Em sessão no primeiro dia, foram homenageados os vencedores do 3º Prêmio Tecnologia e Desenvolvimento Metroferroviários ANPTrilhos-CBTU

O conjunto de vencedores e finalistas do prêmio junto com os dirigentes da ANPTrilgos, CBTU e AEAMESP

 
Os vencedores do 3º Prêmio Tecnologia e Desenvolvimento Metroferroviários ANPTrilhos-CBTU, Guilherme Campos, Lucian Pereira e Paulo Sérgio Carvalho, foram homenageados e receberam nesta 3ª feira (13/09) a premiação durante a abertura da 22ª Semana de Tecnologia Metroferroviária da Associação dos Engenheiros e Arquitetos de Metrô (AEAMESP).

A solenidade de premiação contou com a participação do presidente da Associação Nacional dos Transportadores de Passageiros sobre Trilhos (ANPTrilhos), Joubert Flores; do diretor de Administração e Finanças da Companhia Brasileira de Trens Urbanos (CBTU), Antônio Geraldo Alves Bosshard; e do presidente da AEAMESP, engenheiro Emiliano Affonso.

Na Categoria 3, o vencedor foi Paulo Sérgio Siqueira de Carvalho, juntamente com os co-autores Thiago da Silva Amate, Marcal Lopes de Paula e Fernando Gomes Clímaco. O título do artigo do grupo foi “Eficiência Energética – Estudo Comparativo do Consumo de Energia do Material Rodante nas Frotas da Companhia do Metropolitano de São Paulo – Metrô SP”. Os autores trabalham no Metrô de São Paulo.

Os vencedores de cada categoria receberam uma premiação de R$ 5 mil. Todos os finalistas ganharam diploma e um troféu de participação no evento.

O Prêmio Tecnologia e Desenvolvimento Metroferroviários tem como objetivo incentivar a produção técnica do setor metroferroviário e o intercâmbio tecnológico entre os profissionais do setor, divulgando e dando reconhecimento à produção técnica e acadêmica desses profissionais, contribuindo para o aprimoramento do transporte de passageiros sobre trilhos no Brasil.

OS FINALISTAS NAS TRÊS CATEGORIAS

Confira a seguir a relação dos trabalhos finalistas do 3º Prêmio ANPTrilhos-CBTU, por categoria. Os títulos dos trabalhos estão listados em cada categoria por ordem crescente do número de inscrição.

Categoria 1 – Políticas públicas; planejamento urbano; financiamento (funding); gestão de empreendimentos de transporte; tarifas e custeio do serviço

  • Crescimento da Região Metropolitana de São Paulo e das Redes Estruturais de Transporte: Um Caso de Descompasso (Leonardo Cleber Lisboa dos Santos);
  • PPPs e Concessões da Rede Metroferroviária na RMSP: Riscos na Segurança Operacional (Peter Ludwig Alouche);
  • Complexo Turístico Ferroviário Perus-Pirapora (Rodrigo Lopes Barbosa Leste e Raquel Ferreira da Silva);
  • Sistema de Informações Geográficas para Espacialização de Dados de Pesquisa de Satisfação dos Usuários de Empresa de Trens Urbanos de Passageiro (Guilherme Dutra de Campos);
  • Alavancagem de Benefícios Socioeconômicos pela Associação com Projetos de Interesse Privado em PPPs – A Modelagem Utilizada no Projeto do Trem Brasília – Goiânia (Darel Loguercio da Silva, Thiago Affonso Meira, Júlia Vansetti Miranda e Gabriel Mormilho)

Categoria 2– Sustentabilidade; meio ambiente; mobilidade sustentável; gestão; comunicação com o usuário e formação profissional. Devido a empate entre dois trabalhos, foram selecionados seis concorrentes para a Categoria 2.

  • Diagnóstico do Sistema Metroferroviário Utilizando Tecnologia Embarcada de Smartphones (Felipe Copche);
  • Procedimentos de Cálculo das Emissões de CO2 na Operação de Sistemas Metroviários e Ônibus Integrados: Aplicação no Metrô do Rio de Janeiro e na sua Frota de Ônibus – Metrô na Superfície (Carlos Eduardo Sanches de Andrade e Márcio de Almeida D’Agosto);
  • Avaliação da Implantação de um Sistema de Energia Solar na Cia. Brasileira de Trens Urbanos de João Pessoa/PB: Análise da Viabilidade Econômica a Partir de Métodos Quantitativos e Projeções de Cenários (Lucian Hendyo M. Pereira);
  • Automatização do Ponto da Categoria C (Laysse Suéllen de Oliveira Alves, André Luís Araújo e Natália Cunha Fahel);
  • Ciclovia Linha 15 – Prata: Corredor Verde como Elemento de Requalificação Urbana (Juliana Yoshida, Neila Custódio, Michelle Nakazato Mikaro e Mayara dos Santos Silva);
  • Prêmio Boas Práticas em Sustentabilidade no Metrô de São Paulo (Ricardo Ferro Barbieri e Ieda Maria Bottura Areias)

Categoria 3 – Projetos de sistemas de transporte e seus subsistemas; inovação tecnológica; aprimoramento de técnicas de implantação, operação e manutenção de sistemas de transporte, planejamento e concepção de sistemas de transporte

  • Metodologias Inovadoras de Detecção, Predição e Analise de Desvios Funcionais nos Componentes de Circuitos de Via AC (Vinícius Felipe Gomes, Cláudio Nunes Alfenas, Antônio Bonatto Morato, Vagner Dias da Silva e Fernando Furlan);
  • Sistema Embarcado de Monitoramento de Temperatura de Mancais dos Rodeiros (Roberto Poli, Constantinos Dias Theodoridis, Marcos Aparecido Santos, Anderson Luís Moreira, José Cavalcanti Bandeira de Melo);
  • Desafios da Estação Uruguai: “Implementação de Sistema de Ventilação em um Túnel Existente, Visando Garantia da Segurança, Conforto Térmico e Extração de Fumaça” (Natália Gonçalves da Silva Pereira, Marcel Augusto de Couto Albuquerque e Otto Marotte);
  • Gestão Operacional de Performance (Luís Gustavo Caixeta dos Santos);
  • Eficiência Energética – Estudo Comparativo do Consumo de Energia do Material Rodante nas Frotas da Companhia do Metropolitano de São Paulo – Metrô SP (Paulo Sérgio Siqueira de Carvalho, Thiago da Silva Amate, Marçal Lopes de Paula e Fernando Gomes Clímaco).

Sobre

A Associação dos Engenheiros e Arquitetos de Metrô – AEAMESP, fundada em 14 de setembro de 1990, é uma entidade de fins não econômicos que agrega engenheiros, arquitetos, geólogos e outros profissionais de nível superior, devidamente registrados nos Conselhos Regionais de Engenharia e Agronomia – CREAs e de Arquitetura e Urbanismo – CAUs.