Pesquisa Origem-Destino do Metrô faz 50 anos

23ª SEMANA DE TECNOLOGIA METROFERROVIÁRIA

 

A sexta edição da pesquisa começa em outubro, seus resultados serão conhecidos em um ano e incluirá Guarulhos e outros municípios e bairros mais afastados do centro para onde o metrô deve se expandir

A Companhia do Metrô de São Paulo anunciou hoje (21) no Painel 5 da 23ª. Semana de Tecnologia Metroferroviária a que iniciou em agosto, a sexta edição da Pesquisa de Origem e Destino (OD). Considerada a mais completa e confiável e também uma das mais antigas do mundo sobre mobilidade urbana a OD deste ano alcançará habitantes de Guarulhos além dos de São Paulo. “A OD é indispensável para o planejamento urbano e estudos de demanda”, assegurou Luiz Antonio Cortêz Ferreira, gerente de Planejamento, Integração e Viabilidade de Transportes Metropolitanos do Metrô-SPA primeira foi realizada em 1967.

Desta vez serão pesquisadas 32 mil domicílios e um total de 103 mil pessoas de 517 zonas da região metropolitana. As entrevistas serão feitas nos domicílios escolhidos por classes sociais definidas pelo IBGE (Fundação Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística).

Cortez  contou que quando foi realizada a primeira edição em 1967, a região metropolitana de São Paulo tinha 7 milhões de habitantes e 493 mil automóveis. Dez anos depois a população já havia aumentado para 11 milhões e as pesquisas do Metrô vem acompanhando essa evolução em paralelo com o crescimento de passageiros dos sistemas de transporte público.

O Metrô assegura a confidencialidade dos dados e que não dispõe de cadastro dos entrevistados, apenas os endereços. Os pesquisadores irão aos domicílios após o Metrô enviar previamente uma carta solicitando participação com uma senha que deve ser conferida quando o pesquisador chegar.

A nova edição, que tem apoio financeiro do Banco Mundial, apresentará inovações na metodologia com o emprego de tecnologia da engenharia da computação como inteligência artificial.

Os dados apurados deverão ser divulgados no segundo semestre de 2018.

Sobre a Semana – Na sua 23ª edição, a Semana de Tecnologia Metroferroviária, realizada pela Associação dos Engenheiros e Arquitetos de Metrô – AEAMESP é considerada o mais importante congresso técnico do setor de transporte metroferroviário do País. Durante quatro dias, técnicos das operadoras, dirigentes empresariais e profissionais do setor debaterão questões importantes relacionadas à mobilidade urbana nas cidades e transporte sobre trilhos de passageiros e cargas no País.

Confira a programação http://www.aeamesp.org.br/23semana/programacao/
Imagens do evento: https://www.flickr.com/photos/141705917@N06

Serviço
23ª SEMANA DE TECNOLOGIA METROFERROVIÁRIA e METROFERR Lounge Experience
Data: 19 a 22 de setembro de 2017
Horário dia 19: 14 às 17h30
Horário dias 20 a 22: 9h00 às 17h40
Local: Universidade Paulista – UNIP – Campus Paraíso
Endereço: Rua Vergueiro, 1.211, São Paulo/SP

 

Credenciamento dos Jornalistas com Katia Siqueira
e-mail-siqueira.katia@digitalassessoria.com.br
11-3667-0640/997406122


Assessoria de Imprensa da AEAMESP
Digital Assessoria Comunicação Integrada
(11) 3667-0640/ (11) 5081-6064 /(11) 9 9740-6122
Katia Siqueira – siqueira.katia@digitalassessoria.com.br
Letícia Silvi – clipping@digitalassessoria.com.br
Dalila Alves – dalilamail@gmail.com
Rodney Vergili – rodney@digitalassessoria.com.br

 

Sobre

A Associação dos Engenheiros e Arquitetos de Metrô – AEAMESP, fundada em 14 de setembro de 1990, é uma entidade de fins não econômicos que agrega engenheiros, arquitetos, geólogos e outros profissionais de nível superior, devidamente registrados nos Conselhos Regionais de Engenharia e Agronomia – CREAs e de Arquitetura e Urbanismo – CAUs.