fbpx

EDIÇÃO 388, DE 14 A 20 DE AGOSTO DE 2017

 23ª SEMANA DE TECNOLOGIA E METROFERR LOUNGE EXPERIENCE

Secretário Nacional de Transporte e da Mobilidade Urbana participará da 23ª Semana de Tecnologia Metroferroviária

José Roberto Generoso

O secretário Nacional de Transporte e da Mobilidade Urbana, José Roberto Generoso, coordenará o Painel 1 – Formas inovadoras para obtenção de recursos para empreendimentos metroferroviários da 23ª Semana de Tecnologia Metroferroviária, que será realizada pela AEAMESP em paralelo ao METROFERR Lounge Experienceno período de 19 a 22 de setembro de 2017, em São Paulo/SP.

O painel. Os participantes deste painel, que acontecerá  no dia 20 de setembro, das 9h às 10h20, colocarão em discussão os investimentos em transportes sobre trilhos como fator de promoção do desenvolvimento, com o aproveitamento do entorno das linhas e das estações para empreendimentos associados que tragam retorno, assegurando recursos para o custeio e para expansão dos próprios sistemas metroferroviários.

As exposições estarão a cargo de Eleonora Passos, executiva da Divisão América Latina da União Internacional de Transportes Públicos ((DAL/UITP), que desenvolverá o tema Panorama internacional da modelagem econômico-financeira para implantação; Luciene Machado, superintendente de Saneamento e Transporte do Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES), responsável pela apresentação sobre Novas possibilidades para composição de garantias de financiamentos, e Raquel Iglesias Verdenacci, gerente de Negócios do Metrô-SP, que falará sobre As receitas não tarifárias do Metrô-SP.

4º Prêmio  ANPTrilhos-CBTU. Na cerimônia de abertura da 23ª Semana de Tecnologia Metroferroviáriaa ser realizada no dia 19 de setembro das 14h às 15h40, serão conhecidos os vencedores do 4º Prêmio Tecnologia & Desenvolvimento Metroferroviários ANPTrilhos-CBTU,  iniciativa da Associação Nacional dos Transportadores de Passageiros sobre Trilhos (ANPTrilhos) e da Companhia Brasileira de Trens Urbanos (CBTU), com apoio da AEAMESP.

Patrocínio e apoio. Para conhecer as opções de apoio institucional, patrocínio e como estar no Lounge Experience basta entrar em contato com Cristina Kerr, na CKZ Eventos: criskerr@ckzeventos.com.br ou telefone (11) 2387-0111.

POR RAZÕES TÉCNICAS, NA EDIÇÃO 387, A NOTA SOBRE A PARTICIPAÇÃO DO SECRETÁRIO SÉRGIO AVELLEDA NA 23ª SEMANA DE TECNOLOGIA SAIU COM INFORMAÇÕES TRUNCADAS. O TEXTO CORRETO ESTÁ PUBLICADO NA SEQUÊNCIA

23ª SEMANA E METROFERR LOUNGE EXPERIENCE

Secretário municipal de Mobilidade e Transportes de São Paulo, Sérgio Avelleda, confirma participação na abertura da 23ª Semana de Tecnologia Metroferroviária e como coordenador de painel sobre transporte nas Smart Cities

Sérgio Avelleda

O secretário municipal de Mobilidade e Transportes de São Paulo, Sérgio Avelleda, confirmou presença na abertura da 23ª Semana de Tecnologia Metroferroviária e da METROFERR Lounge Experience, no dia 19 de setembro de 2017, a partir das 14 horas, e como coordenador do Painel 08 – O transporte nas Smart Cities.

O congresso anual da AEAMESP acontecerá de 19 a 22 de setembro de 2017,  no Auditório da Universidade Paulista  (UNIP), Unidade Paraíso, localizada na Rua Vergueiro, 1.211, em São Paulo/SP.

Apoiador da AEAMESP e da Semana de Tecnologia Metroferroviária, Sérgio Avelleda iniciou sua carreira na administração pública paulista no setor de transporte sobre trilhos. Foi advogado e diretor de Assuntos Corporativos da Companhia do Metropolitano de São Paulo, da qual foi presidente nos anos de 2011 e 2012. Antes, na gestão de 2007 a 2010, exerceu o cargo de presidente da Companhia Paulista de Trens Metropolitanos (CPTM).

23ª SEMANA DE TECNOLOGIA E METROFERR LOUNGE EXPERIENCE

23ª Semana terá workshop sobre a ciber-segurança nos sistemas de transporte sobre trilhos

Thomaz D’Agostini Aquino

À medida que a tecnologia cibernética vai se sofisticando, as ameaças causadas pelos ataques perpetrados por “hackers” vão se tornando cada vez mais perigosas, causando grandes danos, não só às bases de dados sensíveis mas também à execução de processos industriais.

Sabe-se que a infraestrutura metroferroviária é uma das grandes beneficiadas, com a digitalização. Hoje, os sistemas de sinalização já não são “ilhas” isoladas e seguras, uma vez que dialogam, através de interfaces físicas, com sistemas de informação ao passageiro e de supervisão que, por sua vez, “interagem” com os usuários dos sistemas de transportes. Este fato, traz consigo a necessidade de abordar o assunto da Ciber-Segurança, no âmbito do transporte sobre trilhos.

Ciber-ataques podem não só paralisar os serviços mas também provocar acidentes, como já ocorrido, há alguns anos. O tema é pauta do workshop Ciber-Segurança e os Sistemas Metroferroviários, integrante da programação da 23ª Semana de Tecnologia Metroferroviária, e será apresentado por Thomaz D’Agostini Aquino, diretor de Desenvolvimento de Negócios em Transportes na Thales para a América Latina, no dia 21 de setembro, 15h40 às 16h20.

A empresa, com longa experiência na proteção de sistemas militares de defesa, segurança pública e segurança de informações sensíveis, vem utilizando todo o seu conhecimento, no desenvolvimento de soluções para a proteção de Sistemas de Sinalização Metroferroviários, principalmente os associados a operações sem condutor.

23ª SEMANA DE TECNOLOGIA E METROFERR LOUNGE EXPERIENCE

Painel na 23ª Semana focalizará a inovação tecnológica e a Pesquisa Origem Destino de São Paulo

A inovação tecnológica e a Pesquisa Origem Destino de São Paulo serão temas do Painel 7 da 23ª Semana de Tecnologia Metroferroviária que será realizada de 19 a 22 de setembro pela AEAMESP, em São Paulo.

Os participantes do painel levarão informações sobre a evolução da Pesquisa Origem-Destino da Região Metropolitana de São Paulo, que, em 2017, completa 50 anos e constitui em uma das mais antigas do gênero em todo o mundo e referência para estudos similares no Brasil e no Exterior. Estará também em discussão de que forma as novas tecnologias de obtenção e tratamento de dados poderão contribuir para ampliar a capacidade de análise respaldada por esse tipo de pesquisa.

O painel. Programado para o dia 22 de setembro, das 9h às 10h20, o painel reunirá Orlando Strambi, professor do Departamento de Engenharia de Transporte da Escola Politécnica da USP, como coordenador e os palestrantes: Luiz Antonio Cortez Ferreira, gerente de Planejamento, Integração e Viabilidade de Transportes Metropolitanos do Metrô-SP, que será o responsável pela apresentação O histórico da Pesquisa Origem Destino de São Paulo, e Haydee Svab, conselheira da AEAMESP e mestra em Planejamento de Transportes e Engenharia do Metrô-SP, que desenvolverá o tema As inovações tecnológicas em São Paulo e no mundo. Atuará como debatedora, Bianca Bianchi Alves, doutora em Planejamento de Transportes pela Escola Politécnica da USP e especialista em Transporte do Banco Mundial.

 

NA IMPRENSA -TREM INTERCIDADES

Jornal O Vale diz que repasse de linha da CPTM a empresa vencedora pode entrar no plano de concessão para viabilizar implantação do Trem Intercidades

Por meio de matéria assinada pelo jornalista João Paulo Sardinha, o jornal O Vale, do Vale do Paraíba, no Estado de São Paulo, informa que o estudo de viabilidade do Trem Intercidades está em fase final de atualização e sofrerá mudanças para redução de custos; a ideia é repassar à empresa vencedora da licitação a exploração de uma linha da Companhia Paulista de Trens Metropolitanos (CPTM) em São Paulo

Veja a matéria

NA IMPRENSA – MONOTRILHO

Matéria do site MetroCPTM aponta a aproximação do “grande teste para o monotrilho e a Linha 15 – Prata

O site Metro CPTM, de Ricardo Meier, publicou matéria em que comenta a chegada do “grande teste para o monotrilho e a Linha 15-Prata”. O texto assinala que, no próximo ano, “2018, finalmente a primeira linha comercial do gênero estará em operação e justamente numa região carente de transporte”

Veja a matéria

NA IMPRENSA – FERROVIAS

Matéria do jornal Valor Econômico mostra maior lentidão dos trens e perda de eficiência das ferrovias

Na edição virtual do jornal Valor Econômico, matéria de Daniel Rittner mostra que os trens brasileiros estão andando cada vez mais de vagar, “Com malhas saturadas e centenas de obstáculos em travessias urbans, a velocidade média na maioria das concessões ferroviárias caiu nos últimos anos conforme levantamento feito pela ANTT. Resultado: as cargas demoram mais tempo para chegar aos portos e há perda de eficiência”.

Veja a matéria no site do jornal Valor Econômico (mediante cadastro gratuito)

APRESENTAÇÃO DOS CARTAZES E DE FOTOS
DE CADA UMA DAS EDIÇÕES DA

SEMANA DE TECNOLOGIA METROFERROVIÁRIA

Mudança no formato da programação da 17ª Semana de Tecnologia Metroferroviária, em 2011, garantiu mais espaço para a apresentação de trabalhos técnicos

Com 57 sessões e 2.350 participantes, a 17ª Semana de Tecnologia Metroferroviária debateu tecnologias e perspectivas para o setor metroferroviário. O congresso anual foi  realizado de 13 a 16 de setembro de 2011, no Centro de Convenções Frei Caneca, em São Paulo. Mais espaço para os trabalhos técnicos. Com uma mudança no formato da programação, o número de trabalhos técnicos foi ampliado de 32 para 44, dando maior oportunidade para profissionais e empresas apresentarem o resultado de seus esforços na busca de desenvolvimentos tecnológicos. Foram apresentados trabalhos nas áreas
de planejamento, construção civil, sistemas de sinalização e alimentação elétrica, operação, manutenção e novos modos de transportes, como monotrilhos e VLTs Fotografias. Do acervo da AEAMESP, foram selecionadas fotografias  que revelam aspectos  do ambiente nos quais foram desenvolvidas as sessões da décima sétima Semana de Tecnologia Metroferroviária. Elas são apresentadas a seguir (Pesquisa de imagens: Juliana Rosa Rebelo).

Veja a edição do BOLETIM AEAMESP com a cobertura da 17ª Semana de Tecnologia Metroferroviária

Acesse o setor do site em que estão os trabalhos da 17ª Semana de Tecnologia

 

Você pode gostar...