fbpx

EDIÇÃO 514, DE 1 A 31 DE JANEIRO DE 2024

CONSELHO DAS CIDADES

O ministro das Cidades, Jader Barbalho Filho, discursa na abertura da 51ª Reunião do Conselho das Cidades

Portaria do Ministério das Cidades oficializa AEAMESP como entidade integrante do atual Conselho das Cidades, representada por seu presidente, engenheiro Luís Kolle

A Portaria nº 75/2024 do Ministério das Cidades, datada de 29 de janeiro e publicada no Diário Oficial da União em 31 de janeiro, estabeleceu o mandato dos membros integrantes (entidades) da 5ª Gestão do Conselho das Cidades, designando os respectivos representantes para o funcionamento do colegiado vinculado ao Ministério das Cidades.

O engenheiro Luís Guilherme Kolle, representando a AEAMESP, passou a ser oficialmente um dos membros da atual gestão do Conselho das Cidades.

Luís Kolle

A medida havia sido aprovada durante a 6ª Reunião Extraordinária do Conselho das Cidades, realizada em 6 de novembro de 2023.

A portaria prevê que os membros (entidades) terão mandato até a realização da 6ª Conferência Nacional das Cidades, prevista para novembro de 2024, podendo ser reconduzidos.

Clique aqui para conhecer a íntegra da Portaria nº 75/2024 do Ministério das Cidades.

51ª REUNIÃO ORDINÁRIA

A publicação da portaria coincidiu com a realização em dependências do Ministério das Cidades, em Brasília, entre 31 de janeiro e 2 de fevereiro de 2024, da 51ª Reunião Ordinária do Conselho das Cidades, aberta pelo ministro das Cidades, Jader Barbalho Filho, e que contou com a participação do secretário nacional de Mobilidade Urbana do Ministério das Cidades, Denis Andia, e do presidente da AEAMESP, engenheiro Luís Guilherme Kolle.

MARCO REGULATÓRIO

Durante a realização da 51ª Reunião, o Comitê Técnico de Mobilidade do Conselho das Cidades aprovou minuta do Projeto de Lei do Marco Legal do Transporte Público, cujo texto foi inicialmente elaborado no âmbito do Fórum Consultivo de Mobilidade Urbana do Ministério das Cidades, tendo sido depois submetido a consulta pública.

Clique aqui para conhecer a minuta do projeto de lei.

RELAÇÕES INSTITUCIONAIS

Toma posse o Conselho Administrativo da Associação Nacional dos Transportadores de Passageiros sobre Trilhos (ANPTrilhos)

Em 1º de fevereiro de 2024, em Brasília, tomou posse o Conselho Administrativo da Associação Nacional dos Transportadores de Passageiros sobre Trilhos (ANPTrilhos) para o biênio 2024-2026. O órgão é responsável pela definição das diretrizes e acompanhamento das ações da entidade.

Integram o Conselho: Joubert Fortes Flores Filho, presidente; Luiz Eduardo Argenton, vice-presidente executivo; Guilherme Ramalho, vice-presidente de Planejamento; Adriana Lins, vice-presidente de Tecnologia; José Eduardo Copello, vice-presidente de Desenvolvimento,  e Roberto Vollmer Labarthe, vice-presidente Institucional.

Em nome de nossa Associação, o presidente da AEAMESP felicita os membros do Conselho Administrativo da AEAMESP, desejando a todos um profícuo período de gestão.

Adriana, Argenton, Copello, Labarthe, Joubert e Ramalho

INTERNACIONAL

Crise no Equador provoca o adiamento do 36º Congresso Anual da ALAMYS, que aconteceria em janeiro

A crise de segurança pública ocorrida no Equador partir do final da primeira semana de 2024 determinou que a Associação Latino-Americana de Metrôs e Subterrâneos (ALAMYS) adiasse a realização do seu 36º Congresso, previsto para a capital do país, Quito, entre 14 e 18 de janeiro.

O encontro sublinharia o fato de o Metrô de Quito ter iniciado operação comercial no início de dezembro de 2023.

Em comunicado oficial, expedido pouco dias antes da data de início, a entidade assinalou: “O desejo da ALAMYS desde o início era manter o Congresso e trabalhamos até o último momento para torná-lo realidade. No entanto, acreditávamos que o mais conveniente para a cidade de Quito, para o Metrô de Quito e para a ALAMYS era adiá-lo após a declaração de conflito armado emitida pelo presidente do Equador”.

A nota acrescentou: “Acreditamos firmemente que devemos esperar a resolução deste conflito para oferecer aos participantes um Congresso no qual, além do conteúdo profissional, possamos comemorar o marco histórico que significou para Quito a entrada em operação de sua primeira linha de Metrô, e também ser desfrutar da cidade de Quito, que em ocasiões anteriores ofereceu sua hospitalidade aos participantes do evento ALAMYS”.

Concluindo, a nota oficial informa que propõe o período de 14 a 18 de abril de 2024  para a realização do 36º Congresso da ALAMYS. E expressa “total apoio nesta situação ao Metrô de Quito e ao Equador”.

Composição do Metrô de Quito parado em uma plataforma

SETOR METROFERROVIÁRIO

Posse e condecoração na Associação de Engenheiros Ferroviários (AENFER), no Rio de Janeiro

O presidente da AEAMESP, engenheiro Luís Guilherme Kolle, saúda e envia votos de uma profícua gestão aos integrantes da Direção Colegiada da Associação de Engenheiros Ferroviários – AENFER, para o período de gestão 2024/2025, presidida pelo engenheiro Marcelo Freire da Costa, e aos membro dos Conselhos Deliberativo, Especial e Fiscal daquela entidade.

A posse da nova direção aconteceu na quinta-feira, 11 de janeiro de 2024, na sede da AENFER. Em seu pronunciamento, o presidente reeleito destacou a importância da celebração, em 2024, dos 170 anos da implantação da ferrovia no Brasil, “fruto da ideia visionária de Irineu Evangelista de Souza, o Barão de Mauá”.

Marcelo Freire da Costa, presidente da AENFER

Participaram do evento o presidente do Clube de Engenharia, engenheiro Márcio Ellery Girão Barroso, e o presidente do CREA-RJ, engenheiro Miguel Alvarenga Fenández y Fernández.

CONDECORAÇÃO

Integrou a programação do encontro a entrega da Condecoração Engenheiro Paulo de Frontin, que reconhece personalidades por suas contribuições ao progresso da ferrovia nacional. Um dos condecorados foi o presidente da Associação Brasileira da Indústria Ferroviária (ABIFER), engenheiro Vicente Abate.

Também foram condecorados Cyntia Nascimento Leite, Edson Vander Teixeira, Fernando Navarro Gualter (in memoriam, representado por sua filha Sarah Navarro) e Luiz Paulo Corrêa da Rocha.

Vicente Abate, Sarah Navarro, Edson Vander Teixeira, Luiz Paulo Corrêa da Rocha e Cyntia Nascimento Leite

ENCONTRO TÉCNICO

Abertas as inscrições de trabalhos para participar do VII Simpósio de Engenharia Ferroviária

Até 1º de março de 2024, estarão sendo recebidas inscrições de trabalhos candidatos a participar do VII Simpósio de Engenharia Ferroviária, a ser realizado nos dias 13 e 14 de maio de 2024, no Centro de Convenções da Unicamp, em Campinas-SP. Estarão em foco os seguintes temas: Contato roda-trilho, Vagões, Under rail e Logística.

O Simpósio de Engenharia Ferroviária nasceu em 2017 como uma iniciativa de pesquisadores de diversas universidades envolvidos em projetos sobre tecnologia ferroviária.

Foi uma proposta da Universidade Estadual de Campinas (Unicamp), Instituto Federal de São Paulo (IFSP) e a Universidade Federal do Espírito Santos (UFES). Esta edição tem organização também da Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF), Instituto Militar de Engenharia (IME) e Universidade Santa Cecília.

Desde o início, a proposta foi que o Simpósio de Engenharia Ferroviária tivesse caráter eminentemente técnico. A iniciativa foi concebida como um fórum para divulgar resultados de pesquisas, mas também para reunir em um único ambiente representantes da academia, de concessionários de ferrovias e de fabricantes de material ferroviário.

Apoiam o evento o Sindicato Interestadual da Indústria de Materiais e Equipamentos Ferroviários e Rodoviários (SIMEFRE), Associação Brasileira da Indústria Ferroviária (ABIFER), Associação Latino-Americana de Ferrovias (ALAF) e SAE Brasil.

Clique aqui para outras informações, inscrições e para acessar anais de edições anteriores do encontro.

QUALIDADE FERROVIÁRIA

Em março, acontecerá o 1º Encontro IQF – Instituto da Qualidade Ferroviária

Está prevista para a sexta-feira, 1º de março de 2024, a partir das 8 horas, na sede da Federação das Indústrias do Estado de São Paulo (FIESP), a realização do 1º Encontro IQF – Instituto da Qualidade Ferroviária.

O programa inclui o ato de lançamento oficial do IQF e a realização do Seminário Técnico – Qualidade e Inovação no Transporte Metroferroviário.

O anúncio da criação do IQF aconteceu em 15 de junho de 2023, durante o Fórum de Debates Ferrovias em Foco, realizado na cidade de São Paulo.

São entidades participantes da criação do IQF: Associação Brasileira de Ensaios Não Destrutivos e Inspeção (ABENDI), Associação Brasileira da Indústria Ferroviária (ABIFER), Associação Latino-Americana de Ferrovias, Sede Brasil (ALAF), Clube de Engenharia, Coppe – Universidade Federal do Rio de Janeiro, Instituto de Pesquisas Tecnológicas (IPT), Núcleo de Desenvolvimento Tecnológico Ferroviário (NDF) e Sindicato Interestadual da Indústria de Materiais e Equipamentos Ferroviários e Rodoviários (SIMEFRE), Instituto de Pesquisas Tecnológicas do Estado de São Paulo (IPT).

EXPANSÃO METROFERROVIÁRIA – I

Em 3 de abril, serão abertas as propostas de licitação referentes à ampliação da Linha 1 do Metrô-DF até Ceilândia

Será na quarta-feira, 3 de abril de 2024, às dez horas da manhã, a abertura dos envelopes com propostas a serem apresentadas por de empresas ou consórcios de empresas em processo de licitação para elaboração dos projetos de engenharia (básicos/executivos) e execução das obras civis das estações nº28 e nº29, subestações retificadoras nº 15 e nº 16, e implantação dos sistemas fixos referentes à expansão da Linha 1 da Companhia do Metropolitano do Distrito Federal – Metrô-DF, no trecho Ceilândia.

O ato de abertura acontecerá no auditório situado no Centro Administrativo Operacional, no Edifício Sede do Metrô-DF, em Águas Claras, Brasília.

A ampliação integra um conjunto de investimentos que o Governo do Distrito Federal planeja para o sistema nos próximos anos. Oficialmente, o governo distrital informou que serão investidos cerca de R$ 2,5 bilhões em recursos do tesouro local, da companhia e do governo federal, por meio da Caixa Econômica Federal e do BNDES, num período de 3 a 5 anos. Uma parcela dos recursos virá do programa Novo PAC, do governo federal.

Handerson Cabral

O presidente do Metrô-DF, Handerson Cabral, acrescentou que tramita no Ministério das Cidades o pedido para a compra de 15 novos trens, no valor de R$ 900 milhões. A companhia também pleiteou junto ao governo federal outros R$ 400 milhões para a modernização do sistema de sinalização e controle, que é a tecnologia empregada para o funcionamento do sistema. Os detalhes da licitação podem ser vistos aqui

EXPANSÃO METROFERROVIÁRIA – II

No Metrô BH, a modernização das estações está em marcha

O Metrô BH, empresa que administra o sistema de transporte sobre trilhos da Região Metropolitana de Belo Horizonte, informa que, até 2025, 10 das 19 estações do sistema estarão modernizadas.

Trata-se das estações Eldorado, Cidade Industrial, Vila Oeste, Gameleira, Calafate, Carlos Prates, Lagoinha, Central, Santa Efigênia e Vilarinho. As informações foram prestadas pelo presidente do Metrô BH, Guilherme Bastos Martins.

Guilherme Bastos Martins

As obras compreendem a implantação de novos sistemas elétricos, hidráulicos, de drenagem, de iluminação, reformas de telhados e coberturas, de pisos e pisos podotáteis (adequados a pessoas com deficiência), reformas de bilheterias e áreas operacionais, nova pintura interna e externa, dentre outros processos.

E um aspecto importante: todas as estações reformadas contarão com banheiros acessíveis a pessoas com mobilidade reduzida.

OUTRAS ESTAÇÕES

O edital de concessão prevê que as primeiras dez estações estejam reformadas até 2025, mas o Metrô BH e o Governo de Minas estudam antecipar vários marcos do projeto. O objetivo é levar melhorias e conforto ao usuário do sistema, no menor tempo possível.

Em meados de 2024, a empresa vai iniciar a reforma das outras nove estações da linha 1, são elas: Santa Tereza, Horto, Santa Inês, José Cândido da Silveira, Minas Shopping, São Gabriel, Primeiro de Maio, Waldomiro Lobo e Floramar.

O contrato de concessão prevê a finalização da reforma dessas nove estações para 2026. A implantação da estação Novo Eldorado, a 20ª estação da Linha Laranja, com mais 1,6 km de via permanente, também está prevista para 2026.

VIA PERMANENTE

No final de 2023, o Metrô BH informou o início da modernização da via permanente e da rede aérea do sistema e essas obras continuam. O primeiro trecho a ser reformado vai da Estação Eldorado à Estação Calafate e, nesta primeira fase, o processo tem previsão de finalização em março de 2027.

A maior parte das obras acontecerá no período noturno e nos finais de semana, a fim de impactar o mínimo possível a circulação de trens em horário operacional. Ao longo desse tempo, em períodos pontuais, os trens poderão trafegar em velocidade reduzida entre as estações supracitadas e o intervalo entre as composições pode ser alterado.

EXPANSÃO METROFERROVIÁRIA – III

Em audiências públicas, Metrô de São Paulo apresenta projeto da futura Linha 20-Rosa

Neste início de 2024, Companhia do Metropolitano de São Paulo deu passos significativos para a implantação da Linha 20-Rosa e prolongamento da Linha 2-Verde até Cerro Corá. Em 22 de janeiro, o município de Santo André recebeu a primeira de uma série de três audiências públicas previstas dentro do empreendimento. Nos dias 29 de janeiro e 1º de fevereiro, foram realizadas audiências nos municípios de São Paulo e São Bernardo do Campo, respectivamente.

A futura Linha 20-Rosa está em fase de projeto pelo Metrô para a implantação de 24 estações em 31,1 km de extensão, ligando a Santa Marina (região da Lapa) a Santo André, passando por São Bernardo do Campo, além dos bairros de São Paulo como Pinheiros, Itaim, Jardins, Moema, São Judas e Cursino.

O Metrô já concluiu o anteprojeto de engenharia e agora está contratando o projeto básico, que é um dos mais importantes de uma linha. Já o prolongamento oeste da Linha 2-Verde será implantado no mesmo projeto, construindo 1,3 km para ligar a atual estação da Vila Madalena até Cerro Corá, permitindo a conexão com a Linha 20.

O traçado la Linha 20 – Rosa (reprodução)

INFORMAÇÕES

Os estudos preliminares demonstram benefícios equivalentes a R$ 3,5 bilhões por ano com o funcionamento da Linha 20-Rosa, devido à economia de combustíveis e gastos com saúde que serão evitados com poluentes que deixarão de ser emitidos, além da redução do tempo de deslocamento das pessoas, que pode chegar a mais de 60%. Esses dados e informações disponibilizados no evento constam no Estudo e Relatório de Impacto Ambiental (EIA-RIMA), assim como no Anteprojeto de Engenharia elaborado pelo Metrô.

Representantes do Metrô apresentaram detalhes dos projetos das duas linhas, assim como seu impacto ambiental e benefícios às regiões por onde passará, além de falarem sobre a complexidade construtiva de uma linha que será totalmente subterrânea e atravessará 42 córregos e rios ao longo do seu trajeto entre Santa Marina e Santo André.

Outro tema importante é a preocupação do Metrô no cuidado ambiental e do patrimônio, citando exemplos como as áreas onde serão construídos os futuros pátios de manutenção Santa Marina e de Santo André, que terão construções de relevância histórico-cultural preservadas e utilizadas como locais administrativos.

ACESSE O FORMULÁRIO PARA ASSOCIAR-SE
INTERCÂMBIO NA BAHIA

Em pauta, o tema das receitas acessórias

Nos dias 18 e 19 de janeiro de 2024, a equipe da Gerência Técnica de Marketing e Potencialidades Comerciais (GEMPO), da Companhia Brasileira de Trens Urbanos – Administração Central (CBTU) visitou, em Salvador, Bahia, a equipe de Receitas Complementares do CCR Metrô Bahia e a diretoria do Consórcio Nova Lapa (Grupo SOCICAM). O motivo do encontro foi o de trocar informações técnicas referentes aos assuntos comerciais e sobre novos negócios.

A equipe da GEMPO visitou estações do metrô e terminais de ônibus da capital baiana. Também participou de reuniões nas sedes das empresas para entender melhor os processos e oportunidades. Nestes encontros foram abordados temas como estratégias comerciais, concessão de mídia e administração de espaços, comercialização de áreas remanescentes, organização de equipe de trabalho, promoção de feiras e eventos culturais e precificação.

Membros das equipes da CBTU e da CCR Metrô Bahia durante o encontro

IMPACTO DOS TRILHOS

Trem adesivado do Metrofor, Linha Nordeste (VLT Parangaba-Mucuripe), integra campanha da Assembleia Legislativa cearense

Na última semana de janeiro de 2024, uma comitiva de deputados estaduais cearenses visitou a Linha Nordeste (VLT Parangaba-Mucuripe), em ação que marcou o lançamento da campanha “Olhares”, da Assembleia Legislativa do Ceará (Alece).

A iniciativa busca destacar o papel concreto do Poder Legislativo estadual na vida dos cidadãos e aproximar a Assembleia da sociedade, por meio de anúncios em diversas mídias, incluindo a inédita adesivação dos trens da linha Nordeste (VLT), que chama atenção por onde passa.

O presidente do Metrofor, Plínio Saboya, e da Alece, deputado Evandro Leitão (PT), a senadora Augusta Brito (PT-CE), o secretário da Infraestrutura do Ceará, Antonio Nei, e os deputados Romeu Aldigueri (PDT) – líder do Governo do Estado na Assembleia -, Gabriella Aguiar (PSD) e Marcos Sobreira (PDT), fizeram o trajeto de VLT entre as estações Pontes Vieira (bem próxima à Alece) e Parangaba.

TRILHOS REPRESENTAM ECONOMIA

Plínio Saboya destacou que a campanha Olhares reconhece o impacto da mobilidade sobre trilhos para a população. Segundo ele, as linhas do Metrofor são fundamentais também em outras áreas. “O Metrofor representa economia para o estado, pois sua operação impacta na redução de acidentes, que iriam gerar gastos com saúde, além de outros benefícios socioambientais.

SOLIDARIEDADE

Coleta Seletiva Solidária do Metrofor reuniu mais de uma tonelada de recicláveis no segundo semestre de 2023

O Metrofor instituiu seu programa de Coleta Seletiva Solidária em convênio com a Sociedade Comunitária de Reciclagem de Resíduos Sólidos do Pirambu, com interveniência da Secretaria do Meio Ambiente e Mudança do Clima (SEMA) do Estado do Ceará.

Com a iniciativa, os funcionários são estimulados a fazerem a separação dos resíduos domésticos e levar os recicláveis para o edifício-sede do Metrofor, onde o material é separado nas lixeiras que estão no estacionamento do subsolo. Outros pontos de coleta são a Estação Parangaba e o canteiro existente ao lado da Estação Couto Fernandes.

Resultados? De julho a dezembro de 2023, foram coletados nada menos que 1.040 quilos de recicláveis.

 

NA IMPRENSA

TV Cultura apresentou matéria especial sobre os 50 anos da Linha 1-Azul. Clique na imagem e assista.

Por ocasião do 470º aniversário da cidade de São Paulo, a TV Cultura trouxe uma série de reportagens sobre instituições que completam aniversários redondos em 2024. A primeira matéria foi justamente sobre a Linha 1-Azul, que em 14 de setembro próximo completará 50 anos de operação.

Você pode gostar...