José Roberto Generoso no comando da Secretaria Nacional de Transporte e da Mobilidade Urbana

Foto: Cesar Ogata / SECOM

 

O economista José Roberto Generoso, ex-assessor do Metrô-SP, foi designado pelo ministro das Cidades, Bruno Araújo, para comandar a partir de 11 de julho de 2016 a Secretaria Nacional de Transporte e da Mobilidade Urbana (SEMOB). Ele sucede no cargo ao engenheiro Dario Rais Lopes.

Araújo e Generoso deverão participar na próxima semana – nos dias 20 e 21 de julho de 2016 –, em Brasília, da 49ª Reunião do Conselho Nacional das Cidades, cujo programa inclui reunião do Comitê Técnico de Trânsito, Transporte e Mobilidade Urbana. Na condição de representante da AEAMESP no Conselho Nacional das Cidades, o presidente da Associação, engenheiro Emiliano Affonso, participará dos das duas reuniões.

Qualificações. O Ministério das Cidades divulgou o currículo José Roberto Generoso, apontando as qualificações que apresenta para atuar como secretário nacional de Transporte e da Mobilidade Urbana. Ele é mestre em Economia pela Universidade de Paris 1 – Sorbonne, na França, e pós-graduado em Transporte Público pela Escola Politécnica Federal de Lausanne, na Suíça.

O início de sua trajetória profissional deu-se em 1970; nesses 46 anos, ELE assumiu funções em órgãos públicos e entidades ligadas ao segmento de transportes, entre as quais: Companhia do Metropolitano de São Paulo – Metrô; Associação Nacional de Transportes Públicos (ANTP); Empresa Brasileira de Planejamento de Transporte (GEIPOT); Secretaria Municipal de Transportes do Município de São Paulo (SMT); Dersa – Desenvolvimento Rodoviário S/A.

Durante quatro anos, foi consultor de Avaliação de Projetos e de Transporte, na Organização dos Estados Americanos (OEA), atuando diretamente nos projetos Bogotá/Colômbia, El Salvador e Trólebus Quito, no Equador. Também ocupou cargos de diretoria e assessoria nos Correios, Banco do Povo Paulista, Agência de Desenvolvimento Social da Secretaria de Assistência e Desenvolvimento Social do Governo do Estado de São Paulo e na Assessoria da Unidade de Parcerias Público-Privadas (SPDR).

Foco. De acordo com a nota do Ministério das Cidades, “no comando da SEMOB, José Generoso vai atuar diretamente nas políticas de transporte integradas com a política de desenvolvimento urbano e sustentável das cidades, que visam proporcionar o acesso amplo e democrático ao espaço urbano, priorizando os modos de transporte coletivo e os não-motorizados, de forma segura e socialmente inclusiva”.

Sobre

A Associação dos Engenheiros e Arquitetos de Metrô – AEAMESP, fundada em 14 de setembro de 1990, é uma entidade de fins não econômicos que agrega engenheiros, arquitetos, geólogos e outros profissionais de nível superior, devidamente registrados nos Conselhos Regionais de Engenharia e Agronomia – CREAs e de Arquitetura e Urbanismo – CAUs.