fbpx

EDIÇÃO 393, DE 1 a 10 DE OUTUBRO

23ª SEMANA E METROFERR LOUNGE EXPERIENCE 2017

Apresentações e trabalhos técnicos da 23ª Semana de Tecnologia estão disponíveis no site da AEAMESP

Estão disponíveis para livre consulta no site da AEAMESP arquivos com as apresentações e trabalhos técnicos da 23ª Semana de Tecnologia Metroferroviária, que a AEAMESP realizou no período de 19 a 22 de setembro de 2017 na Universidade Paulista – UNIP, Campus Vergueiro, na cidade de São Paulo.

Com nove painéis de debates, duas conferências internacionais, 61 apresentações de trabalhos técnicos e cinco eventos conjuntos, a 23ª Semana registrou 1.300 participantes inscritos e defendeu o binômio +Trilhos, +Desenvolvimento.

BAIXE AS APRESENTAÇÕES DOS PAINÉIS DA SEMANA

VEJA AS APRESENTAÇÕES DO SEMINÁRIO DE INFRAESTRUTURA

ACESSE TODOS OS TRABALHOS TÉCNICOS 

VEJA O CONJUNTO DE ÁLBUNS COM 1180 FOTOS

CLIQUE SOBRE O QUADRO E ACESSE OUTRAS INFORMAÇÕES

 CONGRESSO SAE BRASIL 2017

AEAMESP apoia institucionalmente o Congresso SAE Brasil 2017, que acontecerá de 7 a 9 de novembro, em São Paulo

Ao lado de outras organizações de envergadura nacional e publicações especializadas, a AEAMESP apoia institucionalmente a realização, em São Paulo, do Congresso SAE Brasil 2017, que tem como tema geral A mobilidade inteligente e a transição para o futuro. O encontro acontecerá no Pro Magno Centro de Eventos, no período de 7 a 9 de novembro de 2017.

PAINEL FERROVIÁRIO

Um dos itens da variada programação do Congresso SAE Brasil 2017 é o Painel Ferroviário, a ser realizado no dia 9 de novembro de 2017, a partir da  9h, no Auditório SAE Brasil – Qualcomm. Essa sessão terá como tema Transformando as cidades com transporte inteligente e integrado.

Os organizadores informam que o  painel discutirá o projeto, implantação e operação de transporte sobre trilhos utilizando sistemas inteligentes e de tecnologia avançada que permitirão que os usurários sejam plenamente atendidos em suas necessidades de locomoção. Apresentará também o VLT – Veículo Leve sobre trilhos como uma modalidade integradora e modernizadora dos espaços da cidade onde será implantado

São expositores convidados Alfonso Arroyo, consultor, do Instituto IDESTRA, com o tema VLT – Uma solução para mobilidade inteligente; e Jorge Secall, consultor, com o tema Transformando as cidades com transporte inteligente e integrado. Atuará como mediador Paschoal De Mario, diretor do Sindicato Interestadual da Indústria de Materiais e Equipamentos Ferroviários e Rodoviários. (SIMEFRE).

Comiteê Ferroviário da SAE Brasil. O Comitê Ferroviário tem como dirigentes Claudio Zemella (SIMEFRE), Sergio Lombardi (Siemens), e Paulo Westmann (Mapatrans).

O presidente Pedro Machado e Fabio Tadeu Alves representam a AEAMESP na equipe de colaboradores do Comitê Ferroviário, que reúne também Alfonso Gonzalez Arroyo (IDESTRA),  Cyro Laurenza (IDESTRA),  Elio Cirelli (Erico), Fabio de Carvalho Macedo, (IDESTRA), Jean Carlos Pejo (JC Pejo Consultores), Jorge Martins Secall, consultor, Josafá Andrade Neves (JAN), Juvenal Luiz Pompeo Mome, (JDA), Marcel Porto (SENAI), Paschoal De Mario (SIMEFRE); Rodrigo Henke Calio (Siemens), Sergio Luiz Jabur Salomao, Thomaz Aquino (Thales), Vicente Abate (Associação Brasileira da Indústria FerRoviária -ABIFER) e Vitor Vencovsky (Gismaps).

Acesse a página do Painel Ferroviário

ELEIÇÕES 2017 – CAU

Eleições no dia 31 de outubro renovarão composição do Conselho de Arquitetura e Urbanismo do Brasil e das Unidades da Federação

Em 31 de outubro de 2017, haverá eleição para composição dos Conselhos de Arquitetura e Urbanismo dos Estados e do Distrito Federal (CAU/UF) e do Conselho de Arquitetura e Urbanismo do Brasil (CAU/BR) para o triênio 2018/2020.

As próxima datas do calendário eleitoral são as seguintes: 10 de outubro de 2017 – Divulgação dos resultados do julgamento das candidaturas registradas e indeferidas. 16 de outubro de 2017 – Qualificação do Colégio Eleitoral. 31 de outubro de 2017 – Eleição1 de novembro de 2017 –  Publicação do resultado da eleição nos sites do CAU/BR e dos CAU/UF. 15 de dezembro de 2017: Posse dos eleitos para o CAU/BR.

Veja informações mais detalhadas no portal do CAU/BR

Veja no portal ArchDaily todas as chapas concorrentes em todo o País

SOLIDARIEDADE

No sábado, 11 de novembro, acontecerá um novo Dia Nacional de Coleta de Alimentos. Participe!

No segundo sábado do próximo mês, 11 de novembro de 2017, em supermercados de cidades da Região Metropolitana de São Paulo e em outras cidades do Estado de São Paulo e de outros Estados, haverá uma nova edição do Dia Nacional da Coleta de Alimentos. Como colaborar. Para participar e colaborar é muito simples: basta doar qualquer tipo de alimento não perecível, que pode ser adquirido nos próprios estabelecimentos integrados à iniciativa. O que for coletado será direcionado a bancos de alimentos de entidades assistenciais. Lista das cidades e supermercados. No website da campanha, na seção Onde Acontece, encontra-se a lista das cidades engajadas e em cada cidade os supermercados participantes.

No ano passado. Realizado em 5 de novembro de 2016, a edição anterior do Dia Nacional da Coleta de Alimentos registrou a arrecadação de 144 toneladas de diferentes tipos de alimentos em 51 cidades do País.

HISTÓRIA E ESTRUTURA

A ação solidária foi criada pela Companhia das Obras do Brasil, organização de origem italiana que chegou ao Brasil em 1999 e cuja missão é promover e defender a dignidade do indivíduo na sociedade e no ambiente de trabalho, tutelando a criação de obras assistenciais e empresas e privilegiando uma concepção de mercado capaz de compreender e respeitar a pessoa em todos os seus aspectos, dimensões e momentos da vida.

Participantes. Participam empresas e pessoas que apoiam o projeto com aportes financeiros e recursos, para cobrirem despesas com material de comunicação e organização do Dia da Coleta. Voluntários disponibilizam seu tempo, organizam toda a ação e realizam a coleta nos supermercados sob a orientação dos responsáveis do projeto. Supermercados disponibilizam suas lojas com espaço físico e o acesso aos seus clientes no Dia da Coleta. Bancos de Alimentos realizam a estocagem, a distribuição e o acompanhamento das doações dos alimentos às entidades assistidas por eles.

Clique e veja como participar

Com o objetivo de promover a inserção dos seus associados no mercado de trabalho, a AEAMESP armazena um cadastro de âmbito nacional de profissionais do setor metroferroviário. Este banco de Informações de profissionais pode ser usado por qualquer organização do setor com objetivo de localizar profissionais com expertise na área. Clique sobre o banner e acesse o Cadastro Nacional de Profissionais Metroferroviários.

NA IMPRENSA – ESTAÇÃO SÃO JOAQUIM

Os participantes da atividade

Com 42 anos de operação, Estação São Joaquim, da Linha 1 – Azul do Metrô-SP, teve revitalização concluída em setembro

Inaugurada em 1975, a estação São Joaquim, pela qual embarcam diariamente quase 50 mil usuários, é a segunda a ter processo de revitalização concluído. Além de passar por limpeza profunda, a “Nova São Joaquim” ganhou iluminação em LED, restauração da SSO, recuperação do mobiliário, pintura da bilheteria, replantio da vegetação dos jardins, troca da comunicação visual, organização das salas internas, tratamento do concreto do acesso oeste, entre vários outros itens. A matéria foi publicada pelo Metrô-SP.

Acompanhado dos gerentes de Operação, Paulo Labate; de Manutenção, Antonio Marcio; e de Logística, Luiz Argenton, o diretor de Operações, Milton Gioia, vistoriou, no último dia 05/09, o término das obras e parabenizou toda equipe envolvida com o projeto de revitalização das estações. “A integração das gerências neste projeto é fundamental para continuarmos obtendo êxito nesta caminhada”, enfatizou Gioia.

Paralelamente ao andamento das obras, também caminha o “Conte Comigo”, treinamento destinado aos supervisores e colaboradores das estações com intuito de renovar o atendimento aos usuários. Até o momento, já participaram deste treinamento 302 supervisores de estação, 404 OTM I e II, 88 supervisores de Segurança e 20 supervisores de Tráfego e CCO.

Para Risia Benevides, OTM III da estação São Joaquim, a revitalização das estações melhora não só as condições de trabalho para os funcionários, mas a experiência de viagem das pessoas. “Muitos usuários já elogiaram as mudanças efetuadas. Falam que a estação ficou linda e destacam principalmente a limpeza e a iluminação”, afirma.

No mês de outubro serão finalizadas as obras de revitalização da estação Artur Alvim, com previsão de entrega em 10 de outubro.

NA IMPRENSA – LINHA 17- OURO

Linha 17 – Ouro em obras. Reprodução de foto publicada no site MetroCPTM.

Site MetroCPTM traz matéria mostrando a retomada das obras da Linha 17-Ouro, na Zona Sul de São Paulo

O site jornalístico  MetroCPTM, editado por Ricardo Meier, publicou no dia 4 de outubro de 2017 ampla matéria mostrando a retomada das  obras do monotrilho da Linha 17 -Ouro, após vários problemas seguidos

O trecho inicial da matéria, assinala: “Prometida para a Copa do Mundo de 2014 e tida como uma obra fácil e rápida, a Linha 17-Ouro teve sua imagem mais associada aos usuários de crack que passaram a viver sobre suas colunas na avenida Roberto Marinho, na Zona Sul de São Paulo. A segunda linha de monotrilho criada pelo Metrô na cidade começou a ser construída em abril de 2012, portanto, há mais de cinco anos, mas só deve ser entregue no segundo semestre de 2019, de acordo com as previsões mais recentes do governo do estado”.

Veja a matéria

NA IMPRENSA – EXPANSÃO METROFERROVIÁRIA

Atualizado todos os meses, espaço do site MetroCPTM mostra estágio da expansão da rede metroferroviária

Outra iniciativa do site jornalístico MetroCPTM, mostra, com atualização mensal, o estágio de expansão da rede metroferroviária em São Paulo. Ao apresentar o levantamento, o editor, Ricardo Meier, explica que, em contraposição à ousadia do plano de expansão antes da crise econômica, atualmente os problemas são significativos:

“Sem recursos e com vários problemas em quase todas as frentes de trabalho, há menos linhas em obras e entregas bastante atrasadas. Algumas delas, inclusive, talvez nem fiquem prontas nesta década, postergando um alívio para os passageiros e mantendo alto o custo de mobilidade para a região.

Veja a matéria

Você pode gostar...