fbpx

EDIÇÃO 474, DE 1 A 15 DE MAIO DE 2021

Em junho, novos prazos referentes aos trabalhos inscritos na 27ª Semana e no 8º Prêmio ANPTrilhos-CBTU

Estão previstos para a primeira quinzena de junho novos prazos importantes referentes à participação na 27ª Semana de Tecnologia Metroferroviária, promovida pela AEAMESP, e no 8º Prêmio Tecnologia & Desenvolvimento Ferroviários, concedido pela Associação Nacional dos Transportadores de Passageiros sobre Trilhos (ANPTrilhos) e pela Companhia Brasileira de Trens Urbanos (CBTU), em parceria com a nossa Associação.

Até 9 de junho de 2021, a Comissão Técnica da Semana de Tecnologia Metroferroviária divulgará a lista dos trabalhos selecionados pelo Comitê de Seleção para apresentação na 27ª Semana, indicando, dentre os escolhidos, aqueles que optaram por participar do 8º Prêmio ANPTrilhos-CBTU.

Serão divulgados até 40 trabalhos selecionados e todos eles serão apresentados durante a 27ª Semana de Tecnologia. A programação das apresentações será divulgada oportunamente pela AEAMESP.

O regulamento assinala que todos os autores selecionados na Etapa 1 de seleção devem entregar o “artigo técnico” até as 23h59min (horário de Brasília) do dia 11 de julho de 2021, juntamente com a documentação complementar referente ao 8º Prêmio, no caso de autores optantes por participar da premiação.

É importante destacar: os autores devem estar atentos ao estrito cumprimento desta data, pois as Comissões Organizadoras alertam que não está previsto adiamento ou postergação da data-limite, em razão dos prazos necessários para a adequada organização da 27ª Semana de Tecnologia. O descumprimento desta data implicará na automática desclassificação do participante na premiação.

Conheça a íntegra do regulamento

REDES SOCIAIS

Dez anos no Facebook

Em 3 de maio de 2021, a AEAMESP completou dez anos de presença no Facebook, com uma página repleta de informações. Clique aqui e acompanhe a AEAMESP.

Muitos conteúdos técnicos contribuem para a capacitação profissional e são exclusivos para associados. Além disso, muitos workshops e debates online estão programados para 2021. Conheça as vantagens e associe-se!
ACESSE O FORMULÁRIO PARA ASSOCIAR-SE

CONGRESSO – GESTÃO DE ATIVOS

AEAMESP apoia o 1º Congresso Brasileiro de Engenharia e de Gestão de Ativos de Infraestrutura (CBEGAI), a ser realizado em junho pela Abraman e Instituto de Engenharia

Ao lado de outras 16 entidades nacionais, a Associação de Engenheiros e Arquitetos de Metrô (AEAMESP) apoia institucionalmente a realização do 1º Congresso Brasileiro de Engenharia e de Gestão de Ativos de Infraestrutura (CBEGAI), a ser desenvolvido integralmente online no período de 7 a 10 de junho de 2021 pela Associação Brasileira de Manutenção e Gestão de Ativos (Abraman) e o Instituto de Engenharia de São Paulo.

Segundo os organizadores, o evento oferecerá plataforma dinâmica e intuitiva para o desenvolvimento dos trabalhos. Haverá a abordagem de temas relacionados com Engenharia e que afetam diretamente a qualidade de vida das pessoas no campo e na cidade e em todos os setores da economia.

Entre outros, fazem parte da programação tópicos como Desafios para a mobilidadeGerenciamento de EmpreendimentosCompliance em obras de InfraestruturaGarantia da Qualidade do Projeto e Implantação de Planos de Gerenciamento na Engenharia.

TEMAS METROFERROVIÁRIOS E DA MOBILIDADE 

A noite da quarta-feira, 9 de junho de 2021, está reservada para temas do setor metroferroviário, com uma mesa-redonda a ser desenvolvida das 19h às 21h e que terá como tema central: Infraestrutura Metroferroviária.

A coordenação dos trabalhos estará a cargo Ivan Metran Whately, diretor do Departamento de Mobilidade e Logística do Instituto de Engenharia.

Serão desenvolvidos quatro temas. O Tema 1 – Panorama da Infraestrutura Metroferroviária Brasileira, estará a cargo de Jean Carlos Pejo, secretário geral no Brasil da ALAF – Associação Latino-americana de Ferrovias.

O engenheiro Pedro Pereira Benvenuto, CEO da Benvenuto Engenharia, se encarregará do Tema 2 – Estruturação de Concessões e PPPs Metroferroviárias.

Tema 3 – PPPs Metroferroviárias, a Visão da ANPTrilhos será desenvolvida pela diretora executiva de Relações Governamentais da Associação Nacional dos Transportadores de Passageiros sobre Trilhos (ANPTrilhos), Roberta Marchesi.

Sérgio Avelleda, diretor WRI – World Resources Institute se responsabilizará pelo Tema 4 – Desafios da Mobilidade – Smart Cities – Informática 5G.

Clique aqui para outras informações e inscrições

INTERNACIONAL

ALAMYS desenvolverá de 28 a 30 de junho o evento 26º Comitês Técnicos, discutindo mudanças e avanços no setor metroferroviário após um ano de pandemia

No período de 28 a 30 de junho de 2021, a Associação Latino-Americana de Metrôs e Subterrâneos (ALAMYS) desenvolverá, em caráter virtual, do evento 26º Comitês Técnicos, que discutirá mudanças e avanços no setor metroferroviário após um ano de pandemia.

TEMAS DO PRIMEIRO DIA

As sessões técnicas do primeiro dia, 28 de junho, versarão sobre os temas Oportunidades da pandemia para repensar a mobilidade nas grandes cidades. Como avançar na implantação do MaaS?, sob responsabilidade do Comitê de Planejamento.

Outra sessão será Teletrabalho no presente e no futuro, organização do trabalho e gestão de pessoas, a cargo do Comitê de Gestão.

SEGUNDO DIA

Em 29 de junho,  segundo dia do evento, a primeira sessão técnica tratará do tema Metodologias de Ensino e Visualização Digital para Qualidade Operacional, e será desenvolvida pelo Comitê de Operações.

Outra sessão, com tema a ser ainda definido, estará a cargo do Comitê de Veículo Leve sobre Trilhos – VLT.

Duas outras sessões do segundo dia discutirão Digitalização para melhorar o serviço e comunicação com usuários de acordo com as novas necessidades levantadas pela pandemia, sob responsabilidade do Comitê de Planejamento, e Desenvolvimento de Projetos de Inteligência Artificial (IA), Conceito X e implementação tecnológica para aumentar o desempenho, eficiência e segurança operacional, a cargo do Comitê de Operações.

AS ÚLTIMAS SESSÕES

O último dia do encontro, 30 de junho, terá inicialmente o tema Novas tecnologias aplicadas na gestão da manutenção, monitoramento preditivo e gerenciamento de ativos, sob responsabilidade do Comitê de Manutenção.

Esse mesmo comitê desenvolverá o segundo tema, Previsão de falhas e monitoramento contínuo: soluções internas de baixo custo e aplicativos de gerenciamento de riscos.

Caberá ao Comitê de Planejamento o desenvolvimento do tema Financiando os impactos da crise Covid-19 no campo do transporte público e projeções futuras de receitas tarifárias.

A sessão técnica final do encontro, com participação de todos os comitês, terá como tema KPI ALAMYS 2020 e Pesquisa do Comitê de Planejamento.  Por fim, haverá um pronunciamento de encerramento do secretário-geral da ALAMYS.

Veja o programa completo

Outra vez!

A AEAMESP comemorou em suas redes sociais o fato de o Metrô de São Paulo figurar mais uma vez entre os melhores serviços da cidade de São Paulo, de acordo com pesquisa O Melhor de São Paulo Serviço 2021, realizada pelo Datafolha com a população da cidade.

O Sistema Único de Saúde (SUS), de crucial importância neste momento de pandemia, foi eleito como melhor serviço público da capital. O Poupa Tempo, gerenciado pela Prodesp, recebeu 12% das menções dos entrevistados, enquanto o sistema de transporte sobre trilhos foi lembrado por 11% dos respondentes. 

Ao comentar o resultado nas redes sociais, o governo paulista assinalou que o Metrô de SP existe desde 1968 e conta atualmente com 8 mil funcionários “que garantem o reconhecimento e confiança de milhões de pessoas”.

SETOR METROFERROVIÁRIO

ANPTrilhos e Associação Brasileira das Operadoras de Trens Turísticos e Culturais (ABOTTC)  firmam convênio de cooperação

Em 10 de maio de 2021, a Associação Nacional dos Transportadores de Passageiros sobre Trilhos (ANPTrilhos) e a Associação Brasileira das Operadoras de Trens Turísticos e Culturais (ABOTTC) assinaram um convênio de cooperação em uma cerimônia por videoconferência. O convênio visa integrar a atuação das duas entidades, unindo os operadores do setor metroferroviário urbano de passageiros e do transporte turístico e cultural sobre trilhos.

A ABOTTC foi fundada em 2005 pelos operadores de trens com fins turístico-cultural para fortalecer o setor de turismo, promovendo o intercâmbio de informações e visibilidade ao setor em comparação com o resto do mercado turístico nacional e internacional.

OS TRILHOS E A CIDADE

VLT Carioca participa de obras para urbanização para homenagem à cultura africana no Largo de Santa Rita

O VLT Carioca, a Prefeitura do Rio de Janeiro,  a Companhia de Desenvolvimento Urbano da Região do Porto (CDURP) e a Companhia de Engenharia de Tráfego do Rio de Janeiro (CET-Rio) informaram na primeira quinzena de maio o início das obras de urbanização em homenagem à cultura africana no Largo de Santa Rita.

A urbanização do Largo de Santa Rita será uma forma de marcar a região onde, durante as obras da Linha 3 do VLT, foram encontrados vestígios da localização de um antigo cemitério de negros escravizados.

Serão feitas marcações no piso e haverá ainda totens com informações históricas do local. Ao longo do mesmo trecho, paradas foram batizadas com nomes que recordam a memória africana (Cristiano Ottoni-Pequena África, Camerino-Rosas Negras e Santa Rita-Pretos Novos).

As ações são fruto de um grupo de trabalho montado também no período de implantação, que contou com representantes do movimento negro e sociedade civil, do Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (IPHAN), Instituto Rio Patrimônio da Humanidade – IRPH, CDURP, Ministério Público e do VLT Carioca. A previsão é que a área esteja pronta até o mês de outubro de 2021.

Ao executar serviços na área de engenharia ou agronomia, no preenchimento da ART – Anotação de Responsabilidade Técnica indique a #aeamesp como entidade conveniada no campo 31. Nosso código é o 930.

METRÔ E CULTURA

Edifício do Museu do Café. Foto: Prefeitura de Santos-SP

Uma exposição sobre o Museu do Café na Linha 4-Amarela

Durante o mês de maio de 2021,  quem passar pela Estação São Paulo-Morumbi da Linha 4 – Amarela do sistema de metrô paulistano tem a oportunidade conhecer um pouco mais sobre a história do Museu do Café e sua missão de preservar a memória desse grão, que foi o principal produto da economia brasileira durante décadas, e segue presente diariamente no dia a dia de milhões de pessoas mundo afora. Em junho, a exposição acontecerá na Estação Oscar Freire, também da Linha 4 – Amarela.

Instalado no antigo e histórico edifício da Bolsa Oficial de Café, na cidade de Santos/SP, o museu recebia até o início da pandemia mais de 350 mil visitantes por ano, entre turistas, estudantes, além de moradores da Baixada Santista.

Apresentando 20 painéis com imagens da arquitetura do museu, suas dependências e acervo expositivo, a iniciativa decorre de parceria entre a ViaQuatro, concessionária responsável pela operação e manutenção  da Linha 4 – Amarela, e o Museu do Café. O objetivo é valorizar os patrimônios culturais paulistas.

Em breve, a exposição estará também disponível nas páginas oficiais da ViaQuatro no Facebook e Instagram, @ViaQuatroSP.

Você pode gostar...