Qual o limite da média capacidade? A utilização do metrô leve subterrâneo nas grandes cidades brasileiras

Autoria: Fabio Martini Pontes – Metrô SP


   Nas últimas décadas, temos visto aparecer uma série de tecnologias que possibilitaram o surgimento de modos de transporte de média capacidade, principalmente ferroviários. Com capacidade de transporte entre 10.000 e 30.000 passageiros/hora/sentido, eles vêm ocupando com sucesso o nicho entre os modos de baixa capacidade (ônibus e bondes) e a alta capacidade, representada pelo metrô. Entre os novos modos, destacam-se os BRTs, os VLTs, os VLPs e os monotrilhos, todos eles advogando qualidade de transporte próxima da oferecida pela alta capacidade com menores custos de construção e operação.


http://www.aeamesp.org.br/biblioteca/stm/18smtf120912t15.pdf

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A Associação dos Engenheiros e Arquitetos de Metrô – AEAMESP, fundada em 14 de setembro de 1990, é uma entidade de fins não econômicos que agrega engenheiros, arquitetos, geólogos e outros profissionais de nível superior, devidamente registrados nos Conselhos Regionais de Engenharia e Agronomia – CREAs e de Arquitetura e Urbanismo – CAUs.