
Inaugurada a Estação Mendes-Vila Natal (futura Estação Bruno Covas) da CPTM, Linha 9 – Esmeralda, localizada no extremo sul da cidade de São Paulo
O Governo do Estado de São Paulo inaugurou no dia 10 de agosto de 2021 a Estação Mendes-Vila Natal na Linha 9-Esmeralda da Companhia Paulista de trens Metropolitanos (CPTM), no extremo sul da cidade de São Paulo. A obra faz parte do projeto de extensão da linha, que prevê um investimento total de R$ 975 milhões. Futuramente, a estação Mendes-Vila Natal passará a se chamar Estação Bruno Covas, em homenagem ao prefeito de São Paulo, falecido em 16 de maio de 2021, no exercício do cargo.
Segundo se informou oficialmente, a estação recém-inaugurada deverá atender, de pronto, a 15 mil pessoas todos os dias. Os bairros atendidos são Grajaú, Estrada dos Mendes, Varginha, Vila Natal, Jardim Icaraí, Jardim São Bernardo e Conjunto Residencial Palmares.
Situada entre Grajaú e a futura estação Varginha, a nova estação começou a funcionar em operação assistida no dia 11 de agosto de 2021, das 10h às 13h, nos dias úteis, com intervalo médio entre trens de 20 minutos. O período de testes é importante para monitorar a adequação dos equipamentos aos sistemas de sinalização já existentes.
De acordo com o que divulgou o governo, além das estações Mendes-Vila Natal e Varginha (em obras), o projeto de extensão da Linha 9-Esmeralda inclui ainda investimentos em todo o sistema de energia, obras viárias e vias férreas.
Para melhorar os deslocamentos e garantir segurança aos passageiros na região próxima à nova estação, foram construídos dois viadutos rodoviários (Jacopo Torriti e Micronésia), que vão eliminar as passagens de nível por estarem localizados acima da via férrea. O prédio da estação foi construído em uma área de 4,5 mil metros quadrados.

ACESSIBILIDADE E SUSTENTABILIDADE
A estação Mendes-Vila Natal está equipada para oferecer acessibilidade plena aos passageiros. São duas escadas rolantes, um elevador, três escadas fixas de concreto e uma metálica, pisos podotáteis, comunicação em Braille, corrimãos e rampas adequadas às pessoas com deficiência e mobilidade reduzida.
Outro aspecto importante é que a estação conta também com itens que garantem a sustentabilidade arquitetônica, como gerador próprio de energia, sistema de detecção e combate a incêndio, mecanismo para captação e reaproveitamento de água de chuva, aquecimento solar para chuveiros dos funcionários, bem como equipamentos destinados à coleta seletiva de resíduos sólidos.
A estação dispõe de seis bloqueios normais e um acessível para cadeirante e plataforma central para embarque e desembarque dos trens. O espaço conta com recursos tecnológicos para monitoramento por câmeras e ganhará um bicicletário com 100 vagas, cuja construção está incluída na segunda fase das obras da estação.
