Um canal do YouTube que desenha estação por estação a evolução das linhas de 18 grandes metrôs em quatro continentes. O Metrô de São Paulo e a CPTM estão lá.

METRÔ EM VÍDEO

Metro Liner – A YouTube channel that draws metro lines (ou, em português, Um canal do YouTube que desenha linhas de metrô), apresenta a evolução do traçado de mais de 18 grandes sistemas de metrôs e trens metropolitanos em quatro continentes, incluindo o Metrô de São Paulo e a CPTM. Os links para o canal estão disponível ao final desta nota.

Das Américas, são apresentados, além do Metrô de São Paulo e a CPTM, os sistemas de Nova York (Estados Unidos), Los Angeles (Estados Unidos) e Santiago (Chile). O único figurante da África é o metrô do Cairo (Egito).

Da Europa, são retratados os sistemas de Londres (Inglaterra), Glasgow (Escócia), Paris (França), Berlim (Alemanha), Estocolmo (Suécia) e Madri (Espanha). E da Ásia, o metrô de Tóquio (Japão) e, em outra animação, os sistemas em operação da área metropolitana da capital japonesa, além dos sistemas de Pequim (China), Delhi (Índia), Piongyang (Coreia do Norte), Seul (Coreia do Sul) e Taipei (Taiwan).

Basicamente, as animações começam do zero e mostram como cada metrô evoluiu estação a estação, linha a linha, desde que a primeira linha começou a operar. Em alguns casos, o mapa animado avança em projeções para alguns anos à frente. Cada mapa mostra um contador que informa a alteração do número de estações existentes no sistema à medida que o desenho avança.

Veja a animação referente ao Metrô de São Paulo e CPTM

Acesse o canal, onde estão todos as animações

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Sobre

A Associação dos Engenheiros e Arquitetos de Metrô – AEAMESP, fundada em 14 de setembro de 1990, é uma entidade de fins não econômicos que agrega engenheiros, arquitetos, geólogos e outros profissionais de nível superior, devidamente registrados nos Conselhos Regionais de Engenharia e Agronomia – CREAs e de Arquitetura e Urbanismo – CAUs.