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EDIÇÃO 472, DE 1 A 15 DE ABRIL DE 2021

Até 3 de maio estão abertas as inscrições de artigos para o 8º Prêmio Tecnologia & Desenvolvimento Metroferroviários ANPTrilhos-CBTU e para a 27ª Semana de Tecnologia 

A Associação Nacional dos Transportadores de Passageiros sobre Trilhos (ANPTrilhos), Companhia Brasileira de Trens Urbanos (CBTU) e a AEAMESP abriram as inscrições de artigos técnicos para participar da 27ª Semana de Tecnologia Metroferroviária da AEAMESP e concorrer ao 8º Prêmio Tecnologia & Desenvolvimento Metroferroviários ANPTrilhos-CBTU. As inscrições podem ser feitas até o dia 3 de maio de 2021.

O 8º Prêmio Tecnologia & Desenvolvimento Metroferroviários é promovido pela ANPTrilhos e CBTU, em parceria com a AEAMESP.

A premiação tem o objetivo de estimular o desenvolvimento tecnológico na área de transporte de passageiros sobre trilhos e reconhece os melhores trabalhos por sua qualidade técnica, ineditismo e aplicabilidade no setor metroferroviário.

PARTICIPAÇÃO

Podem participar trabalhos técnicos inéditos, escritos em língua portuguesa, ainda não publicados em livro, em revistas especializadas ou na imprensa em geral.

Os trabalhos podem ser elaborados individualmente ou em grupo de técnicos e especialistas do setor, graduados em qualquer formação acadêmica ou graduandos que estejam cursando os dois últimos anos do nível superior.

TRÊS CATEGORIAS

Os trabalhos técnicos a serem apresentados na 27ª Semana de Tecnologia Metroferroviária da AEAMESP devem se encaixar em uma das três categorias descritas no regulamento. No ato da inscrição, o participante deve indicar se deseja concorrer ao 8º Prêmio de Tecnologia & Desenvolvimento Metroferroviários. As categorias são:

CATEGORIA 1 – Políticas públicas; planejamento urbano; planejamento de transporte; financiamento (funding); gestão de empreendimentos de transporte; tarifas e custeio do serviço.

CATEGORIA 2 – Sustentabilidade; meio ambiente; mobilidade sustentável; gestão; comunicação com o usuário e formação profissional.

CATEGORIA 3 – Projetos de sistemas de transporte e seus subsistemas; inovação tecnológica; aprimoramento de técnicas de implantação, operação e manutenção de sistemas de transporte, planejamento e concepção de sistemas.

Nesta primeira etapa do Prêmio de Tecnologia serão recebidas as inscrições das sínteses dos artigos técnicos, que passarão por uma seleção para produção dos artigos técnicos que concorrerão ao Prêmio de Tecnologia e serão apresentados na Semana de Tecnologia Metroferroviária da AEAMESP.

REGULAMENTO E INSCRIÇÃO

É importante que os interessados em inscrever artigos leiam o regulamento e sigam todas as instruções. O regulamento e a ficha de inscrição estão disponíveis neste link.

O relatório comemorativo dos 30 anos da AEAMESP inclui a 2ª edição do Relatório Profissional Metroferroviário, que traz o resultado da pesquisa com as operadoras de transporte sobre trilhos dos segmentos de cargas e de passageiros. Nesta edição, registramos 38.862 profissionais na área de transporte de passageiros e 29.500 profissionais na área de transporte de carga, um total de 68.362 metroferroviários no Brasil. O estudo compõe um perfil detalhado de quem trabalha com o transporte sobre trilhos. Aspectos como formação acadêmica, tempo de empresa, cargos, tempo de experiência, faixa etária e participação das mulheres no setor estão entre as características mapeadas.

INTERNACIONAL – COOPERAÇÃO

ANPTrilhos e APTA firmam acordo de cooperação técnica

A Associação Nacional dos Transportadores de Passageiros sobre Trilhos (ANPTrilhos) e a entidade norte-americana American Public Transportation Association (APTA) firmaram em 7 de abril de 2021 acordo de cooperação técnica visando à troca de informações, efetivação de estudos, realização de levantamentos e também à representação institucional.

As duas entidades passam a integrar mutuamente as reuniões internas sobre temas relevantes na área do transporte de passageiros sobre trilhos tanto no Brasil, quanto nos Estados Unidos. Estava programado que a ANPTrilhos se juntaria ainda em abril a uma conferência norte-americana sobre o desenvolvimento de linhas de transporte ferroviário de alta velocidade nos Estados Unidos.

O ato de assinatura do acordo foi realizado em uma cerimônia virtual, com a participação, entre outras personalidades, de Joubert Flores, presidente do Conselho da ANPTrilhos; Roberta Marchesi, diretora executiva da entidade brasileira, e Paul Skoutelas, presidente da APTA.

A APTA é uma associação internacional de 1.500 organizações dos setores público e privado, que representam uma indústria de US$ 71 bilhões, que emprega diretamente 430.000 pessoas e apoia milhões de empregos no setor privado. Os membros da APTA estão envolvidos nas áreas de ônibus, trem leve, trem suburbano, metrôs, serviços hidroviários e ferroviários intermunicipais e de passageiros de alta velocidade.

Antônio Carlos Sanches

Antonio Carlos Sanches, presidente da SuperVia, é eleito vice-presidente executivo da ANPTrilhos

Em Assembleia Geral realizada na segunda semana de abril de 2021, a ANPTrilhos elegeu para o posto de  vice-presidente executivo o engenheiro Antonio Carlos Sanches. Ele é presidente da SuperVia, operadora dos trens urbanos do Rio de Janeiro, membro titular da operadora na ANPTrilhos e integra o Comitê de Presidentes da Associação.

Em nome dos Associados, da Diretoria Executiva e dos Conselhos Deliberativo, Fiscal e Consultivo da AEAMESP, a presidente Silvia Cristina Silva parabeniza a ANPTrilhos pela escolha e deseja ao engenheiro Antonio Carlos Sanches êxito em sua missão.

INTERNACIONAL – ALAMYS

ALAMYS desenvolve 1° Curso e-Learning de Gestão de Ativos

Até 14 de maio de 2021, a Associação Latino-Americana de Metrôs e Subterrâneos (ALAMYS) estará desenvolvendo o 1° Curso e-Learning de Gestão de Ativos. As inscrições, já encerradas, estiveram abertas apenas para sócios principais da ALAMYS.  O início das atividades foi marcado para 19 de abril de 2021. Com transmissão 100% online em espanhol e português, o  curso é direcionado a pessoas que trabalham com Gestão de Ativos e dispõem de tempo para realizar as sessões do curso e para a aplicação dos conhecimentos num projeto prático.

CONGRESSO – GESTÃO DE ATIVOS

Abraman e Instituto de Engenharia anunciam para junho de 2021 o 1º Congresso Brasileiro de Engenharia e de Gestão de Ativos de Infraestrutura (CBEGAI)

A Associação Brasileira de Manutenção e Gestão de Ativos (Abraman) e o Instituto de Engenharia anunciam a realização no período de 7 a 10 de junho de 2021 do 1º Congresso Brasileiro de Engenharia e de Gestão de Ativos de Infraestrutura (CBEGAI), a ser desenvolvido integralmente online.

Os organizadores garantem que o evento oferecerá plataforma dinâmica e intuitiva para o desenvolvimento dos trabalhos, Haverá a abordagem de temas relacionados com Engenharia e que afetam diretamente a qualidade de vida das pessoas no campo e na cidade e em todos os setores da economia.

Entre outros, fazem parte da programação tópicos como Desafios para a mobilidade, Gerenciamento de Empreendimentos, Compliance em obras de Infraestrutura, Garantia da Qualidade do Projeto e Implantação de Planos de Gerenciamento na Engenharia.

TEMAS METROFERROVIÁRIOS E DA MOBILIDADE 

A noite da quarta-feira, 9 de junho de 2021, está reservada para temas do setor metroferroviário, com uma mesa-redonda a ser desenvolvida das 19h às 21h e que terá como tema central: Infraestrutura Metroferroviária.

A coordenação dos trabalhos estará a cargo Ivan Metran Whately, diretor do Departamento de Mobilidade e Logística do Instituto de Engenharia.

Serão desenvolvidos quatro temas. O Tema 1 – Panorama da Infraestrutura Metroferroviária Brasileira, estará a cargo de Jean Carlos Pejo, secretário geral no Brasil da ALAF – Associação Latino-americana de Ferrovias.

O engenheiro Pedro Pereira Benvenuto, CEO da Benvenuto Engenharia, se encarregará do Tema 2 – Estruturação de Concessões e PPPs Metroferroviárias.

O Tema 3 – PPPs Metroferroviárias, a Visão da ANPTrilhos será desenvolvida pela diretora executiva de Relações Governamentais da Associação Nacional dos Transportadores de Passageiros sobre Trilhos (ANPTrilhos), Roberta Marchesi.

Sérgio Avelleda, diretor WRI – World Resources Institute se responsabilizará pelo Tema 4 – Desafios da Mobilidade – Smart Cities – Informática 5G.

Clique aqui para outras informações e inscrições

SIMPÓSIO – ENGENHARIA FERROVIÁRIA

Estarão abertas até 8 de maio de 2021 as inscrições para a quarta edição do Simpósio de Engenharia Ferroviária

Até o dia 8 de maio de 2021, estarão abertas as inscrições para a quarta edição do Simpósio de Engenharia Ferroviária, que acontecerá em formato 100% virtual, nos dias 19 e 20 de maio de 2021. O evento nasceu como uma iniciativa de pesquisadores de diversas universidades envolvidos em projetos sobre tecnologia ferroviária.

Desde o início, a proposta foi que o evento tivesse caráter eminentemente técnico, sendo pensado como um fórum para divulgar resultados de pesquisas, mas também para reunir em um único ambiente representantes da academia, de concessionários de ferrovias e de fabricantes de material ferroviário.

Para acompanhar a programação completa e realizar a inscrição, clique aqui.

Muitos conteúdos técnicos contribuem para a capacitação profissional e são exclusivos para associados. Além disso, muitos workshops e debates online estão programados para 2021. Conheça as vantagens e associe-se!
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OPERADORAS METROFERROVIÁRIAS – TECNOLOGIA E SERVIÇO

Estação Flamengo. Foto: Agência Brasil/Tania Regô

No MetrôRio, nova rede de telecomunicações garante acesso à internet e ligações de voz em estações e trens

Está prevista para o final de 2021 a conclusão da instalação no MetrôRio — em  parceria com operadoras Claro, Oi, Tim e Vivo — de nova rede de telecomunicações que garante acesso à internet e ligações de voz em estações e trens.

Ao todo, serão mais de 30 km com a conexão de fibra óptica via cabo que garantirá melhorias na qualidade de sinal para celular e estenderá a cobertura da rede de internet 4G em todas as estações subterrâneas, galerias e túneis das Linhas 1, 2 e 4.

Empresa do Grupo Invepar, o MetrôRio controla, administra e opera as linhas 1, 2 e 4 do metrô carioca. São 58 km de extensão, 41 estações e 64 trens, que possibilitam o transporte de 400 mil passageiros por dia útil (redução de mais de 50% por conta da pandemia).

SERVIÇOS JÁ DISPONÍVEIS

O projeto foi dividido em quatro fases e tem previsão de conclusão até dezembro. As duas primeiras etapas foram finalizadas e o trecho entre as estações Uruguai e Largo do Machado já está com o serviço disponível para os clientes.

Guilherme Ramalho

A terceira parte segue em andamento e contempla as estações Flamengo, Botafogo, Cardeal Arcoverde, Siqueira Campos, Cantagalo e General Osório. Neste trajeto, a expectativa é que o sistema esteja totalmente implantado em agosto. Por fim, será a vez do trecho entre as estações Nossa Senhora da Paz e Jardim Oceânico.

“Nosso objetivo, conjuntamente com as operadoras Claro, Oi, Tim e Vivo, é melhorar cada vez mais a experiência dos clientes. Sabemos que a conexão do celular é uma comodidade importante para todos que utilizam o transporte público”, disse Guilherme Ramalho, presidente do MetrôRio, acrescentando que a parceria com as operadoras de telefonia foi fundamental para a implantação desse projeto.

ASPECTOS TÉCNICOS

O Sistema de Antenas Distribuídas (DAS) da nova rede conta com a instalação de novas antenas, cabos, receptores e transmissores, que ao serem conectados à estação base de comunicação, possibilitam a ampliação do sinal para a telefonia móvel, tanto para ligações como para acesso à internet. A transmissão da rede é feita por meio da passagem de cabo compartilhado pelas operadoras de telecomunicação nas áreas subterrâneas do metrô.

A tecnologia também interliga os setores remotos com os mezaninos e plataformas das estações por meio de equipamento de transmissão e irradiação de radiofrequências para aumentar o alcance da cobertura do sinal de telefonia. Por conta da complexidade do sistema e para evitar impactos na operação do metrô, as intervenções estão sendo realizadas durante a madrugada

OPERADORAS METROFERROVIÁRIAS – SUSTENTABILIDADE

Composição submetida a lavagem. Foto: VLT Carioca

Processo empregado pelo VLT Carioca permite até 70% de reaproveitamento da água usada na lavagem dos trens

O VLT Carioca informa que os 32 veículos da frota que se revezam na operação passam por  limpeza regular, reforçada em função da pandemia. E acrescenta que, além disso, todas as composições passam periodicamente pela máquina de lavar trens localizada no Centro Integrado de Operação e Manutenção (CIOM) da concessionária.

Semelhante às encontradas em postos de gasolina, a máquina recebe cerca de cinco veículos por dia. O procedimento acontece sempre após o fim da operação, conforme definição do Centro de Controle Operacional (CCO).

Esse processo de lavagem completa gera economia de quase 70% da água utilizada ou cerca de 350 litros. Isso é garantido por tanques separadores que fazem o tratamento a água após a limpeza, tornando-a adequado para reutilização. Além disso, os produtos utilizados para lavar as composições são biodegradáveis.

NA IMPRENSA – PRIVATIZAÇÕES

Composição da Linha 9 – Esmeralda. Foto: GESP

Fim da CPTM em relativamente pouco tempo?

Análise publicada pelo web site jornalístico MetrôCPTM, editado por Ricardo Meier, avalia que o leilão marcado para a  terça-feira, 20 de abril de 2021  poderá significar “o início do fim” da Companhia Paulista de Trens Metropolitanos (CPTM), já que todas as outras linhas do sistema têm atrativos para serem privatizadas em relativamente pouco tempo.

Leia a íntegra da análise.

Ao executar serviços na área de engenharia ou agronomia, no preenchimento da ART – Anotação de Responsabilidade Técnica indique a #aeamesp como entidade conveniada no campo 31. Nosso código é o 930.

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