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EDIÇÃO 417, DE 21 DE SETEMBRO A 5 DE OUTUBRO DE 2018

 

Aspecto externo da estação Hospital São Paulo, Linha 5 – Lilás. Foto: ViaMobilidade

EXPANSÃO DA REDE METROFERROVIÁRIA

AEAMESP presente na concretização de uma grande conquista do Metrô em São Paulo, a conexão da Linha 5 – Lilás com a Linha 1- Azul e a Linha 2 – Verde

Em 28 de setembro de 2018, o presidente Pedro Machado representou a AEAMESP no ato de inauguração de três novas estações da Linha 5 – Lilás da rede metroviária da cidade de São Paulo: Hospital São Paulo, Santa Cruz e Chácara Klabin. Com essas inaugurações, efetivou-se a conexão direta da Linha 5 – Lilás com o restante da malha do metrô. Até então, os usuários dessa linha podiam acessar outras linhas de metrô apenas por meio da Linha 9 – Esmeralda, que integra a rede da Companhia Paulista de Trens Metropolitanos (CPTM).

Solenidade de inauguração, realizada na estação Hospital São Paulo

Participaram da solenidade o secretário de Transportes Metropolitanos do Estado de São Paulo, Clodoaldo Pelissioni; o presidente da Companhia do Metropolitano de São Paulo, Paulo Menezes; o presidente das concessionárias ViaMobilidade e ViaQuatro,  Luís Valença; o presidente da Companhia Paulista de Trens Metropolitanos (CPTM), Paulo de Magalhães Bento Gonçalves, além de dirigentes e personalidades do setor.

Com esta tripla inauguração, resta apenas uma estação a ser colocada em operação na Linha 5 – Lilás: a estação Campo Belo, que fará a conexão com a Linha 17 – Ouro.

SIGNIFICADO

“No final de agosto, estivemos na inauguração da estação AACD-Servidor e eu lembrava que a conexão direta com o restante da malha metroviária da cidade de São Paulo seria um tremendo benefício para a população da Zona Sul e moradores de municípios vizinhos àquela área, pois representaria a possibilidade ligação eficiente, rápida e segura com uma região que conta com hospitais importantes e está próxima do Parque do Ibirapuera. Hoje, viemos aqui para assistir à concretização de uma grande conquista, do Metrô-SP e de toda a população”, disse Pedro Machado após a solenidade.

Ele aproveitou para cumprimentar e parabenizar todos os profissionais direta ou indiretamente envolvidos no empreendimento, em especial dos engenheiros e arquitetos. “Obras de infraestrutura como esta, por sua complexidade e por sua responsabilidade, testam a qualificação das equipes que delas se encarregam e nossos colegas obtiveram a nota máxima com louvor. Eles demonstraram aqui sua expertise, mas também sua garra e seu empenho. Parabéns a todos!”.

Em diferentes ocasiões, o presidente da AEAMESP tem afirmado que considera imprescindível que as maiores metrópoles, os grandes centros urbanos e mesmo cidades medias contem com sistemas de transporte público sobre trilhos como principal eixo estruturador da mobilidade. Ele diz que os sistemas sobre trilhos são os mais eficientes para organizar os demais modos de transporte público e ofereceR à população, entre outras vantagens, segurança, conforto e regularidade.

A LINHA

Neste período inicial, as estações funcionam das 10h às 15h, com cobrança de tarifa. A previsão é que até o fim de outubro elas comecem a funcionar no horário comercial, das 4h40 à meia-noite e aos sábados das 4h40 à 1h, como ocorre com o restante da rede.

Um primeiro trecho da Linha 5 – Lilás começou a ser construída 1998 e foi colocado em operação em 2002, permitindo a conexão com a Linha 9 – Esmeralda.

A estação Santa Cruz possibilita a conexão com a Linha 1- Azul, a mais antiga da rede, que corta a capital de norte a sul. A estação Chácara Klabin permite a conexão com a Linha 2- Verde, que liga o sudoeste ao sudeste da cidade, passando pela emblemática Avenida Paulista, pólo financeiro, empresarial, estudantil e de entretenimento e lazer.

Há a previsão de que, com as novas estações e a conexão direta da Linha 5 – Lilás com outras linhas metroviárias, haverá uma redistribuição de passageiros que anteriormente utilizavam a Linha 9 – Esmeralda da CPTM, e a Linha 4 – Amarela do metrô, operada pela ViaQuatro.

PRESENÇA AEAMESP – II

Site da ANPTrilhos destaca contribuição da AEAMESP para o livro Mobilidade Urbana sobre Trilhos na Ótica dos Grandes Formadores de Opinião  

Em seu site, a Associação Nacional dos Transportadores de Passageiros sobre Trilhos (ANPTrilhos) destaca a contribuição da AEAMESP para o  livro Mobilidade urbana sobre trilhos na ótica dos grandes formadores de opinião, recentemente lançado, e que reúne 28 artigos assinados por formadores de opinião, influenciadores e especialistas em vários segmentos do conhecimento. A AEAMESP participa com o texto As perspectivas do transporte sobre trilhos nas cidades brasileiras, de autoria do presidente Pedro Machado. 

Leia o texto no site da ANPTrilhos

Acesse o livro todo

Ao executar serviços na área de engenharia ou agronomia, no preenchimento da ART – Anotação de Responsabilidade Técnica indique a AEAMESP como entidade conveniada no campo 31.

No dia 10 de outubro, acontece a sétima etapa do 17º Desafio de Kart entre Amigos da AEAMESP

O diretor adjunto de Esportes, engenheiro Valter Belapetravicius, informa que a quinta etapa do 17º Desafio de Kart entre Amigos da AEAMESP será realizada na quarta-feira, 10 de outubro de 2018, no Kartódromo Ayrton Senna – Interlagos (Avenida Jacinto Júlio s/n Portão 09, São Paulo-SP, telefone 11-4702-5055). Veja o site do kartódromo.

Prova decisiva. Faltando somente duas etapas para o final da competição, a prova ganha ares de decisão. Confira a parte de cima da tabela de classificação: 1) Marcio Magri, 151 pontos; 2) Marcio Cristiano, 133; 3) Leonardo, 127; 4) Sérgio D’Agostinho, 125; 5) Zizo, 102; 6) Valter Bela Belapetravicius, 94.

Largada às 21 horas. A prova constará de uma bateria de 25 minutos, sendo cinco minutos de tomada de tempo (para reconhecimento da pista e definição do grid de largada) e 20 minutos de corrida. A largada acontecerá às 21 h; os pilotos deverão chegar com pelo menos 30 minutos de antecedência.

Confirme a participação. Para confirmar sua participação, entre em contato Valter Belapetravicius pelos números:  11-5904-7748 ou 11-9-8266-1541.

NA IMPRENSA – PROJETOS PRESIDENCIAIS

Projetos dos presidenciáveis sobre ferrovias são “vagos ou irreais”, segundo mostra reportagem da Folha de S. Paulo

Matéria publicada pelo jornal Folha de S. Paulo em 30 de setembro de 2018, assinada pelo jornalista Marcelo Toledo, mostra que os candidatos à Presidência da República de modo geral esqueceram as ferrovias em seus respectivos planos de governo. Ouvidas pela reportagem, entidades do setor de transportes consideram programas vagos ou irreais.

Veja a matéria

PROPOSTAS ESTRATÉGICAS

Documento da CNI para candidatos tem um caderno específico sobre modernização e fortalecimento dos cursos de engenharia. Outro caderno aborda setor ferroviário

A Confederação Nacional da Indústria (CNI) apresenta em uma publicação virtual um conjunto de 43 cadernos temáticos e respectivos resumos executivos com diagnósticos e propostas para os candidatos à Presidência da República e ao Congresso Nacional. Os documentos listam medidas objetivas para melhorar as condições produtivas no Brasil e estimular o crescimento sustentado da economia. Um dos cadernos – referente à Proposta 07 – trata especificamente do fortalecimento e modernização dos cursos de engenharia.

O documento assinala que  o Brasil tem o desafio de melhorar a qualidade e reduzir a evasão dos seus cursos de engenharia, pois os profissionais de engenharia têm papel fundamental no desenvolvimento tecnológico. Frisa que o país forma menos engenheiro por habitante que os seus  competidores, apesar de estar graduando mais engenheiros que no passado recente. Outros pontos realçados: as taxas de evasão oscilam em patamares próximos a 50% e mesmo nas escolas de excelência, há espaço para melhorias.

São feitas 12 recomendações, em três campos específicos. Quanto à modernização dos currículos, as recomendações são: reforçar a base técnica e estimular a formação mais inovadora em engenharia, ampliar a integração entre os cursos de engenharias e o setor produtivo, apoiar a criação e utilização de laboratórios de ensino de melhores práticas, estimular a adoção do modelo de ensino híbrido, combinando o uso da tecnologia digital a interações presenciais.

Sobre a avaliação dos cursos e instituições, duas propostas: apoiar a realização de competições e aprimorar a avaliação dos programas de ensino de engenharia.

A respeito da contratação, capacitação, avaliação e promoção de docentes, são estas as sugestões:  definir mecanismos de avaliação da atuação dos engenheiros egressos, apoiar a disseminação do mestrado profissional nas engenharias, capacitar docentes, com especial atenção ao treinamento em metodologias de ensino de engenharia. E também:  aprimorar o processo de progressão na carreira, estruturar programas de premiação docente e estimular os professores das universidades a atuar nas empresas.

TRANSPORTE FERROVIÁRIO

Entre os cadernos temáticos contendo propostas, um trata do segmento ferroviário:  Transporte Ferroviário: Colocando a competitividade nos trilhos, – Proposta 23. O caderno alinha com cinco recomendações: renovação dos contratos de concessão, mediante a garantia de compartilhamento da malha concedida; adequação do marco regulatório atual ao efetivo compartilhamento da malha concedida, aumento dos investimentos das concessionárias, resolução da questão dos trechos ferroviários ociosos, e definição do processo de dissolução da Valec.

Veja o portal com os cadernos.

Veja a proposta 07, sobre cursos de engenharia

Veja a proposta 23, sobre ferrovias

NA IMPRENSA – ESTUDANTES NO CCO DO METRÔ

Os estudantes da USCS no CCO do Metrô. Foto: reprodução

Estudantes de Engenharia da Universidade Municipal São Caetano do Sul (USCS) visitaram CCO do Metrô-SP

O site Notícias USCS informa que estudantes do curso de Engenharia de Produção da Universidade Municipal São Caetano do Sul (USCS) visitaram, em setembro, o Centro de Controle Operacional do Metrô de São Paulo. Na ocasião, assistiram a uma palestra sobre o mercado de energia elétrica no Brasil e como o Metrô planeja e contrata a energia elétrica de tração. Eles também acompanharam a operação do sistema  pela Sala de Controle.

NA IMPRENSA – METRÔ DE SANTIAGO

O novo trem, ainda “embalado para presente”. Foto: reprodução

Novo trem no Metrô de Santiago

O site Via Trólebus noticiou que um novo trem do Metrô de Santiago começou a operar na Linha 2 em setembro de 2018. O modelo NS 16 começou a ser testado em maio e junho. Em agosto, a composição foi apresentada à imprensa. Os componentes do trem estão sendo produzidos aqui no Brasil, o que ocasionou a abertura da unidade Alstom em Taubaté.

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