A Semana de Tecnologia Metroferroviária – o congresso da Associação de Engenheiros e Arquitetos de Metrô – chega em 2024 à sua 30ª edição anual ininterrupta, superando desafios e contratempos, mas, principalmente, buscando seu próprio equilíbrio, angariando apoios e contribuindo decisivamente para a consolidação e o avanço dos sistemas de transporte de passageiros sobre trilhos no país.

Todos os principais temas relacionados ao desenvolvimento técnico e tecnológico dos sistemas sobre trilhos no Brasil foram debatidos nas diferentes edições da Semana de Tecnologia. Exemplos disso são a introdução dos monotrilhos no país – uma tecnologia até então desconhecida pela maior parte dos nossos especialistas; a retomada dos sistemas de VLT (Veículo Leve sobre Trilhos); e o desenvolvimento da ideia de um trem de alta velocidade, proposta e apresentada há uma década e meia, que não teve êxito na época, mas que agora é retomada sob novas bases.
A Semana de Tecnologia tem discutido, repetidamente e com profundidade, inovações e soluções nos campos fundamentais da atividade metroferroviária: Planejamento, Engenharia, Operação e Manutenção, trazendo para a arena exemplos nacionais, desenvolvidos em diferentes sistemas existentes no país, além de exemplos internacionais, que nos oferecem novas ideias e perspectivas. Também foram debatidas políticas públicas, especialmente aquelas que, de alguma forma, podem agregar apoio à qualificação e à expansão da malha de transporte sobre trilhos.

ASPECTOS QUE CARACTERIZAM E FORTALECEM A SEMANA
Diferentes aspectos surgiram e se consolidaram ao longo das várias fases da história do nosso congresso anual, atribuindo à Semana de Tecnologia Metroferroviária suas características e importância atuais.
Já foi dito muitas vezes – e com razão – que a criação da Semana de Tecnologia estava no ‘DNA’ da AEAMESP desde a fundação da entidade, em 1990. Quando foi criado, o evento logo adquiriu personalidade própria, com encontros anuais em locais adequados e bem localizados. A Semana de Tecnologia foi concretizada durante a gestão do presidente, engenheiro Laerte Mathias Conceição de Oliveira, que faleceu precocemente em 2013.
A partir de 2001, a Semana teve um endereço fixo por 16 anos, manteve a regularidade anual e aprimorou seu conteúdo, o que ajudou a consolidá-la como um congresso de importância para o setor.

TEMAS, PAINÉIS E PRESENÇA INTERNACIONAL
Também no início do século, foram criados os temas principais – slogans que a cada edição dão foco aos debates. De modo geral, os temas principais defendem o transporte público como base da mobilidade urbana e os trilhos como estruturadores de sistemas multimodais. Também destacam a relevância social, econômica e ambiental do transporte sustentável, apontam que as grandes áreas metropolitanas não podem prescindir de sistemas sobre trilhos e reivindicam a implantação e gestão eficiente dos sistemas.
Nessa mesma época, a Semana de Tecnologia ganhou painéis estratégicos para debates sobre o papel dos trilhos urbanos e políticas públicas para o setor, tornando-se de caráter nacional. Inicialmente chamada de Semana de Tecnologia Metroviária, em 2005 passou a se chamar Semana de Tecnologia Metroferroviária.
Além disso, o encontro passou a contar com conferencistas e temas internacionais. Houve cerca de 50 expositores de entidades e empresas estrangeiras, incluindo países da América Latina (Argentina, Chile, Colômbia, Venezuela, México e Panamá), além de Portugal, Espanha, Reino Unido, Alemanha, Estados Unidos, Canadá, Japão, Coreia do Sul e Austrália.
A Semana de Tecnologia Metroferroviária já recebeu sessões da Associação Latino-Americana de Metrôs e Subterrâneos (ALAMYS) e da União Internacional de Transportes Públicos (UITP), Divisão América Latina, e passou a congregar encontros e iniciativas do setor, como o Prêmio Tecnologia & Desenvolvimento Metroferroviários, da ANPTrilhos e CBTU, que em 2024 chegará à sua décima primeira edição, e o Seminário Infraestrutura de Transporte Ferroviário, em parceria com a FIESP.

EM TEMPO DE PANDEMIA, DEBATES POR MEIOS VIRTUAIS
Em 2020, com o início da pandemia, foi preciso tomar uma decisão: manter ou cancelar a 26ª Semana de Tecnologia Metroferroviária, prevista para setembro daquele ano. Após consultar conselheiros, associados, amigos e colaboradores, a decisão da Diretoria foi pela manutenção do calendário.
Iniciou-se então um longo esforço para realizar um congresso virtual, com temas e participantes quantitativa e qualitativamente comparáveis a todas as edições anteriores da Semana de Tecnologia Metroferroviária. E tudo correu muito bem.
Com exceção de pequenos problemas técnicos, a programação e a transmissão foram perfeitas, o mesmo ocorrendo nas duas edições seguintes, em 2021, igualmente virtual, e 2022, realizada em caráter híbrido.

ALTA CREDIBILIDADE E RICO AMBIENTE TÉCNICO
Coube ao atual presidente da AEAMESP, engenheiro Luís Guilherme Kolle, retomar em 2023 a realização da Semana de Tecnologia Metroferroviária em formato exclusivamente presencial e coordenar os trabalhos de estruturação da emblemática trigésima edição do evento.
“O marco da trigésima edição é uma oportunidade especial para a AEAMESP reafirmar o prestígio da Semana de Tecnologia Metroferroviária diante da comunidade técnica, dos setores empresarial e governamental e, principalmente, da sociedade”, disse Kolle, acrescentando: “É um evento tradicional, que soube construir sua alta credibilidade, com um rico ambiente técnico e a participação de quem traz ideias e tem as condições de transformá-las em realidade.”