Adquiridos 24 novos trens da fabricante chinesa CRRC para uso no sistema metroviário de Belo Horizonte

A concessionária que responde pela operação, modernização e ampliação do sistema metroviário da Região Metropolitana de Belo Horizonte adquiriu 24 novas composições a serem fabricados pela empresa chinesa CRRC.

O projeto de fabricação das novas composições já foi iniciado. O primeiro trem deverá chegar ao Brasil no início de 2026 e a intenção é que a operação comercial com os novos veículos se inicie no primeiro semestre do mesmo ano.

Os 24 novos trens, que possuirão, cada um, quatro carros, serão equipados com o ATO (Operação Automática do Trem), sistema que possibilita mais regularidade, conforto e suavidade nas viagens, permitindo, ainda, economia no consumo de energia. As composições possuirão monitores digitais, que reproduzirão informações da viagem. Amplas janelas possibilitarão iluminação externa natural e os vagões serão projetados para privilegiar mais espaço interno aos clientes do Metrô BH.

O design das composições ainda está sendo definido, já que o projeto executivo está em elaboração pelo fornecedor CRRC e passará por aprovação final da Concessionária Metrô BH. A inspiração inicial busca representar a complexidade cultural do Estado de Minas Gerais.

Quando entregues, as novas composições vão operar tanto na Linha 1 como na Linha 2 do Metrô BH. Atualmente, a frota é composta por 35 trens, sendo 25 da série 900, da década de 1980 e dez trens da série 1000, que começaram a operar em 2015 e já possuem ar condicionado e sistemas modernos. Os novos carros vão substituir os trens da Série 900.

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Sobre

A Associação dos Engenheiros e Arquitetos de Metrô – AEAMESP, fundada em 14 de setembro de 1990, é uma entidade de fins não econômicos que agrega engenheiros, arquitetos, geólogos e outros profissionais de nível superior, devidamente registrados nos Conselhos Regionais de Engenharia e Agronomia – CREAs e de Arquitetura e Urbanismo – CAUs.