Em 12 de dezembro de 2020, a partir das 19 horas, o Instituto de Engenharia, em evento virtual, promoverá a celebração do Dia do Engenheiro, que terá em sua programação a Premiação dos Melhores Trabalhos Técnicos e das Divisões Técnicas que se destacaram neste an0. Na ocasião também haverá a entrega do 2º Prêmio Instituto de Engenharia – Jornalismo Nacional 2020 e a Premiação Instituto de Engenharia Melhores Alunos.
EDIÇÃO 464, DE 16 DE NOVEMBRO A 2 DE DEZEMBRO DE 2020
Uma apresentação a respeito da próxima geração de controles inteligentes para emprego em metrôs e trens urbanos trazida ao Brasil pela Backroom e pela TMV
‘Manutenção Integrada para o setor metroferroviário, com foco em supervisão, controle e coleta de dados’ foi o tema do encontro online, que aconteceu em 18 de novembro de 2020.
Uma apresentação realizada na tarde de 18 de novembro de 2020 possibilitou a apresentação e debate dos aspectos principais da próxima geração de controles inteligentes para metrôs e trens urbanos criadas pela empresa norte-americana TMV e trazidas ao Brasil com exclusividade pela Backroom.
O encontro, intitulado Manutenção Integrada para o setor metroferroviário, com foco em supervisão, controle e coleta de dados, foi realizado em parceria com a AEAMESP e com o Conselho Regional de Engenharia e Agronomia do Estado de São Paulo (CREA-SP). A íntegra do encontro pode ser vista na íntegra por meio de link ao final desta matéria.
Na abertura dos trabalhos, a presidente da AEAMESP, engenheira Silvia Cristina Silva, agradeceu às organizações envolvidas por mais essa oportunidade de oferecer informações tecnológicas atualizadas para os profissionais do setor.
O CREA-SP exibiu um filme de um minuto, explicando a importância do documento ART – Anotação de Responsabilidade Técnica.

Derick, Chris e Monetti
Ao assumir a moderação dos trabalhos, o engenheiro João Paulo Monetti apresentou Derick Vander Klippe, fundador e presidente da TMV Control Systems, e de Christopher S. Rhoades, vice-presidente de Vendas da TMV Control Systems, que participariam dos de debates na sequência.
Em seguida, houve apresentação de um vídeo de aproximadamente 20 minutos, com informações sobre o desenvolvimento e as aplicações do sistema da TMV.
O título do vídeo, traduzido para o português, é Sistemas de Controle TMV. Próxima geração de controles inteligentes para metrôs e trens urbanos que a Backroom e a TMV trazem para o Brasil. Esse vídeo é bastante objetivo e claro; é narrado em inglês mas oferece legendas em português. Os trinta minutos finais do encontro foram abertos perguntas dos participantes.
SOBRE A TECNOLOGIA DA TMV
A Backroom é a empresa responsável por trazer a tecnologia da TMV para o Brasil. A solução apresentada no webinar possibilita, por exemplo, a visualização de milhares de eventos ocorridos nos últimos meses, com dados criptografados e armazenados em nuvem.
A inteligência artificial consegue compilar dados na escala e na velocidade das operações de transporte sobre trilhos. Essa facilidade de acesso aos dados facilita o estudo e o diagnóstico de falhas; bem como o recebimento em tempo real dos eventos de operação e controle das locomotivas, tanto no Centro de Controle de Operações e/ou Manutenção, quanto em campo.
A apresentação buscou priorizar o tratamento e o uso das informações, considerando a manutenção preventiva e preditiva dos elementos envolvidos na operação. Outro ponto importante destacado foi a facilidade de acesso aos dados, durante a operação. Esse diferencial contribui para permitir acesso de imagens e outras informações dos mais diversos tipos de sensores, tanto dentro e como fora dos metrôs e trens.
SEGURANÇA CIBERNÉTICA E LGPD

Copche, Marcela, Ueric, Pasqualucci, Juvenal e Sílvia
Um debate virtual a respeito da segurança cibernética e da Lei Geral de Proteção de Dados (LGPD)
Com um workshop virtual realizado no final da manhã de 2 de dezembro de 2020, a AEAMESP e o CREA-SP, com apoio da empresa Genetec e do escritório Duarte Garcia, Serra Neto e Terra Sociedade de Advogados, iniciaram o debate de um tema de ampla complexidade e abrangência: a segurança cibernética das organizações, em especial aquelas que lidam com processos críticos, como, por exemplo, o transporte cotidiano de milhões de pessoas e sistemas sobre trilhos, e as implicações e imposições da Lei Geral de Proteção de Dados, que entrou em vigor em 2020.
O encontro teve como moderadores os diretores da AEAMESP, engenheiros Felipe Copche e Fábio Juvenal Ferreira e, como convidados, a advogada Marcela de Oliveira Santos e os engenheiros Ueric Melo, da Genetec, e Elcio Pasqualucci, do Instituto para o Desenvolvimento de Sistemas de Transportes (IDESTRA) e professor de segurança cibernética da USP.
Em linhas gerais, o encontro procurou debater pontos como a extensão dos danos de um ataque cibernético à luz a da Lei Geral de Proteção dos Dados, o impacto de ataques cibernéticos a operações críticas, que podem interromper e trazer o caos para aspectos cruciais das atividades urbanas, prejudicando governo, empresas e cidadãos, e o que pode ser feito para que as organizações se preparem para evitar o risco desse tipo de ataque.
APROFUNDAR O TEMA
O entendimento desse tema, tanto do ponto de vista técnico e tecnológico como sob o ângulo jurídico exige bem mais do que uma sessão de menos de duas horas de duração. Pensando nisso, a presidente da AEAMESP, engenheira Silvia Cristina Silva, afirmou no encontro que a nossa Associação deve voltar ao debate dessa questão, em outras conferências virtuais e também durante a 27ª Semana de Tecnologia Metroferroviária, prevista para o período de 14 a 17 de setembro de 2021.
A mobilidade urbana em debate
A AEAMESP vem acompanhando debates, análises e manifestações referentes à situação de momento e às perspectivas do setor metroferroviário neste momento da pandemia da Covid-19. Na sequência, são apresentadas matérias sobre esses acontecimentos e, quando possível, os links para que o leitor possa acompanhar as apresentações e discussões.
NT EXPO XPERIENCE 2020

Camargo, Pejo, Arroyo e Grisez
Diretor da AEAMESP moderou debate a respeito do Veículo Leve sobre Trilhos (VLT) na NT Expo Xperience 2020. Este e outros conteúdos estão disponíveis
Quem se inscreveu para o encontro, deve utilizar o acesso válido durante as sessões. Os organizadores informam que quem não se inscreveu, deverá fazer a inscrição mesmo com o encontro encerrado. Veja os links no final da matéria.
O diretor da AEAMESP, Ayrton Camargo e Silva, foi o moderador da sessão que discutiu no evento virtual NT Expo Xperience 2020 o tema O papel do VLT como modo de transporte estruturante no planejamento urbano das médias cidades.
Essa sessão específica foi realizada no final da manhã de 26 de novembro e contou com a participação Philippe Grisez, diretor de Ferrovias e Transporte Urbano, da Egis Engenharia e Consultoria; Alfonso Arroyo, especialista em sistemas de VLT (Veículo Leve sobre Trilhos), e Jean Pejo, especialista em mobilidade. O evento foi inaugurado na manhã de 24 de novembro de 2020 e se estendeu até a tarde do dia 26, com uma significativa programação de painéis. O conteúdo do encontro está acessível aos interessados.
PAINÉIS DE DEBATE E OUTROS CONTEÚDOS DISPONÍVEIS
Painéis de Debate –1) O papel das ferrovias na retomada do crescimento econômico; 2) Melhorias na manutenção da via permanente; 3) A pandemia pode acelerar mudanças nas políticas de mobilidade urbana nos estados?; 4) Como as shortlines podem se tornar realidade no Brasil?: 5) O papel da tecnologia wireless processo de digitalização das ferrovias; 6) Planos e projetos das ferrovias de carga; 7) Os desafios da operação privada no transporte de passageiros; 8) Demanda tributária passageiros – trens nacionais X importados; 9) O CBTC Verde – Maximizando o Desempenho, com Sustentabilidade; 10) Formação dos profissionais metroferroviários: novos tempos para a interação empresa/universidade; 11) Tecnologias de bilhetagem na mobilidade urbana sobre trilhos; 12) As ferrovias sob a ótica do agronegócio; 13) Os desafios das operadoras de carga para manutenção da via permanente; 14) Descarbonização da operação ferroviária – trens movidos a bateria; 15) O papel do VLT como modo de transporte estruturante no planejamento urbano das médias cidades; 16) Como prolongar a vida útil do sistema de engates para trens de passageiros; 17)A evolução da operação autônoma e controle remoto em trens de passageiros; 18) A importância da indústria nacional no desenvolvimento da mobilidade sobre trilhos; 19) O caminho para aumentar a participação privada nos sistemas ferroviários de passageiros; 20) O papel da tecnologia wireless processo de digitalização das ferrovias. Minutos Corporativos sobre Trilhos – 21) Danilo Miyasato, diretor comercial para a Wabtec Latam; 22) Pedro Moro, presidente da CPTM. Tutoriais – Cinco vídeos sobre como utilizar os recursos da NTXperience.
Página com todos os arquivos gravados
Acesse todos os conteúdos do I Seminário Nacional de Urbanismo, promovido em novembro pelo Conselho de Arquitetura e Urbanismo do Brasil (CAU/BR)
Estão disponíveis para livre consulta a gravação integral e outros conteúdos referentes ao I Seminário Nacional de Urbanismo, evento em formato virtual realizado em 10 de novembro de 2020 pelo Conselho de Arquitetura e Urbanismo do Brasil (CAU/BR), por meio da Comissão de Política Profissional (CPP) e da Comissão de Política Urbana e Ambiental (CPUA).
Os temas focalizados no encontro foram os seguintes: Observando o Urbanismo – Da Cidade ao Urbano; A Educação Urbanística: A Importância da Formação do Cidadão na Construção de Cidades Melhores; A Legislação Urbanística: A Importância da Manifestação Popular no Exercício da Cidadania; Autoconstrução Urbana – Propostas de Reurbanização; A ATHIS e o urbanismo – Melhorias Habitacionais e Regularização Fundiária (ATHIS é sigla que designa Assistência Técnica de Habitação de Interesse Social, uma plataforma colaborativa), e Cidades Pós Pandemia: Cartografia Urbana da Covid 19 sob Recorte de Gênero.
Acesse diretamente o vídeo, com 9 horas e 28 minutos de conteúdo
INOVAÇÃO
Aproveite o conteúdo do 1º Workshop Construção Digital
No dia 30 de novembro de 2020, foi realizado o 1º Workshop Construção Digital, encontro virtual promovido pela Companhia do Metropolitano de São Paulo – Metrô por meio do núcleo Inovação BIM e com apoio do Governo do Estado de São Paulo.
A íntegra desse encontro pode ser vista por meio de gravação em arquivo YouTube acessível por meio de link na parte final do texto. Boletim AEAMESP preparou uma indicação dos temas abordados, correlacionando-os com o momento do vídeo em que começam a ser desenvolvidos.
ABERTURA
A primeira parte foi reservada à abertura dos trabalhos [0h 00min. 10seg.] com intervenções do presidente do Metrô de São Paulo, Silvani Pereira, e do Diretor de Engenharia e Construções da Companhia, engenheiro Paulo Sérgio Amalfi Meca.
Em seguida, [0h 14min. 10seg,] houve a apresentação do vídeo intitulada Núcleo de Modelagem da Informação da Construção – BIM, a cargo da Diretoria de Engenharia e Planejamento do Metrô de São Paulo, com comentários do diretor Paulo Sérgio Amalfi Meca.
Mais adiante, houve um diálogo com o engenheiro Roberto Torres, gerente das obras da Linha 15 – Prata [0h 34min. 54seg.]
MANIFESTAÇÃO DA PRESIDENTE DA AEAMESP
[1h 44min. 58seg.] – O 1º Workshop Construção Digital abre espaço para apresentação de mensagem enviada pela presidente da AEAMESP, engenheira Silvia Cristina Silva, que parabeniza os organizadores do encontro e aproveita para convidar a todos para participarem da 27ª Semana de Tecnologia Metroferroviária, que acontecerá de 14 a 17 de setembro de 2021, no Matsubara Hotel. Antes dessa mensagem, o moderador do evento, Ivo Mainardi, elogiou a Semana de Tecnologia como fonte de conhecimento da engenharia brasileira.
OS TRABALHOS DA MANHÃ
Em [1h 46min. 26seg.], A arquiteta Fabiana Nonogaki, do Metrô-SP, inicia a apresentação intitulada Construção digital em projetos do Metrô-SP. Essa apresentação será interrompida por motivos técnicos e retomada na parte da tarde [6h 18min. 31seg.].
O tema Virtual Design anda Construction (VDC) na prática – Curso, Metodologias e Aplicações Práticas foi desenvolvido pela engenheira civil Stefania Correa em [2h 03min. 06seg.].
Em [2h 28min. 00seg.] o engenheiro Felipe Veríssimo, da consultora e construtora e consultora Egis, fala da utilização do BIM em projeto referente às linhas da Grand Paris Express.
Já em [3h 00min. 00seg.], inicia-se apresentação a cargo de Marcelo Nonato do Infra e do Instituto de Engenharia.
Inicia-se em [3h 27min. 49seg.] conversa do moderador Ivo Mainardi com os engenheiros do Metrô-SP Carlos Paixão, Roberto Torres e Luiz Bastos.
PERÍODO DA TARDE
Os trabalhos vespertinos são abertos em [4h 24min. 04seg.] com apresentação do engenheiro Guilherme Neves, diretor de Tecnologia da MHA, sobre um case de BIM em sistemas concernente ao Instituto Albert Einstein, em São Paulo.
Na sequência, em [5h 13min. 00seg.] o engenheiro Neilton Dalle Molle faz uma apresentação referente a aplicação de BIM em terraplenagem.
Na sessão seguinte [5h 47min. 07seg.], o engenheiro Diego Nunes, da CCR, e a arquiteta Sandra Morikawa, fazem uma exposição sobre a requalificação da Estação Santo Amaro, em São Paulo, seguida da retomada da exposição da arquiteta Fabiana Nonogaki, do Metrô-SP, interrompida do período da manhã [6h 18min. 31seg.].
Às [6h 40min. 50seg.] O engenheiro Fernando Fedato e os arquitetos Tiago Moisés e João Takeda todos do Metrô-SP, falam, sobre o dia a dia da utilização do BIM na empresa.
O engenheiro Conrado Blanco de Souza faz às [7h 13min. 11seg.] faz uma exposição sobre o Sistema Raiz – Sistema Corporativo de Informação Georreferenciada da CPTM.
Às [7h 44min. 46seg.] O engenheiro Marcel Kater discorre sobre Escaneamento Laser 30 na Construção Civil – Fatores que influenciam sua acuracía.
Na antepenúltima sessão do encontro [8h 01min. 51seg.], o engenheiro e empreendedor Maurício Malanconi, da empresa Suporte, trata do tema Geologia – A digitalização das investigações e o formato AGS.
A partir de [8h 34min. 50seg.], Ivo Mainard faz uma apresentação a respeito do Núcleo BIM do Metrô de São Paulo. Em seguida [8h 50min. 00seg.], há uma exposição de Eduardo Rozanczyk sobre o serviço do Metrô de São Paulo chamado MetroConsulting.
A roda final do encontro aconteceu em [9h 11min. 40seg.] e buscou focalizar como funciona a gestão do conhecimento em três organizações Metrô de São Paulo, CPTM e construtora e consultora Egis.
Acesse o vídeo com a mensagem da presidente da AEAMESP
FÓRUM PAULISTA DE SECRETÁRIOS DE MOBILIDADE URBANA

Eduardo Tavares de Lima
Como a CPTM utiliza ferramenta BIM
O gerente de Projetos Eduardo Tavares de Lima fez uma exposição de aproximadamente 15 minutos intitulada ‘BIM na CPTM – A experiência de fazer para especificar. Treinamentos, Especificações, Biblioteca Própria’.
BIM – Building Information Modeling (Modelagem de Informação da Construção) foi o tema central da 76ª Reunião do Fórum Paulista de Secretários e Dirigentes Públicos de Mobilidade Urbana, realizada no final da manhã de 25 de novembro de 2020, em parceria com o Consórcio Intermunicipal Grande ABC.
O BIM pode ser descrito como um processo 3D inteligente baseado em modelo que equipa os profissionais de arquitetura, engenharia e construção (AEC) com as informações e ferramentas que lhes permitem planejar, projetar, construir e gerenciar edificações e infraestrutura com mais eficiência, otimizando tempo e recursos financeiros.
Em sua segunda intervenção no encontro [no vídeo – 0h 18min. 43seg.], Luiz Alberto Fioravante, assessor especial da Secretaria de Logística e Transportes do Estado de São Paulo, destacou a importância da ferramenta, explicando que partir de janeiro de 2021, aquele órgão estadual começará a operar as obras de manutenção e de reparo baseadas no sistema BIM. E que a partir de 2022, todas as licitações serão feitas no sistema BIM.
Para exemplificar a utilização da ferramenta, a 76ª Reunião do Fórum Paulista teve duas apresentações centrais. O gerente de Projetos da Companhia Paulista de Trens Metropolitanos (CPTM), Eduardo Tavares de Lima, fez uma exposição de aproximadamente 15 minutos intitulada BIM na CPTM – A experiência de fazer para especificar. Treinamentos, Especificações, Biblioteca Própria [no vídeo – 0h 38min. 55seg.]
Na sequência [no vídeo – 0h 55min. 45seg.], Pedro Soeth, da empresa Autodesk, fez a apresentação intitulada BIM e Mobilidade Urbana. Os dois expositores seguiram debatendo com os demais participantes por aproximadamente 50 minutos.
FÓRUM PAULISTA E CONSÓRCIO INTERMUNICIPAL DO ABC
A 76ª Reunião do Fórum Paulista foi mais uma vez realizado em parceria com o Consórcio Intermunicipal Grande ABC e, nesta ocasião, contou com apoio institucional das empresa Caio e Autodesk. A plataforma do encontro registrou mais de 100 participantes inscritos.
Além dos expositores convidados, participaram da sessão Atílio André Pereira, secretário de Mobilidade Urbana de Hortolândia/SP e presidente do Fórum Paulista; Silvestre Eduardo Rocha Ribeiro, gestor da Unidade de Gestão Mobilidade e Transporte de Jundiaí/SP e vice-presidente do Fórum Paulista; Andreia Brisida, secretária adjunta de Mobilidade de Santo André/SP e coordenadora do Grupo de Trabalho (GT) Mobilidade Urbana do Consórcio ABC; o secretário-executivo do Consórcio Intermunicipal do Grande ABC é ocupada por Edgard Brandão Júnior, e Valéria Aguiar, secretária executiva do Fórum Paulista e organizadora de eventos para a Mobilidade Urbana.
Acesse a íntegra da gravação do evento
Participe do Memorial de Fotos 30 anos da @aeamesp!
DIA DO ENGENHEIRO – I
Instituto de Engenharia celebrará virtualmente em 12 de dezembro, às 19 horas, o Dia do Engenheiro
DIA DO ENGENHEIRO – II
Em comemoração ao Dia do Engenheiro, SEESP entrega o Prêmio Personalidade da Tecnologia
Como é tradicional, o Sindicato dos Engenheiros no Estado de São Paulo (SEESP) comemorá o Dia do Engenheiro – 11 de dezembro – com o Prêmio Personalidade da Tecnologia, valorizando os profissionais que se destacaram pela excelência em suas áreas de atuação.
Neste ano o prêmio irá enaltecer os que contribuíram para a superação das dificuldades e a busca de avanços futuros, contemplando seis categorias.
São estes os agraciados: Educação – José Carlos de Souza Júnior, engenheiro; Saneamento – Elcires Pimenta Freire, tecnólogo; Saúde – Raúl González Lima, engenheiro; Tecnologias Emergentes – Leopoldo Rideki Yoshioka, engenheiro; Transporte e Mobilidade – Milena Braga Romano, graduada em Direito e empreendedora, e Valorização Profissional – José Manoel Teixeira, engenheiro.
A entrega do prêmio Personalidade da Tecnologia 2020 será realizada em evento virtual no dia 11 de dezembro, às 16h, transmitido pela página do SEESP no Facebook e canal no Youtube.
Acesse a página do SEESP no Facebook
Acesse a página do SEESP no YouTube