Descrição: Na área de influência da malha ferroviária operada pela SuperVia, o projeto da EF-118 prevê construção de ligação entre Itaboraí e Engenheiro Pedreira, onde a linha se integraria à malha da MRS. O traçado inicialmente proposto para essa ligação no Estudo de Engenharia desenvolvido se afasta do leito ferroviário existente logo após a estação Parque Estrela, seguindo premissa de fugir ao máximo de eventuais interferências. Entretando, ao se afastar de zonas urbanas, o projeto adentra região montanhosa, elevando de sobremaneira os custos com terraplenagem e obras de arte. Deste modo, o compartilhamento da atual faixa de domínio entre o transporte de carga e de passageiros, além de gerar economia com custos de desapropriação, também apresenta-se como um traçado mais viável tanto do ponto de vista da implantação quanto da operação, devido ao seu traçado mais plano e menos sinuoso. Em contrapartida, propõe-se a implantação no trecho de via duplicada em bitola larga, em substituição à atual bitola estreita existente, garantindo a melhor integração do trecho Magé – Saracuruna ao restante da malha férrea da SuperVia, e eventualmente permitindo a operação de serviços de longo percurso de caráter regional com a utilização de composições do tipo Trens-Unidade Diesel (TUD).
AUTORES:
Pedro Paulo Silva De Souza – SuperVia