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EDIÇÃO 416, DE 7 A 20 DE SETEMBRO DE 2018

24ª SEMANA E METROFERR LOUNGE EXPERIENCE 2018

Entidades subscrevem documento em apoio a propostas emanadas da 24ª Semana de Tecnologia Metroferroviária

Entidades ligadas ao setor metroferroviário – Associação Brasileira da Indústria Ferroviária (ABIFER), Associação Latino-Americana de Ferrovias (ALAF), Associação Latino-Americana de Metros e Subterrâneos (ALAMYS), Associação Nacional dos Transportadores de Passageiros sobre Trilhos (ANPTrilhos), Associação Nacional de Transportes Públicos (ANTP), Instituto de Engenharia de São Paulo (IE), Sindicato Interestadual da Indústria de Materiais e Equipamentos Ferroviários e Rodoviários (SIMEFRE), Sindicato dos Engenheiros no Estado de São Paulo (SEESP), União Internacional do Transporte Público – Divisão América Latina (UITP/DAL) e Associação de Engenheiros e Arquitetos de Metrô (AEAMESP) subscreveram documento em apoio a propostas emanadas dos debates da 24ª Semana de Tecnologia Metroferroviária.

Conheça o documento 

Alberto Epifani durante a explanação

QUESTÃO METROPOLITANA

Uma exposição do arquiteto Alberto Epifani sobre a questão da articulação metropolitana

Na tarde de 18 de setembro de 2018, o arquiteto Alberto Epifani, diretor de Planejamento e Expansão da Companhia do Metropolitano de São Paulo – Metrô proferiu no auditório da sede da AEAMESP a palestra a respeito do tema Articulação Metropolitana, aprofundando pontos da exposição que havia feito no XII Seminário Mestroferroviário, da Associação Nacional de Transportes Públicos (ANTP), durante a 24 Semana de Tecnologia Metroferroviária. Acesse arquivo com a apresentação.

SETOR METROFERROVIÁRIO – PUBLICAÇÃO

Livro da ANPTrilhos com 28 artigos de especialistas debate o transporte metroferroviário. AEAMESP participou.

Com o texto As perspectivas do transporte sobre trilhos nas cidades brasileiras, o presidente Pedro Machado representou a AEAMESP no livro Mobilidade urbana sobre trilhos na ótica dos grandes formadores de opinião, recentemente lançado pela Associação Nacional dos Transportadores de Passageiros sobre Trilhos (ANPTrilhos). A obra está disponível em versão virtual, que pode ser acessada a partir de link ao final desta notícia.

De acordo com a ANPTrilhos, ao reunir 28 artigos assinados por formadores de opinião, influenciadores e especialistas em vários segmentos do conhecimento, a entidade teve o propósito de estimular “o debate nacional mais aprofundado, abrangente e qualificado sobre como uma maior atenção ao transporte metroferroviário de passageiros pode contribuir significativamente para melhorar a qualidade de vida dos brasileiros”.

OS TEXTOS E SEUS AUTORES

A importância dos trilhos para a mobilidade, por Ailton Brasiliense Pires; Tempo para melhor mover e viver, por Ana Lúcia Lopes; A importância dos trilhos para a mobilidade urbana brasileira, por André Clark; Aeroportos e trilhos: tudo a ver!, por Dario Rais Lopes; O Brasil pode mais nos trilhos, por Dimmi Amora; Startups e blockchain, inteligência nova nos trilhos, por Eduardo Athayde; O setor metroferroviário no Brasil: onde estamos e para onde vamos, por Jorge M. Rebelo; A IV Revolução Industrial nos trilhos, por Jurandir Fernandes; “– pare aí, seu moço!…” o lugar fora dos trilhos/os trilhos dentro do lugar, por Lourenço Mueller; Caminhar na mobilidade metropolitana, por Manuel Ribeiro; A construção do inventário do ciclo devida (ICV) para cálculo das emissões de CO2 produzidas por sistemas sobre trilhos durante as fases do ciclo de vida: aplicação na Linha 4 do Metrô do Rio de Janeiro, por Marcio de Almeida D’Agosto e Carlos Eduardo Sanches de Andrade; O transporte urbano sobre trilhos é sempre viável, por Marcus Quintella; Benefícios socioeconômicos do transporte de passageiros sobre trilhos, por Mauro Ribeiro Viegas Filho, Isaque Regis Ouverney e Leonardo Tavares Ribeiro; Do bonde ao VLT, do plano inclinado ao metrô: a importância do transporte sobre trilhos nas cidades brasileiras, por Nivaldo Vieira de Andrade Junior; Mobilidade urbana pelos trilhos e qualidade de vida nas cidades, por Paulo Resende; As perspectivas do transporte sobre trilhos nas cidades brasileiras, por Pedro Machado; Sinal amarelo para o transporte sobre trilhos no Brasil, por Peter L. Alouche; Trens nos trilhos e seus impactos no Brasil, por Pierre-Emmanuel Bercaire; Implantação do metrô de São Paulo, por Plínio Assmann; Brasil, a próxima fronteira metroferroviária global, por Renato de Souza Meirelles; Transporte sobre trilhos: não há outro caminho para a garantia da mobilidade urbana sustentável, por Roberta Zanenga de Godoy Marchesi; Mobilidade sobre trilhos, grande solução urbana e caminho para o desenvolvimento inteligente, por Rodrigo Luna; O metrô da Bahia e a contratação de PPP, por Rogério de Faria Princhak, Ludmila Nascimento de Carvalho e Priscila Romano Pinheiro; Algumas vantagens do meio ferroviário em comparação com outros meios de transporte, por Roland Zamora Vega; Trilho é pop, por Romulo Orrico e Guilherme Leiva; Um plano nacional e estratégico de mobilidade urbana, por Sérgio Avelleda; Transporte de passageiros sobre trilhos: o Brasil precisa e merece, por Vicente Abate.

Acesse a publicação

PRESENÇA AEAMESP

AESabesp realiza com êxito seu 29º Encontro Técnico e a exposição Fenasan 2018. AEAMESP acompanhou a solenidade de instalação dos trabalhos.

Na manhã de 18 de setembro de 2018, o presidente da AEAMESP, engenheiro Pedro Machado, participou em São Paulo da solenidade de instalação do 29º Encontro Técnico e da exposição Fenasan 2018, eventos conjuntos promovidos pela AESabesp – Associação dos Engenheiros da Sabesp, entidade parceira da AEAMESP. O encontro contou com a participação de personalidades do setor, com destaque para a diretoria da Companhia de Saneamento Básico do Estado de São Paulo – Sabesp e integrantes do seu corpo técnico.

Olavo Sachs, presidente da AESabesp

Ao falar na solenidade, o presidente da AESabesp, Olavo Sachs, fez referência à preocupação da entidade com as questões sociais, ambientais, de políticas públicas e de fomento tecnológico, temas focalizados nos três dias do encontro.  Em nome da Diretoria, dos Conselhos e dos Associados, Pedro Machado felicitou e parabenizou a AESabesp por mais essa realização.

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ARTIGOS NA SEÇÃO OPINIÃO,  NO SITE DA AEAMESP

ENGENHARIA – SETOR FERROVIÁRIO

Painel Ferroviário do ConaEnd&Iev 2018 debateu a importância da inspeção para segurança e redução de custos na operação e manutenção metroferroviárias

O presidente da ABIFER, Vicente Abate, moderou o painel ferroviário do ConaEnd&Iev 2018, coordenado por Antonio Aulicino, gerente de Relações Institucionais da ABENDI, em 29 de agosto de 2018, em São Paulo.

Com o tema A importância da inspeção para garantia da segurança e redução de custos na operação e manutenção metroferroviárias, participaram do painel os executivos Alexandre Fleischhauer (MRS) e Luciano Johnsson Neves (Rumo), com a visão das operadoras de carga; Antônio Márcio Barros Silva (Metrô São Paulo) e Veltan Martinelli Junior (CPTM), com a visão das operadoras de passageiros; Lucas Barros (MISTRAS/PASA), com a visão do prestador de serviços e Pedro Dolabella Portela (BAM – Alemanha), com a visão da academia.

Realizado de 27 e 29 de agosto no Centro de Convenções Frei Caneca, o ConaEnd&Iev lidou com as mais diversas temáticas, envolvendo transporte ferroviário, aéreo, energias renováveis, indústria 4.0, entre outros.

No Congresso SAE Brasil 2018. Em 4 de setembro de 2018, realizou-se o Painel Ferroviário do Congresso SAE Brasil 2018 , coordenado pelo engenheiro Mario Coura, diretor de engenharia da Greenbrier Maxion e moderado pelo presidente da Associação Brasileira da Indústria Ferroviária (ABIFER), Vicente Abate.

O seminário contou com a participação de Evandro Barros, gerente de serviços da GE Transportation; Marcelo Toledo, engenheiro da Greenbrier Maxion e Ricardo Sanchez, gerente comercial da CAF Brasil.

Os executivos discutiram sobre as iniciativas de engenharia e gestão no setor ferroviário. Barros fez uma apresentação com o tema “O futuro da manutenção de locomotivas”, que é focada em sistemas que permitem diversos benefícios no cuidado com os ativos ferroviários.

Segundo o executivo da GE, “o Smart Shopping otimiza o fluxo de manutenção da locomotiva, com redução da ordem de trabalho e de consumo de horas, aumentando a produtividade e a redução da imobilização do ativo, garantindo sua disponibilidade para o cliente”.

Sanchez, por sua vez, discorreu sobre a importância do transporte ferroviário de passageiros de média distância, os chamados trens regionais, para o desenvolvimento entre cidades. Para ele, a ferrovia ainda é o melhor meio de transporte para as pessoas, pois é seguro, sustentável e econômico.

Marcelo Toledo apresentou os desenvolvimentos da Greenbrier Maxion para melhorar a estrutura dos vagões de carga através da ferramenta CAE.

INTERNACIONAL

Até 21 de setembro acontece em Berlim a Innotrans. A ABIFER e suas associadas participam.

De 18 a 21 de setembro de 2018 acontece em Berlim, Alemanha, a Innotrans, considerada a mais importante feira ferroviária global. Centenas de empresas e operadoras ferroviárias globais estarão juntas em Berlim para discutir o futuro da mobilidade urbana, o transporte de cargas e fazer negócios. A Associação Brasileira da Indústria Ferroviária (ABIFER) e suas associadas participam do encontro.

No pavilhão externo, fabricantes de locomotivas, trens de passageiros, vagões e equipamentos de manutenção mostram e revelam suas últimas novidades para o mercado. Em 2016, por exemplo, a Alstom apresentou a primeira unidade do Coradia iLint, o único trem regional movido a hidrogênio no mundo; uma frota desse modelo já circula em operação comercial na Alemanha.

O trem Coradia iLint, no pavilhão externo da Innotrans 2016. Foto: Divulgação

Quito recebe a primeira das 18 composições de sua Linha 1 do Metrô, produzida pela empresa espanhola CAF

No início de setembro, o site ViaTrólebus publicou a matéria intitulada Metrô de Quito recebe primeiro trem da CAF, mostrando que a capital equatoriana havia recebido  a primeira das 18 composições do metrô produzidas pela empresa espanhola. Um trecho da matéria explica: “Os trens de seis carros estão sendo fornecidos para operar na primeira linha de metrô da cidade. O contrato de fornecimento das composições foi assinado em 15 de julho de 2016 valendo US $ 183 milhões, financiado por um contrato de crédito entre o Instituto de Crédito Oficial da Espanha e o Ministério das Finanças do Equador”.

Com transporte rodoviário, carro deixa o porto de Manta. Foto: Metrô de Quito

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NA IMPRENSA –  MEMÓRIA

No site da ANTP, Willian Aquino lembra ligação do ex-governador capixaba Albuíno Azeredo, falecido em 16 de setembro, com o setor metroferroviário

Em texto publicado no site da Associação Brasileira de Transportes Públicos, o engenheiro Willian Aquino lembrou a ligação do ex-governador capixaba Albuíno Azeredo, falecido em 16 de setembro de 2018, com o setor metroferroviário.

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NA IMPRENSA –  DEBATE

Em entrevista ao site da Deutsche Welle (DW) no Brasil, pesquisador norte-americano critica escolhas no país no século 20 quanto a infraestruturas

O site brasileiro da Deutsche Welle (DW) – empresa de comunicação internacional da Alemanha – entrevista o pesquisador norte-americano William Summerhill, professor do Instituto de América Latina da Universidade da Califórnia (UCLA) e autor do livro Trilhos do desenvolvimento, publicado originalmente em 2003, mas só agora traduzido ao português. Ele afirma que o Brasil hoje não tem posição no mercado que tinha no século 19 e critica as escolhas tomadas ao longo do século 20 na infraestrutura. “Há menos ferrovias ativas hoje do que em 1913”.

Leia a entrevista

 

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