composição completa dos Conselhos

SETOR METROFERROVIÁRIO

Composição da CPTM. Foto: Rafael Asquini

Expansão da rede, ligações por trilhos entre cidades e prorrogação das concessões de ferrovias de carga são cruciais para emprego e produção na indústria ferroviária

A expansão e requalificação da rede metroferroviária – bandeira permanente da AEAMESP –, a retomada da interligação ferroviária entre cidades e a prorrogação das concessões de ferrovias de carga, permitindo investimentos consideráveis nos próximos anos, são fatores cruciais neste moimento para a manutenção dos níveis de emprego e produção da indústria ferroviária conquistou ao longo desta década. É possível chegar a esta conclusão quando se leva em conta os resultados da indústria ferroviária em 2017, apresentados no dia 30 de novembro de 2017, na sede da FIESP, em São Paulo, durante o Encontro Técnico e de Relacionamento promovido pelo Sindicato Interestadual da Indústria de Materiais e Equipamentos Ferroviários e Rodoviários. (SIMEFRE).

José Antônio Fernandes Martins

Conduzido pelo presidente do SIMEFRE, José Antônio Fernandes Martins, o encontro foi integralmente acompanhado pelo presidente da AEAMESP, engenheiro Pedro Machado. Os dados de desempenho do setor metroferroviário foram apresentados por Luiz Fernando Ferrari, vice-presidente do SIMEFRE, e por Vicente Abate, presidente da Associação Brasileira da Indústria Ferroviária (ABIFER). Foram também apresentados resultados do período por representantes dos segmentos de ônibus, implementos rodoviários e peças, que disseram esperar crescimento em 2018, e dos segmentos de bicicletas e motocicletas, que relataram estabilidade no presente exercício. Houve ainda uma sessão com informações e considerações sobre relações trabalhistas depois da aprovação da reforma trabalhista.

Análise econômica e informações. No seminário integrado ao encontro houve ainda uma exposição do economista Antônio Lanzana, da Universidade de São Paulo, que traçou um cenário razoavelmente positivo da economia como um todo e para o setor industrial em particular. Outra sessão contou com exposição do secretário municipal de Mobilidade e Transporte de São Paulo, Sérgio Avelleda, sobre planos da administração para a mobilidade urbana.

Houve ainda uma sessão em que foram apresentados projetos e obras da Secretaria de Transportes Metropolitanos (STM) do Estado de São Paulo, com exposições de Paulo de Magalhães Bento Gonçalves, presidente da Companhia Paulista de Trens Metropolitanos (CPTM), Joaquim Lopes da Silva Júnior, presidente da Empresa Metropolitana de Transportes Urbanos (EMTU) e pelo gerente do Escritório Corporativo do Metrô-SP, Luiz Cláudio Didio Briani.

O ministro do Trabalho, Ronaldo Nogueira de Oliveira, que deveria falar durante o seminário, atrasou-se, mas participou do almoço de confraternização servido após encontro, no qual houve homenagem ao engenheiro Walter Pedro Bodini, autor do livro Dois Trilhos – Mil Destinos.

INDÚSTRIA SOFRE COM OSCILAÇÕES NAS ENCOMENDAS

Documento de imprensa distribuído durante o Encontro Técnico de Relacionamento do SIMEFRE mostra que a indústria sofre com as elevadas oscilações nas encomendas. Os volumes de produção e entrega de veículos ferroviários em 2017 serão menores do que os de 2016. De acordo com Vicente Abate, deverão ser entregues 2.900 vagões de carga – 400 deles antecipados de 2018 (contra 3.903 entregues em 2016); 81 locomotivas (contra 109 em 2016), e 310 carros de passageiros (contra 473 em 2016). “É uma expressiva queda – da ordem de 30% – em todos os tipos de veículos”.

O dirigente acrescenta que esses números incluem o volume exportado: 88 carros de passageiros para Argentina, Chile e África do Sul. Materiais como rodas, truques e grampos foram exportados, porém em volumes menores, devido ao câmbio médio valorizado em relação a 2016. Quanto aos carros de passageiros, não ocorreu nenhuma nova encomenda em 2017. Houve apenas uma concorrência no Brasil, de oito trens para a Linha 13 – Jade, da CPTM – ligação com o Aeroporto de Guarulhos – , vencida por um fabricante chinês. O faturamento total do setor em 2017 será inferior ao de 2016, ocasião em que alcançou o patamar de R$ 6,6 bilhões. Haverá portando uma queda, depois de dez anos contínuos de crescimento.

Redução de empregos. “Diante deste quadro, os fabricantes de carros tiveram que reduzir significativamente a mão-de-obra empregada em suas respectivas empresas. Tal redação só não foi mais dramática devido às exportações em curso e à execução de serviços de modernização de trens e fabricação de fabricação de carros remanescentes de contratos nacionais que se encerrarão em 2018”, explica o vice-presidente do SIMEFRE, Luiz Fernando Ferrari.

O dirigente destaca que estão previstas para 2018 a retomada das obras da Linha 6 – Laranja e, talvez, o início das obras da Linha 18 – Bronze, ambas do Metrô-SP, além do lançamento do Trem InterCidades – TIC, no trecho São Paulo a Americana, e de uma possível licitação do Trem Goiânia a Brasília. Todos esses projetos gerarão importantes encomendas para a indústria brasileira nos próximos anos.

Argentina pode ajudar. Segundo o dirigente do setor metroferroviário Ricardo Ochoa, há grande expectativa da indústria nacional de carros de passageiros participar em 2018, com o apoio do governo federal via BNDES, de licitação na Argentina para o fornecimento de 1.352 carros.  Ele afirma que esta licitação será uma das maiores do mundo nos últimos tempos, sendo o financiamento do BNDES crucial para que as empresas brasileiras tenham sucesso.

Prorrogação de licitações. Para 2016, um melhor desempenho da indústria de vagões de carga, locomotivas e materiais para via permanente dependerá da continuidade dos investimentos das concessionárias Rumo, VLI, MRS e Vale. Essas empresas seguem negociando com o governo a renovação antecipada de seus contratos, que vencerão em dez anos.

“É de vital importância que as assinaturas de todos os contratos de renovação ocorram até o primeiro trimestre de 2018. Caso isso não aconteça, poderá haver mais perda de mão de obras na indústria, assim como atrasos significativos nos investimentos planejados pelo setor, pois os volumes de vagões e locomotivas serão os mais baixos dos últimos anos”, ressalta Abate.

A produção e entrega de veículos para 2018 continuará em queda. Estima-se que sejam entregues 298 carros de passageiros (94 para exportação), somente 60 locomotivas e entre 2.000 e 3.000 vagões. “Os 3.000 vagões e as 60 locomotivas somente serão possíveis se as renovações das concessões no setor de cargas acontecerem até o primeiro trimestre de 2018”, concluiu Vicente Abate.

NA IMPRENSA – EXPANSÃO

Matéria especial do site Diário do Transporte mostra características e estágio das obras que Estação AACD-Servidor, na Linha 5 – Lilás

No sábado, 25 de novembro de 2017, o site Diário do Transporte acompanhou as obras de conclusão da Estação AACD-Servidor – uma das que deveriam ser entregues até o final do ano, mas serão inauguradas no inicio de 2018. O site diz que a estação terá “o dobro de acessibilidade” e que as obras civis estão quase prontas.

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NA IMPRENSA – RENOVAÇÃO DA FROTA

Trem A21 no Pátio Jabaquara: Foto: reprodução do site MetroCPTM

Site MetroCPTM traz matéria mostrando que a frota original de trens do Metrô vai desaparecer em breve

Segundo o site MetrôCPTM, no final de novembro o penúltimo trem original, denominado A21, foi recolhido e em breve será encaminhado para uma das empresas que o reformarão. Com isso apenas a composição A35 está em serviço na Linha 1 – Azul. Ela deve permanecer na linha até fevereiro de 2018, quando será retirada e enviada para modernização.

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NA IMPRENSA – REFLEXÕES

Estadão publica entrevista com alerta de pesquisador do MIT: ‘A sociedade ainda acredita no carro’

O jornal O Estado de S. Paulo trouxe recentemente entrevista com o pesquisador do Instituto de Tecnologia de Massachusetts (MIT) Phil Tinn, que estará em São Paulo para o 1º Fórum de Mobilidade Urbana, promovido pelo próprio jornal e que acontecerá em 5 de dezembro de 2017.  A matéria destaca que o surgimento das megalópoles – como São Paulo – fez com que cientistas mundo afora passassem a estudar como tornar mais confortável a vida humana em espaços densamente povoados. As respostas mais plausíveis até aqui foram trazidas por quem pensa no assunto de forma interdisciplinar, sob o olhar de urbanistas, engenheiros de logística e informática, como o pesquisador convidado para o Fórum.

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NA IMPRENSA – INDÚSTRIA

Jornal Cidade informa que a SNEF Brasil iniciou operações na cidade paulista de Rio Claro.

Matéria publicada pelo Jornal Cidade no dia 30 de novembro de 2017 informa que a SNEF Brasil iniciou em Rio Claro/SP as operações de sua sexta planta no País. Diz o jornal: “A unidade recebeu investimentos de R$ 795 mil, com a geração de 150 empregos diretos e tem o objetivo de ampliar o atendimento aos clientes relacionados à automação industrial na região e produzir materiais para projetos de novas linhas de metrô na capital paulista”.

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MÚSICA E ENGENHARIA

NO INSTITUTO DE ENGENHARIA,

MÚSICA NO DIA DO ENGENHEIRO

O Quarteto Amati SP se apresentará na terça-feira, dia 12 de dezembro de 2017 – Dia do Engenheiro -, a partir das 20 horas,  no Instituto de Engenharia de São Paulo(Avenida Dante Pazzanese, 120, Vila Mariana, São Paulo/SP), com entrada gratuita. No programa, Mozart, Edmundo Villani-Côrtes  e Beethoven. A dica é do engenheiro Nestor Soares Tupinambá. Veja o programa completo
METRÕ EM VÍDEO

Ação rápida de agentes na estação impede que mulher seja colhida pela composição. Imagens dramáticas, final feliz.

Autoridades de Melbourn, na Austrália, liberaram imagens dramáticas registradas por circuito interno de TV  que revelam o salvamento de uma mulher momentos antes de um trem chegar à plataforma de uma estação ferroviária da cidade. A mulher atravessou a via e tentava escalar a lateral plataforma, sem êxito, até que agentes intervieram e conseguiram puxá-la segundos antes de uma composição se aproximar.

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