O governador Geraldo Alckmin na cabine do trem que fez a viagem de teste. Foto: Alexandre Carvalho/A2img
Os trens da Linha 5-Lilás fizeram no sábado, 20 de maio de 2017, a primeira viagem teste entre as estações Adolfo Pinheiro e Brooklin. A Linha 5 vai ligar Capão Redondo até Chácara Klabin e fará interligação com as linhas 1-Azul, 2-Verde e 17-Ouro do Metrô, Linha 9-Esmeralda da CPTM e três terminais integrados de ônibus. O governador do Estado de São Paulo, Geraldo Alckmin participou da viagem e fez uma declaração, que pode ser acompanhada no vídeo a seguir.
Matéria divulgada pelo governo estadual assinala que o edital de concessão da Linha 5 – Lilás foi lançado em março e que o leilão será em 4 de julho
O governo estadual divulgou matéria sobre a viagem de teste, incluindo a informação de que o edital de concessão foi lançado em março e que o leilão está previsto para o dia 4 de julho de 2017, na Bovespa. Acompanhe o texto logo a seguir (coluna recuada).
A viagem entre as duas estações já é possível porque os túneis estão totalmente construídos, com os trilhos e sistema elétrico implantados. O Metrô agora trabalha na finalização das estações Brooklin, Alto da Boa Vista e Borba Gato para abertura ao público em julho deste ano. Em março, o governador lançou o edital de concessão da Linha 5-Lilás. O leilão está previsto para o dia 4 de julho na Bovespa.
A demanda estimada para a linha completa, que ligará os bairros de Santo Amaro, Brooklin, Campo Belo, Moema e Vila Clementino, é de 800 mil passageiros por dia. “A Linha 5 é estruturante, pois interliga as linhas 9-Esmeralda, da CPTM, 17-Ouro, do Monotrilho, 2-Verde e 1-Azul do Metrô. Será um benefício muito grande para a população”, afirmou Alckmin. A expansão da Linha 5-Lilás vai acrescentar mais 10 km e 10 estações à linha.

Mais melhorias. Esta etapa da ampliação também inclui o funcionamento integral e definitivo do novo sistema de controle automático de trens (CBTC), a partir das 4h40 de segunda-feira (22), entre as estações Capão Redondo e Adolfo Pinheiro, além do uso dos novos trens, que permitirá a circulação das composições sem restrição de velocidade em dias de chuva.
O CBTC é um moderno sistema de sinalização e controle de trens, que possibilita a diminuição dos intervalos com maior velocidade operacional e menor consumo de energia. É o mesmo sistema utilizado nas Linhas 2-Verde, 15-Prata e 4-Amarela.
Já os novos trens contam com sistema duplo de ar-condicionado, portas mais largas, corredor de passagem entre os carros, câmeras de segurança e monitoramento, sistema de freios antideslizantes e antiderrapantes (ABS), além de nova iluminação.
Veja a matéria no site do Governo do Estado de São Paulo
Preparativos criteriosos para a viagem teste

Quando ocorre a apresentação pública de uma obra relevante, com a presença de autoridades, o objetivo é chamar a atenção da população em geral para a nova infraestrutura, e oferecer informações a respeito de suas funcionalidades e benefícios. Obviamente, para que a apresentação aconteça, todos os cuidados técnicos são tomados previamente, após um intenso e criterioso trabalho, desenvolvido pelas equipes da Companhia do Metropolitano de São Paulo. A AEAMESP parabeniza a todos os profissionais que contribuíram para mais essa conquista.