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EDIÇÃO 363, DE 12 A 19 DE FEVEREIRO DE 2017

Pedro Machado assina termo de posse durante a solenidade

NOVA DIREÇÃO DA AEAMESP – I

Pedro Machado assume solenemente a presidência, confiante na consolidação e ampliação das ações da AEAMESP

Na noite da segunda-feira, 13 de fevereiro de 2017, na sede do Sindicato dos Engenheiros no Estado de São Paulo (SEESP), aconteceu a posse solene da Diretoria Executiva e Conselhos Deliberativo e Fiscal da Associação de Engenheiros e Arquitetos de Metrô (AEAMESP), eleitos para o triênio 2017/2019. Em seu pronunciamento, o presidente da AEAMESP, engenheiro Pedro Machado, expressou confiança na consolidação e ampliação da atuação da Associação e fortalecimento da Semana de Tecnologia Metroferroviária.

No inicio de seu pronunciamento, Pedro Machado explicou que o lema da chapa eleita – o binômio Conexão e Modernidade – embute um propósito: “Estamos em conexão com a história da associação. Não somos um grupo de oposição. Não viemos para romper, mas, sim, para somar, aperfeiçoar e melhorar o muito que já foi realizado”.

Disse também que a nova direção está atenta aos “tremendos desafios” colocados pela realidade atual.  “O Papa Francisco, recentemente, declarou que vivemos não só uma época de mudanças, mas uma mudança de época. E a mudança de época alimenta a decadência moral, não só na política, mas na vida financeira e social”, afirmou, acrescentando que esse estado de coisas afeta a todos, em escala global.  “E o setor metroferroviário, que não está numa redoma, também vive essa crise”.

Pedro Machado prosseguiu, afirmando que a AEAMESP está pronta a oferecer a sua contribuição para o enfrentamento dos desafios que apontou, valendo-se, para tanto, da Modernidade.  “Contamos com a participação de vários jovens e ampliamos a presença das mulheres para ganharmos mais força no diálogo com os diferentes atores nesse cenário de mudanças”.

Pronunciamento de Pedro Machado

Semana de Tecnologia Metroferroviária.  O presidente da AEAMESP dedicou três parágrafos à Semana de Tecnologia Metroferroviária. “Com a Semana de Tecnologia Metroferroviária, somos a única entidade metroferroviária brasileira que mantém um congresso anual com 22 edições consecutivas, ininterruptas. Pretendemos fazer com que esse congresso se consolide mais e mais como um autêntico fórum técnico do setor metroviário e ferroviário, de cargas e de passageiros”.

Disse também: “A reconhecida qualidade da nossa semana de tecnologia metroferroviária pelos que dela participam só tem sido possível graças ao trabalho colaborativo e coordenado de um considerável número profissionais”.

Ele ressaltou ainda a cooperação das organizações participantes da Semana de Tecnologia – entidades associativas, sindicatos, empresas, universidades, órgãos de governo – muitas das quais representadas na solenidade de posse. “Trata-se de uma construção conjunta e seus resultados de êxito devem ser comemorados coletivamente”.

Atuação nacional e congregação. Pedro Machado reiterou que a AEAMESP pretende se firmar como entidade nacional de fato. “E seguir congregando profissionais de metrôs, ferrovias metropolitanas e ferrovias de carga, como tem sido demonstrado no ambiente das últimas edições da semana de tecnologia. Assim, decididamente, a nossa tecnologia – metroviária ou ferroviária – não conhece fronteiras entre carga e passageiros”.

Mais adiante em seu pronunciamento, em reforço ao que acabava de enfatizar, Pedro Machado destacou iniciativas de caráter modernizador, que exemplificam “a natureza dos parceiros aos quais a AEAMESP tem buscado se associar”. Mencionou o ISITEC – instituto superior de inovação e tecnologia, do sindicato dos engenheiros no Estado de São Paulo, que tem o propósito de formar profissionais aptos a atuar num novo contexto de trabalho, e o Projeto Brasil 2022, da Confederação Nacional de Trabalhadores Universitários (CNTU), “é um fórum de diálogo multiprofissional e, mais ainda, multicultural, que busca caminhos para a superação da crise”.

Frente Parlamentar. Pedro Machado mencionou também a Frente Parlamentar em Prol do Transporte Metroferroviário (FTRAM), instituída na Assembleia Legislativa do Estado de São Paulo, e coordenada pelo deputado João Caramez. “Essa Frente busca respostas para os problemas do transporte sobre trilhos em nosso estado e, seguramente, contribuirá para que se configurem saídas também para o país como um todo. Tais iniciativas constituem fatos concretos que poderão aportar soluções para a crise, muitas das quais certamente ainda nem somos capazes de imaginar”.

Realidade e ideias. Sublinhando a importância de reconhecer que a realidade é sempre superior às idéias, Pedro Machado deixou para reflexão uma frase do médico e Prêmio Nobel francês Alexis Carrel, feita no início do Século XX, mas extremamente atual: “Pouca observação e muito raciocínio conduzem ao erro. Muita observação, pouco raciocínio conduzem à verdade”.

Agradecimentos, confiança e êxito. No final, Pedro Machado agradeceu ao presidente do Sindicato dos Engenheiros no Estado de São Paulo, Murilo Celso de Campos Pinheiro o apoio recebido para a realização da solenidade de posse. E concluiu com outros agradecimentos: “Agradeço a todos os amigos que me apóiam nessa empreitada, muitos aqui presentes, mas aos quais não irei nominar, porque sempre se corre o risco de esquecer alguém; à minha família, também presente, e, sobretudo, aos meus colegas da diretoria, em quem confio para uma jornada que certamente será de êxito”.


NOVA DIREÇÃO DA AEAMESP – II

A composição da Diretoria Executiva e dos Conselhos Deliberativo e Fiscal da AEAMESP para o triênio 2017/2019

A Diretoria Executiva da Gestão 2017/2019 tem a seguinte composição: Pedro Armante Carneiro Machado (presidente), André Mazzucatto (vice-presidente de Administração e Finanças), Bárbara Ramos Coutinho Vicalvi (vice-presidente de Assuntos Associativos), Dionísio Matrigani de Souza Gutierres (vice-presidente de Atividades Técnicas), Mario de Mieri (1º diretor Tesoureiro), Antonio Fioravanti (2º diretor Tesoureiro), Thais da Silva Ambrosio Garcia Herani (1ª diretora Secretária), Maria Toshiko Yamawaki (2ª diretora Secretária).

CONSELHO DELIBERATIVO

Para o Conselho Deliberativo foram eleitos 12 candidatos, apresentados a seguir: Iria Aparecida Hissnauer Assef, Plinio Oswaldo Assmann, Ayres Rodrigues Gonçalves, Mara Silvana Siqueira, Fabio Tadeu Alves, Ana Paula Rodrigues dos Santos Segarro, Wilson Mitt, Juliana Tiemi Tamanaha, Haydee Svab, Neila Custódio, Odecio Braga de Louredo Filho e Jorge Rachid Sabbag Filho. Os suplentes são: Felipe Copche, Benedito Tadeu de Souza, Alexandre de Freitas Pinto, Italo Biasotto e Sergio Guedelha Coutinho.

CONSELHO FISCAL

Para o Conselho Fiscal, foram eleitos três candidatos, cujos nomes são apresentados a seguir: Antonio Marcio Barros Silva, Agostinho Minicuci e Antonio Luciano Videira Costa. Os suplentes são: Luiz Eduardo Argenton e Rolando José Santoro Netto.

DIRETORES ADJUNTOS

A Gestão da AEAMESP para o triênio 2017/2019 contará também com a participação de diretores adjuntos, que se dedicarão a áreas especializadas. São eles: Ítalo Biasotto (Infraestrutura), Alexandre de Freitas Pinto (Gestão de Projetos), Alberto Galvão Branco (Marketing), Benedito Tadeu de Souza (Comunicação), Ulisses Alves Maciel Ribeiro (Eventos Técnicos), Valter Belapetrovícius (Eventos Esportivos).

Apresentação de integrantes da Diretoria e dos Conselhos ao final da solenidade.                                                         


NOVA DIREÇÃO DA AEAMESP – III

Emiliano Affonso descreveu sua recente gestão como um período de avanços em meio a graves dificuldades no plano nacional

Emiliano Affonso fez um pronunciamento em que descreveu ações e realizações da Gestão 2014/2016, quando esteve à frente da AEAMESP – um período marcado por dificuldades no plano econômico e político da vida nacional. “O desafio era grande, precisávamos manter o setor unido e focado para enfrentar o período de incertezas que se aproximava”, disse, acrescentando que a saída foi “arregaçar as mangas”, ouvir parceiros e operadoras metroferroviárias para fortalecer a Semana de Tecnologia Metroferroviária, que se consolidaram ainda mais, com sucesso de público, focalizando temas que tratavam de pontos estratégicos e indicavam caminhos.

“Foi criado, pela ANPTrilhos e CBTU, o Prêmio de Tecnologia e Desenvolvimento Metroferroviário a trabalhos inéditos da Semana. Estreitamos a parceria com o BNDES, atuamos fortemente no Conselho das Cidades, coordenando o Grupo metroferroviário que aprovou resoluções e cobra sua efetivação. Assinamos convenio com o Metrô de SP para ajudar na preservação do conhecimento e com a ALAMYS. Fechamos parceria com a UNIP para a realização, nas suas dependências, da 23ª Semana de Tecnologia, trazendo a universidade, melhorando acesso e baixando custos”.

Segundo Emiliano, a AEAMESP mostrou-se presente: “Não nos omitimos! Nós nos posicionamos frente aos problemas, levamos propostas, tivemos reuniões em Brasília, no Rio, em São Paulo, Belo Horizonte, Salvador e Recife. Aproximamo-nos do legislativo e em 2016 foi criada a FTRAM – Frente parlamentar em Prol do Transporte Metroferroviário, presidida pelo deputado João Caramez que nos honra com a sua presença e já começa a mostrar os seus primeiros frutos”.

Ele acrescentou “Ajudamos na oficialização do MDT – Movimento pelo Direito ao Transporte Público. Discutimos com a sociedade civil a questão de mobilidade, participamos dos planos diretores regionais levando nossas reivindicações. Hoje nossas bandeiras estão aprovadas pelo Conselho das Cidades e linhas metroviárias fazem parte do Plano Diretor Estratégico do Município de São Paulo. Enfim, nos fizemos presente de forma independente e pró-ativa em defesa de nossos associados, do setor metroferroviário e do Transporte Público”.

Não só vitórias. Segundo Emiliano Affonso, não houve apenas vitórias nesses três anos em que esteve à frente da AEAMESP. “Presenciamos a perda do equilíbrio financeiro de empresas como o Metrô-SP ocorrer graças à concessão de novas gratuidades aliada a uma política que contem o reajuste das tarifas e possibilita ‘tarifaços’ inconcebíveis como o da energia elétrica.Hoje vivemos um momento de transformação e de dualidade com recessão. Mas são nestes momentos que podemos dar os maiores saltos e tenho certeza que a AEAMESP e seus associados não se furtarão de suas obrigações”.

Agradecimentos e certeza do êxito da nova gestão.  Agradeço a todos que nos ajudaram nesta tarefa em especial aos meus companheiros de diretoria e conselho que sempre estiveram ao meu lado. Aos nossos associados que deram o seu voto de confiança. A infinidade de amigos que com o seu trabalho engrandeceram a nossa associação. A diretoria do Metrô, ao apoio e parceria  dada pela ANPTrilhos, operadoras metroferroviárias, ABIFER, ANTP, SEESP, SIMEFRE e IE e a todos vocês que vieram expressar a sua amizade e apoio a nossa AEAMESP.

“Hoje passo o comando ao engenheiro Pedro Machado, coordenador das últimas semanas de tecnologia, e a esta nova diretoria e conselho da nossa Associação com a sensação de dever cumprido e com a tranquilidade de saber que se empenharão para o seu crescimento e o do nosso setor. Obrigado!”

O momento do pronunciamento de Emiliano Affonso


NOVA DIREÇÃO DA AEAMESP – IV

Associados, familiares dos novos dirigentes, representantes de entidades parceiras e autoridades do setor trouxeram prestígio para a solenidade de posse

Estava repleto auditório na sede do Sindicato dos Engenheiros no Estado de São Paulo (SEESP), que abrigou a posse solene da Diretoria e dos Conselhos da AEAMESP para o triênio 2017/2019. Estavam presentes associados, familiares dos novos dirigentes, representantes de entidades parceiras, autoridades do setor e jornalistas.

Além do presidente recém empossado, engenheiro Pedro Machado, e do presidente que acabava de deixar o cargo, engenheiro Emiliano Affonso, integraram a mesa de honra da solenidade o deputado estadual João Caramez, coordenador da Frente Parlamentar em prol do Transporte Metroferroviário (FTRAM); secretário municipal de Mobilidade e Transportes de São Paulo, Sérgio Aveleda; o diretor de Engenharia e Construções do Metrô-SP, Paulo Sérgio Amalfi Meca, que representava o secretário de Transportes Metropolitanos do Estado de São Paulo, Clodoaldo Pelissioni, e o presidente da Companhia do Metropolitano de São Paulo, Paulo Menezes Figueiredo; o presidente do Sindicato dos Engenheiros no Estado de São Paulo, Murilo Celso de Campos Pinheiro; o presidente da Associação Nacional de Transportes Públicos (ANTP), Ailton Brasiliense Pires; o presidente da Associação Brasileira da Indústria Ferroviária (ABIFER), Vicente Abate; o vice-presidente do Instituto de Engenharia de São Paulo, Roberto Bartolomeu Berkes, que representava o presidente daquela entidade, Camil Eid; e o diretor financeiro do Conselho Regional de Engenharia e Agronomia em São Paulo (CREA-SP), Rodolfo Fernandes Mores.

De modo geral.  os pronunciamentos destacaram a importância da AEAMESP e de seu congresso anual, a Semana de Tecnologia Metroferroviária, para o debate e a busca de soluções  para a mobilidade urbana e o desenvolvimento do transporte metroferoviário, nos segmentos de passageiros, mas também no setor de cargas.

Outras organizações representadas no encontro foram: Sindicato Interestadual da Indústria de Materiais e Equipamentos Ferroviários e Rodoviários (SIMEFRE), Conselho de Arquitetura e Urbanismo de São Paulo (CAU/SP), METRUS –Instituto de Seguridade Social, Escola Politécnica da USP, Universidade Paulista (UNIP), ViaQuatro, Associação Latino-Americana de Ferrovias (ALAF), Estrada de Ferro Campos do Jordão (EFCJ). Também participou da solenidade o vereador paulistano Fabio Riva.

“NA MOBILIDADE, O FUTURO DO PAÍS”, DIZ PLÍNIO ASSMANN

A fala de Plínio Assmann fechou a solenidade

Não estava no protocolo, mas o conselheiro da AEAMESP, engenheiro e consultor Plínio Assmann foi convidado a fazer a última explanação da solenidade. Ele fez referência à composição da plateia que acompanhava a cerimônia, lembrou as dificuldades enfrentadas e os êxitos colhidos pelo setor, e vaticinou  que as soluções de mobilidade urbana serão fundamentais para o futuro do País

“Estão aqui presente tantas pessoas, tantos amigos, tantos companheiros que souberam fazer as suas tarefas, encaminhar as suas soluções, enfrentar as suas dificuldades. Nada comparável ao que temos pela frente. E o nosso êxito não é só nosso, ele é do Brasil. Eu acho que encontraremos as soluções E essas soluções que encontraremos juntos. Não serão soluções mirabolantes, serão soluções da nossa gente. Nossa gente que construiu o país até agora e vai continuar construindo daqui para a frente. Nós temos uma responsabilidade imensa, que é a vida urbana. E esse é o nosso assunto. Não existe nada mais rápido, mais contundente do que a melhoria que possamos fazer nas nossas cidades na área da mobilidade urbana. É aí, na mobilidade, que está o futuro do nosso país”.


FRENTE PARLAMENTAR METROFERROVIÁRIA

Grupos de Trabalho da Frente Parlamentar Metroferroviária estão compostos e já realizam as primeiras reuniões

Estão compostos e já realizam as primeiras reuniões os seis grupos de trabalho da Frente Parlamentar em prol do Transporte Metroferroviário (FTRAM), instalada na Assembleia Legislativa do Estado de São Paulo em novembro e que teve sua primeira reunião no início deste mês de fevereiro de 2017. Os grupos são os seguintes: Grupo 1 – Gestão do Transporte Metropolitano; Grupo 2 – Gargalos do Sistema; Grupo 3 – Fontes de Recursos; Grupo 4 -:Transporte Inter-Regional, Grupo 5 -Comunicação, e Grupo 6 – Concessão da Malha Ferroviária Paulista.

Conheça a composição de cada grupo


MEMÓRIA FERROVIÁRIA

Imprensa santista presta atenção especial aos 150 anos de criação da São Paulo Railway, completados na quinta-feira, 16 de fevereiro

A criação da São Paulo Railway completou 150 anos em 16 de fevereiro. O jornal A Tribuna, de Santos, comemorou a data com uma matéria. A abertura do texto assinala: “O Porto de Santos, a ferrovia e o café são trigêmeos. Um não existiria sem o outro”. A definição é do pesquisador Rogério Toledo Arruda, que se dedicou a estudar a história da São Paulo Railway (SPR). Inaugurada em 1867, a linha férrea, que foi fundamental para a construção e o desenvolvimento dos primeiros metros de cais do complexo santista, completa 150 anos na próxima terça-feira”.

Veja a matéria completa

UMA REPORTAGEM EM VÍDEO SOBRE O PAPEL DA SPR

Reportagem em vídeo, com seis minutos e meio, produzida pela Santaportal – Notícias de Santos e Baixada Santista, mostra aspectos históricos e realça o papel da São Paulo Railway para a economia do café, gênese do desenvolvimento paulista.


SETOR METROFERROVIÁRIO – I

Dirigentes da AEAMESP participam de encontro sobre temas metroferroviários para o 21º Congresso da ANTP

A reunião aconteceu na sede da ANTP

Representando a AEAMESP, o vice-presidente de Atividades Técnicas, Dionísio Matrigani de Souza Gutierres, e o conselheiro Emiliano Affonso participaram na sexta-feira, 10 de fevereiro de 2017, de reunião na sede da Associação Nacional de Transportes Públicos (ANTP), em São Paulo. O encontro reuniu também vários outros representantes do setor metroferroviário. Conselheiro da AEAMESP, Plinio Assmann participou como representante da ANTP, da qual é o fundador, e estava acompanhado do presidente Ailton Brasiliense Pires, do conselheiro Claudio de Senna Frederico e do superintendente Luiz Carlos Néspoli.

As outras lideranças presentes: José Roberto Generoso, secretário nacional do Transporte e da Mobilidade Urbana, do Ministério das Cidades; Guilherme Ramalho, presidente do MetrôRio; Paulo Menezes, presidente do Metrô-SP; Jurandir Fernandes, presidente da Divisão América Latina da União Internacional de Transportes Públicos (DAL/UITP); Joubert Flores, Roberta Marchesi e Conrado Grava, respectivamente, presidente, superintendente e diretor de planejamento da Associação Nacional dos Transportadores de Passageiros sobre Trilhos (ANPTrilhos)

Temas para o 21º Congresso da ANTP .O encontro teve como objetivo discutir a pauta do 21º Congresso Brasileiro de Transporte e Trânsito, previsto para os dias 28, 29 e 30 de junho de 2017, em São Paulo. Foram debatidos temas relevantes do setor metroferroviário, abordando aspectos importantes como financiamento e custeio, como ainda o modo de transportes sobre trilhos e sua relação com as cidades e com a política de mobilidade, além da questão metropolitana. Assim como ocorreu neste encontro, a ANTP promoverá debates com outros setores da mobilidade urbana com o mesmo objetivo: montar uma pauta rica e detalhada dos principais temas da Mobilidade para o seu 21º Congresso.

COMUNICAÇÕES TÉCNICAS PARA O 21º CONGRESSO 

Até 20 de fevereiro de 2017, a Associação Nacional de Transportes Públicos (ANTP) estará recebendo trabalhos a serem avaliados para apresentação no 21º Congresso Brasileiro de Transporte e Trânsito, que acontecerá em São Paulo no período de 28 a 30 de junho de 2017. Esse congresso marcará o 40º aniversário da entidade.

Áreas temáticas. Cada autor poderá inscrever até dois trabalhos, individualmente ou em equipe. As áreas temáticas são as seguintes: Questões Urbanas, Meio Ambiente, Transporte Não Motorizado; Qualidade, Marketing, Tecnologia; Transporte Público e Trânsito.


SISTEMA CONFEA/CREA

Pagamento da anuidade do CREA-SP até 28 de fevereiro dá direito a 10% de desconto

O site do Conselho Regional de Engenharia e Agronomia, São Paulo (CREA-SP), oferece todas as informações necessárias para o recolhimento das anuidades de 2017, com direito a descontos. Neste momento, são duas opções, com pagamento em cota única: até 28 de fevereiro de 2017, 10% de desconto e no dia 31 de março de 2017, sem descontos.

Clique aqui e veja os detalhes no site do CREA-SP


SETOR METROFERROVIÁRIO – II

MetroClick, o boletim eletrônico interno do Metrô-SP, ressaltou que metroviários superaram incidente de 7 de fevereiro “com eficiência e trabalho em equipe”

Equipe da manutenção trabalhando durante a ocorrência [Reprodução do boletim MetroClick].

Nesta semana, o MetroClick, o boletim eletrônico interno do Metrô-SP, ressaltou em matéria que metroviários superaram incidente de 7 de fevereiro com “eficiência e trabalho em equipe”. A matéria tratava das ações levadas a cabo após o descarrilamento de um trem entre as estações Arthur Alvim e Corinthians-Itaquera, na Linha 3 – Vermelha, ocorrido na terça-feira, 7 de fevereiro de 2017. O texto informa que o Metrô-SP ainda está apurando a ocorrência e a investigação que foi iniciada visa propiciar a melhoria continua dos processos adotados pela companhia, obedecendo a “um conceito  de aprendizagem organizacional para aprimoramento do conhecimento dos nossos equipamentos e sistemas”.

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NA IMPRENSA

Na Estação da Luz do Metrô, uma mostra sobre boas práticas policiais

Painéis da exposição [Foto: Cleo Velleda/DOU – Reprodução]

Edição do Diário Oficial do Estado referente ao dia 9 de fevereiro de 2017 trouxe a matéria intitulada Estação da Luz do Metrô exibe mostra sobre boas práticas policiais. O jornal informa que, elaborada pelo Instituto Sou da Paz, a exposição está organizada em 20 painéis e dá visibilidade às ações que resultaram em redução da criminalidade.

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22ª SEMANA METROFERROVIÁRIA – PAINÉIS EM VÍDEO

O Painel 07 – Transporte ferroviário na Macro Metrópole aconteceu na tarde  do terceiro dia da 22ª Semana de Tecnologia Metroferroviária, em 2016.

Estão disponíveis no site da AEAMESP, em vídeo, os painéis da 22ª Semana de Tecnologia Metroferroviária, realizada em setembro de 2016. Veja a seguir o Painel 07 – Transporte ferroviário na Macro Metrópole. 

O painel foi coordenado por  Eduardo Hotz, presidente do METROFOR e teve como palestrantes Milton Xavier, diretor de Planejamento da Desenvolvimento Rodoviário S/A -DERSA e Murilo Noronha da Luz, coordenador da Secretaria de Planejamento do Estado do Paraná.

A proposta de debate incluiu o exame dos seguintes pontos:  otimização do uso da infraestrutura e a remoção dos entraves para o crescimento do transporte ferroviário, compartilhamento da faixa pelos trens de passageiros e de carga, harmonização do transporte de carga e passageiros na Macrometrópole Paulista – trens regionais, Ferroanel e trens metropolitanos e o Trem Pé Vermelho no Norte do Paraná.

Parte 1

 

Parte 2

 

Parte 3

 

Parte 4

 

Parte 5

 

Clique para ter acesso aos vídeos de outros painéis e sessões da 22ª Semana de Tecnologia Metroferroviária

 

 

 

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