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EDIÇÃO 424, DE 1º A 15 DE JANEIRO DE 2019

25ª SEMANA DE TECNOLOGIA METROFERROVIÁRIA

AEAMESP anuncia que a 25ª Semana de Tecnologia Metroferroviária será de 3 a 6 de setembro de 2019, no Matsubara Hotel São Paulo, próximo ao Metrô Paraíso

Por meio de mensagem enviada no final do ano a todos associados, organizações parceiras, entidades e empresas do setor e órgãos governamentais correlatos às atividades metroferroviárias e de mobilidade urbana, a AEAMESP anunciou que a 25ª Semana de Tecnologia Metroferoviária será realizada no  período de 3 a 6 de setembro de 2019, no Matsubara Hotel São Paulo (Rua Coronel Oscar Porto, 836, Paraíso, a quatro quadras da Estação Paraíso do Metrô). Mais uma vez a comercialização estará a cargo da ViaBrasil e a  SobreTrilhos será a revista oficial do evento.

JUBILEU DE PRATA

Ao falar a respeito do anúncio, o presidente da AEAMESP, engenheiro Pedro Machado, destacou o fato de que a Semana de Tecnologia Metroferroviária estará vivendo o seu Jubileu de Prata e pediu a todos que reservassem a data. “São 25 edições sucessivas, sem interrupção, que atravessaram diferentes épocas  da história já mais do que cinquentenária do Metrô de São Paulo e, por conseguinte, do metrô como meio de transporte no Brasil. É um evento que, desde sua primeira edição decorre  do trabalho cooperativo, voluntário, do corpo técnico do Metrô-SP, da nossa CPTM e das outras operadoras brasileiras, com apoio de instituições e empresas do setor”.

Ele também destacou a relevância que a Semana de Tecnologia Metroferroviária conquistou. “É o nosso congresso anual, que se converteu no mais importante encontro técnico do setor metroferroviário do Brasil e que vem atraindo a prestigiosa participação de entidades parceiras e de colegas de outros países, sobretudo da América Latina, além de especialistas colegas que atuam nas mais importantes organizações da iniciativa privada”.

O dirigente concluiu, afirmando: “Nestes 25 anos, abrimos espaço para que os conhecimentos técnicos e tecnológicos em todos os campos do nosso setor fossem mostrados e debatidos e, com satisfação, constatamos que esse esforço contribuiu em considerável medida para o avanço da atividade metroferroviária em nosso país”.

Conheça o Hotel Matsubara

Jean Pejo. Foto: Marco Cardelino/ALESP

SUCESSÃO NACIONAL

Defensor do setor metroferroviário, Jean Pejo assume a Secretaria Nacional de Mobilidade e Serviços Urbanos do Ministério do Desenvolvimento Regional

Engenheiro e defensor de iniciativas voltadas para a expansão e consolidação do transporte sobre trilhos no país, Jean Pejo assumiu a Secretaria Nacional de Mobilidade e Serviços Urbanos do Ministério do Desenvolvimento Regional (MDR), que tem como ministro Gustavo Canuto.

O Ministério do Desenvolvimento Regional, que  resulta da fusão dos extintos ministérios da Integração Nacional e das Cidades, reúne ainda as seguintes outras secretarias nacionais: Proteção e Defesa Civil, Segurança Hídrica, Desenvolvimento Regional e Urbano, Habitação e Saneamento.

Estão afetas ao MDR duas companhias metroferroviárias: Companhia Brasileira de Trens Urbanos (CBTU) e a Empresa de Trens Urbanos de Porto Alegre S.A – TRENSURB.

SOBRE JEAN PEJO

Engenheiro mecânico pela Unicamp e administrador de empresas, com cursos de especialização e estágios em ferrovias do Japão, França, Reino Unido e Estados Unidos, Jean Pejo é pós-graduado com MBA em Logística Empresarial e Gerência de Projetos, nos dois casos, pela Fundação Getúlio Vargas.

Seu currículo inclui o cargo de diretor de Planejamento e Gestão da FEPASA – Ferrovia Paulista S.A, participação no Conselho da Companhia Paulista de Força e Luz (Empresa de Transmissão e Distribuição de Energia) e o exercício de consultoria técnica nas empresas Mitsui e Poyry Engenharia.

Em anos recentes, exerceu oposto de secretário geral no Brasil da Associação Latino-Americana de Ferrovias (ALAF) e coordenou  no Instituto de Engenharia um projeto que busca a ocupação sustentável do território nacional pela ferrovia associada ao agronegócio.

Atuou na Frente Parlamentar em Prol do Transporte Metroferroviário (FTRAM), instituída na última legislatura da Assembleia Legislativa do Estado de São Paulo. Ao saber da indicação de Jean Pejo para o posto no governo federal, o deputado João Caramez, coordenador da FTRAM, emitiu nota com o seguinte teor:  “Jean Carlos Pejo foi indicado Secretário Nacional de Mobilidade Urbana. A notícia renova nossa esperança de ver o País recolocado nos trilhos. Parabéns, Jean Pejo! Parabéns, Brasil!”

PROXIMIDADE COM A AEAMESP

No dia 24 de agosto de 2018, durante a sessão de encerramento da 24ª Semana de Tecnologia Metroferroviária,  a AEAMESP e a Associação Latino-Americana de Ferrovias (ALAF) firmaram acordo de cooperação, representadas, respectivamente, pelo presidente Pedro Machado, e pelo o secretário-geral Jean Pejo.

Pedro Machado e Jean Pejo

O presidente da AEAMESP recordou a participação de Jean Pejo na Semana de Tecnologia Metroferroviária, como expositor de teses sempre muito bem fundamentadas e como debatedor capaz de amplificar a consistência das discussões.

“Aproveito esta oportunidade para, em nome da direção e dos associados da AEAMESP, desejar a Jean Pejo uma gestão ativa e profícua à frente da Secretaria Nacional de Mobilidade e Serviços Urbanos, um órgão novo de um ministério recém-criado, o que, sem qualquer dúvida, representa um grande desafio. Esperamos que, a exemplo do que tem acontecido nos últimos anos, ele possa encontrar espaço em sua agenda para novamente estar conosco, em algum momento entre 3 a 6 de setembro de 2019, em nossa 25ª Semana de Tecnologia Metroferoviária.”

SUCESSÃO EM SÃO PAULO – I

Clodoaldo Pelissioni e Alexandre Baldy

Pelissioni transmite o cargo a Baldy

No dia 2 de janeiro de 2019, aconteceu a transmissão do cargo de secretário de Transportes Metropolitanos do Estado de São Paulo, com a participação de Clodoaldo Pelissioni, que deixou o posto, e de Alexandre Baldy, que o assumiu.

Nos quatro anos em que Pelissioni esteve à frente da pasta, foram entregues 19 novas estações de metrô, trens e monotrilho, totalizando 31 quilômetros de malha metroferroviária na Grande São Paulo. Também foi entregue o VLT entre Santos e São Vicente com 15 estações e 11 quilômetros. No total, 148 novos trens de passageiros estão circulando em São Paulo. Os investimentos somaram R$ 17,5 bilhões.

Na redes sociais, o ex-secretário veiculou a seguinte mensagem: “Quero agradecer a confiança dos governadores Geraldo Alckmin e Márcio França, e, principalmente, o trabalho e dedicação dos mais de 18 mil colaboradores do Metrô-SP, CPTM, EMTU e Secretaria. E, por fim, desejar todo sucesso ao novo secretário, Alexandre Baldy”.

SUCESSÃO EM SÃO PAULO – II

Governador João Dória anunciou os nomes dos novos presidentes das empresas vinculadas à Secretaria de Transportes Metropolitanos  do Estado de São Paulo.

Por intermédio de seu perfil no Twitter, o governador do Estado de São Paulo, João Dória, fez o anúncio dos nomes dos novos presidentes das empresas vinculadas à Secretaria de Transportes Metropolitanos  do Estado de São Paulo.

A  Companhia do Metropolitano de São Paulo passou a ser presidida por  Silvani Pereira, que entre outros cargos, exerceu o posto de secretário-executivo do Ministério das Cidades, hoje absorvido pelo Ministério do Desenvolvimento Regional, e também o cargo de presidente do Conselho de Administração da Companhia Brasileira de Trens Urbanos (CBTU).

A Companhia Paulista de Trens Metropolitanos (CPTM) tem agora como presidente, Pedro Tegon Moro. Já a  Empresa Metropolitana de Transportes Urbanos de São Paulo (EMTU) passou a ser presidida por Marco Assalve.

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NA IMPRENSA – ARTIGO

Roberta Marchesi

Roberta Marchesi indaga no jornal Correio Brasiliense: “O que será da mobilidade urbana nacional no governo Bolsonaro?”

No dia 3 de janeiro de 2019, a superintendente da Associação Nacional dos Transportadores de Passageiros sobre Trilhos (ANPTrilhos), Roberta Marchesi, teve um artigo publicado pelo jornal Correio Brasiliense, do Distrito Federal. Ela própria resume o foco central do texto, dizendo que aborda as expectativas para a área de mobilidade urbana no novo governo. “Dentre os diversos aspectos levantados, vislumbro o fortalecimento do setor privado em toda a área de infraestrutura, o que pode fazer com que aqueles Estados que tenham projetos adiantados, com viabilidade e atratividade comprovadas, saiam na frente e possam, no curto espaço de tempo, dotar suas cidades de novas infraestruturas de mobilidade sobre trilhos, gerando benefícios inestimáveis para a vida de todos os cidadãos”.

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NA IMPRENSA – PUBLICAÇÃO TÉCNICA

ANPTrilhos lança caderno técnico sobre viabilidade de projetos de mobilidade urbana com base em transporte sobre trilhos

O site internacional Mobilitas, com cobertura sobre  tecnologia e mobilidade urbana na América Latina, e editado em espanhol e português pela OTM Editora, de São Paulo, trouxe matéria mostrando o lançamento em dezembro de 2018 do 01 – Caderno Técnico de Estudos de Viabilidade.

A publicação é resultado de cooperação entre a Associação Nacional dos Transportadores de Passageiros sobre Trilhos (ANPTrilhos) e o governo federal, por intermédio do Ministério das Cidades, órgãos que já não faz parte da estrutura do governo federal.

O texto introdutório assinado pela ANPTrilhos destaca que o objetivo da publicação é “contribuir de maneira assertiva na realização do planejamento criterioso que possibilite uma lógica estruturada de avaliações preliminares na elaboração de estudos de viabilidade técnica e financeira de um projeto de mobilidade urbana de transporte de passageiros sobre trilhos”.

Com 72 páginas incluindo as capas e contando com fotografias de ambientes metroferroviários, a publicação, na sua parte substantiva, está organizada em oito seções, cobrindo os seguintes tópicos: Estudos urbanos e planejamento da rede de transporte, Caracterização da área de influência, Caracterização do traçado, Estudo de demanda, Elaboração de plano operacional, Concepção técnica e operacional , Avaliação econômica e financeira, Análise jurídica.

Joubert Flores

COMPARTILHAR CONHECIMENTOS

O presidente da ANPTrilhos e diretor regional da AEAMESP no Rio de Janeiro, engenheiro , Joubert Flores, assinalou que o caderno técnico significa “uma importante ferramenta para compartilharmos o conhecimento técnico, jurídico e regulatório dos operadores metroferroviários com os formuladores de políticas públicas, contribuindo para que novos e bons projetos sejam desenvolvidos para a expansão dos e sistemas metroferroviários no Brasil”.

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Peter Alouche

TECNOLOGIAS METROFERROVIÁRIAS

No site da ABIFER, Peter Alouche compara Monotrilhos e Veículos Leves sobre Trilhos (VLT)

Em artigo publicado no dia 7 de janeiro de 2019 no site da Associação Brasileira da Indústria Ferroviária (ABIFER), o engenheiro e consultor internacional Peter Alouche compara Monotrilhos e Veículos Leves sobre Trilhos (VLT). O texto foi posteriormente reproduzido pelo site da Associação Nacional de Transportes Públicos (ANTP).

Ele diz no trecho inicial de seu texto: “O Monotrilho e o VLT são modos de transporte que, embora apresentem pontos em comum na sua operação e na sua capacidade de transporte, são basicamente distintos, principalmente na sua tecnologia, na sua inserção urbana e no seu desempenho, porque, além de tudo, usam veículos completamente diferentes que exigem uma operação e manutenção diferentes. Vou a seguir tentar detalhar onde estas duas tecnologias se cruzam e onde elas divergem”.

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TECNOLOGIA PARA O USUÁRIO

Na Play Store do Google, o aplicativo Trensurb Mobile para smartphones com o sistema operacional Android

Em versão beta, programa traz informações sobre os serviços da empresa e notifica usuários sobre alterações na situação operacional do metrô.

O site da Trensurb informou nos primeiros dias de 2019 que já está disponível na Play Store do Google a versão beta do aplicativo Trensurb Mobile para smartphones com o sistema operacional Android.

O programa fornece informações como a situação operacional do metrô, mapa da linha, tempo de viagem, tabela horária dos trens, dados sobre tarifas e canais de atendimento. Em caso de alterações na situação operacional do metrô, como paralisações parciais ou totais, o aplicativo envia uma notificação ao usuário.

Disponível em português, espanhol e inglês, o Trensurb Mobile foi produzido internamente por profissionais da empresa metroviária e ainda está em período de testes e avaliação. Em caso de problemas ou erros encontrados, a Trensurb solicita que o usuário entre em contato para relatar sua experiência por meio do e-mail aplicativo@trensurb.gov.br.

No momento, não há planos para desenvolvimento de versões do aplicativo para outros sistemas operacionais. Vale destacar que, segundo estudos da empresa de inteligência de mercado IDC, o sistema Android é utilizado em 85% dos smartphones vendidos no mundo e em 95% dos aparelhos comercializados no Brasil.

 

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