fbpx

EDIÇÃO 433, DE 20 A 31 DE MAIO DE 2019

Silvani Alves Pereira

Presidente do Metrô-SP, Silvani Alves Pereira, participa de Roda de Conversa promovida pela AEAMESP

Na manhã de 24 de maio de 2019, a AEAMESP promoveu uma nova edição do evento Roda de Conversa, desta vez com a participação do presidente da Companhia do Metropolitano de São Paulo, Silvani Alves Pereira. Ele falou sobre as prioridades e perspectivas do Metrô-SP e respondeu a perguntas da platéia.

Acompanhavam o presidente os diretores Milton Gioia Junior, de Operações; Paulo Sérgio Amalfi Meca, de Engenharia e Planejamento, e Claudio Roberto Ferreira, que responde pela Diretoria Comercial.

O evento teve “casa cheia”, com a ocupação de dois auditórios do prédio da Rua Augusta 1626: no G2, onde se desenrolava a exposição, e no térreo, com transmissão por circuito interno de televisão.

Participaram do encontro dirigentes e associados da AEAMESP, entre os quais o conselheiro Plínio Assmann, engenheiro, que presidiu o Metrô-SP entre 1971 e 1977.

O presidente da AEAMESP, engenheiro Pedro Machado, coordenou a Roda de Conversa. Ao final, ele agradeceu a participação do presidente Silvani Alves Pereira e dos diretores, destacando a importância desse contato direto com as equipes profissionais do Metrô-SP.

A EXPOSIÇÃO

O presidente fez inicialmente comentários sobre a trajetória da Companhia do Metropolitano de São Paulo desde seu início, sublinhando o êxito desse empreendimento para a mobilidade na cidade.

Ele mostrou a rede metroviária atual, que conta com 96,1 quilômetros de linhas, 85 estações, 5,27 milhões de passageiros diários e 232 trens, assinalando que a perspectiva é de que até 2022, o sistema conte com 111 quilômetros de linhas, 98 estações, 5,79 milhões de passageiros por dia e 256 trens.

O presidente também destacou a importância ambiental da existência da rede de metrô na maior metrópole do país e lembrou que a Companhia do Metropolitano de São Paulo tem obtido reconhecimento significativo de sua atuação: de acordo com pesquisa do instituto DataFolha, o Metrô de São Paulo foi escolhido pelo quarto ano consecutivo o melhor serviço de transporte de São Paulo e pela primeira vez dividiu com o Poupatempo o primeiro lugar como o melhor serviço público (2018). Além disso, foi premiado como a melhor operadora de sistema metroviário do Brasil na 29ª Edição do Prêmio Revista Ferroviária (2018).

Silvani Alves Pereira fez ainda referência às estratégias de longo prazo, mostrando aspectos relativos aos temas da transformação organizacional da Companhia do Metropolitano de São Paulo, reestruturação de custos, gerenciamento e governança da expansão e o estabelecimento de uma estratégia integrada de comunicação.

Na plateia, diretores e profissionais do Metrô-SP e personalidades do setor 

Pedro Machado agradece a Silvani Pereira a participação 

Plínio Assmann participou do encontro com questões e ponderações

EXPANSÃO

Este será o traçado da conexão, de acordo com diagrama distribuído pelo Governo do Estado de São Paulo

Linha 13-Jade terá conexão com people mover até terminais de passageiros do Aeroporto Internacional de São Paulo/Guarulhos. Obra estará concluída em 2021

O Governo do Estado de São Paulo, a Secretaria de Transportes Metropolitanos do Estado e o Ministério da Infraestrutura anunciaram no dia 28 de maio de 2019, no Palácio dos Bandeirantes, a conexão da Linha 13-Jade, da CPTM, com os terminais de passageiros do Aeroporto Internacional de São Paulo/Guarulhos. Participaram do ato de anúncio o governador João Dória, o secretário Alexandre Baldy e o ministro Tarcísio Gomes de Freitas.

O governo estadual informa que essa é  uma solução de engenharia congregada a uma solução financeira capaz de resolver o que é considerada uma carência da principal cidade brasileira e do principal aeroporto do país. Com a obra, os passageiros que desembarcarem em Guarulhos terão acesso ao people mover nas três estações dos terminais do aeroporto. Aqueles que chegarem ao aeroporto pela Linha 13- Jade poderão utilizar o people mover para se dirigirem diretamente ao seu terminal de voo.

Na apresentação do projeto, entre outros técnicos e autoridades, na porção direita da foto, o ministro Tarcísio Gomes de Freitas e o governador João Dória.

O investimento será de R$ 175 milhões, custeado com recursos da outorga da concessionária GRU Airport. A obra será iniciada em setembro deste ano, com previsão de conclusão em maio de 2021. O people mover terá 2,6 km de extensão, com paradas nos três terminais de passageiros do aeroporto e na Estação Aeroporto Guarulhos da CPTM, e capacidade de 2 mil passageiros/hora para cada sentido. O people mover fará em cerca de seis minutos o trajeto total entre a Estação da CPTM e o Terminal 3 do Aeroporto.

O traçado percorre terrenos da União concedidos para a GRU Airport e, por isso, não haverá necessidade de desapropriação. Além disso, não havia previsão de qualquer construção nestes locais para expandir o aeroporto. Com a novidade, a perspectiva anunciada pelo governo é que os passageiros consigam chegar ao Aeroporto de Guarulhos em 52 minutos a partir da Avenida Paulista e 40 minutos a partir da Estação da Luz.

A estação Aeroporto-Guarulhos, da Linha 13-Jade, está localizada a 500 metros de distância do Terminal 1; 1,5 km do Terminal 2 e 2 km do Terminal 3 (Internacional).

Clique aqui e conheça mais informações sobre a tecnologia people mover já empregada em vários outros aeroportos mundo afora. 

SETOR METROFERROVIÁRIO

Composição do Metrô-DF. Foto: Imprensa/Metrô-DF

Governo do Distrito Federal lança edital sobre  concessão de gestão, operação, manutenção e expansão do metrô

A Secretaria de Transporte e Mobilidade do Distrito Federal lançou no mês de maio o edital de chamamento público para manifestação de interesse para a apresentação de projetos, levantamentos, investigação e estudos para modelagem técnica, operacional, econômico-financeira e jurídica referentes à concessão de gestão, operação, manutenção e expansão dos serviços da Companhia do Metropolitano do Distrito Federal (Metrô–DF), com prazo de apresentação do requerimento fixado para 3 de junho de 2019.

INTERNACIONAL E MULTIMODAL

Em junho, Estocolmo será sede do Congresso da União Internacional de Transportes Públicos (UITP)

No período de 9 a 12 de junho de 2019, acontecerá em Estocolmo, Suécia, o Congresso da União Internacional de Transportes Públicos (UITP), entidade criada em 1885 e que congrega autoridades e operadores, tomadores de decisões sobre políticas para o setor, institutos científicos e fornecedores de produtos, processos e serviços com atividades concernentes a todos os modos de transporte público urbano. A UITP apóia uma abordagem holística da mobilidade urbana e defende o desenvolvimento dos transportes públicos e a mobilidade sustentável.

A UITP América Latina, presidida pelo engenheiro e professor Jurandir Fernandes, organizou uma comitiva para participar do encontro e terá uma sessão sobre melhores práticas. Empresas e organizações brasileiras ou atuantes no Brasil também estarão presentes.

O tema do evento deste ano é A arte do transporte público. Os organizadores destacam que essa escolha temática diz respeito à aspiração à excelência na elaboração e prestação de serviços de transporte público. Foram definidos sete tópicos centrais em torno dos quais serão desenvolvidos os conteúdos do encontro em cerca de 80 sessões.

Os sete tópicos são: Excelência no atendimento ao cliente, Planejamento e governança para melhorar qualidade de vida nas cidades, Mobilidade como Serviço (MaaS) e o novo paradigma da mobilidade combinada, Atrair novos talentos e habilidades, Excelência operacional, Financiamento e receita e Colhendo inovação.

A exposição de produtos e serviços coligada ao Congresso da UITP 2019 espera 21 mil visitantes, que poderão ver o que apresentarão 350 expositores em dois pavilhões que totalizam 40 mil metros quadrados, distribuídos por dois salões.

Também haverá o anúncio dos vencedores do Prêmio UITP 2019, nas categorias: Processos e produtos de design, Diversidade e inclusão, Campanha de marketing, Integração multimodal, Excelência operacional e tecnológica, Estratégia de transporte público urbano, Financiamento inteligente, Financiamento e modelos de negócios e Jovens pesquisadores.

Veja versão virtual em espanhol do caderno do Congresso UITP 2019

COMITÊS TÉCNICOS DA ALAMYS

Cidade do Porto, em Portugal, receberá de 30 de junho a 4 de julho o encontro  24° Comitês Técnicos da ALAMYS

No período de 30 de junho a 4 de julho de 2019, no Porto Palácio Congress Hotel & SPA, na cidade do Porto, Portugal, haverá a realização do evento 24° Comitês Técnicos da ALAMYS, cujo tema geral será Gestão de Ativos – Um processo eficiente para manter a qualidade do serviço. As inscrições poderão ser feitas até a sexta-feira, 21 de junho de 2019.

No domingo, 30 de junho, haverá reunião do Comitê de Direção. Na manhã da segunda-feira, 1° de julho, acontecerá a cerimônia inaugural, seguida do lançamento do Guia de Gestão de Projetos da ALAMYS (versão em português), e de apresentação dos projetos atuais e futuros do Metrô do Porto e do Metropolitano de Lisboa.

Ainda nesse primeiro período do dia, será desenvolvida jornada técnica com o painel Desafios para estabelecer um sistema eficiente de gestão de ativos em metrôs, e haverá sessão de convite para a 33ª Assembleia Geral e Congresso Anual da ALAMYS, em Medellín, no final de 2019. Na parte da tarde haverá nova sessão da jornada técnica, com o tema O
caminho da manutenção preventiva à manutenção preditiva.

Na manhã do terceiro dia, 2 de julho, haverá rodadas de reuniões bilaterais e duas opções de visitas técnicas: às oficinas de manutenção de material circulante, na localidade de Guifões, ou à rede de metrô. Na tarde desse dia serão iniciados os trabalhos dos Comitês Técnicos de Gestão, Manutenção, Planejamento e Operação, que se estenderão até o final do dia 3 de julho. O último dia está reservado às atividades do Grupo de Trabalho de Marketing e Comunicação.

Clique para outras  informações e inscrições

ARTIGO – TRILHOS CONTRA MORTES NO TRÂNSITO

Em artigo sobre o Maio Amarelo, diretora da ANPTrilhos destaca papel de sistemas sobre trilhos podem ter na redução dos acidentes de trânsito

Trânsito mata mais que a violência é título de artigo distribuído por ocasião de campanha do movimento Maio Amarelo por Roberta Marchesi, diretora executiva da Associação Nacional dos Transportadores de Passageiros sobre Trilhos (ANPTrilhos).

Depois de recordar que os acidentes de trânsito são um problema constante nas cidades e estradas de todo o Brasil e, que, em razão deles, infelizmente, muitas pessoas perdem a vida ou ficam com sequelas permanentes, a dirigente destaca o papel que os sistemas sobre trilhos podem exercer para reduzir o problema em nossas cidades.

Ela assinala: “A implantação de trens, metrôs e VLTs contribui para amenizar os congestionamentos, para reduzir o número de acidentes de trânsito e os custos com internações hospitalares. E esses resultados são obtidos porque o transporte sobre trilhos é capaz movimentar grande número de passageiros e tem baixíssimos índices de acidentes, contribuindo significativamente para a qualidade de vida da população e a qualidade ambiental das cidades”.

Veja o artigo completo

Você pode gostar...