
Composição do VLT Carioca próximo ao Museu do Amanhã.
No dia 16 de maio de 2024, a AEAMESP participou do seminário híbrido (presencial e virtual) intitulado VLT – Mobilidade e Requalificação Urbana, realizado no Instituto de Engenharia de São Paulo.
Houve apresentações e discussões sobre o VLT da Baixada Santista, parcialmente implantado e em expansão, e sobre o VLT Carioca, integralmente implantado. Houve uma apresentação a respeito do VLT do Centro de São Paulo; outra sobre a proposta referente a um VLT interligando a Barra Funda ao Mandaqui, igualmente na capital paulista, e, ainda, uma exposição sobre o VLT de Sorocaba, que figurará como uma continuação ferroviária para o TIC Eixo Oeste.

Juliana Tiemi Tamanaha
A contribuição da AEAMESP foi por intermédio de uma apresentação elaborada pelo vice-presidente de Assuntos Associativos, arquiteto, urbanista e historiador Ayrton Camargo e Silva, centrada nos sistemas de VLT que funcionam com êxito no Rio de Janeiro e na Baixada Santista. A apresentação foi conduzida ela arquiteta e urbanista Juliana Tiemi Tamanaha, diretora tesoureira na AEAMESP.
UMA CARTA DE AYRTON
Ayrton Camargo e Silva não pôde participar do seminário, mas, além de sua apresentação, enviou uma carta, em que resumiu pontos primordiais do seu pensamento sobre o tema. Na sequência, em padrão gráfico diferenciado, está o teor da carta:
“Prezados amigos, gostaria em nome da AEAMESP, em especial representando o nosso presidente, engenheiro Luís Guilherme Kolle, cumprimentar por meio do amigo Ivan, vice-presidente de Atividades Técnicas o Instituto de Engenharia de São Paulo, toda a diretoria desta instituição, bem como os colegas expositores integrantes da programação deste evento e a todos que nos assistem. Parabenizamos a idealização deste seminário que, certamente, muito contribuirá para o fortalecimento do debate em defesa da implantação do VLT em São Paulo.
“Agradeço sensibilizado o convite para aqui participar ao mesmo tempo que reafirma o nosso compromisso de estar como entidade e como técnico militante há anos em nosso setor, sempre junto das iniciativas do Instituto de Engenharia na defesa de uma mobilidade cada vez mais eficiente e inovadora mas também comprometida com a qualificação urbanística e ambiental da cidade, que promova de fato a melhoria da qualidade de vida dos habitantes de São Paulo usuários ou não do transporte público.
Ayrton Camargo e Silva
“Nessa visão, defendo de forma intransigente a adoção do VLT como meio de transporte em São Paulo, mas entendo também que seu desempenho só será plenamente eficaz se sua concepção integre programas de requalificação urbanística em sua área de influência. Não se trata apenas de discutir qual a melhor tecnologia para o veículo e seus componentes e subsistemas, mas, sim, qual modelo de ambiente urbano que se deseja para termos esse sistema como espinha dorsal da mobilidade, e quais os instrumentos legais e financeiros que possibilitarão a sua implantação e operação”.
VLT da Baixada Santista em Santos
Em vídeo, todos os temas do seminário
Por meio de link ao final deste texto, está disponível vídeo do canal do Instituto de Engenharia com a íntegra do seminário VLT – Indutor da Requalificação Urbana. O vídeo tem sete horas e cinquenta minutos de duração; para facilitar a escolha do tema preferido, estão indicados a seguir os momentos do vídeo em que se iniciam as diferentes sessões com os respectivos expositores.
AS PRIMEIRAS EXPOSIÇÕES
00:23:10 – Instalação do encontro, incluindo o hino nacional. 00:28:25 – Início da sessão inaugural, com as participações de José Eduardo Frascá Poyares Jardim, presidente do Instituto de Engenharia; Marco Antônio Assalve, secretário de Transportes Metropolitanos do Estado de São Paulo, e Elisabete França, secretária de Urbanismo e Licenciamento da Cidade de São Paulo, representando o prefeito, Ricardo Nunes, e de Ivan Metran Whately, vice-presidente de Atividades Técnicas do Instituto de Engenharia. 01:06:00 – Exposição do secretário-executivo da Secretaria de Transportes Metropolitanos do Estado de São Paulo, Manoel Marques Botelho, sobre o Sistema Integrado Metropolitano, da Região Metropolitana da Baixada Santista, incluindo o sistema de VLT. 01:53:00 – Sessão com leitura da carta de Ayrton Camargo e Silva e a apresentação conduzida por Juliana Tiemi Tamanaha, e considerações de Jean Carlos Pejo, secretário-geral no Brasil da Associação Latino-Americana de Ferrovias (ALAF).
INDÚSTRIA FERROVIÁRIA E O VLT
02:30:00 – Início da sessão sobre o tema Indústria ferroviária brasileira no contexto do VLT, com exposição inicial do coordenador Massimo Giavina, vice-presidente do Sindicato Interestadual da Indústria de Materiais e Equipamentos Ferroviários e Rodoviários (Simefre). 02:36:00 – Alexandre Massaki, diretor comercial da Alstom. 02:46:00 – Renato Meirelles, presidente da CAF Brasil. 03:05:00 – Daniel Rodrigues Souza, consultor comercial da Marcopolo Rail.
PROJETOS E OPERADORAS DE VLT NO BRASIL
05:11:00 – Início do último painel, coordenado pelo presidente de Associação Brasileira da Indústria Ferroviária (ABIFER), Vicente Abate, reunindo projetos e operadoras de VLT no Brasil. 05:15:40 – Exposição de Francisco Pierrini, COO em todas unidades da plataforma de Mobilidade do Grupo CCR, o que inclui o VLT Carioca; 05:44:00 – Exposição de José Efraim Neves, diretor do Grupo Comporte, responsável pela operação do VLT da Baixada Santista. 06:02:00 – Exposição do arquiteto e urbanista Luiz Antônio Cortez Ferreira, associado e ex-vice-presidente da AEAMESP e gerente de Planejamento e Meio Ambiente do Metrô de São Paulo; ele apresentou o VLT Paulistano, ligando a Barra Funda ao Mandaqui, resultado de estudo financiado por entidades e empresas. 06:33:00 – Exposição de Pedro Fernandes, presidente da empresa pública paulistana SP Urbanismo, que falou sobre o VLT do Centro de São Paulo. 06:54:00 – exposição do consultor Luiz Alberto Fioravante sobre VLT de Sorocaba, que deverá conectar-se ao TIC Eixo Oeste.
Clique aqui para acessar o vídeo com a íntegra do seminário
VLT do Rio de Janeiro. Foto:Fernando Frazão/Agência Brasil