Extensão da Linha 2-Verde do Metrô de São Paulo leva o prêmio “Melhores e Maiores Obras 2024” na categoria Mobilidade-Metrô

O prêmio “Melhores e Maiores Obras 2024” na categoria Mobilidade-Metrô foi concedido à obra de extensão da Linha 2-Verde do Metrô, de responsabilidade da Companhia do Metropolitano de São Paulo.

A outorga do prêmio se inseriu no âmbito da Semana Nacional da Engenharia, realizada 26 a 30 de agosto de 2024, em dependências do Instituto de Engenharia de São Paulo, numa iniciativa do próprio Instituto de Engenharia e da ConVisão CNC – Central de Notícias da Construção, com apoio institucional do CREA-SP.

A seleção relativa ao prêmio considerou obras concluídas e em andamento em todo o país, avaliadas por uma comissão de engenheiros e especialistas, que analisaram desde aspectos técnicos até os principais benefícios para a sociedade. No total, foram 19 categorias que examinaram obras de edificações, indústrias, mobilidade e infraestrutura.

SOLENIDADE

A solenidade de entrega do prêmio “Melhores e Maiores Obras 2024” aconteceu em 27 de agosto de 2024. O prêmio concernente à obra de extensão da Linha 2-Verde do Metrô foi recebido pelo diretor de Engenharia e Planejamento do Metrô de São Paulo, engenheiro Paulo Sérgio Amalfi Meca, que convidou para acompanhá-lo o arquiteto Eduardo Maggi, gerente do Empreendimento Linha 2 – Verde.

Participaram da solenidade o engenheiro Luiz Carlos Pereira Grillo, primeiro gerente responsável pela Linha 2-Verde, e a engenheira Silvia Cristina Silva, da equipe que atua na extensão Linha 2-Verde, ex-presidente e hoje integrante do Conselho Consultivo da AEAMESP.

A Diretoria Executiva da AEAMESP esteve representada na cerimônia pelo engenheiro Arnaldo Pinto Coelho, 1º Diretor Tesoureiro. Representantes das empreiteiras participantes da obra acompanharam a solenidade e festejaram a conquista.

Fotos mostram aspectos da obra premiada

MAIOR E MAIS COMPLEXA OBRA

Para concorrer ao prêmio, o Metrô de São Paulo apresentou sua maior e mais complexa obra em andamento, uma das maiores de infraestrutura da América Latina. O projeto envolve a construção de mais 8,3 km de vias e oito novas estações, entre Vila Prudente e Penha.

Quando concluída, essa obra transformará a Linha 2-Verde na maior da rede, com 23 km de extensão, de Vila Madalena a Penha. A ampliação conta com a maior tuneladora da América Latina, conhecida como Tatuzão, que já avançou mais de 1,5 km na construção dos túneis.

Paralelamente, as oito novas estações – Orfanato, Santa Clara, Anália Franco, Vila Formosa, Santa Isabel, Guilherme Giorgi, Aricanduva e Penha – estão em construção, com escavações e edificação das estruturas principais em andamento. Destaque para a estação Anália Franco, projetada para atender aos requisitos de sustentabilidade e obter o certificado LEED, e para a estação Penha, que abrigará um complexo com uma nova estação para a Linha 11-Coral, além de expandir a já existente da Linha 3-Vermelha.

Com um investimento de R$ 13,4 bilhões em todo o projeto, a conexão com a Linha 3-Vermelha beneficiará 1,2 milhão de pessoas, além de reduzir os tempos de viagem da população da Zona Leste e redistribuir o fluxo de passageiros em toda a rede sobre trilhos.

SIGNIFICADO DO EMPREENDIMENTO 

O diretor-presidente da Companhia do Metropolitano de São Paulo, Julio Castiglioni, utilizou suas redes sociais para se manifestar sobre o tema. “A premiação reconhece o esforço do corpo técnico do Metrô e o alto nível de gestão de projetos que compõem a realização desta obra, uma das maiores de infraestrutura do país, que emprega 6,2 mil pessoas para a construção de 8,3 km de vias e oito novas estações”, disse, acrescentando que o empreendimento vai atender diretamente mais de 300 mil pessoas, que passarão a utilizar a linha diariamente, trazendo também benefícios à mobilidade. 

CENAS DA PREMIAÇÃO

Silvia Crisina Silva, Maggi e Meca

Silvia Cristina e membros da equipe. Ao fundo, o diretor da AEAMESP, engenheiro Arnaldo Pinto Coelho

Meca, Maggi e Grillo

Foto com todos os envolvidos no empreendimento premiado

Veja mais da obra de extensão da Linha 2-Verde

Os interessados em conhecer mais da evolução da obra de extensão da Linha 2-Verde podem acessar dois endereços. 1) Os relatórios do Portal de Transparência, aqui. 2) Galeria de fotos, aqui.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Sobre

A Associação dos Engenheiros e Arquitetos de Metrô – AEAMESP, fundada em 14 de setembro de 1990, é uma entidade de fins não econômicos que agrega engenheiros, arquitetos, geólogos e outros profissionais de nível superior, devidamente registrados nos Conselhos Regionais de Engenharia e Agronomia – CREAs e de Arquitetura e Urbanismo – CAUs.