O esforço pela volta dos trens de longa distância

Bernardo Figueiredo

No último dia da 29ª Semana de Tecnologia Metroferroviária, foi desenvolvido o painel sobre trens de longa distância e sobre a perspectiva de implantação no país de um primeiro trem de alta velocidade. O painel foi coordenado pelo engenheiro Pedro Machado, conselheiro e ex-presidente da AEAMESP.

Gustavo Moreira, gerente de Trens de Passageiros da Vale, mostrou a operação do trem de longo percurso de passageiros na Estrada de Ferro Vitória a Minas; trata-se de um dos dois serviços com essa característica que ainda existem no país. O outro, é oferecido na Estrada de Ferro Carajás, também está a cargo da Vale.

José Augusto Bissacot, da Companhia Paulista de Trens Metropolitanos (CPTM) fez uma apresentação sobre o Trem Intercidades entre São Paulo e Campinas.

Bernardo Figueiredo, da TAV Brasil, explicou que sua empresa obteve em 28 fevereiro de 2023 a outorga da construção e exploração do Trem de Alta Velocidade por 99 anos e apresentou aspectos do plano para concretizar esse empreendimento.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Sobre

A Associação dos Engenheiros e Arquitetos de Metrô – AEAMESP, fundada em 14 de setembro de 1990, é uma entidade de fins não econômicos que agrega engenheiros, arquitetos, geólogos e outros profissionais de nível superior, devidamente registrados nos Conselhos Regionais de Engenharia e Agronomia – CREAs e de Arquitetura e Urbanismo – CAUs.