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EDIÇÃO 427, DE 16 A 28 DE FEVEREIRO DE 2019

Evento promove lançamento da 25ª Semana de Tecnologia e da Metroferr Lounge Experience 2019

Na manhã da segunda-feira, 25 de fevereiro de 2019, no lotado auditório do 10º andar do edifício-sede da Federação das Indústrias do Estado de São Paulo (FIESP), em São Paulo, a Associação de Engenheiros e Arquitetos de Metrô (AEAMESP) promoveu o lançamento comercial da 25ª Semana de Tecnologia Metroferroviária 2019, a ser realizada de 3 a 6 de setembro deste ano, cuja comercialização está a cargo da Via Brasil (aeamesp@viabrasilcomunicacao.com.br, telefone 11-5051-1026).

Ana Lúcia Lopes, da Via Brasil, fez uma exposição sobre a importância da Semana de Tecnologia Metroferroviária, mostrou as novidades quanto às instalações onde acontecerá o evento e falou sobre as condições de patrocínio (Veja matéria a respeito nesta mesma edição).

Participaram a mesa de honra dos trabalhos o presidente da AEAMESP, engenheiro Pedro Machado; o presidente do Sindicato Interestadual da Indústria de Materiais e Equipamentos Ferroviários e Rodoviários (SIMEFRE), José Antônio Martins Fernandes, e o presidente da Associação Brasileira da Indústria Ferroviária (ABIFER), Vicente Abate; essas  duas organizações apoiaram a realização do evento de lançamento.

Participaram também deputado estadual João Caramez, então coordenador da Frente Parlamentar em Prol do Transporte Metroferroviário (FTRAM), e o secretário nacional de Mobilidade e de Serviços Urbanos do Ministério do Desenvolvimento Regional, engenheiro Jean Carlos Pejo, que faria a conferência de fundo.

AÇÕES DO GOVERNO FEDERAL

Jean Carlos Pejo. Foto: Carol Jacob/ALESP

Intitulada Planejamento e Metas de Gestão e Relacionamento com os Municípios, a exposição do secretário nacional Jean Carlos Pejo buscou oferecer uma panorâmica da visão e de ações do governo no âmbito da Secretaria Nacional da Mobilidade e dos Serviços Urbanos, do Ministério do Desenvolvimento Regional.

Ele mostrou o organograma do novo ministério, a inserção da secretaria dentro dele e sua estruturação. Falou sobre a missão e os principais desafios e a prioridade ao transporte não motorizado e o estímulo ao transporte sobre trilhos e ao transporte sobre pneus nas cidades.

No campo metroferroviário, Pejo anunciou o lançamento do RETREM, programa de financiamento para aquisição de frota metroferroviária com condições ainda melhores do que as concedidas para a aquisição de novos ônibus prevista pelo programa análogo REFROTA.

O dirigente anunciou também a proximidade de lançamento do programa de seleção Avançar Cidades – Mobilidade Urbana/BNDES, em estudo com aquele banco de fomento, e a estruturação da CBTU e Trensurb para futura descentralização. Falou ainda de um limite adicional de até R$ 1 bilhão para projetos de sistemas sobre trilhos no âmbito do Programa Avançar Cidades, já existente e que terá continuidade neste novo governo. Veja aqui o arquivo com a apresentação.

METRO-SP CONSULTING

Paulo Sérgio Amalfi Meca. Foto: Tiago Henrique Gomes

O diretor de Engenharia e Planejamento da Companhia do Metropolitano de São Paulo – Metrô, engenheiro Paulo Sérgio Amalfi Meca, fez a exposição intitulada Metrô São Paulo Consulting, em que informou a recente criação da Diretoria Comercial da Companhia, que tem como titular Claudio Roberto Ferreira.

Na exposição, que pode ser vista aqui, Meca traçou um histórico de consultorias e serviços prestados pelo Metrô-SP a outras operadoras no Brasil e no Exterior, e mostrou que a companhia está pronta para oferecer serviços e consultoria nas áreas de engenharia de implantação de sistemas metroferroviários, gestão e administração, operação e engenharia de manutenção.

INVESTIMENTOS NA CPTM

O diretor da Companhia Paulista de Trens Metropolitanos (CPTM) José Luiz Lavorente fez uma exposição sobre investimentos programados pelo governo estadual paulista na companhia no período 2019 – 2022, visando elevar o padrão de atendimento aos passageiros, ajustar a oferta de lugares, implantar novos serviços e modernizar a frota. O arquivo da exposição pode ser visto aqui.

A 25ª Semana de Tecnologia e a Metroferr Lounge Experience 2019 acontecerão  no Matsubara Hotel São Paulo. O novo  ambiente traz total integração entre as salas de debates e a área de estandes.

A jornalista Ana Lúcia Lopes, da Via Brasil, fez a explanação sobre o ambiente e as condições de patrocínio da 25ª Semana de Tecnologia Metroferroviária e a exposição de produtos, serviços e negócios Metroferr Lounge Experience 2019, que acontecerão de 3 a 9 de setembro de 2019 no Matsubara Hotel São Paulo, na capital paulista.

Ela explicou que a Semana de Tecnologia Metroferroviária  é o congresso anual da Associação dos Engenheiros e Arquitetos de Metrô (AEAMESP) que, ao longo do tempo, consolidou-se como o principal evento técnico e tecnológico do setor metroferroviário no Brasil, com importância para outros países da América Latina.  “A Semana acontece desde 1995 de forma ininterrupta, o que agrega grande credibilidade ao evento”.

O presidente da AEAMESP, engenheiro Pedro Machado, também sublinhou o fato de Semana de Tecnologia Metroferroviária completar 25 edições anuais sem que tenha havido nem mesmo uma interrupção. Ele disse: “É o único congresso de transporte sobre trilhos no Brasil que ostenta essa condição E com todas as situações difíceis vividas por país ultimamente foi uma vitória termos mantido esse fórum em atividade e com a grande vitalidade que sempre teve”.

MULTIPLICIDADE

Serão três dias e meio de evento, com a realização de painéis de debates, salas técnicas, o Metroferr Lounge Experience, a cerimônia final do 6ª Prêmio Tecnologia & Desenvolvimento Metroferroviários ANPTrilhos-CBTU, a reunião do Grupo Permanente de Autoajuda na Área de Manutenção Metroferroviária – GPAA (que, neste ano, completa 20 anos de atividades) e o 3º Seminário Infraestrutura de Transporte Ferroviário, além de sessões sob coordenação da Divisão América Latina da União Internacional de Transportes Públicos (DAL/UITP).

Segundo Ana Lúcia Lopes, a 25ª Semana de Tecnologia ocorrerá em um clima de agregação dos diversos agentes do setor em prol da ampliação do debate e disseminação dos diversos conhecimentos e informações  relevantes, como mobilidade, economia, legislação, políticas do setor
público e privado, sobre os transportes sobre trilhos.

PÚBLICO ESPECIALIZADÍSSIMO

Também com base em números de 2018, a jornalista informou que são esperados mais 1.500 participantes para a 25ª Semana de Tecnologia Meteroferroviária. São presidentes, superintendentes, diretores, gerentes, engenheiros, arquitetos urbanistas e especialistas das áreas de planejamento e controle, projetos, infraestrutura e obras, logística, compras, planejamento estratégico, engenharia, tecnologia, manutenção, operação e especificação. Participam ainda representantes de órgãos públicos do executivo e do parlamento nas esferas federal, estadual e municipal, entidades de classe e de instituições não governamentais de representação autônoma.

MÍDIA POSITIVA

Citando a presença em 2018 de veículos de comunicação especializados e também de veículo de cobertura geral e grande penetração, Ana Lúcia Lopes destacou que crescentemente a Semana de Tecnologia Metroferroviária vem atraindo o interesse da imprensa, por discutir não apenas temas de natureza técnica e tecnológica de aplicação restrita às equipes das operadoras e à cadeia produtiva do setor, mas também assuntos que dizem respeito ao dia a dia da população. “Sobretudo, a cobertura de imprensa tem gerado mídia positiva para os patrocinadores”, salientou.

DIFERENCIAIS NO AMBIENTE FÍSICO

Ana Lúcia disse que, para celebrar o Jubileu de Prata da Semana de Tecnologia Metroferroviária, a organização do encontro optou por um ambiente ao mesmo tempo funcional e sofisticado, com diferenciais que trarão maiores facilidades e comodidades aos participantes.

Um dos pontos é a excelente localização, próximo da Estação Paraíso do Metrô, com acesso direto à Linha 1-Azul e à Linha 2-Verde e facilidade de conexão com toda a rede de trilhos da Região Metropolitana de São Paulo.

O Matsubara Hotel São Paulo está próximo da Avenida 23 de Maio, da Avenida Paulista, do Shopping Paulista e de vários equipamentos
culturais, como a Casa Japão e o Sesc, além de bons restaurantes. Trata-se de um excelente hotel, com estrutura para lazer, dois restaurantes (um executivo e um japonês),  estacionamento. E terá valores especiais para patrocinadores e inscritos na Semana de Tecnologia Metroferroviária.

Outros aspectos positivos dizem respeito à acessibilidade, com  proximidade com o aeroporto de Congonhas e o fácil acesso a vias expressas que facilitam o deslocamento ao aeroporto internacional de Guarulhos.

A jornalista destacou de modo especial a moderna infraestrutura para o desenvolvimento das atividades do congresso, em especial os recursos audiovisuais que garantirão a qualidade das apresentações nos painéis, salas técnicas e demais sessões.

FORMAS DE PARTICIPAÇÃO

De acordo com Ana Lúcia Lopes, uma das formas de patrocínio está na aquisição de cotas. São três os tipos de cotas: Diamante, Ouro e Prata

Outro modo de participar do encontro é por meio da aquisição de estandes, que como havia sido ressaltado, estarão em ambiente contíguo às salas de apresentação, de modo que a interação com o público do evento é automática e permanente.

Também poderão ensejar a exposição da marca do patrocinador as seguintes alternativas: patrocínio do coquetel de relacionamento, promoção de workshops, e de salas técnicas, merchandising no cordão do crachá, logomarca no crachá, patrocínio do ‘Welcome Coffee’, diferentes direitos de nomenclatura (‘naming rights’), aplicação de logo marca nas capas de cadeiras no salão principal e/ou nas salas técnicas, aplicação da
logomarca na sacola do evento, banner fixo na lateral do palco, anúncio no programa oficial e patrocínio da área de imprensa.

INFORMAÇÕES MAIS DETALHADAS

Para informações mais detalhadas, os interessados devem entrar em contato com a Via Brasil pelo whatapp 9-9994-9659 ou pelo e-mail aeamesp@viabrasilcomunicacao.com.br

O presidente da AEAMESP, Pedro Machado (à direita) se manifesta na reunião da FTRAM. Foto: Carol Jacob/ALESP

Frente Parlamentar em prol do Transporte Metroferroviário (FTRAM), agora coordenada pelo deputado Ricardo Madalena, homenageia o secretário nacional Jean Pejo

Em sessão na qual a AEAMESP esteve representada por seu presidente, engenheiro Pedro Machado, o deputado estadual João Caramez passou a função de coordenador da Frente Parlamentar em prol do Transporte Metroferroviário (FTRAM) para o deputado Ricardo Madalena. A reunião aconteceu em 25 de fevereiro de 2019, no plenário Tiradentes da Assembleia Legislativa do Estado de São Paulo.

João Caramez era coordenador desde a criação da FTRAM, no final de 2016. A indicação do próximo coordenador foi sua. “A dedicação e o empenho são características necessárias para essa função, e enxergo isso no Ricardo Madalena”, disse Caramez.

Ricardo Madalena, que assumirá efetivamente a coordenação em 15 de março de 2019, declarou: “Esperamos dar prosseguimento ao grande trabalho desta frente parlamentar”.  A reunião contou a presença de autoridades, engenheiros e representantes da sociedade civil com interesse na questão do transporte sobre trilhos.

HOMENAGEM A JEAN CARLOS PEJO

A reunião teve também o objetivo de homenagear o engenheiro Jean Carlos Pejo, integrante da FTRAM desde 2017 e que assumiu no último mês de janeiro o cargo de secretário nacional de Mobilidade e Serviços Urbanos do Ministério de Desenvolvimento Regional. “O trabalho dessa frente é fundamental. Nesse novo cargo, procurarei continuar colaborando com a questão do sistema sobre trilhos do Estado de São Paulo”, comentou Pejo.

PESQUISA ACADÊMICA

Tese de doutorado de arquiteto e urbanista do Metrô-SP discute reintegração do planejamento de transporte ao planejamento urbano para redução de desigualdades socioterritoriais em cidades brasileiras.

A tese de doutorado de Leonardo Cleber Lima Lisboa foi defendida no dia 20 de fevereiro de 2019 na Faculdade de Arquitetura e Urbanismo da Universidade de São Paulo (FAUUSP).

Na manhã de 20 de fevereiro de 2019 na Faculdade de Arquitetura e Urbanismo da Universidade de São Paulo (FAUUSP), na Cidade Universitária, em São Paulo/SP, aconteceu a defesa de tese de doutorado de Leonardo Cleber Lima Lisboa, que tem por Transporte de Londres, Paris e São Paulo: Aspectos fundamentais do planejamento e expansão das redes de transporte estruturais e sua relação com a organização do tecido urbano.

A partir da esquerda os professores Nuno de Azevedo Fonseca, Silvana Maria Zioni e Andreina Nigriello, o autor Leonardo Lisboa, e os também professores Angélica Benatti Alvim e Eduardo A. de Vasconcellos.

Leonardo foi orientado pela professora e doutora Andreina Nigriello os examinadores foram Silvana Zioni, da Universidade Federal do ABC (UFABC); professor a Angélica Alvim, da Faculdade de Arquitetura e Urbanismo da Universidade Presbiteriana Mackenzie (FAU Mackenzie); Eduardo Alcântara de Vasconcellos, da Associação Nacional de Transportes Públicos (ANTP), e professor doutor Nuno de Azevedo Fonseca (FAUUSP).

SIGNIFICADO

A respeito de seu trabalho, Leonardo Lisboa afirma: “Esta tese retoma a discussão sobre a necessidade de reintegração do planejamento de transporte ao planejamento urbano, reforçando o grande papel indutor que as redes de transporte coletivo estruturais têm sobre o desenvolvimento urbano, com potencial de redução das desigualdades socioterritoriais presentes nas cidades brasileiras. É uma produção que concilia questões acadêmicas com questões práticas, traduzindo um esforço pessoal para oferecer novos parâmetros de discussão sobre o tema. Um trabalho muito gratificante”.

Clique aqui e acesse um resumo bem curto da tese. Leonardo Lisboa prometeu informar quando houver um link para o inteiro teor do seu estudo.

INFORMAÇÃO

Propostas viáveis para o Governo do Estado de São Paulo a respeito da conexão da Linha 13-Jade com os terminais do Aeroporto Internacional de Guarulhos

No dia 15 de fevereiro de 2019, a ABIFER, SIMEFRE, ALAF, AEAMESP, ANPTrilhos, Instituto de Engenharia e Sindicato dos Engenheiros do Estado de SP recepcionaram um encontro entre técnicos do setor metroferroviário com a finalidade de levantar propostas viáveis e encaminhá-las ao Governo do Estado sobre a conexão da Linha 13-Jade com os terminais do Aeroporto de Guarulhos. Também foi discutido o fato de a linha não chegar ao Centro de São Paulo, pois hoje os Serviços Connect (Brás – Aeroporto-Guarulhos) e Airport Express (Luz – Aeroporto-Guarulhos) funcionam em horários restritos. Outro ponto levantado na reunião foram os Trens InterCidades, com foco na Linha São Paulo – Campinas, onde um dos pontos discutidos foi a possibilidade de compartilhamento de vias entre os TICs e os trens da Linha 7-Rubi da CPTM.

NA IMPRENSA – HISTÓRIA

Matéria resgata memória do Trem de Prata

A revista Veja-SP publicou recentemente a matéria intitulada Rio-São Paulo pelos trilhos: conheça a história do Trem de Prata. O trecho inicial situa bem o clima da viagem proporcionada por esse transporte. “Há pouco mais de vinte anos, um elegante trem cumpriu sua última viagem entre São Paulo e Rio de Janeiro. A história da rota noturna sobre trilhos entre as duas maiores cidades do Brasil remonta a 1949, quando uma composição desembarcou no Brasil, vinda dos Estados Unidos, e ganhou o nome de Santa Cruz. Na época, ela partia da Estação Roosevelt, ou da Luz, no centro de São Paulo, em direção à Estação Dom Pedro II, mais conhecida como Central do Brasil, no Rio de Janeiro. Tratava-se de uma opção sofisticada que, com o passar das décadas, ficou cara demais”.

Veja a íntegra da matéria

NA IMPRENSA – FREDERICO BUSSINGER

O jornal A Tribuna, da cidade de Santos/SP, publicou em 8 de fevereiro de 2019 artigo do engenheiro, economista e consultor Frederico Bussinger, associado da AEAMESP, intitulado Planos demais, planejamento de menos, em que fala sobre a necessidade de uma nova metodologia para levar os planos adiante.

Veja o artigo

NA IMPRENSA -INTERMODALIDADE

Integração a favor da mobilidade

Integrar os mais variados meios de transporte é uma tendência mundial que vem aumentando a eficiência no deslocamento dos cidadãos dos grandes centros urbanos. Integrar carros, bicicletas (e até patinetes) ao transporte público coletivo – ônibus, metrô e trem – é uma das novas formas de mobilidade sustentável. O conceito vem ganhando força nas grandes metrópoles com a crescente adesão da população ao transporte por aplicativos e aos serviços de bicicletas compartilhadas, por exemplo. Dessa maneira, é potencializada a mobilidade urbana com a consequente redução do uso de carros particulares pelas vias da cidade e, consequentemente, redução de engarrafamentos, tempo de viagem e emissões de poluentes.

De acordo com a Associação Nacional dos Transportadores de Passageiros sobre Trilhos (ANPTrilhos), o sistema sobre trilhos de passageiros no Brasil é responsável pela retirada de 1,1 milhão de carros e mais de 16 mil ônibus por dia dos centros urbanos onde há linhas metroviárias. Pesquisa realizada recentemente pela CCR Metrô Bahia indica que mais de 7% dos passageiros atuais do metrô vieram do transporte individual (carro ou moto).

Um serviço público de qualidade com boas opções de integração atrai indivíduos para o transporte coletivo. O transporte sobre trilhos é, sem dúvida, o transporte que mais agrega qualidade aos serviços de mobilidade, mas prescinde de outros modais para garantir o deslocamento eficaz dos usuários. Neste sentido, o planejamento integrado dos meios de transporte é essencial para a mobilidade sustentável e deve incorporar, cada vez mais, as novas formas de se deslocar.

Seguindo uma tendência mundial, cidades como São Paulo e Rio de Janeiro, que já possuem sistema metroviário há mais tempo, tem verificado um crescimento da integração do modal com viagens de táxis ou de aplicativos de transporte. Os usuários estão verificando as vantagens de deixar seus carros em casa e utilizar táxis ou aplicativos para viagens com origem ou destino a uma estação metroviária para poupar tempo e dinheiro. O crescimento significativo desse tipo de demanda vem justificando a criação e a chegada de novos apps de transporte no país.

Em Salvador, este processo de mudança já pode ser notado. Com frequência, usuários têm se utilizado de táxis, carros de aplicativos ou até “caronas” para chegar ou sair das estações de metrô. Em grande parte das estações metroviárias há bolsões de táxis, mototáxis e carros aguardando o desembarque dos usuários.

Por outro lado, a microacessibilidade, que está diretamente relacionada a um sistema de transporte eficiente, é um dos maiores desafios para a cidade de Salvador e Região Metropolitana e deve ser priorizada pelos órgãos de gestão do transporte da região. A segurança e o conforto dos usuários, essenciais à boa avaliação do serviço de transporte, pode determinar a escolha pelo transporte individual em detrimento das opções oferecidas pelo transporte público integrado.

A integração tarifária que já acontece na capital baiana compreende os usos de metrô e ônibus com a utilização dos cartões de integração CCR Metrô Bahia, SalvadorCARD e Metropasse. Com ela, o usuário tem o benefício de pagar apenas uma tarifa no uso integrado dos modais, em um determinado intervalo de tempo. Isso é possível devido à interoperabilidade dos sistemas de bilhetagem eletrônica, que dialogam entre si.

Não obstante os consideráveis avanços na mobilidade de Salvador ocorridos nos últimos anos, pode-se esperar que a integração tarifária, hoje restrita apenas aos modais ônibus e metrô, possa se estender rapidamente aos demais modos de transporte seguindo a tendência mundial. Intermodalidade, tecnologia e interoperabilidade a favor dos usuários e da mobilidade na Bahia.

Julio Freitas é gestor de Arrecadação da CCR Metrô Bahia

Artigo originalmente publicado no site jornalístico Correio 24 Horas, de Salvador/BA, em 30 de janeiro de 2019.

 

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