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EDIÇÃO 384, DE 17 A 23 DE JULHO DE 2017

Em dois meses, começa a 23ª Semana de Tecnologia, que tem como tema a expressão  “+Trilhos, +Desenvolvimento

De 19 a 22 de setembro de 2017, em São Paulo/SP, a AEAMESP realizará a 23ª Semana de Tecnologia Metroferroviária, que, nesta edição, terá como tema central  “+Trilhos, +Desenvolvimento” – referência ao desenvolvimento urbano e econômico propiciado pela expansão da malha metroferroviária, tanto de passageiros quanto de cargas.

O congresso acontece em paralelo ao METROFERR Lounge Experience e conta com uma grade temática composta de 11 painéis além de cerca de 60 trabalhos técnicos, a serem apresentados durante os quatro dias de evento.

Prêmio ANPTrilhos-CBTU. Dos títulos selecionados pela Comissão Organizadora e Temática, 15 serão escolhidos como finalistas ao 4º Prêmio Tecnologia & Desenvolvimento Metroferroviários ANPTrilhos-CBTU, que é uma iniciativa da Associação Nacional dos Transportadores de Passageiros sobre Trilhos (ANPTrilhos) e da Companhia Brasileira de Trens Urbanos (CBTU), com apoio da AEAMESP.

Os vencedores do 4º Prêmio ANPTrilhos-CBTU serão conhecidos na cerimônia de abertura do congresso, realizada no dia 19 de setembro.

Sobre a Semana de Tecnologia. Na sua 23ª edição, a Semana de Tecnologia Metroferroviária  é considerada o mais importante congresso técnico do setor de transporte metroferroviário do País. Durante quatro dias de evento, técnicos das operadoras, dirigentes empresariais e profissionais do setor debatem questões importantes relacionadas à mobilidade urbana nas cidades.

Sobre o METROFERR Lounge Experience. Trata-se de um espaço no qual os participantes do congresso poderão interagir com os representantes das empresas fabricantes de equipamentos, fornecedores de peças e serviços que estarão divulgando as mais recentes inovações para atender o mercado metroferroviário.

Para conhecer as opções de apoio institucional, patrocínio e participar do METROFERR Lounge Experience, basta entrar em contato com Cristina Kerr, na CKZ Eventos: criskerr@ckzeventos.com.br ou telefone (11) 2387-0111.

No site da AEAMESP, um cadastro nacional de profissionais metroferroviários

Com o propósito de promover a inserção dos seus associados no mercado de trabalho, a AEAMESP armazena um cadastro de âmbito nacional de profissionais do setor metroferroviário. Este banco de informações de profissionais pode ser usado por qualquer organização do setor com objetivo de localizar profissionais com expertise na área.

Inserção no Cadastro

Consulta do Cadastro

NA IMPRENSA  – LINHA 13- JADE

Site MetroCPTM publica 20 fotos próprias mostrando avanço da Linha 13-Jade

Foto publicada pelo blog MetroCPTM

Com a matéria intitulada Veja fotos das obras da Linha 13-Jade em julho – Vias elevadas estão quase prontas, já o viaduto estaiado começa a tomar forma, o site MetroCPTM, editado por Ricardo Meier traz 20 fotos próprias que mostram diferentes aspectos do avanço da obras dessa linha.

O segmento inicial da matéria assinala: “O blog passou pelo local nos últimos dias e fez as imagens abaixo do trecho até a estação CECAP. A construção que mais chama a atenção é mesmo a do viaduto estaiado, parte mais atrasada da obra, mas que está em ritmo acelerado de construção. Os mastros que segurarão os estais duplos já estão tomando forma, mudando a paisagem à beira da Rodovia Ayrton Senna”.

Acesse o blog

NA IMPRENSA – OPINIÃO

Trens da Supervia na Central do Brasil. Foto: André Gomes de Melo/Governo do Estado do Rio de Janeiro

A culpa é da SuperVia

O trem é mais rápido, transporta mais gente e não polui  (Texto publicado originalmente no jornal O Globo, do Rio de Janeiro, em 26 de junho de 2017)

José Carlos Prober, presidente da Supervia

José Carlos Prober

Tudo isso e mais alguma coisa, saibam todos, não é culpa da SuperVia, como geralmente sugere a mídia, que, sem tempo ou espaço, nem sempre contextualiza os problemas diários do serviço. Mas é tudo isso, infelizmente, que ajuda a manter no imaginário carioca um conceito (ou preconceito) que exige do trem do Rio um esforço muito além dos trilhos para firmar-se como alternativa saudável no mapa do transporte público do estado. O trem é mais rápido, transporta mais gente e não polui, lembremos. E resolve o transporte de massa nas maiores cidades do mundo.

Claro, todos sabemos que há ainda muito por fazer no transporte ferroviário do Rio. Mas, nos últimos anos, o trem igualou-se ao metrô para fazer dos trilhos, por exemplo, o único modal do Rio a oferecer ar-refrigerado praticamente pleno aos passageiros. Ainda assim, ao contrário dos outros modais, trem rodar lotado nos horários de pico costuma ser manchete nos noticiários de serviço da manhã. O trem responde por meros 7% das viagens diárias do Grande Rio, mas qualquer atraso é mais noticiado do que o tempo que os passageiros de outros transportes perdem nos congestionamentos do trânsito.

A operação dos trens do Rio é uma concessão. Para resolver todos os problemas que o imaginário da metrópole supõe serem dela, a concessionária teria que ter estrutura comparável a de um governo estadual. No passado, por exemplo, o serviço chegou a contar com um batalhão exclusivo da PM, hoje minguado com a crise da segurança pública no estado.

Em nenhuma das respostas às perguntas do primeiro parágrafo o sujeito é a SuperVia. Hoje, de cada dez ocorrências no sistema, podemos dizer que oito são interferências externas, contra as quais a concessionária nada pode fazer. Ainda assim, o sistema chegou a transportar 700 mil passageiros/dia no ano passado (a crise econômica comeu 100 mil deles) e sua frota quase toda renovada faz em média mil viagens por dia, 95% delas em composições com ar-refrigerado.

A despeito do que a SuperVia já investiu no sistema — R$ 1,6 bilhão nos últimos cinco anos — o serviço continua carecendo de investimentos maciços do poder público (a exemplo do que ocorre com o metrô), os quais, por sua vez, dependem de uma visão estratégica sobre transporte público em toda a área metropolitana do Rio.

Enquanto isso não ocorre, operar o trem do Rio só com resiliência. Uma superdose diária de resiliência.

Veja a matéria em sua publicação original

APRESENTAÇÃO DOS CARTAZES E DE FOTOS
DE CADA UMA DAS EDIÇÕES DA
SEMANA DE TECNOLOGIA METROFERROVIÁRIA

Expansão e integração da malha metroferroviária e a proteção ambiental foram temas  da 13ª Semana de Tecnologia, realizada no final de agosto de 2007

A  13ª Semana de Tecnologia Metroferroviária foi desenvolvida no período de 28 a 31 de agosto de 2007, no Centro de Convenções Frei Caneca, em São Paulo. Temas. O tema geral do encontro foi Transporte metroferroviário: Expansão, Integração e Meio Ambiente. 

Fotografias. Do acervo da AEAMESP, foram selecionadas fotografias  que revelam aspectos  do ambiente nos quais foram desenvolvidas as sessões da décima terceira Semana de Tecnologia Metroferroviária. Elas são apresentadas a seguir (Pesquisa de imagens: Juliana Rosa Rebelo).

 

SETOR METROFERROVIÁRIO

Personagens humorísticos integram nova etapa da Campanha de Etiqueta Urbana da Trensurb

Um filme com pouco mais de três minutos, com os personagens Zurbinho e Alípio Tchutchukinho, faz parte da sétima etapa da Campanha  de Etiqueta Urbana, da Trensurb.

O site da Trensurb informa que a campanha foi inaugurada em 2011, a partir de sugestões recebidas pela Central de Atendimento ao Usuário da companhia. Na época, foram lançadas cinco dicas iniciais de etiqueta para o convívio diário adequado nos trens, abordando os principais problemas detectados no comportamento do público em geral.

Na fase seguinte, ainda em 2011, foram divulgadas cinco novas dicas. Em 2012, todas as dez foram agregadas em um pequeno guia distribuído nas estações. Essa terceira fase teve, ainda, novas adesivagens indicando os assentos preferenciais nos trens.

Novas dicas. Na quarta etapa, em 2014, duas novas dicas foram incluídas, totalizando 12, e, pela primeira vez, intervenções artísticas fizeram parte das ações de divulgação. Em 2015, a quinta fase da campanha trouxe atores que interagiram com os usuários e demonstraram, de forma bem humorada, bons e maus exemplos de comportamento.

A divulgação das dicas também foi ampliada com novas postagens nas redes sociais. O formato foi mantido na etapa desenvolvida em 2016. Neste ano, para a sétima fase da campanha, além da realização das intervenções, foi desenvolvida uma nova concepção gráfica, contando com material impresso e novas postagens para divulgação nos perfis da empresa nas redes sociais.

AS DICAS DA CAMPANHA

É este o conjunto de dicas veiculado pela Campanha:

– não obstrua as portas e acomode-se ao longo dos carros;
– mantenha-se à direita nas escadas e ao entrar e sair dos trens;
– evite sentar-se no chão;
– respeite os bancos preferenciais;
– use fones de ouvido ao viajar escutando música;
– retire a mochila das costas;
– ao ler, não invada o espaço alheio;
– jogue o lixo na lixeira;
– não se encoste na barra, segure-a somente com as mãos;
– não fique no trem no desembarque final;
– não ande de skate nas estações.

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