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EDIÇÃO 517, DE 9 A 31 DE MARÇO DE 2024

 TECNOLOGIAS

Luís Kolle, Juliana Soares, Charles Freitas, Cristiana Carneiro, Pabro Reinhardt e Luciana Delgado

Webinar mostra a experiência da VLI quanto a aplicações de realidade virtual e geotecnologias. Assista à gravação.

Está disponível no Canal YouTube da AEAMESP a gravação do webinar intitulado Aplicações de realidade virtual e geotecnologias em ferrovias – a experiência da VLI, realizado no dia 6 de março de 2024.

Os trabalhos tiveram a coordenação do presidente da AEAMESP, engenheiro Luís Guilherme Kolle, que destacou a importância desses novos recursos para o transporte sobre trilhos.

Ele afirmou que se tratam de ferramentas cuja implementação é consideravelmente complexa – sobretudo em razão dos requisitos de desenvolvimento da base de dados –, mas que, uma vez em funcionamento, conformam uma solução muito prática à disposição de engenheiros e outros profissionais que atuam no setor.

TECNOPREV

Juliana Soares fez inicialmente uma apresentação do Tecnoprev, plano de previdência complementar exclusivo para os profissionais do Sistema Confea/Crea e seus dependentes, oferecido pela Mútua.

APRESENTAÇÕES

A primeira apresentação coube a Charles Freitas, engenheiro civil, do Grupo GE21, uma holding à qual estão vinculadas diferentes empresas de tecnologia e serviços em nos campos de geologia, engenharia de minas, processo, geoestatística, estimativa de recursos, geofísica, modelagem 3D, e treinamento especializado.

O Grupo GE21 oferece ainda análise espacial, geossistemas, geotecnologias, sensoriamento remoto e realidade virtual, e trabalho com empresas parceiras de elevado conteúdo tecnológico. Mais recentemente, o grupo passou a oferecer ações em ESG analytics, para apoio dos clientes na área da sustentabilidade.

Na apresentação central do encontro, Cristiana Carneiro, engenheira ambiental da VLI Logística, explicou etapas do processo de aplicações de realidade virtual e geotecnologia por aquela operadora no período de 2021 a 2024, o que resultou em produtos como a centralização de dados, integração de sistemas, informação georreferenciada e modos de atualização e acesso a tais informações.

Também dirigente do Grupo GE21, o geógrafo Pablo Reinhardt, especializado em sistema de geoinformação e realidade virtual aplicada ao setor de mineração, apresentou três cases de realidade virtual. Também participou do webinar Luciana Delgado, executiva de negócios do Grupo GE21.

Acesse a gravação do webinar

VEÍCULO LEVE SOBRE TRILHOS

Instituto de Engenharia debaterá o VLT como indutor da requalificação das cidades. AEAMESP apoia o evento.

Prevista originalmente para o mês de março, foi reprogramada para 16 de maio de 2024, das 9 às 17 horas, a realização do evento híbrido (presencial e digital) intitulado VLT – Indutor da Requalificação Urbana, organizado pelo Departamento Engenharia de Mobilidade e Logística e pela a Divisão Técnica Ferrovias do Instituto de Engenharia de São Paulo.

O encontro acontecerá na sede da entidade, localizada na Avenida Dr. Dante Pazzanese, 120, Vila Mariana, São Paulo, capital e será transmitido online.

A AEAMESP apoia institucionalmente a realização do evento, ao lado da Associação Brasileira da Indústria Ferroviária (ABIFER), Sindicato Interestadual da Indústria de Materiais e Equipamentos Ferroviários e Rodoviários (SIMEFRE) e Conselho Regional de Engenharia e Agronomia de São Paulo (CREA-SP).

CARACTERÍSTICAS DO VLT

VLT da Baixada Santista

O programa do encontro parte da visão de que o VLT (Veículo Leve sobre Trilhos) é um eixo de estruturação da transformação urbana, tornando-se um corredor ambiental urbano, contribuindo com a descarbonização do meio ambiente.

Advoga que os custos de implantação de um VLT são muito inferiores ao ganho social, de mobilidade e do potencial arrecadatório do município, podendo ser um projeto autofinanciável e, portanto, muito atrativo ao mercado.

Além disso, o VLT garante a mobilidade com segurança e menores custos, sendo mais sustentável que outros meios de transporte.

Também melhora a qualidade de vida dos habitantes, sendo mais amigável, harmônico, silencioso e reduzindo os tempos de viagem e o número de acidentes. E promove a reurbanização do entorno, criando mercados (novos polos geradores de tributos), oportunidade de requalificação habitacional, tanto na atração de novos empreendimentos imobiliários, como na implantação de zonas especiais, de interesse social e mercado popular, ainda mais transformadoras.

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VLT Carioca

ACESSE O FORMULÁRIO PARA ASSOCIAR-SE
SETOR METROFERROVIÁRIO – BALANÇO 2023

Plataforma do Metrô-SP. Foto: Rovena Rosa/Agência Brasil

Número de passageiros transportados sobre trilhos no Brasil cresceu 6% em 2023 em relação ao ano anterior, mas representa apenas cerca de 75% do total registrado em 2019

O conjunto dos sistemas de trilhos urbanos e metropolitanos do Brasil (metrôs, trens urbanos, sistemas de VLT e people movers) transportou em 2023 um total de 2,48 bilhões de passageiros, significando aumento de 6% em relação ao ano anterior, mas representando apenas aproximadamente 75% da produção de 2019, último ano antes da pandemia, quando foram transportados 3,3 bilhões de passageiros.

Os dados constam do Balanço do Setor Metroferroviário de Passageiros 2023 que acaba de ser divulgado pela Associação Nacional dos Transportadores de Passageiros sobre Trilhos (ANPTrilhos).  Clique na imagem abaixo para acessar a íntegra do relatório.

MOTIVO TRABALHO

A publicação revela que 65% dos passageiros utilizam o transporte público sobre trilhos por motivo de trabalho.

O presidente do Conselho da ANPTrilhos, Joubert Flores, afirma: “A demanda de passageiros no transporte sobre trilhos permanece abaixo do patamar de 2019 e sugere uma mudança no comportamento da mobilidade nas cidades, que vai além dos efeitos remanescentes da pandemia. Os novos formatos de trabalho, com a possibilidade de atuação híbrida e remota, e o crescimento das compras pela internet estão mudando as formas de deslocamentos da população”.

COMPLEIÇÃO E DESEMPENHO

Com 1.133,4 km de trilhos, o transporte metroferroviário conta com 48 linhas e 631 estações.

Segundo o Balanço, em 2023, a rede metroferroviária no país manteve seu desempenho de atendimento à população com índice de 97,6% de regularidade e 98,6% de confiabilidade.

EMPREGO NO SETOR CRESCEU 3,29%

O Balanço informa que os sistemas metroferroviários do país empregavam em 2023 um total 40,7 mil profissionais, representando crescimento de 3,29% em comparação com os 39,4 mil profissionais empregados em 2019.

Nos anos subsequentes à pandemia, o total de profissionais empregados nos sistemas esteve sempre abaixo do total registrado em 2019: 38,4 mil (2020), 35,6 mil (2021) e 38,2 mil (2022).

MANUTENÇÃO

Outro dado destacado pelo Balanço é que as companhias do setor dedicaram 14 milhões de horas a ações de manutenção dos sistemas.

BENEFÍCIOS PARA A SOCIEDADE

A ANPTrilhos realça que o transporte metroferroviário de passageiros é um transporte limpo e movido a energia elétrica, na sua maioria, e contribui com o desenvolvimento sustentável das cidades onde estão instalados.

E informa no Balanço que em 2023, a utilização dos sistemas de trilhos urbanos permitiu R$ 32 bilhões devolvidos à sociedade em termos sociais, econômicos e de qualidade de vida.

Expansão ficou aquém do esperado, mas há boas perspectivas para os próximos cinco anos

Em relação à rede de atendimento, o Balanço revela que a expansão ficou abaixo do esperado, com crescimento de apenas 4,1 km nos sistemas de Natal–RN e Salvador–BA.

A extensão da malha metroferroviária alcançou 1.133,4 km, divididos em 307 km de metrô, 536 km de trem urbano, 274 km de linhas de VLT, 14 km de monotrilho e 0,8 km de people mover.

A Região Sudeste concentra 62,1% da extensão da malha nacional, com 704,3 km, seguida das regiões Nordeste (30,5%), Sul (3,9%) e Centro-Oeste (3,5%).

PERSPECTIVAS

Nos últimos cinco anos, a expansão da malha urbana de transporte de passageiros sobre trilhos foi moderada, com a adição de 38 km de trilhos, o que representa menos de 2% no acumulado dos cinco anos.

Para os próximos cinco anos, as perspectivas são mais otimistas. Considerando apenas as obras em andamento, o crescimento poderá alcançar 66 km e 59 estações. Desse total, 20 km e 17 estações estão previstos para 2024.

Ao se manifestar sobre a expansão da rede, a ANPTrilhos sublinha que, embora o resultado registrado esteja longe de suprir o déficit da existente, há sinais positivos.

A entidade menciona não só apenas ações do governo federal, com a retomada do Programa de Aceleração do Crescimento (Novo PAC), mas também pelas iniciativas dos governos estaduais e municipais, citando como exemplo do leilão do Trem Intercidades São Paulo-Campinas, realizado em fevereiro deste ano, que fará a conexão de duas das cidades mais importantes do estado de São Paulo.

Quanto ao Novo PAC, espera-se um investimento de R$ 48,8 bilhões em mobilidade urbana. Esses recursos abrangem 13 projetos metroferroviários, dentre estudos, retomadas, conclusões e novas obras, além da seleção de novos projetos em âmbito nacional, prevista para este ano.

Paralelamente, o Brasil prepara-se para desenvolver uma carteira de projetos de transporte de média e alta capacidade para as 21 Regiões Metropolitanas com população superior a 1 milhão de habitantes. Essa carteira será um dos resultados do Estudo Nacional de Mobilidade Urbana do Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES), também programado para iniciar em 2024.

SETOR METROFERROVIÁRIO

Roberta Marchesi

Roberta Marchesi anuncia desligamento da ANPTrilhos

Por meio de uma nota publicada no final de março de 2024, a economista Roberta Marchesi anunciou seu desligamento da Associação Nacional dos Transportadores de Passageiros sobre Trilhos (ANPTrilhos), entidade da qual era diretora-executiva, “para seguir em um novo desafio profissional”.

Ela atuou na ANPTrilhos desde o início, em 2010. “Tive o privilégio de fazer parte da concepção dessa entidade, desde o seu primeiro dia, tendo empenhado o meu melhor para que ela chegasse ao seu nível atual: ser reconhecida e referenciada por políticos e governantes, por empresas e profissionais ligados à mobilidade, pela imprensa e por entidades e organizações setoriais, nacionais e internacionais”, assinalou em seu comunicado, no qual também agradeceu aos dirigentes e associados da ANPTrilhos, bem como à sua equipe.

INTERNACIONAL – I

Adiado em janeiro devido à crise de segurança no Equador, o 36º Congresso da Associação Latino-Americana de Metrôs e Subterrâneos (Alamys) acontecerá de 14 a 18 de abril

O portal da Associação Latino-Americana de Metrôs e Subterrâneos (Alamys) anuncia para o período de 14 a 18 de abril de 2024, em Quito, Equador, a realização do 36º Congresso anual da entidade, que tem como tema geral Sistemas ferroviários, motorizadores do desenvolvimento das cidades.

Esse encontro deveria ter ocorrido de 14 e 18 de janeiro deste ano, mas foi suspenso em razão da crise de segurança pública vivida pelo Equador a partir dos primeiros dias deste ano.

O evento na capital equatoriana destacará o fato de o Metrô de Quito ter iniciado operação comercial no início de dezembro de 2023.

O ADIAMENTO

Em janeiro, a poucos dias do início do encontro, a Alamys expediu um comunicado oficial, assinalando: “O desejo da Alamys desde o início era manter o Congresso e trabalhamos até o último momento para torná-lo realidade. No entanto, acreditamos que o mais conveniente para a cidade de Quito, para o Metrô de Quito e para a Alamys é adiá-lo após a declaração de conflito armado emitida pelo presidente do Equador”.

A nota acrescentou: “Acreditamos firmemente que devemos esperar a resolução deste conflito para oferecer aos participantes um Congresso no qual, além do conteúdo profissional, possamos comemorar o marco histórico que significou para Quito a entrada em operação de sua primeira linha de Metrô, e também ser desfrutar da cidade de Quito, que em ocasiões anteriores ofereceu sua hospitalidade aos participantes do evento Alamys”.

PROGRAMA PRELIMINAR

O comunicado da Alamys sobre a nova data do 36º Congresso apresenta também um programa não definitivo, que prevê a realização de cinco painéis ao longo de quatro dias de trabalho.

O Painel 1 discutirá o impacto dos sistemas ferroviários no desenvolvimento econômico, social e ambiental das cidades.

O tema das autoridades de transporte como entidades necessárias para a integração modal, física e tarifária corresponde ao Painel 2.

O Painel 3 terá como foco a contribuição do setor para os sistemas ferroviários.

Financiamento do serviço de transporte como trabalho cotidiano das empresas operadoras é o objeto do Painel 4.

E o Painel 5 propõe a discussão da satisfação do cliente como objetivo principal dos serviços de transporte ferroviário.

O programa preliminar anuncia ainda a realização de uma visita técnica, reunião do Grupo de Trabalho de Marketing e sessões com convites para os próximos encontros da Alamys: o evento 29º Comitês Técnicos e o 37º Congresso e Assembleia Geral.

Para outras informações e inscrições, clique aqui

INTERNACIONAL – II

Instalações do encontro. Foto: Reprodução

Tendo como anfitrião o CCR Metrô Bahia, Salvador  recebeu em março reunião do Comitê de ITS Internacional da UITP e seminário sobre digitalização aplicada à mobilidade

Realizou-se nos dias 25 e 26 de março de 2024, na capital da Bahia, Salvador, a reunião do Comitê de ITS Internacional da União Internacional de Transportes Públicos (UITP), seguida de seminário intitulado Digitalização para a Mobilidade, realizado no dia 27. Os encontros tiveram como organização anfitriã o Metrô Bahia, Grupo CCR.

Em um post nas redes sociais, a arquiteta Eleonora Pazos, chefe do Escritório da UITP América Latina, afirmou que o encontro é uma plataforma para profissionais e especialistas no campo de Sistemas de Transporte Inteligente (ITS) trocarem insights, compartilharem melhores práticas e discutirem tendências emergentes que moldam o futuro da mobilidade urbana. A dirigente da UITP apontou destaques da reunião:

Eleonora Pazos

1. Avanços Tecnológicos – Os participantes exploraram os últimos avanços em tecnologias ITS, incluindo sistemas de gerenciamento de transporte impulsionados por IA, análises de dados em tempo real e soluções de infraestrutura inteligente destinadas a melhorar a eficiência e sustentabilidade nas redes de transporte urbano.

2. Iniciativas Colaborativas – A reunião facilitou discussões sobre iniciativas colaborativas entre autoridades públicas, agências de transporte e partes interessadas da indústria para promover a interoperabilidade, padronização e inovação na implantação de ITS em diferentes cidades e regiões.

3. Política e Regulação – Os participantes engajaram-se em diálogos sobre os arcabouços políticos e regulatórios em evolução necessários para apoiar a adoção generalizada de soluções ITS, abordando desafios como privacidade de dados, cibersegurança e acesso equitativo aos serviços de transporte.

4. Estudos de Caso e Histórias de Sucesso – Os participantes compartilharam insights de implementações bem-sucedidas de ITS em vários ambientes urbanos, mostrando exemplos reais de como soluções tecnológicas integradas podem melhorar a mobilidade, reduzir congestionamentos e aprimorar a qualidade de vida dos residentes.

INTEGRAÇÃO COM BIKES

Cresce no Metrofor o embarque integrado com bicicletas em linhas que atendem Fortaleza e cidades vizinhas

O Metrofor informou em março que das três linhas de transporte sobre trilhos em operação em Fortaleza e cidades vizinhas, as duas maiores – em número de estações e de passageiros – permitem o embarque com bicicleta.

A Linha Sul, com 20 estações, inaugurou o serviço em agosto de 2022 e, até o final de fevereiro, somou 9,4 mil embarques integrados, ou 53% do total.

A Linha Nordeste, com 11 estações, somou 8,3 mil – 47% do total. Em breve, a Linha Oeste – que liga Fortaleza a Caucaia – também terá o embarque com bicicleta disponível à população.

O gerente de Estações e Segurança Operacional da companhia, Plínio Araújo, destaca que,  considerando as duas linhas, o Metrofor conta com 31 estações e 37 quilômetros de percurso sobre trilhos integrados com bicicleta.

Ele acrescenta que, com isso, ampliam-se significativamente as possibilidades de transporte dos ciclistas, criando novas rotas e estimulando o uso de um transporte mais sustentável para o meio ambiente. “Isso, de forma gratuita, pois não há cobrança adicional para o transporte da bicicleta”.

REGULAMENTO

Para garantir as condições de segurança, a empresa implantou sinalização em todas as estações, treinou funcionários e disponibilizou um regulamento para a utilização do serviço. Os horários permitidos são de 9h às 15h e de 20h até o final do dia, de segunda a sexta-feira. Aos sábados, o embarque de bikes é permitido a partir das 15h até o final do expediente operacional.

Não é permitido andar de bicicleta dentro dos trens e estações, nem transportar bike nos elevadores e escadas rolantes. Dentro das instalações do Metrofor, a bicicleta deve sempre ser empurrada. Nas plataformas, está sinalizada a porta de embarque específica para as bicicletas. O limite máximo é de quatro bicicletas por viagem.

É permitido o embarque integrado com bicicletas de segunda a sexta-feira, das 9h às 15h e de 20h até o encerramento. Aos sábados, de 15h até o encerramento. Podem embarcar quatro bicicletas por viagem. As tarifas da Linha Sul: R$ 3,60 (inteira) e R$ 1,80 (meia). VLT: gratuito. Não é cobrado valor adicional pelo embarque com bicicleta.

NA IMPRENSA – AEROMÓVEL

Chegada do primeiro veículo do Aeromóvel a Guarulhos

O site jornalístico Via Trólebus, editado por Renato Lobo, publicou nota com diversas fotos referente à chegada do primeiro dos três veículos do Aeromóvel ao Aeroporto de Guarulhos, e na tarde desta sexta-feira, 15 de março de 2024.

Veja a nota na íntegra

NA IMPRENSA – INTEGRAÇÃO

Estudos em Santos para a ampliação da integração entre o VLT e o sistema de ônibus

Nota publicada pela revista Technibus revela que Santos realiza estudos para reorganização do transporte coletivo. O texto destaca que as obras de implementação da segunda fase do VLT da Baixada Santista estão avançando e, com sua implementação, a integração entre o sistema e as linhas de ônibus será ampliada.

Veja a íntegra da nota

NA IMPRENSA – EXPANSÃO

Na Linha 2-Verde, tuneladora inicia nova etapa de escavações

O site jornalístico Diário dos Trilhos informou que a tuneladora que opera nas obras de extensão da Linha 2-Verde iniciou em 25 de março de 2024  nova etapa de escavações. Segundo a nota, o equipamento está seguindo em direção a futura estação Anália Franco, após concluir o primeiro trecho com 654 metros de extensão, onde alcançou a estação Vila Formosa.

Veja a íntegra da nota

TRILHOS EM VÍDEO

Bonde nas ruas de Buenos Aires

A ‘Asociación Amigos del Tranvía’ (Associação Amigos do Bonde), de Buenos Aires, Argentina, programa viagens com esse tipo de veículo pelas ruas da cidade. “Em outros lugares do mundo, estes carros estão recolhidos a parques e nós seguimos circulando na rua”, diz Raúl Bernater, integrante da entidade, criada em 1976 por um grupo de entusiastas, que queria retomar o legado dos bondes.

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