T27 – Alternativa para compartilhamento de faixa de domínio no projeto da ferrovia EF-118 Rio-Vitória

Descrição: Na área de influência da malha ferroviária operada pela SuperVia, o projeto da EF-118 prevê construção de ligação entre Itaboraí e Engenheiro Pedreira, onde a linha se integraria à malha da MRS. O traçado inicialmente proposto para essa ligação no Estudo de Engenharia desenvolvido se afasta do leito ferroviário existente logo após a estação Parque Estrela, seguindo premissa de fugir ao máximo de eventuais interferências. Entretando, ao se afastar de zonas urbanas, o projeto adentra região montanhosa, elevando de sobremaneira os custos com terraplenagem e obras de arte. Deste modo, o compartilhamento da atual faixa de domínio entre o transporte de carga e de passageiros, além de gerar economia com custos de desapropriação, também apresenta-se como um traçado mais viável tanto do ponto de vista da implantação quanto da operação, devido ao seu traçado mais plano e menos sinuoso. Em contrapartida, propõe-se a implantação no trecho de via duplicada em bitola larga, em substituição à atual bitola estreita existente, garantindo a melhor integração do trecho Magé – Saracuruna ao restante da malha férrea da SuperVia, e eventualmente permitindo a operação de serviços de longo percurso de caráter regional com a utilização de composições do tipo Trens-Unidade Diesel (TUD).

 

AUTORES:

Pedro Paulo Silva De Souza – SuperVia

Apresentação

Artigo

 

Sobre

A Associação dos Engenheiros e Arquitetos de Metrô – AEAMESP, fundada em 14 de setembro de 1990, é uma entidade de fins não econômicos que agrega engenheiros, arquitetos, geólogos e outros profissionais de nível superior, devidamente registrados nos Conselhos Regionais de Engenharia e Agronomia – CREAs e de Arquitetura e Urbanismo – CAUs.