fbpx

EDIÇÃO 325, DE 2 A 8 DE MAIO DE 2016

22ª SEMANA DE TECNOLOGIA E EXPO METROFERR 2016

Portal da AEAMESP apresenta o regulamento do ‘3º Prêmio Tecnologia e Desenvolvimento Metroferroviários’

A Comissão Organizadora da 22ª Semana de Tecnologia Metroferroviária informa que está disponível no portal da AEAMESP o regulamento do 3º Prêmio Tecnologia e Desenvolvimento Metroferroviários; de abrangência nacional, esse prêmio foi criado em 2014 por iniciativa da Companhia Brasileira de Trens Urbanos (CBTU) e da Associação Nacional dos Transportadores de Passageiros sobre Trilhos (ANPTrilhos), com o apoio da AEAMESP.

O regulamento tem por objetivo estabelecer as datas-limite, os padrões de submissão e os critérios de seleção para a apresentação de trabalhos técnicos na 22ª Semana de Tecnologia Metroferroviária da AEAMESP e para a escolha dos trabalhos técnicos a serem agraciados com o Prêmio Tecnologia e Desenvolvimento Metroferroviários. Acione o link correspondente, logo abaixo.

CADASTRAMENTO PARA INSCRIÇÃO DE TRABALHOS

Para inscrever um trabalho na 22ª Semana de Tecnologia Metroferroviàvia, incluindo o 3º Prêmio Tecnologia e Desenvolvimento Metroferroviários ANPTRILHOS/CBTU, o interessado deve ser um usuário cadastrado no sistema da AEAMESP. Acione o link correspondente, abaixo

Conheça o regulamento do 3º Prêmio Tecnologia e Desenvolvimento Metroferroviários 

http://www.aeamesp.org.br/wp-content/uploads/2016/04/regulamento.pdf

Acesse o link para cadastramento no sistema da AEAMESP

http://www.aeamesp.net.br/22semana/fl_tela0


JORNAL AEAMESP

Está disponível nova edição do Jornal da AEAMESP

Por meio de link ao final desta nota, acesse a edição de número 36 do JORNAL AEAMESP. A publicação apresenta pelo menos quatro páginas mensais, com a opinião da direção da AEAMESP sobre diversos assuntos, informações sobre o relacionamento da Associação com outras organizações do setor e entidades parceiras, notícias a respeito de promoções técnicas e tecnológicas e sobre atividades da própria AEAMESP.

CONTEÚDO DA EDIÇÃO

Sobre a 22ª Semana. A primeira página do JORNAL AEAMESP traz texto assinado pelo presidente da Associação, engenheiro Emiliano Affonso, em que anuncia o tema central da 22ª Semana de Tecnologia MetroferroviáriaInvestir e Avançar com Eficiência. “Chegamos à 22ª Semana de Tecnologia Metroferroviária necessitando que o Brasil retome o seu caminho de crescimento com geração de empregos e renda, e para isto é fundamental a implantação de uma rede metroferroviária que atenda as necessidades de sua população e da sua economia”, enfatiza na abertura do artigo.

Prêmio de estímulo continua. Ainda sobre a 22ª Semana e a EXPO METROFER 2016, que serão realizadas de 13 a 16 de setembro, no Centro de Convenções Frei Caneca, em São Paulo, o jornal mostra que esses eventos incluirão em sua grade de programação o 3º Prêmio Tecnologia e Desenvolvimento Metroferroviários, de âmbito nacional, criado em 2014 por iniciativa da Associação Nacional dos Transportadores de Passageiros sobre Trilhos – ANPTrilhos e da Companhia Brasileira de Trens Urbanos – CBTU com o apoio da AEAMESP.

Diálogo com a Freguesia do Ó e Brasilândia. Na última página do JORNAL AEAMESP, uma matéria mostra que o presidente Emiliano Affonso realça a importância de uma rede metroviária mais ampla na cidade de São Paulo e em outras metrópoles. No dia 28 de abril ele fez uma conferência sobre o tema Metrô – Transformação urbana e possibilidades de desenvolvimento, destinada à comunidade e lideranças da Freguesia do Ó, Brasilândia e bairros próximos, área a ser beneficiada com Linha 6 – Laranja do sistema metroviário paulistano. Sua principal mensagem foi no sentido de mostrar que os moradores não estão simplesmente ganhando uma linha, mas, sim, o acesso a uma rede de transporte mais ampla e, por intermédio dela, acesso a boa parte da cidade. Ele acrescentou que, dessa forma, a população precisa acompanhar não apenas a implantação da linha que atende diretamente o seu bairro ou região, mas, todas as outras linhas da rede para que, cada vez mais, todos possam ter acesso rápido e confortável a outras regiões da cidade e às oportunidades que elas oferecem em termos de emprego, educação, cultura, lazer e serviços públicos.

Outros temas. A edição tem também a volta da coluna Uma Janela para o Riso, assinada pelos engenheiros Ariovaldo da Veiga e Rogerio Belda. E mostra que, representada por seu vice-presidente Ayres Rodrigues Gonçalves, a AEAMESP participou da solenidade de final do Prêmio Revista Ferroviária 2016, que contou com a presença do governador do Estado de São Paulo, Geraldo Alckmin, e do secretário de Transportes Metropolitanos Clodoaldo Pelissioni.

Veja a nova edição do JORNAL AEAMESP


DIREITO AO TRANSPORTE

Em 10 de maio, sede da AEAMESP abrigará histórica assembleia de criação do Instituto MDT

Na terça-feira da próxima semana, 10 de maio de 2016, das 9h às 17h, o auditório da AEAMESP abrigará a última reunião do Secretariado do Movimento Nacional pelo Direito ao Transporte Público de Qualidade para Todos (MDT), criado em 2003 pelas mais importantes entidades do setor de mobilidade, entre elas a AEAMESP, com o objetivo de atuar em favor do fortalecimento, qualificação e integração do transporte público urbano e pelo barateamento das tarifas para os usuários. Na sequência acontecerá a assembleia geral que promoverá a constituição do Instituto MDT. A criação do Instituto dará personalidade jurídica ao Movimento, que, nestes anos todos, atuou abrigado pela Associação Nacional de Transportes Públicos (ANTP), contando com o apoio direto das entidades fundadoras.

Reunião do Secretariado do MDT. A Reunião do Secretariado do MDT tem pauta com os seguintes pontos: 1) Discussão e aprovação do Estatuto do Instituto MDT; 2) Discussão dos nomes do presidente e do vice-presidente e dos associados titulares e suplentes que irão compor o Conselho Diretor do Instituto MDT; 3)      Definição das faixas de contribuição financeira; 4)      Discussão da indicação do Diretor Nacional Executivo do Instituto MDT.

Assembleia Geral. Após a instalação da Assembleia Geral de Constituição do Instituto MDT, será desenvolvida a seguinte pauta: 1) Aprovação do Estatuto do Instituto MDT; 2) Eleição e posse do presidente, do vice-presidente e do Conselho Diretor; 3) Aprovação da Ata da Assembleia Geral de Constituição do Instituto MDT.

Conselho Diretor se reúne. Mais adiante ainda, haverá a realização da 1ª Reunião do Conselho Diretor do Instituto MDT, com a seguinte pauta: 1) Escolha do diretor nacional executivo; 2) Definição da Pauta da 2ª Reunião do Conselho Diretor do Instituto MDT, e 3) Aprovação da Ata.

Parte da História. A criação do MDT foi solenemente anunciada na Câmara Federal, em Brasília, no dia 25 de setembro de 2003, com dois pré-lançamentos, um deles em São Paulo, durante a realização da 9ª Semana de Tecnologia Metroferroviária, promovida pela AEAMESP.  ´

É importante assinalar que a histórica assembléia de criação do Instituto MDT acontecerá no auditório que leva o nome do presidente da AEAMESP na gestão 1994/1996 – engenheiro Laerte Conceição Mathias de Oliveira – falecido em 2013, aos 54 anos. Laerte foi um dos mais entusiasmados defensores da proposta de criação do MDT e por dez anos, até sua morte, atuou no Secretariado Nacional do Movimento.


SETOR METROFERROVIÁRIO – I

AEAMESP participará do XI Seminário Metroferroviário, em junho, no Rio de Janeiro

Está prevista para os dias 14 e 15 de junho de 2016, no Auditório do Metrô Rio, no Rio de Janeiro, a realização do XI Seminário Nacional Metroferroviário, organizado pela Comissão Metroferroviária, da Associação Nacional de Transportes Públicos (ANTP).

O presidente da AEAMESP, engenheiro Emiliano Affonso, participará da solenidade de abertura, na manhã do primeiro dia; esse ato será coordenado por Joubert Fortes Flores Filho, presidente da Comissão Metroferroviária da ANTP e presidente da Associação Nacional dos Transportadores de Passageiros sobre Trilhos (ANPTrilhos) e terá a participação de autoridades e lideranças do setor.

No final da tarde do primeiro dia, Emiliano Affonso, representando a AEAMESP, será um dos expositores da Sessão 5 – Grupo Metro-Ferroviário – Resenha, que tratará de apresentar o que vem sendo discutido no Grupo Metroferroviário, seus objetivos e outros aspectos. Estão previstos testemunhos de aproximadamente sete minutos de cada um dos expositores, que atuam no Grupo, representando ainda as seguintes outras organizações: Confederação Nacional dos Transportes (CNT), Associação Nacional da Indústria Ferroviária (ABIFER), Sindicato da Indústria de Materiais e Equipamentos Ferroviários, Rodoviários e Duas Rodas (SIMEFRE), Associação Nacional dos Transportadores de Passageiros sobre Trilhos (ANPTrilhos) e fabricantes.

Veja no portal da ANTP outras informações sobre a programação e sobre como participar

http://www.antp.org.br/agenda/xi-seminario-nacional-metroferroviario–rio-de-janeiro/sp.html


SETOR METROFERROVIÁRIO – II

Divulgada a pauta de temas da 90ª Reunião da Comissão Metroferroviária, dia 13 de junho, no Rio de Janeiro

O secretário executivo da Comissão Metroferroviária da ANTP, Wilson Nagy, informou a pauta da 90ª Reunião da Comissão Metroferroviária, da Associação Nacional de Transportes Públicos (ANTP), a ser realizada na tarde de 13 de junho de 2016, em dependências do Metrô Rio, no Rio de Janeiro, antecedendo em um dia a abertura do XI Seminário Metroferroviário. A pauta incluiu, entre outros assuntos, o exame da agenda do setor e balanços das atividades da Comissão Metroferroviária e dos grupos de trabalho que a compõem.


MOBILIDADE URBANA

Sindicato dos Engenheiros de São Paulo debaterá nos dias 5 e 12 de maio a tarifação e bilhete único

Em duas reuniões, marcadas para os dias 5 e 12 de maio de 2016, no Auditório do SEESP (Rua Genebra, 25 – 2º andar, Bela Vista, São Paulo/SP), o Conselho Assessor de Transportes e Mobilidade Urbana do Conselho Tecnológico do Sindicato dos Engenheiros no Estado de São Paulo (SEESP) colocará em pauta a discussão sobre tarifação e bilhete único. Informações e inscrições: (11) 3113-2641, sindical@seesp.org.br

Bilhetagem eletrônica. No dia 5 de maio, a partir das 15h, haverá o debate intitulado Panorama da bilhetagem eletrônica no sistema de transporte por ônibus na Região Metropolitana de São Paulo, com a palestra Gestão operacional e gerencial do sistema de bilhetagem eletrônica voltada à mobilidade urbana e implantação de soluções em transações eletrônicas no transporte intermunicipal por ônibus da Região Metropolitana de São Paulo, a cargo de Rubens Fernandes Gil Filho, diretor da Promobom Autopass S.A. A exposição será seguida de debate com os conselheiros e convidados.

Bilhete Único. Para o dia 12 de maio, também a partir das 15h, está programada a palestra Bilhete Único – exitoso projeto de controle de arrecadação, os impactos na redução de investimentos em infraestrutura de operação de transporte decorrentes do ‘upgrade’ da tecnologia da informação, da evolução conceitual da operação na definição de novos indicadores de avaliação do desempenho do sistema de transporte de passageiros e de facilitação às inclusões de políticas sociais, a cargo deAdauto Farias, diretor de Gestão Econômico-financeira da São Paulo Transporte S/A (SPTrans).


NA IMPRENSA

Portal ABC do ABC noticia a criação do Museu Ferroviário de Ribeirão Pires/SP

O portal ABC do ABC informa que foi criado no final de março de 2016 o Museu Ferroviário de Ribeirão Pires João de Abreu Duarte. “A iniciativa surgiu por meio de pesquisas internas do Núcleo de Gestão Cultural, que identificou essa demanda desde a década de 1990, mais precisamente desde 1996, quando, por colaboração dos ferroviários, instalou o Museu Municipal no mesmo prédio. Além disso, Ribeirão Pires seria a segunda cidade do ABC Paulista a abrigar um Museu Ferroviário”, diz a notícia.

Veja a matéria

http://www.abcdoabc.com.br/ribeirao-pires/noticia/museu-ferroviario-ribeirao-pires-inaugurado-grande-estilo-38329


QUESTÃO AMBIENTAL

São Paulo terá no dia 30 de junho a 15ª Conferência de Produção Mais Limpa e Mudanças Climáticas

Está programada para o dia 30 de junho de 2016, na sede da Associação Paulista de Cirurgiões Dentistas (APCD) – Rua Voluntários da Pátria, 547, Santana, São Paulo/SP, próximo à estação Tietê do Metrô-SP – a realização da a 15ª Conferência de Produção Mais Limpa e Mudanças Climáticas.  As inscrições são gratuitas.

Veja outras informações no website da AEAMESP

Você pode gostar...