ALAMYS realizou em Granada, Espanha, a 29ª Reunião dos Comitês Técnicos e anunciou o 37º Congresso Anual e Assembleia Geral, para San José, Costa Rica, em dezembro de 2024

Plataforma do Metrô de Granada

No período compreendido entre 30 de junho a 4 de julho de 2024, realizou-se em Granada, Espanha, a 29ª Reunião dos Comitês Técnicos da Associação Latino-Americana de Metros e Subterrâneos (ALAMYS), sob o tema geral “Mobilidade Sustentável – Soluções energéticas e ambientais para um metrô mais eficiente.” O encontro reuniu mais de 160 especialistas do setor. 

A AEAMESP, a União Internacional de Transportes Públicos (UITP), a Associação Nacional dos Transportadores de Passageiros sobre Trilhos (ANPTrilhos) e a Asociación de la Industria Ferroviaria Española (Mafex) são as quatro entidades que apoiam institucionalmente a ALAMYS em suas atividades em favor do setor metroferroviário latino-americano.

Na sessão inaugural da 29ª Reunião dos Comitês Técnicos, foi feito o convite para o 37º Congresso Anual e Assembleia Geral, em San José, Costa Rica, que ocorrerá de 1 a 5 de dezembro de 2024.

PARTICIPAÇÃO

Os participantes da 29ª Reunião dos Comitês Técnicos representaram 23 sistemas de metrôs, bondes, ferrovias metropolitanas, autoridades de transporte e membros honorários da Associação, além de 25 empresas fornecedoras do setor da indústria ferroviária. Também participaram convidados do setor ferroviário e de entidades com as quais a ALAMYS colabora regularmente. Houve a representação de 12 países da América Latina, Estados Unidos, Península Ibérica e outras regiões da Europa.

TEMAS DOS COMITÊS TÉCNICOS

Estes são os Comitês Técnicos da ALAMYS, com seus respectivos coordenadores e os temas tratados na 29ª Reunião:

Comitê de Planejamento – coordenado por Ester Litovsky, diretora de Planejamento Estratégico da Emova: 1) Medidas propostas para atrair usuários de automóvel particular para o metrô; 2) Avaliação econômica, social e ambiental realizada por operações em serviço; 3) Metrô e Cultura.

Comitê de Gestão – coordenado por Ana Laura Morais (Metro Panamá): 1) Financiamento do transporte; 2) Sistemas de arrecadação.

Comitê de Operações – coordenado por Gildo do Prado (Metrô de São Paulo): 1) Metros e linhas automáticas; 2) Comunicação com o passageiro; 3) Segurança.

Luiz Eduardo Argenton, diretor de Operação e Manutenção da CPTM, ao lado de Lola Bravo, secretária-executiva da ALAMYS, e do presidente da CPTM, Pedro Moro

Comitê de Manutenção – coordenado por Luiz Eduardo Argenton, diretor de Operação e Manutenção da Companhia Paulista de Trens Metropolitanos – CPTM: 1) Gestão de ativos; 2) Monitoramento contínuo; 3) Manutenção corretiva e preventiva; 4) Ações para Prevenir vandalismo e roubo de cabos.

Comitê de Veículo Leve sobre Trilhos (VLT) – coordenado por Carlos Guillem, chefe de Qualidade e Acessibilidade da FGV: 1) Acessibilidade do VLT e interação com elementos externos à operação; 2) Sistemas de pedágio e controle de fraude; 3) Conhecimento do passageiro em sistemas abertos e transferências intermodais. 4) O VLT como elemento estruturador e integrador.

OUTRAS ATIVIDADES

Em 3 de julho, o Metropolitano de Granada convidou os participantes para uma visita técnica às suas oficinas e garagens, onde foi apresentada a nova cobertura vegetal, financiada com fundos da União Europeia, que combina cobertura vegetal e painéis fotovoltaicos.

Também foram organizadas reuniões bilaterais entre os participantes, com mais de 60 encontros programados, resultando muito úteis para promover a rede profissional dos operadores, autoridades e indústria ferroviária.

Os 29º Comitês Técnicos da ALAMYS encerraram na quinta-feira, 4 de julho, com uma sessão privada dos operadores, na qual foram compartilhados os indicadores de manutenção, operação e econômicos da ALAMYS. Além disso, foi realizada a reunião do Grupo de Trabalho de Marketing, coordenada por Joaquim Balsera, diretor de Marketing e Negócios Corporativos da TMB, tratando do tema monográfico: Preparação das campanhas de marketing.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Sobre

A Associação dos Engenheiros e Arquitetos de Metrô – AEAMESP, fundada em 14 de setembro de 1990, é uma entidade de fins não econômicos que agrega engenheiros, arquitetos, geólogos e outros profissionais de nível superior, devidamente registrados nos Conselhos Regionais de Engenharia e Agronomia – CREAs e de Arquitetura e Urbanismo – CAUs.