Descrição:
25ª SEMANA DE TECNOLOGIA METROFERROVIÁRIA
PLANEJAMENTO DE TRANSPORTES
CARÊNCIAS DO TRANSPORTE NA REGIÃO METROPOLITANA DE SÃO PAULO – PESQUISA ORIGEM E
DESTINO 2017
SÍNTESE DO TRABALHO
A aplicação da metodologia de “carências” constitui-se em um estudo expedito para o planejamento de transportes, onde é realizada uma rápida análise dos tempos de viagens obtidos pela Pesquisa Domiciliar, que são de grande importância para compor o diagnóstico da situação atual do transporte na Região Metropolitana de São Paulo.
A metodologia das “carências” está baseada na diferença entre tempos reais de percurso observados na Pesquisa Origem e Destino 2017 e tempos considerados ideais, que são calculados tendo como referência o estudo de Y. Sasaki denominado Conceito de Uma Hierarquia dos Transportes, que divide o domínio de utilização dos modos de transporte em áreas. A envoltória de todas as curvas para cada modo é denominada “Linha de Máxima Satisfação dos Usuários”, que liga o ponto ótimo de utilização dos diferentes modos de transporte.
As “carências” são calculadas para as zonas de pesquisa; zonas com valores elevados de “carência” do transporte coletivo indicam que as viagens por esse modo, dessas zonas, apresentam tempos reais de percurso muito superiores aos tempos considerados ideais. Os tempos ideais serão calculados para o modo coletivo, em função das distâncias percorridas.
Similarmente, serão calculadas e analisadas as “carências” por transporte individual.
Declaração:
Declaramos que o presente trabalho é inédito quanto aos resultados da aplicação da metodologia de “carências” utilizando os tempos de viagens da Pesquisa Origem e Destino 2017. No entanto, a utilização e aplicação da metodologia de “carências” não é inédita.
Autores:
Emilia Mayumi Hiroi, com formação acadêmica em estatística e em economia, atualmente desenvolve a função de Coordenadora de Pesquisa e Avaliação de Transportes na Companhia do Metropolitano de São Paulo. Maria Cecilia Andreoli de Oliveira, com formação em engenharia mecânica e em estatística, é supervisora na Companhia do Metropolitano de São Paulo e participou de todas as pesquisas Origem e Destino e de Mobilidade na Região Metropolitana de São Paulo realizadas a partir de 1987.
Declaramos que o presente trabalho é inédito, não tendo sido publicado em livro, revistas especializadas ou na imprensa em geral.
Emilia Mayumi Hiroi
Maria Cecilia Andreoli de Oliveira
Supervisora de pesquisa na Companhia do Metropolitano de São Paulo na área de planejamento de transportes, trabalha na empresa desde 1985 e participou das pesquisas Oriem e Destino e das pesquisas de Mobilidade a partir dessa data.