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EDIÇÃO 391, DE 4 A 15 DE SETEMBRO DE 2017

 
ENTREVISTA

Pedro Machado, presidente da AEAMESP

Um fórum para o debate de temas dos setores metroferroviário e ferroviário de cargas

O presidente da AEAMESP fala sobre a estruturação temática da 23ª Semana de Tecnologia Metroferroviária, evento que a AEAMESP promoverá junto com o METROFERR Lounge Experience, no período de 19 a 22 de setembro de 2017, na Universidade Paulista – UNIP, Campus Paraíso, em São Paulo/SP.

BOLETIM AEAMESP – Por que a estruturação desta 23ª Semana de Tecnologia Metroferroviária tem deixado o senhor e toda a equipe organizadora satisfeitos?

PEDRO MACHADO – Graças às várias parcerias que a AEAMESP soube construir ao longo de sua história de quase trinta anos, pudemos consolidar e aprofundar a ideia de fazer desta 23ª Semana de Tecnologia Metroferroviária  um evento aglutinador de outros eventos promovidos por importantes entidades do setor metroferroviário no Brasil, com participação internacional. Quem puder participar da 23ª Semana de Tecnologia Metroferroviária na sua integralidade vai conseguir se inteirar literalmente de uma grande gama de temas atuais e importantes relacionados com os segmentos metroferroviário e ferroviário de carga – tanto nos aspectos mais estratégicos e institucionais como também com relação aos temas tecnológicos.

BOLETIM AEAMESP – Como isso vai acontecer?

PEDRO MACHADO – Primeiro, é preciso dizer que a AEAMESP cuidou de fazer a preparação do encontro com o mesmo esmero e a mesma amplitude de anos anteriores. Teremos nove painéis de debates com a participação de especialistas, pesquisadores e autoridades. Haverá uma extensa grade de comunicações técnicas  – são mais de 60 trabalhos técnicos –, cobrindo todas as expertises do coração da tecnologia ferroviária. Vamos tratar de vagões e locomotivas, carros de passageiros, via permanente, sinalização, telecomunicações, suprimento de energia e operação e, também, de alguns temas transversais não menos importantes, como meio ambiente, sustentabilidade e gestão de projetos.

BOLETIM AEAMESP – Os painéis terão que enfoque? Quem participará deles?

PEDRO MACHADO – Tradicionalmente, os painéis da 23ª Semana de Tecnologia debatem diversos aspectos referentes a políticas públicas voltadas para a mobilidade nas cidades, em especial, claro, no segmento metroferroviário. E temos discutido também, como já disse, o setor de transporte ferroviário de cargas. Sugiro a cada leitor que busque o programa completo no site da AEAMESP e, mais do que isso, que monte seu próprio roteiro para acompanhar os temas de seu interesse.

BOLETIM AEAMESP – A programação especializada abrangerá todos os quatro dias do encontro?

PEDRO MACHADO – Exatamente. Logo no início, teremos a cerimônia de entrega do 4º Prêmio ANPTrilhos-CBTU – Tecnologia & Desenvolvimento Metroferroviários, uma iniciativa da Associação Nacional dos Transportadores de Passageiros sobre Trilhos (ANPTrilhos) e da Companhia Brasileira de Trens Urbanos (CBTU), do governo federal. Esse prêmio já se tornou tradicional e vem se firmando como um estimulo para os profissionais. Em seguida, teremos as duas conferências internacionais, com temas que vão lançar luzes sobre muitas das questões com as quais temos nos debatido.

BOLETIM AEAMESP – Do que tratarão essas conferências?

PEDRO MACHADO – Uma das conferências estará a cargo de Oliver Wittki, analista de Marketing da Deutsche Bahn. Ele vai nos falar sobre a experiência de obtenção de receitas não tarifárias nas estações na ferrovia alemã. Trata-se de um tema muito importante para nós, sobretudo nesta época de crise na economia.

A segunda conferência foi programada com o apoio da Agência Francesa de Desenvolvimento (AFD) e estará a cargo do especialista em mobilidade urbana Etienne Lhommet. Ele falará a respeito da relação entre o transporte ferroviário urbano e o desenvolvimento das cidades; abordará sua experiência de Bordeaux, na França, com a qual ele teve bastante envolvimento, mas também vai oferecer um panorama geral dessa questão em toda a França.

BOLETIM AEAMESP – O senhor comentou que a 23ª Semana de Tecnologia será uma espécie de polo aglutinador de eventos pertinentes do setor metroferroviário. Como exatamente isso vai acontecer?

PEDRO MACHADO – Sim, a AEAMESP promove a Semana de Tecnologia anualmente, de forma ininterrupta, desde 1995. Com o tempo, o evento foi se consolidando como um congresso que atrai profissionais, gestores e autoridades do setor de todo o País e de outros países. Ou seja, ganhou massa crítica e, com isso, tem conseguido atrair para perto de si também outros eventos. Creio que, dessa forma, a Semana de Tecnologia fica mais interessante e mais forte e, por outro lado, os outros eventos que se somam ao nosso acontecem num ambiente que já reúne gente capacitada e interessada. O nome disso, curiosamente, não vem da engenharia, mas da biologia: simbiose. É o fator ganha-ganha.

BOLETIM AEAMESP – Quais os eventos programados para acontecerem junto com a 23ª Semana de Tecnologia Metroferroviária?

PEDRO MACHADO – Na quarta-feira – dia 20 de setembro – haverá a 44ª Reunião do GPAA – Grupo Permanente de Autoajuda na Área de Manutenção Metroferroviária. Para que se tenha uma ideia do quanto esses profissionais do GPAA se dedicam, eles programaram atividades para o período das oito da manhã às nove horas da noite.

BOLETIM AEAMESP – Haverá um seminário em parceria com a FIESP e o BNDES, sobre infraestrutura ferroviária. É isso?

PEDRO MACHADO –  Sim,  na tarde da quinta-feira – 21 de setembro – será realizado em parceria com a Federação das Indústrias do Estado de São Paulo e com o BNDES, o Seminário de Infraesetrutura de Transporte Ferroviário. A proposta é discutir os aspectos estratégicos mais relevantes relacionados com o transporte ferroviário de carga e com as plataformas logísticas do Brasil. Nós falaremos das perspectivas abertas para o segmento, sobretudo com as novas concessões e novos investimentos em ferrovias. Logicamente, estará em pauta a renovação das atuais concessões das ferrovias de carga, tema que está na ordem do dia.

BOLETIM AEAMESP – Outro aspecto que chama a atenção é a questão das normas técnicas, também contemplada no programa da 23ª Semana de Tecnologia.

PEDRO MACHADO – Este é um ponto realmente da maior relevância. Na sexta-feira – dia 22 de setembro –  teremos uma sala especialmente dedicada às apresentações especiais da ABNT, por meio do seu CB-006 – Comitê Brasileiro Metroferroviário. Entre outros aspectos, essa sessão vai tratar do tema da certificação e da normalização campo da segurança ferroviária.

BOLETIM AEAMESP – A programação fala também de eventos relacionados com ações de organizações internacionais.

PEDRO MACHADO – Sim. Além das conferências internacionais da abertura, teremos o lançamento de três importante documentos de caráter internacional. O painel da Associação Latino-Americana de Metrôs e Subterrâneos (ALAMYS), na manhã de 20 de setembro,  compreenderá o lançamento da política dessa entidade para o desenvolvimento do transporte metroferroviário na América Latina. Ficamos lisonjeados, porque eles decidiram fazer o lançamento no Brasil, exatamente no congresso anual da AEAMESP.

BOLETIM AEAMESP – E os outros documentos?

PEDRO MACHADO –No dia 21 de setembro, pela manhã, no Painel 6 – Planos de desenvolvimento urbano e sua relação com os transportes sobre trilhos, Anie Amicci, gerente do Departamento de Mobilidade Urbana e Logística do BNDES,  fará o lançamento do Guia de Mobilidade, produto de uma parceria do BNDES, Ministério das Cidades e do banco público alemão KfW. A intenção, com esse guia, é auxiliar os municípios no processo de decisão modal, quando for elaborar novos propostas de planos de e empreendimento. Nesse mesmo painel, Françoise Méteyer-Zeldine, conselheira de Desenvolvimento Sustentável da Embaixada da França no Brasil fará o lançamento do Guia de boas práticas – Quem paga o quê no transporte urbano – uma publicação que focaliza todas as etapas do financiamento do transporte público da organização global e foi produzida pela organização global Cooperação para a Mobilidade Urbana no Mundo em Desenvolvimento (CODATU).

E não posso esquecer de que haverá outra sessão que contará com a participação da União Internacional de Transportes Públicos, Divisão América Latina (UITP/DAL). Será o primeiro painel da 23ª Semana de Tecnologia, com foco sobre os investimentos em transportes sobre trilhos como fator de promoção do desenvolvimento, considerando  o aproveitamento do entorno das linhas e das estações para empreendimentos associados que tragam retorno, de modo a assegurar recursos para o custeio e para expansão dos próprios sistemas metroferroviários. O coordenador será José Roberto Generoso, secretário nacional de Transporte e da Mobilidade Urbana, do Ministério das Cidades.

BOLETIM AEAMESP – Serão lançamentos significativos com uma participação internacional importante.

PEDRO MACHADO – É verdade, mas eu concluiria dizendo que outros lançamentos acontecerão. Ao longo dos quatro dias, haverá a apresentação de dois livros de autores distintos, o que reforça a ideia de que a Semana de Tecnologia Metroferroviária é um autêntico fórum de discussão, interação, de troca de experiências, reciclagem e atualização dos profissionais, tanto de metrôs e trens urbanos,  como de ferrovias de cargas e de passageiros.

23ª SEMANA DE TECNOLOGIA E METROFERR LOUNGE EXPERIENCE

Fábio Romeu de Carvalho e Fernando Di Genio Barbosa estarão presentes na abertura da 23ª Semana de Tecnologia Metroferroviária

O professor Fábio Romeu de Carvalho, vice-reitor de Administração e Finanças da Universidade Paulista – UNIP, e o professor Fernando Di Genio Barbosa, diretor administrativo do Grupo Objetivo, estarão presentes na cerimônia de abertura do evento, que será realizado no dia 19 de setembro de 2017, às 14h, em São Paulo. O evento se estende até sexta-feira, dia 22 de setembro.

A UNIP é uma das instituições parceiras da AEAMESP para a realização da 23ª Semana de Tecnologia Metroferroviária

23ª SEMANA DE TECNOLOGIA E METROFERR LOUNGE EXPERIENCE

Oficina de Sistemas Elétricos e Eletrônicos da 23ª Semana de Tecnologia contará com exposição de Paulo Kev

Paulo Kev

O engenheiro e analista de sistemas energéticos e de computadores em rede  Paulo Kev, presidente da Kev Energia Distribuída Integrada do Brasil S/A (KEDI), fará no dia 20 de setembro de 2017, das 9h40 às 10h20, na Universidade Paulista – UNIP, Campus Paraíso, em São Paulo/SP, a segunda apresentação da Oficina de Sistemas Elétricos e Eletrônicos, que integra a programação da 23ª Semana de Tecnologia Metroferroviária promovida pela AEAMESP.

A exposição de Paulo Kev tem por título Smart Grid, versão Sinergética do Complexo Metroferroviário. No texto a seguir, ele faz referência ao conteúdo da apresentação.

Só Integração Energética toca Trem!

Por Paulo Kev

Estamos à vésperas da 23ª Semana de Tecnologia Metroferroviária e temos vários eventos tratando do assunto em São Paulo, desde que a engenharia o elegeu como modal para saída para a crise brasileira e melhor atendimento ao agronegócio exportador. Entendo que seja uma opção pertinente, mas não podemos esquecer que para “tocar trem” temos que ter disponibilidade de energia, tanto na indústria (insumos) como nas linhas (tração) e de qualquer fonte primária. Assim, chamo para reflexão um livro “Terceira Revolução Industrial” Jeremy Rifikin/2011, que desde a “Economia do Hidrogênio, J. R. / 2002”  teve inspiração para fechar eestruturar o setor energético que sai da pico geração (gaiola de hamster)  com a giga geração (UHE), como não era da técnica, não fechou a concepção dos equipamentos para materializar  suas visões; aqui nós entramos; entendo que o status da eletrônica de potência tem a capacidade de prover a “3ª. REVOLUÇÃO”.

Afinal do que estamos falando!?  Pergunta boa nesta altura do texto…  Agora sim vamos ao quanto a Engenharia Elétrica/Eletrônica pode mudar o mundo de forma prática, objetiva, conclusiva, sustentável e free  GEE. Temos o Sistema Integrador de Geração Universal com desacoplamento/armazenamento de Carga Energética, ou simplesmente SIGUCE, que se propõe a integrar qualquer tipo de gerador elétrico e vetor de qualquer fonte primária que entre no dispositivo capaz de desacoplar as cargas, estabelecer uma gestão de fluxo através de algoritmo local de gestão e despacho do pacote energético, e com o algoritmo de armazenamento garante o estoque necessário a um ciclo de consumo equalizado, sem os problemas da rede convencional (ver ANEEL CP015/2010).  A melhor forma de transporte do pacote energético será por Corrente Continua Modulada (CCM) a jusante e montante (assunto para outro artigo). O nome desta máquina é Desacoplador, haja vista, que o SIGUCE não carece transformador; mas não causa problema à indústria do mesmo.

O que tudo isso tem haver com “Sobre Trilhos”?  Simples! Falar em qualquer coisa sobre trilhos exige energia e logo a integração de tudo, em todos os lugares, em todas as classes de potências e a tecnologia de controle DC nas locomotivas, permitirá a tração de origem primária na nuclear, eólica, solar, biomassa (moderna), HAMSTER. Muito Obrigado pela atenção, até a próxima estação!

23ª SEMANA DE TECNOLOGIA E METROFERR LOUNGE EXPERIENCE

Divulgada a programação do Seminário Infraestrutura de Transporte Ferroviário, organizado em parceria com a FIESP e o BNDES. Será no terceiro dia da  23ª Semana

Organizado em parceria com a  FIESP e com o BNDES, o Seminário Infraestrutura de Transporte acontecerá no terceiro dia da 23ª Semana de Tecnologia Metroferroviária, 21 de setembro de 2017, quinta-feira, das 14h às 18h, na Universidade Paulista – UNIP, Campus Paraíso, em São Paulo/SP.

Foco.  Em seus últimos planos, o governo federal propôs diversos projetos para a expansão da malha ferroviária, a fim de desenvolver a infraestrutura do país e contribuir para a retomada dos investimentos. Dessa forma, propõe-se antecipar a renovação das atuais concessões, de modo a estimular os investimentos necessários para o aumento da eficiência modal ferroviária.

O evento discutirá, além deste tema, as alternativas para acelerar a expansão das ferrovias e de sua participação na matriz de transportes diante das perspectivas futuras do país.

14h – Abertura. com participação de Luis Felipe Valerim Pinheiro, diretor adjunto do DEINFRA/FIESP. Jorge Bastos, diretor geral da ANTT; José Carlos Medaglia Filho, diretor Presidente da EPL, e Pedro Machado, presidente da AEAMESP.

14h20 – Sessão 1: Perspectivas do setor ferroviário. Coordenador: Laurence Casagrande Lourenço, secretário de Logística e Transportes de São Paulo. Participam Henrique Pinto, secretário de Articulação de Políticas Públicas da SPPI, com o tema As concessões ferroviárias do PPI; Jean Pejo, secretário geral da ALAF-Brasil, com a exposição intitulada Soluções para trechos de baixa demanda (short lines); direito de passagem tráfego mútuo; interoperabilidade e transporte de passageiros de longo percurso, e Gustavo Gardini, diretor de Desenvolvimento de Negócios da DBI, com o tema: Plataformas logísticas e intermodalidade: como ampliar o transporte de contêineres. Debatedor: Representante da EPL.

15h40 – Coffee break

16h – Sessão 2: Renovações das concessões atuais.
Coordenador: Vicente Abate, presidente da ABIFER;
Participará Fernando Paes, diretor executivo da ANTF, com o tema Renovação antecipada das concessões atuais; duplicações de vias e implantação de contornos ferroviários; investimentos em outras malhas e desfazimento de vagões/locomotivas. Debatedor: Dalmo Marchetti, Engenheiro do Depto. de Transportes e Logística do BNDES

18h – Encerramento.

23ª SEMANA DE TECNOLOGIA E METROFERR LOUNGE EXPERIENCE

A 23ª Semana de Tecnologia terá o workshop “Soluções de sistema de Massa Mola para via permanente”

Tradicional participante da Semana de Tecnologia Metroferroviária, a Vibtech Industrial Ltda. programou para o dia 22 de setembro, às 9h40, durante a 23ª Semana de Tecnologia Metroferroviária, o workshop para apresentação das soluções de sistema de Massa Mola para via permanente, que foi instalado na via permanente da Linha 5 – Lilás do Metrô-SP, nos lotes 3 e 7.

Trata-se do primeiro fornecimento com produtos 100% nacionais compreendendo isoladores metálicos de vibração de baixa frequência natural (6 Hz) e sistema de Pads Elastoméricos com frequência natural de 10 e 14 Hz.

Os elementos foram projetados e desenvolvidos pela Vibtech e passaram por intensos ensaios para homologação de compostos, além de ensaios estáticos e dinâmicos mostrando excelente resultados e sendo aprovados inteiramente para essa aplicação de alta responsabilidade.

Bernard Baudouin,

De acordo com o engenheiro Bernard Baudouin, diretor Técnico da Vibtech, a solução foi projetada e desenvolvida para a via permanente do Metrô-SP sobre laje flutuante da linha 5-Lilás, lote 3 (via singela, compreendendo 8.107,97 metros + Aparelhos de Mudança de Via – AMV – 354,14 metros), já finalizada. “Fornecemos essas soluções com algumas diferenças em trechos do Hospital São Paulo, para o lote 7, também sobre via singela de 9.541 metros com 775 metros de AMV.”

O sistema Massa Mola passa a fazer parte do portfólio da empresa juntando-se aos demais produtos fabricados para o segmento ferroviário com o objetivo de controle de vibrações e ruídos estruturais. “O principal benefício do Sistema Massa Mola é fazer com que as vibrações e ruídos sejam atenuados em virtude de sua propagação das estruturas e consequentemente nas edificações vizinhas”, explica Baudouin.

APRESENTAÇÃO DOS CARTAZES E DE FOTOS
DE CADA UMA DAS EDIÇÕES DA
SEMANA DE TECNOLOGIA METROFERROVIÁRIA
 

As três Semanas de Tecnologia mais recentes

Com esta matéria, encerramos a série que trouxe os cartazes e também fotografias das edições anteriores do congresso anual da AEAMESP, a Semana de Tecnologia Metroferroviária. As mais recentes. Lembramos aqui os cartazes das três edições mais recentes, as últimas realizadas no Centro de Convenções Frei Caneca. A 20ª Semana de Tecnologia Metroferroviária aconteceu entre 9 e 12 de setembro de 2014 e debateu a importância fundamental do crescimento equilibrado das cidades para o desenvolvimento do país. A 21ª Semana de Tecnologia Metroferroviária aconteceu entre 8 e 11 de setembro de 2015 e discutiu a urgência do avanço das redes metroferroviárias . Já a 22ª Semana de Tecnologia Metroferroviária foi desenvolvida entre 13 e 16 de setembro de 2016 e defendeu continuidade de investimentos com eficiência. Fotografias. Ao longo da série, foram mostradas imagens selecionadas armazenadas no acervo da AEAMESP. As pesquisas das imagens foram feitas por  Juliana Rosa Rebelo.

Veja o Boletim da AEAMESP sobre a 20ª Semana

Acesse o acervo da 20ª Semana 

Veja o Boletim da AEAMESP sobre a 21ª Semana

Acesse o acervo da 21ª Semana 

Veja o Boletim da AEAMESP sobre a 22ª Semana

Acesse o acervo da 22ª Semana 

NA IMPRENSA – HISTÓRIA DO METRÔ-SP

A primeira viagem de um trem do Metrô-SP completou 45 anos no dia 6 de setembro

Matéria preparada pelo Departamento de Imprensa do Metrô-SP descreve o momento da primeira viagem, há exatos 45 anos, de um trem da Companhia do Metropolitano de São Paulo: uma “unidade-protótipo”, com dois carros, fabricado pela MAFERSA. Essa atividade de teste aconteceu em 6 de setembro de 1972, um dia frio e nublado de fim de inverno.

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NA IMPRENSA – TRANSPORTE FERROVIÁRIO DE PASSAGEIROS

Trem na Serra do Mar, no Paraná. Foto ilustrativa da matéria publicada pelo Correio Braziliense

Jornal Correio Braziliense, de Brasília, destaca o reduzido número de linhas de trens para passageiros no Brasil

Matéria assinada por Natalia Lambert, publicada no dia 30 de agosto de 2017 pelo jornal Correio Braziliense, de Brasília, destaca que m todo o Brasil, apenas três linhas de trens atendem passageiros.

Diz o texto de abertura da matéria: “Com uma matriz focada excessivamente em rodovias, o país voltou os poucos investimentos em ferrovias para o deslocamento de cargas. Segundo especialistas, a decisão é equivocada e o ideal seria integrar todos os modais”.

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METRÔ EM VÍDEO

Mais trens e menores intervalos no Metrô de Medellin, Colômbia

Vídeo de com pouco menos de dois minutos mostra que, com a aquisição de novos trens o Metrô de Medellin, na Colômbia, reduziu o intervalo entre trens, o que já é percebido pelos usuários.

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