fbpx

Plano Família Metrus

Conheça o Plano Família de Previdência da Metrus

Cada vez mais, vem se tornando um hábito o investimento de capital em um fundo de previdência no final do ano, pois além de garantir uma excelente redução no imposto de renda, permite incrementar o planejamento financeiro para o futuro.

O associado da AEAMESP tem o benefício de poder investir em um dos melhores planos de previdência privada do Brasil e com as menores taxas do mercado.
Aproveite esta oportunidade verificando as condições.

Site do Plano Família da Metrus

Entrevista com Maurino da Luz Figueiredo Lopes – Gerente de Previdência da Metrus, sobre o Previdência Privada – Plano Metrus Família

Qual a taxa carregamento no plano de previdência – Plano Metrus Família? Compare com o Mercado.

Resposta: A taxa de carregamento é de 0%. Embora haja uma tendência de queda, no mercado essa taxa pode chegar a 5%.

Como fica as taxas administrativas do plano de previdência – Plano Metrus Família? Compare com o Mercado.

Resposta: A taxa de administração é de 1%. No mercado a taxa é de 2,5% em média.

Quais são as formas de resgate do fundo de previdência – Plano Metrus Família?

Resposta: Existem as formas de resgate parcial e total. Ambos só ocorrem, no mínimo após 36 meses de vínculo com o Plano Família. O resgate parcial corresponde a 20% do saldo acumulado, e após o cumprimento da carência inicial, este poderá ocorrer a cada dois anos.

Por outro lado, existem as formas de recebimento de benefício: renda por prazo determinado, renda por percentual do saldo ou renda por prazo indeterminado (expectativa de vida).

O plano é PGBL e VGBL? Tem alguma vantagem?

Resposta: Se equipara a um PGBL. As vantagens existem me relação aos benefícios fiscais: dedução das contribuições ao plano na declaração de Imposto de renda. Essa dedução pode ser tanto de suas contribuições como de contribuições de um dependente que você declara no seu IR.

Tem portabilidade do plano de previdência privada dos bancos? Quais são as taxas de portabilidade praticadas pelo mercado?

Resposta: O Plano Família pode tanto receber recurso de portabilidade, como também transferir recursos via portabilidade para outros planos. No Plano Família não cobramos taxa de saída. No mercado, não se cobra taxa de saída após um determinado período de carência. Porém se a portabilidade ocorrer dentro desse período de carência, costuma-se cobrar até 1% do valor inicial aplicado.

Qual é carteira de ativos mais usada nos planos de previdência – Plano Metrus Família?

Resposta: A carteira é composta por Renda Fixa, Juros e Moedas.

Como é transmissão de patrimônio em caso de morte do beneficiário no Plano Metrus Família?

Resposta: O beneficiário de pensão por morte, indicado pelo participante, poderá optar dentre essas três formas de recebimento: renda por prazo determinado, renda por percentual do saldo ou renda por prazo indeterminado (expectativa de vida).

Não havendo beneficiários de pensão por morte, o saldo acumulado será pago aos herdeiros legais, mediante apresentação de alvará judicial específico.

Posso selecionar meu perfil de investidor mais arrojado ou mais conservador? Se é padronizado o perfil, quanto é formado por renda fixa e quanto por renda variável?

Resposta: Não é possível escolher perfis de investimento no Plano Família, pelo menos por enquanto. Hoje é um perfil único e se assemelha ao perfil moderado.

Ao se comparar o Plano Família de Previdência da Metrus com os de demais do mercado, quais seriam as suas vantagens e desvantagens?

Resposta: As vantagens são a menor taxa de carregamento (0%); menor taxa de administração (1%); e o plano é administrado por uma entidade sem fins lucrativos, portanto, 100% do retorno dos investimentos vão para o saldo do participante, não dividindo os retornos com acionistas como nos PGBL. O participante recebe 100% do que poupou acrescido dos rendimentos. Há possibilidade de contratação de benefícios de risco: Morte e Invalidez.

Desvantagem é a carência para resgate, que é de 36 meses para o Plano Família de Previdência da Metrus, enquanto que no PGBL varia entre 60 dias e 24 meses. Por outro lado, se tratando de um investimento de longo prazo, três anos é um prazo relativamente pequeno.

O plano de Previdência – Plano Metrus Família tem vantagens de aplicação em relação ao nosso Plano de Previdência do Metrô de São Paulo, por exemplo? É possível comparar?

Resposta: São planos totalmente diferentes, tanto o Plano I como o Plano II são bem mais maduros, com carteiras mais diversificadas.

O Plano Metrus Família é novo, ainda está ganhando porte para uma diversificação maior de sua carteira.

A vantagem que o Plano Metrus Família tem em relação aos Planos I e II se refere à liquidez. Ou seja, enquanto que no Plano I ou Plano II o participante só tem acesso ao saldo quando se desligar do Metrô, no Plano Família, após 3 anos de carência, o participante poderá realizar resgates parciais durante o período de acumulação, ou até mesmo resgatar total do valor acumulado. Essa liquidez maior permite que o participante planeje a utilização dos recursos do Plano Família para realização de sonhos que não seria possível no Plano I ou II em função da baixa liquidez.

Vídeo Institucional Plano Família