fbpx

EDIÇÃO 366, DE 6 A 12 DE MARÇO DE 2017

HOMENAGEM ÀS MULHERES

No dia 8 de março, AEAMESP prestou homenagem às mulheres, destacando o seu valor profissional. A peça utilizou como exemplo o talento da arquiteta Lina Bo Bardi

No Dia Internacional da Mulher, 8 de março, a AEAMESP publicou mensagem  alusiva à data, destacando o valor profissional feminino, sobretudo “a determinação, coragem e capacidade de inovação”. A peça apresentou como exemplo da qualificação feminina a arquiteta Lina Bo Bardi, que, entre outros trabalhos significativos, criou o prédio do MASP, na Avenida Paulista, um dos ícones da cidade de São Paulo. Veja a peça logo a seguir.

NORMAS TÉCNICAS

Em 10 de março, AEAMESP abrigou reunião de grupo técnico do CB-006- Comitê Brasileiro Metroferroviário da ABNT, que estuda nova norma brasileira sobre ruídos dos sistemas metroferroviários

Na manhã de sexta-feira, 10 de março de 2017, ocorreu na sede da AEAMESP reunião do grupo técnico que estuda a proposição da nova norma brasileira, NBR 16.425-5, sobre medição e avaliação de níveis de pressão sonora provenientes de sistemas metroferroviários.

Respaldada em experiências internacionais, será um grande passo para o setor, sendo mais adequada para a avaliação dos níveis de ruído provocados pelos sistemas metroferroviários.

O âmbito de atuação do CB-006- Comitê Brasileiro Metroferroviário é a normalização no campo metroferroviário, compreendendo via permanente, material rodante, carro metropolitano, segurança e bilhetagem, no que concerne a terminologia, requisitos, métodos de ensaio e generalidades.

RELACIONAMENTO INSTITUCIONAL

AEAMESP recebeu a visita de José Eduardo Tibiriçá, dirigente do Conselho de Arquitetura e Urbanismo – São Paulo (CAU-SP)

José Eduardo Tibiriçá

No dia 24 de fevereiro de 2017, José Eduardo Tibiriçá, dirigente do Conselho de Arquitetura e Urbanismo — São Paulo (CAU-SP) visitou a sede da AEAMEP, tendo sido recebido pelo presidente, engenheiro Pedro Machado. O objetivo do encontro foi estreitar o relacionamento entre as duas entidades, com a possibilidade de realização de atividades conjuntas.

NA IMPRENSA

Em artigo publicado no Estadão pela FIABCI-BRASIL, Conrado Grava de Souza avalia os cinco anos da Lei de Mobilidade Urbana (Lei 12.587/12)

Conrado Grava de Souza

A seção brasileira da Federação Internacional Imobiliária – FIABCI-BRASIL – fez publicar no dia 28 de fevereiro de 2017, no jornal O Estado de S. Paulo, artigo assinado pelo diretor de Planejamento da Associação Nacional dos Transportadores de Passageiros sobre Trilhos (ANPTrilhos), engenheiro Conrado Grava de Souza, em que discute os cinco anos da Lei de Mobilidade Urbana (Lei 12.587/12).

No texto, Conrado assinala que, em razão do relativamente pouco tempo de vigência, ainda não é possível avaliar os efeitos dessa lei sobre o setor de transporte de passageiros sobre trilhos, mas ressalta que tal regulamento foi “fundamental para que os tomadores de decisão tivessem uma visão mais integrada da mobilidade urbana”.

VEJA A ÍNTEGRA DO ARTIGO

NA IMPRENSA

Texto de Emiliano Affonso no Jornal dos Engenheiros mostra que concessões da Linhas 5 – Lilás e 17 – Ouro do Metrô-SP não ajudam a mobilidade da Região Metropolitana

Em artigo publicado na edição número 500 do Jornal dos Engenheiros, editado pelo Sindicato dos Engenheiros no Estado de São Paulo (SEESP), o conselheiro da AEAMESP, e diretor do SEESP, engenheiro Emiliano Affonso, demonstra que as concessões das Linhas 5 – Lilás e 17 – Ouro do Metrô-SP, da forma como propostas pelo Governo do Estado de São Paulo, não ajudam a mobilidade da Região Metropolitana da capital paulista.

VEJA A ÍNTEGRA DO ARTIGO

ARTIGO

Um olhar à Semana de Tecnologia Metroferroviária

Por Juliana Rosa Rebelo

Recentemente participei pela primeira vez da organização da Semana de Tecnologia Metroferroviária. Desde que ela terminou, pensei em escrever um pouco das minhas percepções sobre o evento, sem grandes pretensões, apenas por que, como parte desse grupo, acho importante essa reflexão sobre o nosso trabalho. Essas percepções são de uma pessoa leiga no assunto, mas que teve que aprender, quase que na marra, um pouco sobre esse mundo, tão fascinante e complexo, diga-se de passagem.

O assunto ‘Trilhos, Metrôs, Ferrovias, Trens e etc.” conectou pessoas do Brasil e do mundo. Pude perceber questões que passam despercebidas pelas pessoas que são apenas usuárias do metrô e trens. Uma é perceber como tem gente envolvida para que as coisas aconteçam no transporte sobre trilhos! Quantas pessoas, empresas e entidades têm foco voltado para o desenvolvimento e expansão dessa rede. Sobretudo e curiosamente pensei que ainda não temos trilhos que liguem todas as cidades brasileiras e, muito menos o Brasil a outros países mesmo que sejam vizinhos, pelo menos não fisicamente, mas a Semana de Tecnologia Metroferroviária faz exatamente isso.

Metaforicamente, podemos dizer que os trilhos conectam sim o Brasil ao mundo, ainda que propondo debates, melhorias e avanços, troca de conhecimentos e de experiências, mas conectam. E isso me faz olhar todo o nosso esforço com outros olhos. Há um propósito em tudo que fazemos. E isso é realmente gratificante.

Apesar de se tratar de um evento extremamente técnico, vejo algo quase que poético nessa conexão, e pessoalmente acho que isso é o que dá um toque especial ao evento.

Juliana Rosa Rebelo tem 29 anos e é estudante de Engenharia de Produção. Atualmente exerce o cargo de Coordenadora de Eventos na Associação dos Engenheiros e Arquitetos de Metrô – AEAMESP

22ª SEMANA METROFERROVIÁRIA – PAINÉIS EM VÍDEO

O Painel 10 – Fontes de recursos para implantação e operação dos sistemas metroferroviários, na manhã do último dia da 22ª Semana de Tecnologia Metroferroviária, em 2016.

O site da AEAMESP deixa disponível, em vídeo, os painéis da 22ª Semana de Tecnologia Metroferroviária, realizada em setembro de 2016. Veja a seguir o Painel 10 – Fontes de recursos para implantação e operação dos sistemas metroferroviários

Os debates partiram da premissa de que não é possível utilizar recursos gerados pelo setor para mitigar os custos de implantação e operação. Com exemplos internacionais o painel focalizou a evolução das estações metroferroviárias, hoje transformadas em polos de atração e desenvolvimento; a visão dos sistemas metroferroviários como promotores do desenvolvimento e não somente indutores, a possibilidade de captação do incremento de arrecadação tributária resultante da implantação de novas linhas metroferroviárias para reinvestimento nos sistemas.

O painel foi coordenado por Luciene Ferreira Monteiro Machado, superintendente da Área de Saneamento e Transporte do BNDES, e teve como palestrantes:
Fernando de Caires, que, na ocasião, atuava na Divisão América Latina da União Internacional de Transportes Públicos (UITP) e Luiz Antonio Cortez Ferreira, à época, diretor da AEAMESP.

Parte 1

 

Parte 2

 

Parte 3

 

Parte 4

 

Parte 5

 

Clique para ter acesso aos vídeos de outros painéis e sessões da 22ª Semana de Tecnologia Metroferroviária

Você pode gostar...