
O governo paulista entregou em 1º de julho de 2024 as obras civis de adequação e melhoria na acessibilidade da Estação Engenheiro Manoel Feio, que atende a Linha 12-Safira da Companhia Paulista de Trens Metropolitanos (CPTM). Foi um investimento de R$ 43 milhões que atende a quase 8 mil passageiros que utilizam diariamente a estação. A reforma compreendeu a qualificação técnica da estação, com novos geradores e sistemas de controle mais modernos.
Foram executadas melhorias como o alteamento da plataforma e instalação de novo piso; remanejamento da via permanente para diminuir o vão entre os trens e as plataformas; implantação de uma nova passarela coberta, com elevadores para atender as plataformas 1 e 2/3; substituição da antiga passarela metálica por uma nova com cobertura; além de banheiros acessíveis, nova iluminação, sonorização e câmeras de segurança, sistema de combate a incêndio e a construção de um bicicletário.
Também foram construídas novas salas operacionais e banheiros para os empregados da estação, implantação de nova bilheteria blindada e um Sala de Supervisão Operacional (SSO). O acesso da estação foi totalmente reformado com a implantação de novas escadas, rampa acessível, além de melhorias nas calçadas externas e paisagismo.
A Linha 12-Safira da CPTM transporta, em média, 262 mil passageiros por dia (média de junho de 2024) em seus 39 quilômetros de extensão e 13 estações. Ligando a Estação Brás a Calmon Viana, no município de Poá, a linha atende bairros da região do extremo leste da capital paulista e o município de Itaquaquecetuba.
