O sistema de metrô de São Paulo completa 50 anos de operação comercial com 104,4 km de rede, 32,5 km de novas linhas em obras e outros 149,1 km em perspectiva

Constituída em 24 de abril de 1968, a Companhia do Metropolitano de São Paulo – Metrô é uma empresa controlada pelo Governo do Estado de São Paulo, gerida ela Secretaria de Estado dos Transportes Metropolitanos. E responde pela operação e expansão da rede metroviária e pelo planejamento do transporte metropolitano de passageiros da Região Metropolitana de São Paulo.

O início da operação comercial do sistema deu-se em 14 de setembro de 1974, com um pequeno trecho da Linha 1 – Azul, ligando Jabaquara a Vila Mariana.

Em seu cinquentenário de atividade operacional, a rede metroviária da cidade de São Paulo é integrada por seis linhas, totalizando 104,4 km de extensão e 91 estações, por onde passam mais de 5 milhões de passageiros diariamente.

Por meio de sete estações, o sistema de metrô integra-se à Companhia Paulista de Trens Metropolitanos (CPTM), que atende a cidade de São Paulo e outros 22 municípios da área metropolitana da capital paulista. O metrô também está integrado a outros modos de transporte na cidade de São Paulo.

SAUDAÇÃO DO PRESIDENTE

Julio Castiglioni

Em suas redes sociais, o atual diretor-presidente da Companhia do Metropolitano de São aulo, Julio Castiglioni, divulgou a seguinte mensagem: “Há exatos 50 anos, nossa primeira viagem. A inauguração de uma jornada de resiliência e de ineditismo. A todos que construíram este enredo, meu genuíno reconhecimento. É uma honra viajar com vocês! Parabéns, Metrô!”

AS OPERADORAS DO SISTEMA

A Companhia do Metropolitano de São Paulo é responsável pela operação das Linhas 1-Azul (Jabaquara – Tucuruvi), 2-Verde (Vila Prudente – Vila Madalena), 3-Vermelha (Corinthians-Itaquera – Palmeiras-Barra Funda) e o Monotrilho da Linha 15-Prata (Vila Prudente – Jardim Colonial), somando 71,5 km de extensão e 63 estações. Pela rede administrada pelo Metrô, circulam até 4 milhões de passageiros diariamente.

A Linha 4-Amarela é operada pela ViaQuatro em regime de Parceria Público-Privada (PPP) desde 2010. Possui 12,8 km de extensão e 11 estações.

A Linha 5-Lilás passou a ser operada em regime de concessão pela ViaMobilidade em 4 de agosto de 2018. Possui 20 km e 17 estações.

AMPLIAÇÃO DA REDE

O sistema de metrô da cidade de São Paulo conta atualmente com 104,4 km, e essa extensão deverá crescer de maneira considerável brevemente, em razão de haver quatro grandes obras em andamento: a expansão da Linha 2-Verde e da Linha 15-Prata, e as implantações de outras duas linhas: a Linha 17-Ouro e a Linha 6-Laranja.

Quando esse ciclo de obras estiver concluído, haverá duas novas linhas – em vez das atuais seis, serão oito –, e a rede crescerá 32,5 km, passando de 104,4 km para 136,9 km de extensão, com a adição de 34 novas estações, elevando o número total para 128.

ALÉM DO CICLO ATUAL

Contudo, a expansão não deve parar nas obras já em andamento. A Companhia do Metropolitano de São Paulo desenvolve estudos sobre novas linhas, que, em poucos anos, deverão garantir uma rede com 12 linhas de metrô, 278,8 km de extensão e 213 estações.

Esses projetos visam aumentar a conectividade e a eficiência do transporte público na cidade de São Paulo, reduzindo o trânsito e promovendo um sistema de mobilidade mais sustentável e integrado. As obras em andamento e os estudos sobre novas linhas são fundamentais para o futuro do transporte na região metropolitana.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Sobre

A Associação dos Engenheiros e Arquitetos de Metrô – AEAMESP, fundada em 14 de setembro de 1990, é uma entidade de fins não econômicos que agrega engenheiros, arquitetos, geólogos e outros profissionais de nível superior, devidamente registrados nos Conselhos Regionais de Engenharia e Agronomia – CREAs e de Arquitetura e Urbanismo – CAUs.