Autorizado o início das obras do novo túnel de ligação entre as estações Paulista e Consolação

Em 29 de novembro de 2022, foi autorizado o início das obras do novo túnel de ligação entre as estações Paulista e Consolação! A informação foi confirmada pelo presidente da Companhia do Metropolitano de São Paulo, Silvani Pereira, por meio de nota nas redes sociais.

Serão 90 metros de extensão e 7,5 metros de largura, com capacidade para receber 18 mil passageiros por hora, um aumento de 60% da capacidade da conexão que atualmente é de 30 mil pessoas/hora, atendendo a 165 mil pessoas.

Segundo Silvani, a ideia é que o novo túnel seja utilizado para as pessoas que seguem da estação Consolação da Linha 2-Verde para a Paulista da Linha 4-Amarela. Isso vai liberar a atual ligação para ser usada apenas para quem segue no sentido oposto.

A nova ligação ficará ao fim do túnel atual, pouco antes das escadas rolantes que se aproximam da estação Paulista. A conclusão do túnel deve ser feita em até 36 meses e o investimento será de cerca de R$ 60 milhões.

NOVO ACESSO A ESTAÇÃO DA LINHA 4

Também foi autorizado o início das obras do novo acesso da estação da Linha 4 à Rua Bela Cintra, que ajudará na melhor distribuição do fluxo de passageiros, com mais uma alternativa para chegar e sair da estação.

Esse novo acesso, de cerca de 50 metros de extensão, com acessibilidade, deverá levar os passageiros ao edifício de acesso da Rua da Consolação, onde já estão as escadas rolantes, escadas fixas e elevador. Cerca de 17 mil pessoas por dia deverão usar o acesso, representando 70% das pessoas que hoje usam a entrada da Rua da Consolação.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Sobre

A Associação dos Engenheiros e Arquitetos de Metrô – AEAMESP, fundada em 14 de setembro de 1990, é uma entidade de fins não econômicos que agrega engenheiros, arquitetos, geólogos e outros profissionais de nível superior, devidamente registrados nos Conselhos Regionais de Engenharia e Agronomia – CREAs e de Arquitetura e Urbanismo – CAUs.