fbpx

EDIÇÃO 389, DE 21 A 27 DE AGOSTO DE 2017

ATÉ 1º DE SETEMBRO, INSCRIÇÕES COM DESCONTO PARA A 23ª SEMANA DE TECNOLOGIA METROFERROVIÁRIA.

CLIQUE AQUI E CONFIRA

23ª SEMANA DE TECNOLOGIA E METROFERR LOUNGE EXPERIENCE

Engenheiro civil francês especializado em mobilidade urbana fará uma das duas conferências internacionais de abertura da 23ª Semana de Tecnologia Metroferroviária

Etienne Lhomet

O engenheiro civil francês de 55 anos especializado em mobilidade urbana Etienne Lhomet, um dos diretores da consultora DVDH – Des Villes et des Hommes (ver site), fará, na tarde de 19 de setembro de 2017, uma das duas conferências internacionais de abertura da 23ª Semana de Tecnologia Metroferroviária, Sua exposição terá por título Articulação urbanismo-transportes e a proposta francesa de desenvolvimento urbano através dos trilhos. A participação do especialista foi programada com o apoio do Consulado Geral da França em São Paulo e da Agência Francesa de Desenvolvimento (AFD).

Etienne Lhomet é formado pela Escola Nacional de Engenharia Civil da França e tem 25 anos de experiência nos campos do fomento territorial e da mobilidade urbana na Europa (Bordéus, Toulouse, Nice, Lyon, Lisboa, Liège), na Índia, China, África Ocidental e América Latina. Além do francês, ele se expressa também em espanhol e português.

A outra conferência internacional. Como divulgado anteriormente, a outra conferência internacional de abertura 23ª Semana de Tecnologia Metroferroviária estará a cargo de Oliver Wittki, analista de Marketing da gigante alemã dos transportes ferroviários Deutsche Bahn falará sobre a relevância e fatos-chave das receitas não operacionais nas estações ferroviárias.

23ª SEMANA DE TECNOLOGIA E METROFERR LOUNGE EXPERIENCE

Painel da ALAMYS reunirá especialistas dos metrôs do Porto, Portugal; Santiago, Chile, e Medellin, Colômbia.

A Associação Latino Americana de Metrôs e Subterrâneos (ALAMYS) está no Painel 2 da 23ª Semana de Tecnologia Metroferroviária,  intitulado O impacto do metrô no desenvolvimento urbano, que mostrará casos que relacionam a implantação de sistemas sobre trilhos com o desenvolvimento urbano em cidades latino-americanas e da Península Ibérica.

“Vamos mostrar experiências de diferentes cidades do continente americano e da Península Ibérica sobre a gestão da mudança urbana, consequência da implantação de projetos de infraestrutura ferroviária. Ressaltam-se a importância de planejamento em longo prazo e a integração de todos os atores para obterem-se os melhores resultados para a comunidade”, conta o coordenador do painel, Constantin Dellis, chefe da Secretaria Geral da ALAMYS.

Segundo Dellis, no período de grandes desafios para o setor no Brasil, a sessão abordará, principalmente, as vantagens do VLT e a integração dele no sistema de transporte massivo, como o metrô e trens suburbanos, para melhorar a mobilidade urbana nas cidades.

Jorge Delgado

Palestrantes. Agendado para o dia 20 de setembro, das 10h40 às 12h, o painel contará com a participação dos palestrantes, Jorge Delgado, presidente do Metrô do Porto, Portugal, que será o responsável pelo tema O VLT como motor para o desenvolvimento econômico de uma cidade de médio porte; Roland Zamora, gerente de Estudos do Metrô de Santiago do Chile, que falará sobre a estratégia de comunicação com a comunidade do Metrô da capital chilena, e Juan Alvaro Gonzalez, especialista de Planejamento do Metrô de Medellín, Colômbia, que discorrerá sobre as mudanças nos bairros em desenvolvimento pela introdução do VLT.

Estratégia ALAMYS. Durante a sessão, com exposição de Constantin Dellis, será feito o lançamento da Estratégia ALAMYS no Brasil: ‘Por que o desenvolvimento de projetos de transporte sobre trilhos é a melhor opção para sustentabilidade das grandes cidades latino-americanas’.

Sobre a 23ª Semana. Realizada pela AEAMESP em paralelo com o METROFERR Lounge Experience, a 23ª Semana de Tecnologia Metroferoviária, acontecerá no período de 19 a 22 de setembro de 2017, em São Paulo/SP.

O congresso possui uma grade com cerca de 50 palestras técnicas, nove painéis e, este ano está recebendo, o Seminário FIESP – Infraestrutura de Transporte Ferroviário, que reunirão durante quatro dias, técnicos de operadoras, representantes dos governos federal, estadual e municipal, dirigentes empresariais e profissionais do setor para debater questões importantes relacionadas ao transporte sobre trilhos no país.

A edição 2017 da Semana de Tecnologia Metroferoviária tem como tema central +Trilhos+Desenvolvimento , que se refere ao desenvolvimento urbano e econômico causado pela expansão da malha metroferroviária, tanto de passageiros quanto de cargas.

4º Prêmio ANPTrilhos-CBTU. Na cerimônia de abertura da 23ª Semana de Tecnologia Metroferroviária, no dia 19 de setembro, das 14h às 15h40 serão conhecidos os vencedores do 4º Prêmio Tecnologia & Desenvolvimento Metroferroviários ANPTrilhos-CBTU. Trata-se de uma iniciativa da Associação Nacional dos Transportadores de Passageiros sobre Trilhos (ANPTrilhos) e da Companhia Brasileira de Trens Urbanos (CBTU), com apoio da AEAMESP.

Confira a programação preliminar da 23ª Semana de Tecnologia Metroferroviária

INFORMAÇÕES TECNOLÓGICAS

Encontro no Instituto de Engenharia traz informações sobre o World Tunnel Congress 2017, realizado na Noruega há dois meses pela International Tunneling and Underground Space Association (ITA). Será nesta quarta-feira, 30 de agosto.

O Instituto de Engenharia de São Paulo e o Comitê Brasileiro de Túneis (CBT), da Associação Brasileira de Mecânica dos Solos e Engenharia Geotécnica (ABMS)  realizarão no dia 30 de agosto de 2017, no Auditório do Instituto de Engenharia (Avenida Dr. Dante Pazzanese, nº 120 Vila Mariana, São Paulo/SP) o encontro intitulado Ecos do World Tunnel Congress 2017 – Noruega, com informações sobre aquele congresso, ocorrido em 9 a 15 de junho de 2017. A AEAMESP apoia a iniciativa.

Clique aqui para outras informações e inscrições

SETOR METROFERROVIÁRIO

Até 15 de setembro de 2017, estarão abertas as inscrições para o 1º Prêmio ANPTrilhos de Jornalismo

A  Associação Nacional dos Transportadores de Passageiros sobre Trilhos (ANPTrilhos) informa que receberá até o dia 15 de setembro as inscrições para o 1º Prêmio ANPTrilhos de Jornalismo, que visa valorizar o trabalho realizado pelos veículos de comunicação e seus profissionais na área de transporte de passageiros sobre trilhos, além de dar destaque aos trabalhos jornalísticos de qualidade voltados para o setor.

O Prêmio conta com duas categorias, Mídia Impressa e Mídia Digital. Poderão participar do 1º Prêmio ANPTrilhos de Jornalismo os trabalhos jornalísticos veiculados no período de 01 de julho de 2016 a 31 de agosto de 2017

As reportagens serão avaliadas por uma Comissão Julgadora formada por representantes dos operadores de sistemas de transporte de passageiros sobre trilhos, formadores de opinião e profissionais de comunicação, indicados pelo Conselho Diretor da ANPTrilhos. Para a avaliação dos trabalhos, serão considerados critérios que valorizem a atividade jornalística, como a importância da reportagem para a sociedade, a qualidade editorial, a apuração dos fatos, contextualização, isenção e criatividade.

O trabalho vencedor de cada categoria receberá troféu e premiação no valor de R$ 7 mil. A cerimônia de premiação será realizada no dia 07 de novembro, durante a NT EXPO, em São Paulo.

O regulamento completo e o formulário de inscrição do 1º Prêmio ANPTrilhos de Jornalismo estão disponíveis no site da premiação – www.anptrilhos.org.br/premio-anptrilhos-jornalismo – da Associação – www.anptrilhos.org.br .

APRESENTAÇÃO DOS CARTAZES E DE FOTOS
DE CADA UMA DAS EDIÇÕES DA
SEMANA DE TECNOLOGIA METROFERROVIÁRIA

A contribuição dos trilhos para a mobilidade foi o tema central da 18ª Semana de Tecnologia, realizada em 2012

Apresentando um conjunto de 12 painéis e 44 sessões de trabalhos técnicos, a 18ª Semana de Tecnologia Metroferroviária debateu a contribuição dos trilhos para a mobilidade. O encontro foi realizado de 11 a 14 de setembro de 2011, no Centro de Convenções Frei Caneca, em São Paulo, teve a presença superior a 2.300 participantes. Áreas. Foram
apresentados trabalhos nas áreas de planejamento, comunicação, marketing, construção civil, sistemas de sinalização e alimentação elétrica, operação, manutenção e novos modos de transportes, como monotrilhos, VLTs e corredores de ônibus. Fotografias. Do acervo da AEAMESP, foram selecionadas fotografias  que revelam aspectos  do ambiente nos quais foram desenvolvidas as sessões da décima sexta Semana de Tecnologia Metroferroviária. Elas são apresentadas a seguir (Pesquisa de imagens: Juliana Rosa Rebelo).

NA IMPRENSA –  TREM x CAMINHÃO

Matéria da página UOL Economia compara custos do trem e do caminhão no transporte de mercadorias

Matéria publicada pelo site jornalístico UOL, assinada por Ricardo Marchesan, compara a utilização do caminhão e do trem no transporte de bens. A matéria tem por título Combustível encarece a vida porque usamos caminhão? E se fosse trem?

Veja a matéria

NA IMPRENSA – FERROVIA

Em artigo no jornal Correio do Estado, do Mato Grosso do Sul, economista defende ferrovia como solução para o transporte de mercadorias

No jornal Correio do Estado, editado no Mato Grosso do Sul, o economista Benedito Rodrigues da Costa publicou o artigo intitulado Ferrovia é a solução. Em um trecho do artigo, ele assinala: “O momento exige criatividade dos agentes políticos, e os administradores públicos deveriam voltar suas atenções à malha ferroviária na antiga Noroeste do Brasil, exigindo sua reestruturação com a máxima urgência, posto que seria uma maneira de baratear o custo dos transportes de combustíveis e demais produtos oriundos da Região Sudeste para o Centro-Oeste, aquecendo  também o comércio com os países do Mercosul, talvez, uma saída para a retomada do desenvolvimento econômico de nosso estado, revitalizando o comércio e a indústria instalados ao longo da ferrovia”.

Veja o artigo

 

 

 

Você pode gostar...