Descrição: Durante o ciclo de transporte de minério ferro, ocorrem fenômenos nos vagões Gôndola que geram liberação de água contida no minério, por meio dos movimentos do vagão na via permanente, e acomodação do minério na caixa do vagão, o que pode impossibilitar o fluxo de água proveniente da umidade e da chuva, para o assoalho do vagão. Este fenômeno é agravado com 02 outras ocorrências, que são: Ineficiência do sistema de drenagem (entupimento dos drenos, para o caso dos tubos de aço, e drenagem lenta, para o caso dos drenos de poliuretano) Intensidade de chuvas Desta forma, ocorre acúmulo de água nos vagões, sendo está inserida no sistema de descarga do virador (alimentadores e transportadores de correia), ocasionando parada das rotas, com consequentes perdas a todo o sistema. Em testes realizados com equipamento para retirada da água, no período de chuvas, foram retirados 4.000 litros por vagão. Para que esta água não seja propagada para o processo de descarga, ocorre drenagem dos vagões antes do virador de vagões, impactando em horas de retenção dos lotes para drenagem. Foram levantados os sistemas de drenagem já utilizados nos vagões deste tipo, feita análise estrutura para modificações nos vagões de modo a receber um novo sistema de drenagem, feita análise do melhor posicionamento deste sistema, de modo a não interferir nos componentes dos vagões, feita análise por elementos finitos da estrutura dos vagões após a nova configuração dos drenos, e tomada a decisão de seguir por meio de testes com vagões protótipos. Sendo os teste satisfatórios, iniciou se a instalação em toda a frota de 14.000 vagões tipo gondola e alteração da especificação técnica para futuras compras. Como resultado, ocorreu a gradativa redução dos impactos no virador de vagões conforme a frota estava sendo adaptada, com a eliminação de mais de 90% dos tempos de impactos antes da implantação do novo sistema, gerando significativo aumento de produção e consequente redução dos custos de produção.
AUTORES:
Kardilson Pereira Rodrigues